Quantidade de combustível para voo.
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Quantidade de combustível para voo.
Pessoal, boa tarde,
Sempre usei o fuel calculator do Wilco, que, primeiro se calculava o ZFW com a quantidade de passageiros e cargo, pra depois de calcular a quantidade de combustível. Ou seja, quanto menos passageiros, menor o V1, VR e V2.
Agora, lendo o manual do BBS, vejo que eles usam o site fuel.aerotexas para cálculo do fuel na aeronave, e, em nenhum momento falam de quantidade de passageiros a bordo.
O site fuel.aerotexas calcula o fuel considerando voo lotado?
O cálculo do fuel deve ser sempre feito desconsiderando o payload de passageiros, e partindo sempre do pressuposto que a aeronave esta lotada? Como as cias. brasileiras fazem esse cálculo?
Abraço e obrigado!
Sempre usei o fuel calculator do Wilco, que, primeiro se calculava o ZFW com a quantidade de passageiros e cargo, pra depois de calcular a quantidade de combustível. Ou seja, quanto menos passageiros, menor o V1, VR e V2.
Agora, lendo o manual do BBS, vejo que eles usam o site fuel.aerotexas para cálculo do fuel na aeronave, e, em nenhum momento falam de quantidade de passageiros a bordo.
O site fuel.aerotexas calcula o fuel considerando voo lotado?
O cálculo do fuel deve ser sempre feito desconsiderando o payload de passageiros, e partindo sempre do pressuposto que a aeronave esta lotada? Como as cias. brasileiras fazem esse cálculo?
Abraço e obrigado!
Hermes- Capitão
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Inscrito em : 19/01/2012
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Re: Quantidade de combustível para voo.
No próprio FAQ do Aerotexas tem a resposta:
"Payload based on 2008-2009 national load factors for U.S. flights, and is adjusted monthly to reflect seasonal variation (interpolated on a daily basis). Payload includes weight for passengers, carry-on bags, and checked luggage."
No fim das contas é um payload médio baseado nos voos americanos. Mas na verdade isso acaba não fazendo graaaande diferença para o voo no FS. Veja uma comparação que fiz usando o TOPCAT, software que utiliza as tabelas reais para performance de decolagem e cálculo de combustível:
B737-700 com ZFW de 37684kg, num voo SBKP-SBCT o programa estima 3400kg. Com o ZFW próximo ao máximo, 54500kg, a estimativa é 4000kg.
Com o tempo eu descobri que convém colocar uns 500 a 1000kg a mais no TOPCAT para compensar eventuais ventos de proa e outras variáveis. Com o aerotexas você pode fazer a mesma coisa, fazendo um voo de teste pra ver com quanto combustível você vai pousar.
Por fim, as cias. fazem o cálculo com a ocupação estimada do voo no momento em que o DOV faz o cálculo considerando o peso padrão de 75kg por passageiro, só não lembro se está inclusa a bagagem de mão. Mas as cias tem também um database com os consumos estimados nos voos, podendo definir qual o tempo de táxi médio, tempo de voo e combustível gasto podendo definir uma média que se aplique a todos os voos e o DOV somente acrescenta eventual combustível para desvios meteorológicos ou esperas.
"Payload based on 2008-2009 national load factors for U.S. flights, and is adjusted monthly to reflect seasonal variation (interpolated on a daily basis). Payload includes weight for passengers, carry-on bags, and checked luggage."
No fim das contas é um payload médio baseado nos voos americanos. Mas na verdade isso acaba não fazendo graaaande diferença para o voo no FS. Veja uma comparação que fiz usando o TOPCAT, software que utiliza as tabelas reais para performance de decolagem e cálculo de combustível:
B737-700 com ZFW de 37684kg, num voo SBKP-SBCT o programa estima 3400kg. Com o ZFW próximo ao máximo, 54500kg, a estimativa é 4000kg.
Com o tempo eu descobri que convém colocar uns 500 a 1000kg a mais no TOPCAT para compensar eventuais ventos de proa e outras variáveis. Com o aerotexas você pode fazer a mesma coisa, fazendo um voo de teste pra ver com quanto combustível você vai pousar.
Por fim, as cias. fazem o cálculo com a ocupação estimada do voo no momento em que o DOV faz o cálculo considerando o peso padrão de 75kg por passageiro, só não lembro se está inclusa a bagagem de mão. Mas as cias tem também um database com os consumos estimados nos voos, podendo definir qual o tempo de táxi médio, tempo de voo e combustível gasto podendo definir uma média que se aplique a todos os voos e o DOV somente acrescenta eventual combustível para desvios meteorológicos ou esperas.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Re: Quantidade de combustível para voo.
Pelo que me parece Paulo, a diferença do peso dos passageiros acaba alterando em pouco o fuel necessário para o trajeto. Pensei que essa influência era muito maior, daí minha preocupação.
Obrigado pelos esclarecimentos. Ponto pra você.
Obrigado pelos esclarecimentos. Ponto pra você.
Hermes- Capitão
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Inscrito em : 19/01/2012
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Re: Quantidade de combustível para voo.
Hermes escreveu:Pelo que me parece Paulo, a diferença do peso dos passageiros acaba alterando em pouco o fuel necessário para o trajeto. Pensei que essa influência era muito maior, daí minha preocupação.
Obrigado pelos esclarecimentos. Ponto pra você.
O erro será tão maior quanto for a rota. Mas com o tempo você aprenderá quanto a mais é necessário em cada tipo de voo. Em outra simulação com pesos parecidos com os acima, em um voo de SBKP para SVMI a diferença é de 3000kg. Mas esse é um voo de 2600nm, coisa que o 737-700 raramente faria.
A observação a seguir é baseada no 737NG, não sei qual, e se há, equivalência nos Airbus: Uma confirmação final sobre a quantidade de combustível (se está bom ou faltando) pode ser obtida no FMC através da página Progress. Ela mostra com quanto combustível você chegará ao destino e alternativa. No MD-11 ele até separa os estimados de combustivel para o destino, alternativa, espera a 1500' e extra.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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