Cessna Skymaster
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Cessna Skymaster
Cessna Skymaster
A Cessna tradicionalmente sempre produziu aeronaves de configuração bastante convencional, sendo a maioria monomotores de asa alta, bimotores de asa baixa e motores nas asas e jatos executivos com motores na cauda.
Mas há uma exceção a essa regra: O Cessna 337 Skymaster. Essa aeronave possui dois motores instalados na fuselagem, um no nariz e outro na parte traseira da fuselagem, em tandem, o que elimina os problemas de assimetria de tração que tanto dificulta a pilotagem de aeronaves bimotores convencionais em caso de pane de um dos motores.
Devido ao fato de possuir hélices tratora e impulsora, ganhou o apelido de puxa-empurra.
A empenagem do avião foi instalada tendo como suporte dois "boons", que se originam nas asas. As derivas são duplas e bastante pequenas, já que não existe a necessidade de se compensar uma eventual assimetria de potência, e o torque de um motor compensa o torque do outro.
A configuração fora do comum tornou o Cessna 337 uma aeronave dócil e fácil de voar como os populares modelos 172 Skyhawk e 182 Skylane, bem de acordo com a filosofia da Cessna de produzir aeronaves que pudessem ser utilizadas quase como uma carro de passeio.
O primeiro modelo do Skymaster a ser produzido foi o 336 Skymaster, que tinha trem de pouso fixo e voou pela primeira vez em fevereiro de 1961. Entrou em produção em maio de 1963 e ficou em produção por cerca de um ano apenas, com 195 exemplares produzidos.
O 336 foi substituído pelo Cessna 337 Super Skymaster, maior, mais potente, com trens de pouso escamoteáveis e uma tomada de ar dorsal para o motor traseiro. Posteriormente, a Cessna denominou o modelo simplesmente como Skymaster, retirando o "Super". Essa aeronave entrou em produção em 1965, e permaneceu na linha de produção até 1982, com um total de 2.993 aeronaves produzidas, incluindo um modelo militar O-2 para a USAF.
Entre os modelos produzidos, estão modelos com motores turbocomprimidos, um O-2 com motores turbo-hélices e um modelo com motor turbo e pressurizado. Os modelos com motores turbo tinham teto de 33 mil pés e velocidade de cruzeiro de 233 Knots.
Em voo, o avião tem quase o comportamento de um monomotor, como o Cessna 210, mesmo com um motor a menos. Isso induziu alguns pilotos a tentarem decolagens com apenas um motor, que acabaram terminando eventualmente em acidentes. A FAA - Federal Aviation Administration obrigou a Cessna a colocar um placard no painel proibindo essa perigosa prática.
O avião não tem VMC - Velocidade Mínima de Controle Monomotor. Ainda sim, a maioria dos países, incluindo Brasil e EUA, exigem Certificado de Multimotores para voar a aeronave.
Uma organização de refugiados cubanos, denominada "Hermanos del Rescate", baseada em Miami e especializada em resgatar seus conterrâneos que fugiam de Cuba, caracterizou-se pelo uso intensivo desses aviões nas suas missões, devido à ótima visibilidade oferecida pelas asas altas e pela grande autonomia (7 horas) e alcance.
Vários tipos de motores foram utilizados pelos Skymaster, e os mais empregados foram os Continental IO-360 e TSIO-360 de 210 HP e 6 cilindros. Alguns foram modificados para usar 1 motor turbo-hélice Garret traseiro no lugar dos dois Continenal.
O Cessna 337 Skymaster pode levar o piloto e mais 5 passageiros. É uma aeronave rara no Brasil, possuindo atualmente apenas 2 aeronaves em condição de vôo no RAB - Registro Aeronáutico Brasileiro.
Fonte: Cultura Aéronautica.
A Cessna tradicionalmente sempre produziu aeronaves de configuração bastante convencional, sendo a maioria monomotores de asa alta, bimotores de asa baixa e motores nas asas e jatos executivos com motores na cauda.
Mas há uma exceção a essa regra: O Cessna 337 Skymaster. Essa aeronave possui dois motores instalados na fuselagem, um no nariz e outro na parte traseira da fuselagem, em tandem, o que elimina os problemas de assimetria de tração que tanto dificulta a pilotagem de aeronaves bimotores convencionais em caso de pane de um dos motores.
Devido ao fato de possuir hélices tratora e impulsora, ganhou o apelido de puxa-empurra.
A empenagem do avião foi instalada tendo como suporte dois "boons", que se originam nas asas. As derivas são duplas e bastante pequenas, já que não existe a necessidade de se compensar uma eventual assimetria de potência, e o torque de um motor compensa o torque do outro.
A configuração fora do comum tornou o Cessna 337 uma aeronave dócil e fácil de voar como os populares modelos 172 Skyhawk e 182 Skylane, bem de acordo com a filosofia da Cessna de produzir aeronaves que pudessem ser utilizadas quase como uma carro de passeio.
O primeiro modelo do Skymaster a ser produzido foi o 336 Skymaster, que tinha trem de pouso fixo e voou pela primeira vez em fevereiro de 1961. Entrou em produção em maio de 1963 e ficou em produção por cerca de um ano apenas, com 195 exemplares produzidos.
O 336 foi substituído pelo Cessna 337 Super Skymaster, maior, mais potente, com trens de pouso escamoteáveis e uma tomada de ar dorsal para o motor traseiro. Posteriormente, a Cessna denominou o modelo simplesmente como Skymaster, retirando o "Super". Essa aeronave entrou em produção em 1965, e permaneceu na linha de produção até 1982, com um total de 2.993 aeronaves produzidas, incluindo um modelo militar O-2 para a USAF.
Entre os modelos produzidos, estão modelos com motores turbocomprimidos, um O-2 com motores turbo-hélices e um modelo com motor turbo e pressurizado. Os modelos com motores turbo tinham teto de 33 mil pés e velocidade de cruzeiro de 233 Knots.
Em voo, o avião tem quase o comportamento de um monomotor, como o Cessna 210, mesmo com um motor a menos. Isso induziu alguns pilotos a tentarem decolagens com apenas um motor, que acabaram terminando eventualmente em acidentes. A FAA - Federal Aviation Administration obrigou a Cessna a colocar um placard no painel proibindo essa perigosa prática.
O avião não tem VMC - Velocidade Mínima de Controle Monomotor. Ainda sim, a maioria dos países, incluindo Brasil e EUA, exigem Certificado de Multimotores para voar a aeronave.
Uma organização de refugiados cubanos, denominada "Hermanos del Rescate", baseada em Miami e especializada em resgatar seus conterrâneos que fugiam de Cuba, caracterizou-se pelo uso intensivo desses aviões nas suas missões, devido à ótima visibilidade oferecida pelas asas altas e pela grande autonomia (7 horas) e alcance.
Vários tipos de motores foram utilizados pelos Skymaster, e os mais empregados foram os Continental IO-360 e TSIO-360 de 210 HP e 6 cilindros. Alguns foram modificados para usar 1 motor turbo-hélice Garret traseiro no lugar dos dois Continenal.
O Cessna 337 Skymaster pode levar o piloto e mais 5 passageiros. É uma aeronave rara no Brasil, possuindo atualmente apenas 2 aeronaves em condição de vôo no RAB - Registro Aeronáutico Brasileiro.
Fonte: Cultura Aéronautica.
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Re: Cessna Skymaster
Gosto muito desse avião. Pena que não existe nenhum modelo FSX. O que tenho aqui instalado é o da FSD, que é um modelo do FS2004 adaptado para o FSX.
Bom tópico.
Bom tópico.
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Artur Santos
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