Northrop/McDonnell Douglas YF-23A
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Northrop/McDonnell Douglas YF-23A
Northrop/McDonnell Douglas YF-23A
Northrop/McDonnell Douglas YF-23A, em Palmdale, California.
O cockpit do caça ATF YF-23A "Black Widow II".
O Northrop/McDonnell Douglas YF-23 “Black Widow II” – que recebeu essa denominação não oficial pela Northrop após seu P-61 Black Widow (veja no final do texto a explicação) – e foi um aeronave de caça protótipo projetado para a U.S. Air Force (Força Aérea dos EUA). Mas por não conseguir o contrato de produção, ganho pelo Lockheed F-22 Raptor, ele foi encerrado com apenas duas aeronaves fabricadas.
Os dois projetos que competiram no programa ATF da USAF: o YF-22A e o YF-23A.
O projeto do YF-23 foi bem mais agressivo que o do YF-22, o qual teve um ponto forte o design mais conservador.
Visto de cima os dois projetos que competiram no programa ATF.
O YF-22 e o YF-23 competiram juntos no programa militar da USAF chamado de Advanced Tactical Fighter (ATF), o programa de caça tático avançado. Concebido no início da década de 80, especificamente para substituir o caça F-15 Eagle, contratos para os dois mais promissores projetos foram assinados em 1986, com o protótipo do YF-23 sendo entregue em 1989 e a avaliação concluída em 1991. O primeiro voo do YF-23A foi no dia 27 de agosto de 1990, e a segunda aeronave voou pela primeira vez no dia 27 de outubro de 1990. Muitos níveis de subcontratados foram delineados em cada lado da decisão, e alguns do lado perdedor não sobreviveram após o resultado ser divulgado.
A forma mais esguia e com característica bem mais marcante e melhor reflexão radar propiciou que o YF-23 tivesse forte chance no programa ATF.
Visto de frente, o YF-23 mostra seu visual bem mais moderno, com as asas praticamente fundidas na fuselagem.
Assim como o F-22, o escapamento dos motores também receberam um design que diminuía a emissão de calor.
Visto de cima, o destaque fica por conta da cauda em V, com dois lemes de direção inclinados.
O YF-23 foi projetado com o conceito stealth como uma das prioridades e foi uma aeronave com um projeto altamente não convencional, num formato de “diamante lapidado” com as asas homogênias com a fuselagem e uma cauda em V, com dois lemes inclinados. No entanto, o YF-22A foi mais manobrável que o YF-23A e venceu a competição em abril de 1991. Outro fator foi que o YF-22A foi também visto como mais adaptável ao programa NATF, para uma versão navalizada do programa ATF da USAF, embora a Marinha dos EUA ter abandonado esse programa alguns meses depois.
A primeira aeronave de teste ficou pronta em 1986.
A primeira aeronave de teste do YF-23 prepara-se para decolar, enquanto um bombardeiro B-2 chega para pouso na Base Aérea de Edwards, na California.
As duas aeronaves YF-23 que foram fabricadas.
As duas aeronaves voaram juntas apenas uma vez para uma sessão de fotos da Northrop.
As duas aeronaves YF-23A com os diferentes padrões de pintura em escala de cinza.
Apesar de resultados mais detalhados das avaliações não terem sido divulgados ao público, era sabido que o YF-23 era mais veloz e também tinha uma capacidade stealth melhor, mas a USAF escolheu o YF-22 devido a ele ser mais convencional, ter uma manobrabilidade subsônica, maior alcance, e melhores sistemas de alerta. Outros pontos negativos do YF-23 foram:
comparativamente imperfeito mecanismo de liberação de armas onde os mísseis são empilhados no compartimento de armas, e um defeito no míssil posicionado na posição mais baixa poderia causar o disparo do míssil localizado acima. De qualquer maneira, a decisão ainda está amplamente sendo discutida.
Ao final do programa, as duas aeronaves foram enviadas para Edwards, onde passaram a ser estudadas pela equipa do Centro Dryden da NASA.
Duas aeronaves foram fabricadas. O YF-23 #1 (PAV-1) foi equipado com motores Pratt & Whitney YF119, enquanto o YF-23 #2 (PAV-2) foi equipado com motores General Electric YF120. Após a derrota na competição, ambos os protótipos do YF-23 foram transferidos da Northrop para o Centro de Voo de Dryden, da NASA, na Base Aérea de Edwards, California. Os motores foram removidos; a NASA não tinha planos de efetuar testes em voo com as aeronaves,mas tinha planos de utilizar uma ou as duas aeronaves para estudar técnicas de calibragem das cargas de tensão aplicadas.
Aqui uma das aeronaves vistas na Base Aérea de Edwards, em 1992.
No final, no entanto, ambas as aeronaves permaneceram estocadas até a metade do ano de 1996, quando as aeronaves foram transferidas para museus. A aeronave PAV-2 foi colocada em exibição no Western Museum of Flight em Hawthorne, California, e a PAV-1 foi enviada para o National Museum da United States Air Force próximo a Dayton, Ohio.
A aeronave YF-23 PAV-2 durante o processo de restauro no Museu da USAF, em Dayton,Ohio.
A aeronave, após o restauro pelo pessoal do Museu da USAF, na Base Aérea de Wright-Patterson, próximo a Dayton, Ohio.
No final de 2004, a Northrop Grumman propôs um projeto baseado no YF-23 para o requerimento de um bombardeiro para USAF, uma missão para a qual o FB-22 e o B-1R também competiam. A aeronave PAV-2 foi movida do Western Museum of Flight para a unidade da Northrop para remanufatura antes de ficar exposta na parte de fora da empresa por quase uma década. No final, a Northrop utilizou a aeronave para criar um modelo em escala natural de sua proposta para o bombardeiro, antes de restaurar a aeronave para sua configuração original e retornar ao Western Museum of Flight. O requerimento do bombardeiro provisório acabou sendo cancelado em favor de um modelo para ser utilizado por mais tempo, um bombardeiro permanente.
Uma imagem do YF-23 PAV-1 durante o primeiro voo em 1990.
A título de curiosidade, o apelido “Black Widow II” foi apenas não oficial, já que a aeronave não chegou a ser designada oficialmente pela USAF. No entanto, antes do primeiro voo, da aeronave PAV-1, o pessoal da equipe do Northrop YF-23A criou um concurso para escolher o nome da aeronave. O nome “Black Widow II” foi o escolhido. De fato, quando ocorreu o primeiro voo do PAV-1, ele tinha o símbolo “Red Hour Glass” da aranha Viúva Negra pintada na parte de baixo da lateral. Durante o programa de testes de voo do YF-23A, a PAV-2 possuia o call sign “Spider”, enquanto o PAV-1 utilizava o call sign “Gray Ghost”.
Fonte: Cavok.com.br
Northrop/McDonnell Douglas YF-23A, em Palmdale, California.
O cockpit do caça ATF YF-23A "Black Widow II".
O Northrop/McDonnell Douglas YF-23 “Black Widow II” – que recebeu essa denominação não oficial pela Northrop após seu P-61 Black Widow (veja no final do texto a explicação) – e foi um aeronave de caça protótipo projetado para a U.S. Air Force (Força Aérea dos EUA). Mas por não conseguir o contrato de produção, ganho pelo Lockheed F-22 Raptor, ele foi encerrado com apenas duas aeronaves fabricadas.
Os dois projetos que competiram no programa ATF da USAF: o YF-22A e o YF-23A.
O projeto do YF-23 foi bem mais agressivo que o do YF-22, o qual teve um ponto forte o design mais conservador.
Visto de cima os dois projetos que competiram no programa ATF.
O YF-22 e o YF-23 competiram juntos no programa militar da USAF chamado de Advanced Tactical Fighter (ATF), o programa de caça tático avançado. Concebido no início da década de 80, especificamente para substituir o caça F-15 Eagle, contratos para os dois mais promissores projetos foram assinados em 1986, com o protótipo do YF-23 sendo entregue em 1989 e a avaliação concluída em 1991. O primeiro voo do YF-23A foi no dia 27 de agosto de 1990, e a segunda aeronave voou pela primeira vez no dia 27 de outubro de 1990. Muitos níveis de subcontratados foram delineados em cada lado da decisão, e alguns do lado perdedor não sobreviveram após o resultado ser divulgado.
A forma mais esguia e com característica bem mais marcante e melhor reflexão radar propiciou que o YF-23 tivesse forte chance no programa ATF.
Visto de frente, o YF-23 mostra seu visual bem mais moderno, com as asas praticamente fundidas na fuselagem.
Assim como o F-22, o escapamento dos motores também receberam um design que diminuía a emissão de calor.
Visto de cima, o destaque fica por conta da cauda em V, com dois lemes de direção inclinados.
O YF-23 foi projetado com o conceito stealth como uma das prioridades e foi uma aeronave com um projeto altamente não convencional, num formato de “diamante lapidado” com as asas homogênias com a fuselagem e uma cauda em V, com dois lemes inclinados. No entanto, o YF-22A foi mais manobrável que o YF-23A e venceu a competição em abril de 1991. Outro fator foi que o YF-22A foi também visto como mais adaptável ao programa NATF, para uma versão navalizada do programa ATF da USAF, embora a Marinha dos EUA ter abandonado esse programa alguns meses depois.
A primeira aeronave de teste ficou pronta em 1986.
A primeira aeronave de teste do YF-23 prepara-se para decolar, enquanto um bombardeiro B-2 chega para pouso na Base Aérea de Edwards, na California.
As duas aeronaves YF-23 que foram fabricadas.
As duas aeronaves voaram juntas apenas uma vez para uma sessão de fotos da Northrop.
As duas aeronaves YF-23A com os diferentes padrões de pintura em escala de cinza.
Apesar de resultados mais detalhados das avaliações não terem sido divulgados ao público, era sabido que o YF-23 era mais veloz e também tinha uma capacidade stealth melhor, mas a USAF escolheu o YF-22 devido a ele ser mais convencional, ter uma manobrabilidade subsônica, maior alcance, e melhores sistemas de alerta. Outros pontos negativos do YF-23 foram:
comparativamente imperfeito mecanismo de liberação de armas onde os mísseis são empilhados no compartimento de armas, e um defeito no míssil posicionado na posição mais baixa poderia causar o disparo do míssil localizado acima. De qualquer maneira, a decisão ainda está amplamente sendo discutida.
Ao final do programa, as duas aeronaves foram enviadas para Edwards, onde passaram a ser estudadas pela equipa do Centro Dryden da NASA.
Duas aeronaves foram fabricadas. O YF-23 #1 (PAV-1) foi equipado com motores Pratt & Whitney YF119, enquanto o YF-23 #2 (PAV-2) foi equipado com motores General Electric YF120. Após a derrota na competição, ambos os protótipos do YF-23 foram transferidos da Northrop para o Centro de Voo de Dryden, da NASA, na Base Aérea de Edwards, California. Os motores foram removidos; a NASA não tinha planos de efetuar testes em voo com as aeronaves,mas tinha planos de utilizar uma ou as duas aeronaves para estudar técnicas de calibragem das cargas de tensão aplicadas.
Aqui uma das aeronaves vistas na Base Aérea de Edwards, em 1992.
No final, no entanto, ambas as aeronaves permaneceram estocadas até a metade do ano de 1996, quando as aeronaves foram transferidas para museus. A aeronave PAV-2 foi colocada em exibição no Western Museum of Flight em Hawthorne, California, e a PAV-1 foi enviada para o National Museum da United States Air Force próximo a Dayton, Ohio.
A aeronave YF-23 PAV-2 durante o processo de restauro no Museu da USAF, em Dayton,Ohio.
A aeronave, após o restauro pelo pessoal do Museu da USAF, na Base Aérea de Wright-Patterson, próximo a Dayton, Ohio.
No final de 2004, a Northrop Grumman propôs um projeto baseado no YF-23 para o requerimento de um bombardeiro para USAF, uma missão para a qual o FB-22 e o B-1R também competiam. A aeronave PAV-2 foi movida do Western Museum of Flight para a unidade da Northrop para remanufatura antes de ficar exposta na parte de fora da empresa por quase uma década. No final, a Northrop utilizou a aeronave para criar um modelo em escala natural de sua proposta para o bombardeiro, antes de restaurar a aeronave para sua configuração original e retornar ao Western Museum of Flight. O requerimento do bombardeiro provisório acabou sendo cancelado em favor de um modelo para ser utilizado por mais tempo, um bombardeiro permanente.
Uma imagem do YF-23 PAV-1 durante o primeiro voo em 1990.
A título de curiosidade, o apelido “Black Widow II” foi apenas não oficial, já que a aeronave não chegou a ser designada oficialmente pela USAF. No entanto, antes do primeiro voo, da aeronave PAV-1, o pessoal da equipe do Northrop YF-23A criou um concurso para escolher o nome da aeronave. O nome “Black Widow II” foi o escolhido. De fato, quando ocorreu o primeiro voo do PAV-1, ele tinha o símbolo “Red Hour Glass” da aranha Viúva Negra pintada na parte de baixo da lateral. Durante o programa de testes de voo do YF-23A, a PAV-2 possuia o call sign “Spider”, enquanto o PAV-1 utilizava o call sign “Gray Ghost”.
Fonte: Cavok.com.br
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
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Re: Northrop/McDonnell Douglas YF-23A
Muito interessante, Agora eu vi uma Exibição do Vencedor Lockheed Raptor F-22 e fiquei babando....
Jacsantana- Brigadeiro
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Re: Northrop/McDonnell Douglas YF-23A
Também gostei, Amilckar.
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Artur Santos
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