Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Parceria Força Aérea, Marinha e Exército Gse_multipart13851

[Brasil] Parceria Força Aérea, Marinha e Exército

Ir para baixo

[Brasil] Parceria Força Aérea, Marinha e Exército Empty [Brasil] Parceria Força Aérea, Marinha e Exército

Mensagem por Amilckar Ter 11 maio 2010, 08:01

Em parceria com Marinha e Exército, Força Aérea irá avaliar hipóteses de emprego de VANTs no país





[Brasil] Parceria Força Aérea, Marinha e Exército I1051018485081274Em uma tela de TV, os repórteres acompanham em tempo real as imagens aéreas do local preparado para recebê-los. Cenas captadas por diferentes sensores lembram filmes de ação e notícias reais de conflitos recentes, como no Iraque e no Afeganistão. A ideia é colocar a imprensa em um verdadeiro centro de comando, parte vital no planejamento e execução de operações militares para conhecer os trabalhos de avaliação de emprego desse tipo de equipamento no país. Assim foi a apresentação do projeto de veículos aéreos não-tripulados da Força Aérea Brasileira (FAB), mais conhecidos pela sigla VANT, na Base Aérea de Santa Maria, hoje (10/5), no Rio Grande do Sul.
O equipamento em avaliação é o Hermes 450, fabricado pela Elbit Systems de Israel, e que envolve a participação de sua subsidiária no Brasil, a empresa Aeroeletrônica, com sede em Porto Alegre. A empresa cedeu um VANT e uma estação de controle de solo por um período de um ano, sem custo para a instituição, para a conclusão do trabalho. Apenas depois é que a FAB deve iniciar o processo de seleção de fornecedores e de escolha de VANTs. Técnicos israelenses estão no Brasil participando do treinamento de militares da FAB.


[Brasil] Parceria Força Aérea, Marinha e Exército I1051018492984734Em parceria com a Marinha e o Exército, a FAB irá avaliar até dezembro deste ano todas as todas as possibilidades de emprego no país, além de criar regras de utilização e regulamentar o tráfego aéreo desse tipo de aeronave. Para fins militares, o equipamento pode realizar missões de reconhecimento e de busca e resgate, entre outras, mas também pode ajudar na área de segurança pública, no controle de desmatamento e em operações de defesa civil.

[Brasil] Parceria Força Aérea, Marinha e Exército I1051018485051420“A novidade tecnológica, até então adotada em poucos países, hoje se faz realidade no Brasil. Além de grande autonomia, baixo custo de operação, a aeronave aida propicia informações em tempo real”, afirmou o Comandante-Geral de Operações Aéreas da FAB, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Gilberto Antônio Saboya Burnier.
O equipamento chegou ao país em 9 de dezembro do ano passado e, ao longo do mês de janeiro, militares da FAB receberam instrução específica em Santa Maria.

[Brasil] Parceria Força Aérea, Marinha e Exército I1051018492952919Do interior de um abrigo (shelter) especialmente montado para operações militares, pilotos são capazes de controlar a aeronave a quilômetros de distância. A aeronave é remotamente controlada e, por meio de sistema de enlace de dados, é capaz de distribuir as imagens captadas, como no exemplo presenciado pelos repórteres. O caso mais recente, e que demonstra a importância dos sensores, foi a localização dos destroços do voo 447 no meio do oceano, no ano passado, pela aeronave R-99 da FAB.
“As possibilidades de emprego desse tipo de aeronave são muitas”, disse o gerente do grupo de trabalho, Tenente-Coronel-Aviador Paulo Ricardo Laux, ao explicar as vantagens desse tipo de equipamento. O VANT mede 6 metros de comprimento e 10 metros de envergadura (da ponta de uma asa a outra). Voa a 110 km/h, pode atingir cerca de 5 mil metros de altitude e permanecer em voo por mais de 15 horas. O custo da hora de voo é quase um décimo de outra aeronave tripulada.

[Brasil] Parceria Força Aérea, Marinha e Exército I10510184929143817
Segundo o diretor-executivo da Aeroeletrônica, Vitor Jaime Neves, a empresa apoia o projeto de criação de um centro de excelência em VANTs no país, na região de Santa Maria. A base escolhida para abrigar o grupo de trabalho é sede esquadrões de A-1 da FAB, aeronaves voltadas para missões de reconhecimento e de ataque. “Vamos aprender com as Forças Armadas quais serão as necessidades futuras para a operação de VANts no Brasil”, destacou.
Na cerimônia, também estiveram presentes o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-ar Cleonilson Nicácio da Silva, o Almirante de Esquadra Gilberto Max Roffé Hirschfeld, Secretário de Ensino, Logística, Mobilização, Ciência e Tecnologia do Ministério da Defesa e o General de Exército José Elito Carvalho Siqueira, Chefe do Estado-Maior de Defesa, além de outras autoridades civis e militares.
No próximo dia 12 de maio, a Terceira Força Aérea (III FAE) realizará em Brasília um workshop sobre veículos aéreos não-tripulados, no auditório do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR).
SAIBA MAIS:

[Brasil] Parceria Força Aérea, Marinha e Exército I10510184850171650
Inspirados nas bombas voadoras alemãs e em aeromodelos rádio-controlados, foram criados na década de 50 diversos modelos de aeronaves remotamente pilotadas (ARP), ou VANTs.
A evolução das tecnologias de miniaturização, enlace de dados e controle de voo impulsionou esses sistemas, tornando-os imprescindíveis nos cenários atuais.
Controlados por meio de sofisticados computadores e sistemas de enlace de dados, esses equipamentos podem ser empregados em diversas missões: reconhecimento, designação laser de alvos, controle de tiro, busca, vigilância urbana, costeira e de fonteiras, entre outras.

[Brasil] Parceria Força Aérea, Marinha e Exército I10510184929171873
Suas principais características são: grande autonomia de voo, baixo custo operacional, fácil integração nos processos de comando e controle, baixo registro em radares (difícil de ser detectado) e a disponibilização de dados em tempo real.
Fonte: CECOMSAER
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos