O Aeroporto de Congonhas em outros tempos
+18
juliomendes
Alan Ferreira
Caças
rafaabsl
Crisógono
Alvega
Dani.Santoro
harmach
marcos1sp
Augusto Sposito
Bruno Nascimento
Zanolli
Jonathan_Bauru
G.Friedrich
andre_sp
datero
Fontenele
Amilckar
22 participantes
Página 1 de 1
O Aeroporto de Congonhas em outros tempos
O Aeroporto de Congonhas em outros tempos
O Aeroporto de Congonhas tem uma relação de amor e ódio com a cidade de São Paulo e seus usuários. Se por um lado está próximo ao centro da cidade, o que facilita o acesso, por outro lado incomoda e até mesmo amedronta seus vizinhos.
Estas cenas são de outros tempos do aeroporto, que vai dos anos 30 até os anos 80. Congonhas sempre teve seu charme, apesar de ser mais desconfortável e apertado que muitas estações rodoviárias.
Os Douglas DC-3 acima foram fotografados, provavelmente na década de 1940, talvez até mesmo na década de 1930, quando Congonhas recebia aeronaves desse tipo operadas por empresas estrangeiras, como a Pan Am. A infraestrutura, como se pode notar, era muito precária, e o aeroporto só conseguiu melhorias a partir da década de 1950.
Este rolo compressor foi uma das máquinas utilizadas para pavimentação das pistas e pátios de Congonhas, nos anos 40. Várias áreas do aeroporto receberam pavimentação em paralelepípedos, ainda existente nos pátios da antiga Vasp.
Na década de 1940, o terminal de passageiros era modesto e uma pequena torre de controle já existia para controlar o tráfego aéreo. A pavimentação ainda era restrita, como se pode ver na foto, e também bastante precária. Para suportar o peso de aeronaves maiores, precisou ser inteiramente refeita várias vezes.
Essa foto, do começo dos anos 50, mostra duas aeronaves típicas da época, os SAAB Scandia e os Vickers Viscount (ao fundo). As Kombi furgão eram onipresentes no aeroporto, pois praticamente todas as empresas as utilizavam.
Na década de 1950, como se pode ver na foto, um belo jardim separava a estação de passageiros do pátio das aeronaves. Ao longo do tempo, tal jardim foi sendo reduzido até ser eliminado de vez, para o pátio acomodar aeronaves cada vez maiores.
Os Douglas DC-6, como o do foto, e os DC-4, foram os quadrimotores a pistão mais comuns em Congonhas, e foram utilizados pela Vasp, Varig, Real, Paraense, Lóide Aéreo, Panair e várias empresas estrangeiras. Nessa época, o aeroporto recebia todo o tráfego doméstico e internacional destinado a São Paulo. Somente a partir de 1960 o tráfego dos jatos comerciais internacionais foi transferido para o novo aeroporto de Viracopos, em Campinas. Congonhas nunca recebeu os grandes jatos internacionais, que operaram na BASP - Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, provisoriamente, até que Viracopos ficasse pronto.
Nessa rara foto colorida, pode-se ver um Douglas DC-4 do Lóide Aéreo, assim como o jardim que separava a estação do pátio.
Pode-se ver, nessa foto, a extensão dos jardins que separavam a estação do pátio de aeronaves. Existia uma cobertura para proteger os passageiros das intempéries até o pátio. O acesso não era tão restrito como hoje, e os passageiros circulavam no jardim, como em uma praça. Pode-se ver o grande número de curiosos que se amontoavam no teto da estação, para observar o movimento de aeronaves. São Paulo tinha pooucas opções de lazer nessa época, década de 1950, e era um programa habitual do paulistano ir ao aeroporto. O terraço era apelidado "Prainha dos Paulistanos".
Nos tempos de aeroporto internacional, podia-se ver os balcões de várias companhias estrangeiras no aeroporto, como se pode ver na foto. À época, viajar de avião era praticamente um evento social, que exigia trajes adequados, como terno e gravata para os homens, e os melhores vestidos para as mulheres.
Os Lockheed Super Constellation estavam entre os maiores aviões a pistão da época, final da década de 1950. Faziam linhas internacionais. A aeronave da REAL da foto acima voava entre Buenos Aires e Miami, com escala em Congonhas, e depois passou a voar para Los Angeles e até mesmo Tóquio, no Japão.
Os Boeing 727 e 737-200 eram típicos dos anos 70. Nessa foto colorida, pode-se ver aeronaves das empresas Cruzeiro, Varig e Vasp.
Uma criança posa para uma foto em frente a um DC-3 da REAL, no final dos anos 50. A REAL desapareceria de cena pouco depois, absorvida pela Varig em 1961.
A Seleção Paulista de Futebol embarca em um Convair da REAL para disputar um jogo fora. Os Convair eram aeronaves confortáveis, pressurizadas, bem superiores aos DC-3 ainda amplamente utilizados na época.
O Focke Wulf 200 ddo Sindicato Condor foi o primeiro quadrimotor utilizado por uma empresa aérea brasileira. Pode-se ver na foto a precariedade do Aeroporto de Congonhas na época, década de 40.
Os Airbus A300 foram os maiores aviões de passageiros que operaram em Congonhas. Na foto, vê-se a chegada do primeiro A300 da Vasp, o PP-SNL, em 1982. Essa aeronave voou até setembro de 2004, quando foi retirada de serviço para fazer um Check D, jamais concluído. Sua estrutura oca foi desmontada finalmente em abril de 2012, em Congonhas.
Na década de 1950, Congonhas ganhou uma estrutura muito melhor, como se pode ver na foto, da ala internacional.
Os aviões da REAL eram onipresentes em Congonhas no final da década de 1950. A REAL foi a primeira empresa Low-Cost - Low Fare do mundo, mas terminou seus dias pouco depois, absorvida pela Varig.
Estação de passageiros do Aeroporto de Congonhas nos anos 50. Sua estrutura básica ainda existe, e compõe o centro do atual terminal.
O piso xadrêz da estação de passageiros de Congonhas foi preservado até hoje, e é uma "marca registrada" do aeroporto. Nessa época, no entanto, o movimento de passageiros era muito menos do que nos dias atuais.
Vista panorâmica da antiga ala internacional do aeroporto, nos anos 70.
Fonte: Cultura Aeronáutica
O Aeroporto de Congonhas tem uma relação de amor e ódio com a cidade de São Paulo e seus usuários. Se por um lado está próximo ao centro da cidade, o que facilita o acesso, por outro lado incomoda e até mesmo amedronta seus vizinhos.
Estas cenas são de outros tempos do aeroporto, que vai dos anos 30 até os anos 80. Congonhas sempre teve seu charme, apesar de ser mais desconfortável e apertado que muitas estações rodoviárias.
Os Douglas DC-3 acima foram fotografados, provavelmente na década de 1940, talvez até mesmo na década de 1930, quando Congonhas recebia aeronaves desse tipo operadas por empresas estrangeiras, como a Pan Am. A infraestrutura, como se pode notar, era muito precária, e o aeroporto só conseguiu melhorias a partir da década de 1950.
Este rolo compressor foi uma das máquinas utilizadas para pavimentação das pistas e pátios de Congonhas, nos anos 40. Várias áreas do aeroporto receberam pavimentação em paralelepípedos, ainda existente nos pátios da antiga Vasp.
Na década de 1940, o terminal de passageiros era modesto e uma pequena torre de controle já existia para controlar o tráfego aéreo. A pavimentação ainda era restrita, como se pode ver na foto, e também bastante precária. Para suportar o peso de aeronaves maiores, precisou ser inteiramente refeita várias vezes.
Essa foto, do começo dos anos 50, mostra duas aeronaves típicas da época, os SAAB Scandia e os Vickers Viscount (ao fundo). As Kombi furgão eram onipresentes no aeroporto, pois praticamente todas as empresas as utilizavam.
Na década de 1950, como se pode ver na foto, um belo jardim separava a estação de passageiros do pátio das aeronaves. Ao longo do tempo, tal jardim foi sendo reduzido até ser eliminado de vez, para o pátio acomodar aeronaves cada vez maiores.
Os Douglas DC-6, como o do foto, e os DC-4, foram os quadrimotores a pistão mais comuns em Congonhas, e foram utilizados pela Vasp, Varig, Real, Paraense, Lóide Aéreo, Panair e várias empresas estrangeiras. Nessa época, o aeroporto recebia todo o tráfego doméstico e internacional destinado a São Paulo. Somente a partir de 1960 o tráfego dos jatos comerciais internacionais foi transferido para o novo aeroporto de Viracopos, em Campinas. Congonhas nunca recebeu os grandes jatos internacionais, que operaram na BASP - Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, provisoriamente, até que Viracopos ficasse pronto.
Nessa rara foto colorida, pode-se ver um Douglas DC-4 do Lóide Aéreo, assim como o jardim que separava a estação do pátio.
Pode-se ver, nessa foto, a extensão dos jardins que separavam a estação do pátio de aeronaves. Existia uma cobertura para proteger os passageiros das intempéries até o pátio. O acesso não era tão restrito como hoje, e os passageiros circulavam no jardim, como em uma praça. Pode-se ver o grande número de curiosos que se amontoavam no teto da estação, para observar o movimento de aeronaves. São Paulo tinha pooucas opções de lazer nessa época, década de 1950, e era um programa habitual do paulistano ir ao aeroporto. O terraço era apelidado "Prainha dos Paulistanos".
Nos tempos de aeroporto internacional, podia-se ver os balcões de várias companhias estrangeiras no aeroporto, como se pode ver na foto. À época, viajar de avião era praticamente um evento social, que exigia trajes adequados, como terno e gravata para os homens, e os melhores vestidos para as mulheres.
Os Lockheed Super Constellation estavam entre os maiores aviões a pistão da época, final da década de 1950. Faziam linhas internacionais. A aeronave da REAL da foto acima voava entre Buenos Aires e Miami, com escala em Congonhas, e depois passou a voar para Los Angeles e até mesmo Tóquio, no Japão.
Os Boeing 727 e 737-200 eram típicos dos anos 70. Nessa foto colorida, pode-se ver aeronaves das empresas Cruzeiro, Varig e Vasp.
Uma criança posa para uma foto em frente a um DC-3 da REAL, no final dos anos 50. A REAL desapareceria de cena pouco depois, absorvida pela Varig em 1961.
A Seleção Paulista de Futebol embarca em um Convair da REAL para disputar um jogo fora. Os Convair eram aeronaves confortáveis, pressurizadas, bem superiores aos DC-3 ainda amplamente utilizados na época.
O Focke Wulf 200 ddo Sindicato Condor foi o primeiro quadrimotor utilizado por uma empresa aérea brasileira. Pode-se ver na foto a precariedade do Aeroporto de Congonhas na época, década de 40.
Os Airbus A300 foram os maiores aviões de passageiros que operaram em Congonhas. Na foto, vê-se a chegada do primeiro A300 da Vasp, o PP-SNL, em 1982. Essa aeronave voou até setembro de 2004, quando foi retirada de serviço para fazer um Check D, jamais concluído. Sua estrutura oca foi desmontada finalmente em abril de 2012, em Congonhas.
Na década de 1950, Congonhas ganhou uma estrutura muito melhor, como se pode ver na foto, da ala internacional.
Os aviões da REAL eram onipresentes em Congonhas no final da década de 1950. A REAL foi a primeira empresa Low-Cost - Low Fare do mundo, mas terminou seus dias pouco depois, absorvida pela Varig.
Estação de passageiros do Aeroporto de Congonhas nos anos 50. Sua estrutura básica ainda existe, e compõe o centro do atual terminal.
O piso xadrêz da estação de passageiros de Congonhas foi preservado até hoje, e é uma "marca registrada" do aeroporto. Nessa época, no entanto, o movimento de passageiros era muito menos do que nos dias atuais.
Vista panorâmica da antiga ala internacional do aeroporto, nos anos 70.
Fonte: Cultura Aeronáutica
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
-
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade :
Re: O Aeroporto de Congonhas em outros tempos
Essa foi uma viagem pela história! Valeu Amilckar.
_________________
Placa mãe: Gigabyte GA-970A-DS3P Processador: AMD FX(tm)-8300 8 Cores Memória Ram: 16 GB DDR3 1333 MHz Disco rígido Western Digital 1 Tb Placa de vídeo: Nvidia 1050 Ti 4096 Gb Monitor: LG 24M38H-B 24" Led Sistema Operacional: Arch Linux Joystick: Logitech Extreme 3D Pro
Fontenele- Coronel
-
Inscrito em : 22/07/2011
Mensagens : 1775
Reputação : 234
Idade : 52
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Técnico em Informática
Nacionalidade :
Re: O Aeroporto de Congonhas em outros tempos
grande "reportagem" Amilckar.
_________________
Asus M5a99X EVO R2.0 / FX 8350 Vishera / 16gb DDR3 / 1 HD 1T WD caviar black + 1 HD 500 gb Seagate / 3 monitores 21,5 Led/ Radeon Saphire HD 7870 2gb / Fonte OCZ 750w / Win7-64 bits / Painel MCP 2012 / Painel Multi Rádios / Saitek Yoke/Throttle
datero- Major
-
Inscrito em : 11/08/2011
Mensagens : 265
Reputação : 29
Idade : 53
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Supervisor Administrativo
Nacionalidade :
Re: O Aeroporto de Congonhas em outros tempos
"Se por um lado está próximo ao centro da cidade, o que facilita o acesso, por outro lado incomoda e até mesmo amedronta seus vizinhos."
Que me desculpem os vizinhos, mas o aeroporto chegou antes
Post repleto de lindas imagens e uma bela história!
Mais um excelente post, Amilckar!
Que me desculpem os vizinhos, mas o aeroporto chegou antes
Post repleto de lindas imagens e uma bela história!
Mais um excelente post, Amilckar!
_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp- Moderador
-
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12022
Reputação : 1272
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade :
Re: O Aeroporto de Congonhas em outros tempos
Excelente post, adoro post que resgata o passado, parabéns.
Só fiquei na duvida na foto dos 727 e 737, eu acho que o 737 do lado do da Vasp não é da Cruzeiro e sim da Aerolineas Argentina.
Só fiquei na duvida na foto dos 727 e 737, eu acho que o 737 do lado do da Vasp não é da Cruzeiro e sim da Aerolineas Argentina.
_________________
A única situação em que se tem excesso de combustível, é quando se tem um incêndio a bordo.
G.Friedrich- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 01/03/2011
Mensagens : 850
Reputação : 19
Idade : 42
Emprego/lazer : Oficial do Exercito Brasileiro
Nacionalidade :
Re: O Aeroporto de Congonhas em outros tempos
Muito legal, parabéns!
_________________
Gigabyte A320M-S2H, Ryzen 5 3600 3.6Ghz, Memória Corsair Vengeance 2x8GB DDR4 2400mhz, PCyes GTX 1660 DUAL OC 6GB, Fonte Aerocool Kcas 500W 80 Plus Bronze, Monitor LED Full HD Samsung 21,5'' S22B300.
Re: O Aeroporto de Congonhas em outros tempos
Frequentei muito aquela "prainha" hehehe.... muito legal!
Muito obrigado Amilckar
Muito obrigado Amilckar
Zanolli- Coronel
-
Inscrito em : 30/07/2012
Mensagens : 1275
Reputação : 240
Idade : 70
Simulador preferido : P3D MSFS
Nacionalidade :
Re: O Aeroporto de Congonhas em outros tempos
Muito bom!
_________________
Lembre-se sempre que você pilota com a cabeça e não com as mãos.
Bruno Nascimento- Banido
-
Inscrito em : 30/10/2011
Mensagens : 2949
Reputação : 97
Idade : 37
Simulador preferido : FS9
Emprego/lazer : ME - Paraquedista - FS2004
Nacionalidade :
Re: O Aeroporto de Congonhas em outros tempos
Viagem aos bons tempos!!
_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito- Banido
-
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: O Aeroporto de Congonhas em outros tempos
Muito bom, lindas fotos. E como o André comentou, o aeroporto chegou primeiro.
marcos1sp- Moderador
-
Inscrito em : 16/11/2010
Mensagens : 2728
Reputação : 269
Idade : 57
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Analista de Suporte
Nacionalidade :
Re: O Aeroporto de Congonhas em outros tempos
Grande contribuição para a preservação da história aeronáutica!! Parabens!!!
_________________
Luiz Machado
IVAO 166553 VATSIM 880797
LATAM Virtual (LATAMv Brasil) TAM3004 (CEO e Fundador)
FlightsimBrasil - Live Flightsim Experience (Twitch)
FlightsimBrasil - Live Flightsim Experience (Youtube)
FlightsimBrasil - Live Flightsim Experience (Facebook)
Re: O Aeroporto de Congonhas em outros tempos
Só pode levar um ponto por este lindo tópico, Amilckar.
Tenhos várias lembranças da minha infância em Congonhas.
Tenhos várias lembranças da minha infância em Congonhas.
_________________
Daniel Santoro
Dani.Santoro- Marechal-do-Ar
-
Inscrito em : 07/04/2010
Mensagens : 5051
Reputação : 309
Idade : 44
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: O Aeroporto de Congonhas em outros tempos
Belo tópico com excelentes fotos. Uma viagem no tempo.
Obrigado por postar, Amilckar.
Obrigado por postar, Amilckar.
_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Re: O Aeroporto de Congonhas em outros tempos
Ótima reportagem! Oportuna para ajudar a melhorar a nossa carente memória.
Crisógono
Crisógono
Crisógono- Capitão
-
Inscrito em : 03/03/2012
Mensagens : 106
Reputação : 4
Idade : 98
Simulador preferido : FS2004-X Plane
Emprego/lazer : Aposentado BB/Velejar
Nacionalidade :
Re: O Aeroporto de Congonhas em outros tempos
valeu Amilckar, excelente post!
rafaabsl- Coronel
-
Inscrito em : 19/02/2011
Mensagens : 1064
Reputação : 30
Idade : 38
Simulador preferido : Fsx, X-plane 10
Emprego/lazer : Tecnico em Redes de Computadores/ Cantor
Nacionalidade :
Caças- Recruta
-
Inscrito em : 22/02/2013
Mensagens : 4
Reputação : -4
Idade : 37
Nacionalidade :
Re: O Aeroporto de Congonhas em outros tempos
muito bom ! obrigado por compartilhar esses momentos.
_________________
Asus Prime B250M-Plus/BR, Intel Core i5-7500 Kaby Lake, Crucial DDR4 24gb 2400mhz, Galax GTX 1660ti OC 6gb GDDR6, SSD Kingston A400 240GB + HD 1TB Seagate, Fonte EVGA 600w, 80 Plus, Gabinete Pichau Gaming Komor, Teclado e mouse sem fio Dell KM636, Monitor Dell de 21.5 P2219H, Logitech 3D Pro, Windows 10 Home 64bits.
Alan Ferreira- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 25/02/2012
Mensagens : 654
Reputação : 28
Idade : 42
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Analista / Internet
Nacionalidade :
Re: O Aeroporto de Congonhas em outros tempos
Zanolli escreveu:Frequentei muito aquela "prainha" hehehe.... muito legal!
Muito obrigado Amilckar
Pois é Zanolli eu ainda tenho gravado no meu HD alguns passeios feitos nos finais de semana qdo criança, ou era para Congonhas ou para o Ibirapuera.
Não é a toa que a Banda Joelho de Porco cantava "Aeroporto de Congonhas passa todos os domingos, só prá ver avião descendo, só prá ver avião subindo..."
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
-
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade :
Re: O Aeroporto de Congonhas em outros tempos
Reativando tópico
Paulistano de nascença, esse aeroporto sempre me foi 'Noir'. Recentemente, para ratificar, marcou minha historia pessoal de vida no que tange o 'coração'. Alguns acham que o saguão deveria ser modernizado... mas...confesso que a manutenção da arquitetura deste espaço, bem como da area de desembarque viário com o estacionamento e suas janelas circulares, promovem uma 'viagem no tempo'. Imagem estar ali... e se em uma data qualquer, por comemoração ou outra, comissarias em seus trajes distintos e elegantes, pilotos, transeuntes e veículos de epoca ali passassem!!! Seria impagável. Uma pena não haver (mais) algo como um electra, viscount, constellation ou ate mesmo alguma das desperdiçadas sucatas recentes da vasp (vi um 737 no osso em confins ha 30 dias atras) ou transbrasil (que tem seus 767 se desmanchando em JK) plantado em alguma area destinada a memoria do aeroporto. Sim, é sabido que o espaço em CGH-complex é critico...mas estão la areas e areas da vasp...ha tempos...ocupando um espaço de forma irracional tanto quanto extremamente burocratica são as coisas por essas pradas. Uma pena. Nossa historia na aviação é fantastica...e parece que só o falecido Rolim teve a visão de um entusiasta.
Paulistano de nascença, esse aeroporto sempre me foi 'Noir'. Recentemente, para ratificar, marcou minha historia pessoal de vida no que tange o 'coração'. Alguns acham que o saguão deveria ser modernizado... mas...confesso que a manutenção da arquitetura deste espaço, bem como da area de desembarque viário com o estacionamento e suas janelas circulares, promovem uma 'viagem no tempo'. Imagem estar ali... e se em uma data qualquer, por comemoração ou outra, comissarias em seus trajes distintos e elegantes, pilotos, transeuntes e veículos de epoca ali passassem!!! Seria impagável. Uma pena não haver (mais) algo como um electra, viscount, constellation ou ate mesmo alguma das desperdiçadas sucatas recentes da vasp (vi um 737 no osso em confins ha 30 dias atras) ou transbrasil (que tem seus 767 se desmanchando em JK) plantado em alguma area destinada a memoria do aeroporto. Sim, é sabido que o espaço em CGH-complex é critico...mas estão la areas e areas da vasp...ha tempos...ocupando um espaço de forma irracional tanto quanto extremamente burocratica são as coisas por essas pradas. Uma pena. Nossa historia na aviação é fantastica...e parece que só o falecido Rolim teve a visão de um entusiasta.
Fotos antigas (e novas) de Congonhas
Aproveitando essa "reativação de tópico", tem um site com umas fotos bem interessantes de Congonhas:
Fotos antigas: http://www.monolitonimbus.com.br/cgh-aeroporto-de-congonhas/
Galpões da VASP (abandonados): http://www.monolitonimbus.com.br/ultimos-destinos-da-vasp/
No primeiro link tem uma foto de um ônibus antigo bem curioso, com uma porta na frente (literalmente!) Alguém já viu isso? Parece ser útil pra entrar com bagagens, mas não sei porque fizeram assim.
Fotos antigas: http://www.monolitonimbus.com.br/cgh-aeroporto-de-congonhas/
Galpões da VASP (abandonados): http://www.monolitonimbus.com.br/ultimos-destinos-da-vasp/
No primeiro link tem uma foto de um ônibus antigo bem curioso, com uma porta na frente (literalmente!) Alguém já viu isso? Parece ser útil pra entrar com bagagens, mas não sei porque fizeram assim.
viniroger- Recruta
-
Inscrito em : 23/01/2014
Mensagens : 2
Reputação : 3
Idade : 40
Nacionalidade :
Re: O Aeroporto de Congonhas em outros tempos
Esses ônibus especiais antecederam os Finger (Plataformas de comunicação entre o terminal e a aeronave). Eram muito práticos, facilitava o deslocamento dos passageiros no imenso pateo.
O que mais nos impressionava era o trafego misto das aeronaves com os ônibus
Verdadeira loucura , abraços
O que mais nos impressionava era o trafego misto das aeronaves com os ônibus
Verdadeira loucura , abraços
_________________
Voar, triunfo da evolução
Stargate (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 81
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade :
Re: O Aeroporto de Congonhas em outros tempos
andre_sp escreveu:"Se por um lado está próximo ao centro da cidade, o que facilita o acesso, por outro lado incomoda e até mesmo amedronta seus vizinhos."
Que me desculpem os vizinhos, mas o aeroporto chegou antes
Concordo em gênero, número e grau.
Quem não estiver contente que se mude para outro lugar.
Abraço.
João
_________________
"Só quem voa sabe porque os pássaros cantam!"
Callsight: VV153 - Fortunati
Processador: AMD FX-6100 Six-Core Processor @3.8GHz
Placa-Mãe: ASUS M5A78L-M LX
Placa Gráfica: NVidia GeForce GT 610 - 2048Mb – DDR3
Memória RAM: 6Gb - Kingston 669.6MHz – DDR3
Discos Rígidos: Samsung SATA II – 7200 rpm - 500 Gb
Fonte ATX VX-500 Aerocool 500W
Monitor: Dell - LCD 18,5" - Widescreen Full HD
Sistema Operacional: Windows 7 Profissional 64bit - Service Pack 2
Fortunati- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 12/05/2010
Mensagens : 691
Reputação : 48
Idade : 70
Simulador preferido : FS2004 e FSX
Emprego/lazer : Música ( sax ), Aviação, Plastimodelismo e Flight Simulator
Nacionalidade :
Re: O Aeroporto de Congonhas em outros tempos
Que viagem, isso é um acervo de cultura. Obrigado pelo post.
_________________
Rafael Mendrot- Major
-
Inscrito em : 17/03/2013
Mensagens : 439
Reputação : 3
Idade : 26
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Acadêmico de Meteorologia UFPA
Nacionalidade :
Re: O Aeroporto de Congonhas em outros tempos
Seja viniroger.
Muito bom o complemento que postou.
Muito bom o complemento que postou.
_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp- Moderador
-
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12022
Reputação : 1272
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» [Brasil] Anac quer menos gente vivendo perto de Congonhas e outros aeroportos
» Aeroporto de Congonhas
» [Brasil] Aeroporto de Congonhas - SP
» [Brasil] Avião da Gol arremete no Aeroporto de Congonhas.
» [Brasil] Aeroporto de Congonhas é um dos mais pontuais do mundo
» Aeroporto de Congonhas
» [Brasil] Aeroporto de Congonhas - SP
» [Brasil] Avião da Gol arremete no Aeroporto de Congonhas.
» [Brasil] Aeroporto de Congonhas é um dos mais pontuais do mundo
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos