[Brasil] Paraquedista morre após ser atingido por avião durante salto em Boituva
+2
jonh
cwbspotter
6 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
[Brasil] Paraquedista morre após ser atingido por avião durante salto em Boituva
Paraquedista morre após ser atingido por avião durante salto em Boituva
Acidente foi por volta das 17h desta segunda-feira (09).
Outros dois paraquedistas também foram atingidos e sofreram fraturas.
Três paraquedistas foram atropelados por um avião durante um salto na tarde desta segunda-feira (9) em Boituva (SP), conhecida como a capital nacional do paraquedismo. As primeiras informações passadas pelo Corpo de Bombeiros indicam que as vítimas fizeram o salto e ainda estavam em queda livre quando foram atingidas por um avião.
Ainda segundo os bombeiros, os dois feridos conseguiram acionar os paraquedas e chegaram ao solo com fraturas nas pernas. O terceiro envolvido ficou inconsciente com o choque. O paraquedas, que dispõe de um dispositivo de segurança, ao não ser acionado manualmente entrou em operação automática e abriu o equipamento, evitando o impacto com o solo. O rapaz chegou a ser socorrido ao Pronto-Socorro da cidade com parada cardiorrespiratória, mas não resistiu.
Os outros feridos seguem internados com estado de saúde considerado sem gravidade.
http://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/noticia/2012/07/paraquedista-morre-apos-ser-atropelado-por-aviao-durante-salto.html
Acidente foi por volta das 17h desta segunda-feira (09).
Outros dois paraquedistas também foram atingidos e sofreram fraturas.
Três paraquedistas foram atropelados por um avião durante um salto na tarde desta segunda-feira (9) em Boituva (SP), conhecida como a capital nacional do paraquedismo. As primeiras informações passadas pelo Corpo de Bombeiros indicam que as vítimas fizeram o salto e ainda estavam em queda livre quando foram atingidas por um avião.
Ainda segundo os bombeiros, os dois feridos conseguiram acionar os paraquedas e chegaram ao solo com fraturas nas pernas. O terceiro envolvido ficou inconsciente com o choque. O paraquedas, que dispõe de um dispositivo de segurança, ao não ser acionado manualmente entrou em operação automática e abriu o equipamento, evitando o impacto com o solo. O rapaz chegou a ser socorrido ao Pronto-Socorro da cidade com parada cardiorrespiratória, mas não resistiu.
Os outros feridos seguem internados com estado de saúde considerado sem gravidade.
http://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/noticia/2012/07/paraquedista-morre-apos-ser-atropelado-por-aviao-durante-salto.html
cwbspotter- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 04/04/2011
Reputação : 249
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Paraquedista morre após ser atingido por avião durante salto em Boituva
Sera que o avião é da Vera Cruz Taxi Aereo, ou skydive Vera Cruz
Inscrito em : 03/01/2012
Reputação : 21
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Paraquedista morre após ser atingido por avião durante salto em Boituva
Não sei não amigo, tentei encontrar mais informações sobre e até o presente momento nada de informação sobre a aeronave envolvida..tem um amigo de fórum nosso que é bastante envolvido com paraquedismo, numa dessa sabe algo sobre para reportar, notícia horrível essa!
ATUALIZADO
Ainda segundo os bombeiros, o paraquedista Alex Adelman gravava o salto de outros dois profissionais, Conrado Alvares e Vanderson Carlos Campos Andrade. Alex teria sido o primeiro a ser atingido pelo avião e foi lançado contra os companheiros.
Alex ficou inconsciente com o choque. O paraquedas, que dispõe de um dispositivo de segurança, ao não ser acionado manualmente entrou em operação automática e abriu o equipamento, evitando o impacto com o solo. O rapaz chegou a ser socorrido ao Pronto-Socorro da cidade com parada cardiorrespiratória, mas não resistiu. Os dois feridos conseguiram acionar os paraquedas e chegaram ao solo com fraturas nas pernas e seguem internados com estado de saúde considerado sem gravidade.
Alex , que era paraquedista desde 1994, obteve junto com mais 13 atletas, o Recorde Brasileiro de Maior Formação em Queda Livre Vertical, que foi obtido em março, em Piracicaba. Ele participou neste domingo de uma reportagem exibida no fantástico, onde foi o instrutor do corintiano que estava pagando uma promessa com um salto de paraquedas.
O avião que atingiu os paraquedistas prestava serviços ao Centro Nacional de Paraquedismo. Ainda não há informação se a aeronave é a mesma da qual as vítimas saltaram. A escola em que Alex trabalhava não quis falar sobre o acidente.
ATUALIZADO
Ainda segundo os bombeiros, o paraquedista Alex Adelman gravava o salto de outros dois profissionais, Conrado Alvares e Vanderson Carlos Campos Andrade. Alex teria sido o primeiro a ser atingido pelo avião e foi lançado contra os companheiros.
Alex ficou inconsciente com o choque. O paraquedas, que dispõe de um dispositivo de segurança, ao não ser acionado manualmente entrou em operação automática e abriu o equipamento, evitando o impacto com o solo. O rapaz chegou a ser socorrido ao Pronto-Socorro da cidade com parada cardiorrespiratória, mas não resistiu. Os dois feridos conseguiram acionar os paraquedas e chegaram ao solo com fraturas nas pernas e seguem internados com estado de saúde considerado sem gravidade.
Alex , que era paraquedista desde 1994, obteve junto com mais 13 atletas, o Recorde Brasileiro de Maior Formação em Queda Livre Vertical, que foi obtido em março, em Piracicaba. Ele participou neste domingo de uma reportagem exibida no fantástico, onde foi o instrutor do corintiano que estava pagando uma promessa com um salto de paraquedas.
O avião que atingiu os paraquedistas prestava serviços ao Centro Nacional de Paraquedismo. Ainda não há informação se a aeronave é a mesma da qual as vítimas saltaram. A escola em que Alex trabalhava não quis falar sobre o acidente.
-
Nacionalidade :
Corrigindo, o avião simplesmente não pode ser o mesmo que as vitimas saltaram... por motivos óbvios...
"Ainda não há informação se a aeronave é a mesma da qual as vítimas saltaram. A escola em que Alex trabalhava não quis falar sobre o acidente."julio.tux escreveu:Corrigindo, o avião simplesmente não pode ser o mesmo que as vitimas saltaram... por motivos óbvios...
Mais não foi falado isso para correção...até porque como sempre é difícil soltarem tudo o que ocorreu para a mídia.
-
Nacionalidade :
É, usei mal as palavras, mas é totalmente inutil a frase, já que é impossível que o avião tenha sido o mesmo.
julio.tux escreveu:Corrigindo, o avião simplesmente não pode ser o mesmo que as vitimas saltaram... por motivos óbvios...
Infelizmente perdemos mais um amigo, o céu hoje esta em festas, descanse em paz irmão!!
Julio, respondendo a sua pergunta, sim o mesmo avião que lança paraquedista, pode sim colidir com os atletas, mas não sei se este acidente foi assim.
Eu como paraquedista não irei citar nada pois passei a tarde tentando ver o que realmente houve, mas ainda não temos uma notícia com clareza.
Para te mostrar como um avião pode sim colidir com o Pqd, veja esta foto:
OBS: Esta é foto e este vídeo é de saltos aqui em Londrina com o Porter PC-6, é um exemplo do que pode ter acontecido,
o porter mergulha mais rápido do que o Caravan, eu já voei em ambos os aparelhos.
Esta tudo muito fresco, temos que aguardar as investigações.
Eu to pasmo =/
Desculpe o desabafo.
Inscrito em : 30/10/2011
Reputação : 97
Simulador preferido : FS9
Emprego/lazer : ME - Paraquedista - FS2004
Nacionalidade :
Nossa, nunca imaginei que o avião descesse de bico desse jeito depois de um salto de paraquedas. Alguém sabe o porquê disso? Não é meio inseguro para o avião?
Meus sentimentos Bruno!
Eu ja havia visto vídeo na internet mostrando sobre aeronave descendo mais rápido que eles ou acompanhando eles, porém não havia encontrado nenhum para postar então preferi esperar alguém que imaginei que seria você mesmo mostrando sobre hehe.
Eu ja havia visto vídeo na internet mostrando sobre aeronave descendo mais rápido que eles ou acompanhando eles, porém não havia encontrado nenhum para postar então preferi esperar alguém que imaginei que seria você mesmo mostrando sobre hehe.
-
Nacionalidade :
julio.tux escreveu:Nossa, nunca imaginei que o avião descesse de bico desse jeito depois de um salto de paraquedas. Alguém sabe o porquê disso? Não é meio inseguro para o avião?
No mergulho geralmente em saltos duplos é atração, para dar um grau no passageiro, e ficar uma edição legal com a aeronave de fundo.
É perigoso ? -É
Arrebenta os instrumentos do avião? -Sim, detona!
Agora os pilotos conhecem o equipamento, então é só este mergulho e já recupera a aeronave.
É complicado cara, vamos ver o que que vai dar isso aí.
cwbspotter: Muito obrigado amigo
É ruim demais perder amigos assim.
Nacionalidade :
Bruno somente um questinamento que me fez pensar sobre e talvez você possa saber. Área de salto não é restrita? Ou seja somente aeronave com os paraquedistas pode estar no local? É assim que funciona ou assim que deveria funcionar? Pergunto isso pois ja vi salto sendo efetuado na vertical do Bacacheri e o aeroporto ficava completamente fechado para pouso e decolagem, inclusive com 4 esperando no PE...
-
Nacionalidade :
cwbspotter escreveu:Bruno somente um questinamento que me fez pensar sobre e talvez você possa saber. Área de salto não é restrita? Ou seja somente aeronave com os paraquedistas pode estar no local? É assim que funciona ou assim que deveria funcionar?
É assim que funciona.
Área de paraquedismo é somente aeronaves que lançam os atletas, no caso de aeronave no setor, aeronave em pouso no mesmo é feito coordenação, no caso de Boituva por ser próximo a SP os corredores e aeronaves seja comercial,particular, helicópteros, etc passando sobre a região é tudo coordenado.
Neste caso se tiver alguma aeronave operante na região o lançamento não é autorizado, só depois da passagem do mesmo aí sim prossegue no lançamento.
Tudo no radio, em Boituva é coordenação com o Centro SP.
Nacionalidade :
O avião envolvido é de um amigo do meu pai PT-OQR
Nacionalidade :
OQR salve não estou enganado é da Vera Cruz.
Nacionalidade :
Bruno Nascimento escreveu:OQR salve não estou enganado é da Vera Cruz.
A Vera Cruz é de outro amigo de meu pai
jonh- Major
-
Nacionalidade :
É segundo o jornal ja estão falando em erro do piloto e ja confirmaram também ser a mesma aeronave que soltou eles que os atingiu...
-
Nacionalidade :
cwbspotter escreveu:É segundo o jornal ja estão falando em erro do piloto e ja confirmaram também ser a mesma aeronave que soltou eles que os atingiu...
Eu não procurei buscar mais informações, estou fora de órbita ainda, e se realmente foi o avião mesmo não é de duvidar, afinal de contas o vídeo que postei aqui já diz tudo.
É um pequeno descuido do piloto, infelizmente.
Já sai diversas e diversas vezes no mergulho, mas sempre fui para o lado oposto de onde o mesmo vai entrar para o mergulho.
Veja nesta foto minha abaixo, eu estava voando neste dia e acompanhando o salto da galera, veja se consegue ver a galera quem queda livre, esta em uma distancia muito boa, eu acho que foi um descuido mesmo este acidente, poderia ter evitado.
Estou deixando somente o link para ver o tamanho original, pois se eu redimensionar não irão conseguir ver.
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/853/2709090958.jpg/
Nacionalidade :
É eu ja tinha lido em outro fórum, sobre uma comunidade brasileira de salto no face na qual o pessoal ja havia colocado total culpa no piloto, mais como é comunidade de face e para mim isso não tem credibilidade em grande parte das vezes, então não postei nada sobre aqui, vim a postar hoje depois que vi no jornal sobre. Uma outra coisa que vi hoje e que me surpreendeu foi isso:
"Em depoimento na noite desta segunda-feira, o piloto do avião, Douglas Leonardo de Oliviera, contou à polícia que era a 11ª decolagem dele no dia. Assim que os paraquedistas saltaram, ele relatou que deu um mergulho, manobra comum nesse tipo de voo. Logo depois teria sentido um impacto na asa esquerda da aeronave e só ficou sabendo o que aconteceu quando já estava no solo."
Fonte: G1
É comum essa quantidade de voo em um dia só por um piloto? Isso é permitido? O que me assustou, foi a quantidade de voos em um dia no qual nem havia acabado, que somente foi finalizado os saltos devido a fatalidade. Imagino então que a média de voos diários deve ser maior ainda que isso...
"Em depoimento na noite desta segunda-feira, o piloto do avião, Douglas Leonardo de Oliviera, contou à polícia que era a 11ª decolagem dele no dia. Assim que os paraquedistas saltaram, ele relatou que deu um mergulho, manobra comum nesse tipo de voo. Logo depois teria sentido um impacto na asa esquerda da aeronave e só ficou sabendo o que aconteceu quando já estava no solo."
Fonte: G1
É comum essa quantidade de voo em um dia só por um piloto? Isso é permitido? O que me assustou, foi a quantidade de voos em um dia no qual nem havia acabado, que somente foi finalizado os saltos devido a fatalidade. Imagino então que a média de voos diários deve ser maior ainda que isso...
-
Nacionalidade :
cwbspotter escreveu:É comum essa quantidade de voo em um dia só por um piloto? Isso é permitido? O que me assustou, foi a quantidade de voos em um dia no qual nem havia acabado, que somente foi finalizado os saltos devido a fatalidade. Imagino então que a média de voos diários deve ser maior ainda que isso...
Sim, é bem comum, já tive final de semana finalizado com 27 decolagens, em Boituva opera 2 Caravan, e o numero de PQD pode passar os 150 assim "num estalo de dedo".
A CBPQ: Confederação Brasileira de Pára-quedismo é centralizada ali, se você for um dia assistir uma área desta é comum ver avião decolando a cada 00:27 min +/- o que é a operação do C208 de solo á solo.
O numero de decolagens não interfere em nada neste acidente, foi um descuido mesmo, ou também não sabemos como foi o deslocamento dos Pqd's no ar, pois para cada movimento de perma e braços você vai para frente,vira,capota, fica de pé,sentado.
Nacionalidade :
Certo comum é, mais e permitido? Pois imagino que em uma quantidade tremenda dessas de ciclos diários, impossível um piloto não ter desgaste, ainda mais pelo tipo de operação, subindo rápido e descendo mais rápido ainda, o desgaste físico deve ser enorme, ainda mais com as forças na qual o corpo do piloto deve sofrer diversas vezes. E lendo mais sobre o assunto em diversos lugares, é mais que comum esse "mergulhão", porém não tem nada de correto nisso(ja por isso a culpa ja esta tendendo para o piloto), vendo dessa forma, demorou para acontecer algo parecido com o que vimos ontem...outra coisa que vi muita gente reportando é aeronave chegar a pousar antes de pqd's no solo, o que é um tremendo absurdo ja que ele tem alguma "responsabilidade" de controle e proteção do espaço no qual está saltando o pessoal certo? Sendo assim só podendo pousar após todos pqd's em solo não?
Abração
Abração
-
Nacionalidade :
Eu tinha um vídeo entre meus favoritos no youtube que infelizmente foi retirado do ar. Este vídeo mostrava os paraquedistas saltando do PC-6 e logo em seguida ele entrava em mergulho. O avião ultrapassava os paraquedistas e pousava muito antes deles chegarem em solo. Quando ele estava ja praticamente cortando o motor na área do pátio que chegavam os primeiros paraquedistas.
Enfim, se é uma prática aceitável ou não eu não sei, mas que ocorre constantemente isto é certo.
Enfim, se é uma prática aceitável ou não eu não sei, mas que ocorre constantemente isto é certo.
Duley- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 14/05/2008
Reputação : 325
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade :
O que aconteceu ai, vamos dizer, vamos considerar ai, não foi fatalidade. É sim uma quebra de normas. Jamais poderia ter acontecido um fato desse, de uma aeronave chocar com paraquedista no ar.
Houve erro de procedimento.
Pessoal, desculpe não responder mais sobre o assunto, mas esta ficando chato e cada vez mais triste, poxa ninguém divulga o paraquedismo quando a coisa tá lá bombando, muita gente bonita, sons, um clima gostoso, etc..
O pessoal gosta mesmo de opinar o esporte quando tem ..... quando tem Morte, e por aí vai.
Isto queima o esporte, é muito ruim para o nosso lado.
Duley, este vídeo que esta se referindo eu sei qual é.
Cada atleta tem um peso, cada equipamento tem um peso, cada atleta tem uma maneira de navegar seu paraquedas após a abertura, geralmente tem navega que dura cerca de 10 minutos, depende muito do paraquedista e o tipo de salto.
Em qual quer lugar do mundo você verá um avião que vai pousar 1º que os Pqd's ou segundos depois que os Pqd's tocarem o solo, pois tem Pqd mais experiente no esporte, e sua navegação é muita rápida devido ao equipamento.
CWB...É comum essa quantidade de voo em um dia só por um piloto? Isso é permitido? O que me assustou, foi a quantidade de voos em um dia no qual nem havia acabado, que somente foi finalizado os saltos devido a fatalidade. Imagino então que a média de voos diários deve ser maior ainda que isso...
Respondendo acima: Sim, é comum um só piloto fazer esta quantidade voos. Isso é permitido? Além de você já ter dito um esclarecimento atrás sobre cansaço, excesso de fadiga,descida e subida a cada 00:30 minutos, isto realmente detona o piloto, eu já fiz 2 decolagens seguidas com o Jorge em Londrina, te confesso que não é nada agradável, eles já estão acostumados, acho que não sentem diferença alguma, até porque estão sempre lançando desta maneira e quantidade e nunca se quer, deu um erro como este.
Depois do acidente, realmente te que ser abortar a atividades.
Grande abraço á todos!!
Aqui tem uma matéria que foi ao ar no JN, tem imagem da asa do avião.
http://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/noticia/2012/07/cinegrafista-amador-registra-pouso-de-paraquedista-apos-acidente-no-ar.html
Algumas correções do vídeo:
O Camera Man fou projetado no Passageiro do Salto Duplo e no Instrutor, e não alunos como mencionaram.
Raul Carvalho - INVESTIGADOR: - Eles colocaram uma velocidade um pouco acima do normal para o salto. " Não existe isto, a partir do momento que o Passageiro e o Instrutor do Salto Duplo saem da aeronave é apenas uma velocidade, até 200Km/H" na posição BOX que é a posição do salto duplo.
Houve erro de procedimento.
Pessoal, desculpe não responder mais sobre o assunto, mas esta ficando chato e cada vez mais triste, poxa ninguém divulga o paraquedismo quando a coisa tá lá bombando, muita gente bonita, sons, um clima gostoso, etc..
O pessoal gosta mesmo de opinar o esporte quando tem ..... quando tem Morte, e por aí vai.
Isto queima o esporte, é muito ruim para o nosso lado.
Duley, este vídeo que esta se referindo eu sei qual é.
Cada atleta tem um peso, cada equipamento tem um peso, cada atleta tem uma maneira de navegar seu paraquedas após a abertura, geralmente tem navega que dura cerca de 10 minutos, depende muito do paraquedista e o tipo de salto.
Em qual quer lugar do mundo você verá um avião que vai pousar 1º que os Pqd's ou segundos depois que os Pqd's tocarem o solo, pois tem Pqd mais experiente no esporte, e sua navegação é muita rápida devido ao equipamento.
CWB...É comum essa quantidade de voo em um dia só por um piloto? Isso é permitido? O que me assustou, foi a quantidade de voos em um dia no qual nem havia acabado, que somente foi finalizado os saltos devido a fatalidade. Imagino então que a média de voos diários deve ser maior ainda que isso...
Respondendo acima: Sim, é comum um só piloto fazer esta quantidade voos. Isso é permitido? Além de você já ter dito um esclarecimento atrás sobre cansaço, excesso de fadiga,descida e subida a cada 00:30 minutos, isto realmente detona o piloto, eu já fiz 2 decolagens seguidas com o Jorge em Londrina, te confesso que não é nada agradável, eles já estão acostumados, acho que não sentem diferença alguma, até porque estão sempre lançando desta maneira e quantidade e nunca se quer, deu um erro como este.
Depois do acidente, realmente te que ser abortar a atividades.
Grande abraço á todos!!
Aqui tem uma matéria que foi ao ar no JN, tem imagem da asa do avião.
http://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/noticia/2012/07/cinegrafista-amador-registra-pouso-de-paraquedista-apos-acidente-no-ar.html
Algumas correções do vídeo:
O Camera Man fou projetado no Passageiro do Salto Duplo e no Instrutor, e não alunos como mencionaram.
Raul Carvalho - INVESTIGADOR: - Eles colocaram uma velocidade um pouco acima do normal para o salto. " Não existe isto, a partir do momento que o Passageiro e o Instrutor do Salto Duplo saem da aeronave é apenas uma velocidade, até 200Km/H" na posição BOX que é a posição do salto duplo.
Nacionalidade :
Tenso o estado da asa. Valeu pelos esclarecimentos!
Abraços
Abraços
-
Nacionalidade :
Mas porque o piloto faz este procedimento doido de mergulhar após os caras saltarem? Se fosse fadiga, preguiça, magina os motoristas de ônibus o dia inteiro pegando e deixando passageiros, após um tempo iam arrancar antes dos passageiros descessem ou entrassem, ia ser um caos.
Acho que no mínimo um fato estranho, porque na minha cabeça, ao saltar de um avião a tendencia é o avião seguir e você ir desacelerando aos poucos, este vídeo parece exatamente bem parecido, mas eu não entendi como o cara salta do avião e depois ver o avião de frente. Você entenderam este vídeo?
Acho que no mínimo um fato estranho, porque na minha cabeça, ao saltar de um avião a tendencia é o avião seguir e você ir desacelerando aos poucos, este vídeo parece exatamente bem parecido, mas eu não entendi como o cara salta do avião e depois ver o avião de frente. Você entenderam este vídeo?
SABACH escreveu:Mas porque o piloto faz este procedimento doido de mergulhar após os caras saltarem? Se fosse fadiga, preguiça, magina os motoristas de ônibus o dia inteiro pegando e deixando passageiros, após um tempo iam arrancar antes dos passageiros descessem ou entrassem, ia ser um caos.
Este mergulho tornou se padrão no esporte, pode ver que em todo o cantinho do mundo vai ter um avião do Skydive mergulhando depois que os paraquedistas saltarem do mesmo.
Esta descida agiliza para o novo lançamento, pois a partir do momento que teve um lançamento lá embaixo já tem um turma para uma nova decolagem, seria muito os minutos perdidos se for fazer uma descida padrão, que é o correto, mas perde-se tempo demais.
O Caravan chega no solo em 02:20 +/- acabou que ficando este mergulho no esporte depois da saída dos Pqd's.
Nacionalidade :
Conteúdo patrocinado
Página 1 de 2 • 1, 2