nivel de voo no pmdg 737-800
+3
João Pedro
Paulo Stavis
datero
7 participantes
Página 1 de 1
nivel de voo no pmdg 737-800
Caros amigos.
ontem aconteceu algo no 737-800 da pmdg que eu não compreendi.
estava num voo entre SBRJ / SBGO subindo para nível de voo FL380.
chegando ao nivel 370 o avião começou a "sair" de rota.
ele não permanecia "estável", saindo e voltando para a rota.
solicitei ao controle o aumento de nível de voo para FL400.
piorou muito, inclusive o avião pendeu para a esquerda e perdeu sustentação, aumentando a velocidade,
e por pouco não entrou em stol.
assumi os comandos, e nivelei a FL370, avisando o controle de voo.
ainda a FL370, ele não ficava estável na rota, mas consegui completar a rota e descer
para Goiana.
percebo agora que deveria reduzir o nível de voo ao invés de aumentar.
a pergunta que faço é com relação a manter na rota estável. algum procedimento que eu
talvez tenha esquecido de realizar?
ontem aconteceu algo no 737-800 da pmdg que eu não compreendi.
estava num voo entre SBRJ / SBGO subindo para nível de voo FL380.
chegando ao nivel 370 o avião começou a "sair" de rota.
ele não permanecia "estável", saindo e voltando para a rota.
solicitei ao controle o aumento de nível de voo para FL400.
piorou muito, inclusive o avião pendeu para a esquerda e perdeu sustentação, aumentando a velocidade,
e por pouco não entrou em stol.
assumi os comandos, e nivelei a FL370, avisando o controle de voo.
ainda a FL370, ele não ficava estável na rota, mas consegui completar a rota e descer
para Goiana.
percebo agora que deveria reduzir o nível de voo ao invés de aumentar.
a pergunta que faço é com relação a manter na rota estável. algum procedimento que eu
talvez tenha esquecido de realizar?
_________________
Asus M5a99X EVO R2.0 / FX 8350 Vishera / 16gb DDR3 / 1 HD 1T WD caviar black + 1 HD 500 gb Seagate / 3 monitores 21,5 Led/ Radeon Saphire HD 7870 2gb / Fonte OCZ 750w / Win7-64 bits / Painel MCP 2012 / Painel Multi Rádios / Saitek Yoke/Throttle
datero- Major
-
Inscrito em : 11/08/2011
Mensagens : 265
Reputação : 29
Idade : 53
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Supervisor Administrativo
Nacionalidade :
Re: nivel de voo no pmdg 737-800
Usa gerador de tempo externo? Havia muita turbulência?
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Re: nivel de voo no pmdg 737-800
Tem uma página no PerfInit, onde está presente o FL máximo. Atentou-se a esse número?
_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro- Brigadeiro
-
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 24
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade :
Re: nivel de voo no pmdg 737-800
Quando você tenta subir mais que o teto máximo, a aeronave tende a oscilar na rota chegando até stoll.
_________________
Intel Core i7 14700kf 5.6GHz - Water Cooler Corsair H100i - Asus TUF GAMING Z690-PLUS D4 - 32GB DDR4 3200MHz Corsair Vengeance LPX - GeForce RTX 3080 VISION OC 10G - SSD Crucial P5 Plus 500GB Windows 10 Pro - 2 x Corsair MP600 PRO XT 1TB RAID 0 - Microsoft Flight Simulator 2020 - Fonte Cooler Master MWE Gold V2 1250W - Thrustmaster TCA Captain Pack Airbus Edition + Rudder Pedals - TrackIR 5
Bruno Aquino- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 29/07/2011
Mensagens : 853
Reputação : 42
Idade : 44
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Analista de Sistemas
Nacionalidade :
Re: nivel de voo no pmdg 737-800
Caro Paulo... sim. uso o Active Sky 2012 com texturas do REX Essential.
Joao Pedro... sim . o Fl Maximo no Perf Init era FL408 com a configuração de peso que eu estava. por isso solicitei o aumento para FL400.
Amigo Bruno... justamente isso oque ocorreu! é uma consequência normal então? a aeronave começa a oscilar quando sobe ate o teto máximo?
Joao Pedro... sim . o Fl Maximo no Perf Init era FL408 com a configuração de peso que eu estava. por isso solicitei o aumento para FL400.
Amigo Bruno... justamente isso oque ocorreu! é uma consequência normal então? a aeronave começa a oscilar quando sobe ate o teto máximo?
_________________
Asus M5a99X EVO R2.0 / FX 8350 Vishera / 16gb DDR3 / 1 HD 1T WD caviar black + 1 HD 500 gb Seagate / 3 monitores 21,5 Led/ Radeon Saphire HD 7870 2gb / Fonte OCZ 750w / Win7-64 bits / Painel MCP 2012 / Painel Multi Rádios / Saitek Yoke/Throttle
datero- Major
-
Inscrito em : 11/08/2011
Mensagens : 265
Reputação : 29
Idade : 53
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Supervisor Administrativo
Nacionalidade :
Re: nivel de voo no pmdg 737-800
Em um primeiro momento eu diria que estas são as famosas "s-turns" que atormentam os pmdg´s. Mas isso normalmente acontece quando se utiliza a weather engine do REX.
Mas os "sintomas" são idênticos, as curvas, essa perda de sustentação...
Bom, você deve utilizar o FSUIPC, vá na opcção winds, tem uma opção que é algo como "smooth winds near aircraft", que normalmente resolve este tipo de problema, penso que não custa tentar !
Abraço
Mas os "sintomas" são idênticos, as curvas, essa perda de sustentação...
Bom, você deve utilizar o FSUIPC, vá na opcção winds, tem uma opção que é algo como "smooth winds near aircraft", que normalmente resolve este tipo de problema, penso que não custa tentar !
Abraço
_________________
O que me incomoda nas pessoas não são as suas limitações, mas sim a atitude delas em relação a isso !...
Leber- Moderador
-
Inscrito em : 16/01/2012
Mensagens : 3642
Reputação : 370
Idade : 40
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Voar, voar e voar !
Nacionalidade :
Re: nivel de voo no pmdg 737-800
O PMDG tem o problema do s-turns, mas isso não causa perca de sustentação, quanto aconteceu isso comigo, fui pelo HDG e posteriormente voltei para LNAV e tudo voltou ao normal, mas no seu caso você quase entrou em stoll, você tem que atentar ao teto recomendado e o máximo. Costuma o NG te dar um next Level (acho que é isso) acima do seu teto máximo. Faz uns testes, se continuar dando mesmo estando no teto recomendado, desliga o AS2012, se estabilizar, pode reinstalar o AS.
_________________
Intel Core i7 14700kf 5.6GHz - Water Cooler Corsair H100i - Asus TUF GAMING Z690-PLUS D4 - 32GB DDR4 3200MHz Corsair Vengeance LPX - GeForce RTX 3080 VISION OC 10G - SSD Crucial P5 Plus 500GB Windows 10 Pro - 2 x Corsair MP600 PRO XT 1TB RAID 0 - Microsoft Flight Simulator 2020 - Fonte Cooler Master MWE Gold V2 1250W - Thrustmaster TCA Captain Pack Airbus Edition + Rudder Pedals - TrackIR 5
Bruno Aquino- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 29/07/2011
Mensagens : 853
Reputação : 42
Idade : 44
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Analista de Sistemas
Nacionalidade :
Re: nivel de voo no pmdg 737-800
Bruno Aquino escreveu:O PMDG tem o problema do s-turns, mas isso não causa perca de sustentação, quanto aconteceu isso comigo, fui pelo HDG e posteriormente voltei para LNAV e tudo voltou ao normal, mas no seu caso você quase entrou em stoll, você tem que atentar ao teto recomendado e o máximo. Costuma o NG te dar um next Level (acho que é isso) acima do seu teto máximo. Faz uns testes, se continuar dando mesmo estando no teto recomendado, desliga o AS2012, se estabilizar, pode reinstalar o AS.
Concordo Bruno, mas pelo que o colega comentou e pelo o que eu entendi, ele apenas desligou o AP quando a aeronave tava quase estolando. E ao menos foi o que aconteceu comigo também, desligando o LNAV e seguindo pelo HDG tudo certo !, mas mantendo a navegação lateral acoplada, o 737 quase foi ao chão !
Vamos ver os reportes, para ver qual a solução !
Abraço
_________________
O que me incomoda nas pessoas não são as suas limitações, mas sim a atitude delas em relação a isso !...
Leber- Moderador
-
Inscrito em : 16/01/2012
Mensagens : 3642
Reputação : 370
Idade : 40
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Voar, voar e voar !
Nacionalidade :
Re: nivel de voo no pmdg 737-800
Bruno Aquino escreveu:Quando você tenta subir mais que o teto máximo, a aeronave tende a oscilar na rota chegando até stoll.
Faz sentido, e talvez a explicação esteja aqui!
E não nessas centenas de programas que estão falando...
Braconi- Coronel
-
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 42
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade :
Re: nivel de voo no pmdg 737-800
Então coleguinhas do VV, segue mais uma investigação minha:
Programei um voo qualquer saindo de Curitiba para Porto Alegre sendo que o voo acabou se extendendo até o VOR de LDS (não lembro onde é, fiz isso pro T/D não ficar próximo do T/C). O nível máximo que o FMC me deu foi o 388 mas eu me fiz de idiota e coloquei o 400.
O FMC avisa 2x sobre isso, primeiro quando você coloca o nível e depois quando dá um "exec".
Decolei, LNAV e VNAV on, bora subir. Aqui a primeira shot passando o nivel 389, que foi o máximo do momento (vide FMC):
Vocês podem ver que as duas faixas amarelas no velocimetro do PFD estão bem próximas, mas vamos continuar. Passando agora o 393, as faixas amarelas mais proximas ainda:
Atingindo o 400, as faixas amarelas grudaram. Mesmo assim estou mais perto de um overspeed do que um stall:
Não contente, bora até o 410 pra ver o que dá, aqui passando o 404
Passando o 408, já estaria em um pequeno overspeed segundo a speed tape:
Nivelando no 410, pequeno overspeed mas longe do stall:
Enquanto subia pro 400 ainda, a ANV fez uma curva para voar para o proximo ponto. Notem que mesmo assim a velocidade é mantida mas sem climb:
E um pouquinho pra frente, a aeronave está acima do teto do FMC, em curva e subindo legal:
Resolvi mudar a rota forçando uma curva lá no 410. A ANV mantém velocidade e nivel, sem problemas:
Não fiquei contente ainda, resolvi forçar uma troca de vento. O que era 25kt quase aproado, mudei para 40kt quase de cauda, vejam que a velocidade dá uma caida, mas nada excessivo:
Portanto eu acredito em 3 possibilidades:
- Erro em algum procedimento pelo piloto, que eu não faço a minima ideia do que poderia ter ocorrido;
- Os tais S-turns que o manual da PMDG fala, mas eu nunca presenciei.
- Uma mudança forte no vento do AS, passando de 50kt proa para uns 100kt de cauda. Isso eu já presenciei mas nunca fez estolar o avião.
O que eu tenho certeza é que, como ele estava abaixo do máximo nível pelo FMC, a altitude não foi a causa.
Programei um voo qualquer saindo de Curitiba para Porto Alegre sendo que o voo acabou se extendendo até o VOR de LDS (não lembro onde é, fiz isso pro T/D não ficar próximo do T/C). O nível máximo que o FMC me deu foi o 388 mas eu me fiz de idiota e coloquei o 400.
O FMC avisa 2x sobre isso, primeiro quando você coloca o nível e depois quando dá um "exec".
Decolei, LNAV e VNAV on, bora subir. Aqui a primeira shot passando o nivel 389, que foi o máximo do momento (vide FMC):
Vocês podem ver que as duas faixas amarelas no velocimetro do PFD estão bem próximas, mas vamos continuar. Passando agora o 393, as faixas amarelas mais proximas ainda:
Atingindo o 400, as faixas amarelas grudaram. Mesmo assim estou mais perto de um overspeed do que um stall:
Não contente, bora até o 410 pra ver o que dá, aqui passando o 404
Passando o 408, já estaria em um pequeno overspeed segundo a speed tape:
Nivelando no 410, pequeno overspeed mas longe do stall:
Enquanto subia pro 400 ainda, a ANV fez uma curva para voar para o proximo ponto. Notem que mesmo assim a velocidade é mantida mas sem climb:
E um pouquinho pra frente, a aeronave está acima do teto do FMC, em curva e subindo legal:
Resolvi mudar a rota forçando uma curva lá no 410. A ANV mantém velocidade e nivel, sem problemas:
Não fiquei contente ainda, resolvi forçar uma troca de vento. O que era 25kt quase aproado, mudei para 40kt quase de cauda, vejam que a velocidade dá uma caida, mas nada excessivo:
Portanto eu acredito em 3 possibilidades:
- Erro em algum procedimento pelo piloto, que eu não faço a minima ideia do que poderia ter ocorrido;
- Os tais S-turns que o manual da PMDG fala, mas eu nunca presenciei.
- Uma mudança forte no vento do AS, passando de 50kt proa para uns 100kt de cauda. Isso eu já presenciei mas nunca fez estolar o avião.
O que eu tenho certeza é que, como ele estava abaixo do máximo nível pelo FMC, a altitude não foi a causa.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Re: nivel de voo no pmdg 737-800
Belo estudo sobre coffin corner
O erro de muitos e decolar PESADÃO e querer subir direto ao FL410...
segue um ponto!
O erro de muitos e decolar PESADÃO e querer subir direto ao FL410...
segue um ponto!
Braconi- Coronel
-
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 42
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade :
nivel de voo no pmdg 737-800
Datero você voa IVAO ou VATISIM esses programas deram problemas no meu PMDG , depois disso parei de voar nestas redes, não digo que é ruim,pelo contrário é muito bom voar nestas redes ,mas dando problema com o PMDG não vira,aguardo um dia onde estes programas separem FSX de FS9 ,não da prá voar junto. Se for isso fique atento , o PMDG tinha ou tem restrição com FSUIPC estava no forum. Caso isso acima não tenha a vêr com seu problema desconsidere.
Reinaldo- Major
-
Inscrito em : 24/08/2011
Mensagens : 464
Reputação : 38
Idade : 44
Simulador preferido : FSX , X-Plane
Nacionalidade :
Re: nivel de voo no pmdg 737-800
Mas que beleza de teste ! COnfesso que estava ansioso para chegar em casa e passa do nível de vôo sugerido pelo FMC, não preciso mais !
Penso que aquela altitude sugerida pelo computador, esteja baseada na melhor "faixa" de operação da anv, buscando sempre a eficiência máxima no consumo de combustível !
Sendo repetitivo, mas com a experiência de já ter sofrido com as S-turns, é tentar aliviar os ventos próximos a anv, pois no meu caso acabou funcionando !
Já ia me esquecendo, ponto na conta Paulo !
Penso que aquela altitude sugerida pelo computador, esteja baseada na melhor "faixa" de operação da anv, buscando sempre a eficiência máxima no consumo de combustível !
Sendo repetitivo, mas com a experiência de já ter sofrido com as S-turns, é tentar aliviar os ventos próximos a anv, pois no meu caso acabou funcionando !
Já ia me esquecendo, ponto na conta Paulo !
_________________
O que me incomoda nas pessoas não são as suas limitações, mas sim a atitude delas em relação a isso !...
Leber- Moderador
-
Inscrito em : 16/01/2012
Mensagens : 3642
Reputação : 370
Idade : 40
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Voar, voar e voar !
Nacionalidade :
Re: nivel de voo no pmdg 737-800
Caros amigos...
quero agradecer a todos a atenção dispensada a minha duvida!
ao amigo Paulo... pelo ótimo teste, que tirou realmente minha duvida
(houve algum erro meu que vou tentar descobrir). aceite um ponto.
ao amigo Denis... o voo que estava realizando era off line. não voo na IVAO nem na VATSIM, pois infelizmente não tenho tempo disponível ( filhos e esposa querendo atenção. rsrsrsr )
ao amigo Leber... vou verificar a dica do FSUIPC. acredito que esteja habilitado o "smooth winds near aircraft". muito obrigado.
ao amigo Bruno... acho que com as explicações de todos, vou conseguir descobrir aonde errei. muito obrigado.
mais uma vez, torna-se evidente que o VV é um forum de "amigos" dispostos a ajudar... mais uma vez muito obrigado a todos.
quero agradecer a todos a atenção dispensada a minha duvida!
ao amigo Paulo... pelo ótimo teste, que tirou realmente minha duvida
(houve algum erro meu que vou tentar descobrir). aceite um ponto.
ao amigo Denis... o voo que estava realizando era off line. não voo na IVAO nem na VATSIM, pois infelizmente não tenho tempo disponível ( filhos e esposa querendo atenção. rsrsrsr )
ao amigo Leber... vou verificar a dica do FSUIPC. acredito que esteja habilitado o "smooth winds near aircraft". muito obrigado.
ao amigo Bruno... acho que com as explicações de todos, vou conseguir descobrir aonde errei. muito obrigado.
mais uma vez, torna-se evidente que o VV é um forum de "amigos" dispostos a ajudar... mais uma vez muito obrigado a todos.
_________________
Asus M5a99X EVO R2.0 / FX 8350 Vishera / 16gb DDR3 / 1 HD 1T WD caviar black + 1 HD 500 gb Seagate / 3 monitores 21,5 Led/ Radeon Saphire HD 7870 2gb / Fonte OCZ 750w / Win7-64 bits / Painel MCP 2012 / Painel Multi Rádios / Saitek Yoke/Throttle
datero- Major
-
Inscrito em : 11/08/2011
Mensagens : 265
Reputação : 29
Idade : 53
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Supervisor Administrativo
Nacionalidade :
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos