Angulo de Ataque
+8
flavioSSA
Alvega
Sr. Wonka
Braconi
biazi
Fontenele
andre_sp
renaq
12 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Angulo de Ataque
Pessoal, como funciona o ângulo de ataque?
Ja li vários artigos sobre isso e me veio uma dúvida.
Quanto maior o ângulo de ataque maior a sustentação, mas no ângulo de ataque crítico pode haver um estol. Esse Estol depende da velocidade? Se um avião subir com velocidade em 90° ele só entrará em estol quando acabar a velocidade? O Fluxo de ar consegue passar nas asas normalmente em um Looping por exemplo?
Abraços
Ja li vários artigos sobre isso e me veio uma dúvida.
Quanto maior o ângulo de ataque maior a sustentação, mas no ângulo de ataque crítico pode haver um estol. Esse Estol depende da velocidade? Se um avião subir com velocidade em 90° ele só entrará em estol quando acabar a velocidade? O Fluxo de ar consegue passar nas asas normalmente em um Looping por exemplo?
Abraços
renaq- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 11/12/2009
Reputação : 2
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
andre_sp- Moderador
-
Inscrito em : 26/08/2009
Reputação : 1270
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade :
Re: Angulo de Ataque
André, não conhecia este texto e achei ótimo e cheio de bom humor. Valeu!
Placa mãe: Gigabyte GA-970A-DS3P Processador: AMD FX(tm)-8300 8 Cores Memória Ram: 16 GB DDR3 1333 MHz Disco rígido Western Digital 1 Tb Placa de vídeo: Nvidia 1050 Ti 4096 Gb Monitor: LG 24M38H-B 24" Led Sistema Operacional: Arch Linux Joystick: Logitech Extreme 3D Pro
Fontenele- Coronel
-
Inscrito em : 22/07/2011
Reputação : 234
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Técnico em Informática
Nacionalidade :
Ainda não entendi muito bem.. No caso do avião voar na vertical, qual sera o angulo de ataque das asas? O angulo de ataque só tras efeito quando em baixa velocidade? por exemplo, estou a uma velocidade lenta, puxo o manche pra cima num angulo bem elevado ai o avião entra em estol, mas se eu estiver numa velocidade rapida, nao entrarei em estol, e porque? O fluxo de ar nas asas é mantido e isso da sustentação?
renaq- Segundo-Tenente
-
Nacionalidade :
renaq escreveu:Ainda não entendi muito bem.. No caso do avião voar na vertical, qual sera o angulo de ataque das asas? O angulo de ataque só tras efeito quando em baixa velocidade? por exemplo, estou a uma velocidade lenta, puxo o manche pra cima num angulo bem elevado ai o avião entra em estol, mas se eu estiver numa velocidade rapida, nao entrarei em estol, e porque? O fluxo de ar nas asas é mantido e isso da sustentação?
Não há sustentação num vôo vertical (90°). Não entendi a segunda pergunta. Também há estol em alta velocidade. Chegando em casa pego o livro de Teoria r te explico melhor.
biazi- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 01/10/2011
Reputação : 23
Simulador preferido : X-Plane, FSX
Emprego/lazer : PP Avião
Nacionalidade :
Eu também não entendi bem suas perguntas....
Sem considerar motor , numa trajetória ascendente a 90º para que o avião suba será necessário manter o ângulo de ataque de sustentação nula, caso contrário a componente que antes produziria a sustentação passaria a atuar deslacando o avião horizontalmente impedindo a trajetória de 90°.
Assim que a energia potencial que estava movendo a aeronave acabar, ela teoricamente cai
O coeficiente de sustentação é resultado direto do ângulo de ataque, se tentar voar em um ângulo igual ou maior que o seu critico independente de sua velocidade a sua asa não produzirá sustenteção e sim arrasto.
Pelo ponto de vista de velocidade, você pode contar com a velocidade de estol que vai depender de vários fatores como peso, altitude, carga alar, densidade área da asa e o tal do coeficiente de sustentação.
Também não entendi a ultima questão.
Forçando um ângulo de ataque igual ou maior que o de estol mesmo voando ultra rápido você vai estolar de qualquer jeito....
Foi isto que perguntou por último?
Sem considerar motor , numa trajetória ascendente a 90º para que o avião suba será necessário manter o ângulo de ataque de sustentação nula, caso contrário a componente que antes produziria a sustentação passaria a atuar deslacando o avião horizontalmente impedindo a trajetória de 90°.
Assim que a energia potencial que estava movendo a aeronave acabar, ela teoricamente cai
O coeficiente de sustentação é resultado direto do ângulo de ataque, se tentar voar em um ângulo igual ou maior que o seu critico independente de sua velocidade a sua asa não produzirá sustenteção e sim arrasto.
Pelo ponto de vista de velocidade, você pode contar com a velocidade de estol que vai depender de vários fatores como peso, altitude, carga alar, densidade área da asa e o tal do coeficiente de sustentação.
Também não entendi a ultima questão.
Forçando um ângulo de ataque igual ou maior que o de estol mesmo voando ultra rápido você vai estolar de qualquer jeito....
Foi isto que perguntou por último?
Braconi- Coronel
-
Inscrito em : 15/12/2011
Reputação : 119
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade :
Obrigado galera..
Vou tentar explicar melhor..
Por que o avião com alta velocidade não estola quando voa num ângulo muito alto, por exemplo 90°? E por que um avião com baixa velocidade estola antes de inclinar a 90°?
Basicamente isso, parece simples, mas eu não consigo entender.
Por que o avião com alta velocidade não estola quando voa num ângulo muito alto, por exemplo 90°? E por que um avião com baixa velocidade estola antes de inclinar a 90°?
renaq- Segundo-Tenente
-
Nacionalidade :
Ah...agora entendi!!!
Complicada sua pergunta.... vou explicar.
Complicada sua pergunta.... vou explicar.
Braconi- Coronel
-
Nacionalidade :
renaq escreveu:Obrigado galera..
A velocidade atua duas vezes vezes na fórmula da sustentação V². Pela sua afirmação, não é possível afirmar que um avião não irá estolar num angulo de 90°. Espero que entenda.
biazi- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 01/10/2011
Reputação : 23
Simulador preferido : X-Plane, FSX
Emprego/lazer : PP Avião
Nacionalidade :
Ah...agora entendi!!!
Complicada sua pergunta.... vou tentar explicar.
Estol em uma asa significa perca da capacidade de produzir sustentação que é a sua principal função.
Ângulo de ataque é o ângulo existente entre o vento relativo (que passa pelas asas) e a corda ( uma linha imaginaria que vai do bordo de ataque ao de fuga )
Quando a ângulo de ataque de uma asa ultrapassar um ângulo valor critico entre 16° e 18° (com referencia ao vento relativo) algo bem menor que os 90°, esta asas nãoo vão ser mais capazes de produzir sustentação e dizemos que ocorreu o stall.
O avião do exemplo dos 90° não para de subir pq estola, estol nem entra nesta situação.
Um avião que sobe a 90° pela atmosfera não sobe baseando-se na sustentação produzida pelas asas, diga-se de passagem as asas deste avião estarão com um ângulo de ataque igual a zero ou até mesmo com um valor negativo, o que em voo horizontal seria o mesmo que ângulo de sustentação nula.
O que move estes aviões para cima serão outras forças sozinhas ou em conjunto, (ex. tração do motor e/ou energia cinética ) e haverá uma altitude onde estas forças não possuirão mais energia capazes de vencer o peso, e teoricamente o avião desce , é como se jogarmos objeto qualquer para cima, ele sobe e cai.
Agora um avião em voo horizontal esteja ele lento ou rápido, qualquer tentativa de se forçar o voo com um ângulo de ataque maior que o crítico vai causar o estol.
Tratando o estol de uma forma bem simples, quanto menor sua velocidade menor é a sustentação produzida pelas asas, desta forma você aumenta o ângulo de ataque para produzir mais sustentação, e haverá uma velocidade onde abaixo dela o perfil da asa existente no seu avião não consegue gerar a sustentação mínima igual ao peso do avião e na tentativa de se aumentar este ângulo de ataque para produzir mais sustentação , é ultrapassado este ângulo critico e a asa estola deixando de produzir sustentação.
Desculpe a demora, estou trabalhando
Estol em uma asa significa perca da capacidade de produzir sustentação que é a sua principal função.
Ângulo de ataque é o ângulo existente entre o vento relativo (que passa pelas asas) e a corda ( uma linha imaginaria que vai do bordo de ataque ao de fuga )
Quando a ângulo de ataque de uma asa ultrapassar um ângulo valor critico entre 16° e 18° (com referencia ao vento relativo) algo bem menor que os 90°, esta asas nãoo vão ser mais capazes de produzir sustentação e dizemos que ocorreu o stall.
O avião do exemplo dos 90° não para de subir pq estola, estol nem entra nesta situação.
Um avião que sobe a 90° pela atmosfera não sobe baseando-se na sustentação produzida pelas asas, diga-se de passagem as asas deste avião estarão com um ângulo de ataque igual a zero ou até mesmo com um valor negativo, o que em voo horizontal seria o mesmo que ângulo de sustentação nula.
O que move estes aviões para cima serão outras forças sozinhas ou em conjunto, (ex. tração do motor e/ou energia cinética ) e haverá uma altitude onde estas forças não possuirão mais energia capazes de vencer o peso, e teoricamente o avião desce , é como se jogarmos objeto qualquer para cima, ele sobe e cai.
Agora um avião em voo horizontal esteja ele lento ou rápido, qualquer tentativa de se forçar o voo com um ângulo de ataque maior que o crítico vai causar o estol.
Tratando o estol de uma forma bem simples, quanto menor sua velocidade menor é a sustentação produzida pelas asas, desta forma você aumenta o ângulo de ataque para produzir mais sustentação, e haverá uma velocidade onde abaixo dela o perfil da asa existente no seu avião não consegue gerar a sustentação mínima igual ao peso do avião e na tentativa de se aumentar este ângulo de ataque para produzir mais sustentação , é ultrapassado este ângulo critico e a asa estola deixando de produzir sustentação.
Braconi- Coronel
-
Nacionalidade :
Braconi escreveu:Ah...agora entendi!!!
Não sei não, mas o braconi anda com uma imaginação muito fértil.
Não me levem a mal mas nda a ver estas explicações, segue um material de procedencia para vocês.
http://www.faa.gov/library/manuals/aviation/media/00-80T-80.pdf
Sr. Wonka- Banido
-
Inscrito em : 07/07/2012
Reputação : -19
Emprego/lazer : Copila
Nacionalidade :
Sr. Wonka escreveu:
Não me levem a mal mas nda a ver estas explicações, segue um material de procedencia para vocês.
Prezado Wonka,
Para mim o conteúdo da mensagem esta OK, mas como não sou senhor da verdade e posso cometer erros, tomei a precaução de enviar um alerta para que os moderadores analisem o produto de minha imaginação fértil e removam se necessário para assim evitar que conceitos errôneos sejam difundidos.
Belo link você postou. Este material da nasa já havia sido publicada antes por um piloto profissional que frequenta o fórum.
Percebo que é novo no fórum, então seja benvindo
Braconi- Coronel
-
Nacionalidade :
Braconi escreveu:Sr. Wonka escreveu:
Prezado Wonka,
Para mim o conteúdo da mensagem esta OK, mas como não sou senhor da verdade e posso cometer erros, tomei a precaução de enviar um alerta para que os moderadores analisem o produto de minha imaginação fértil e removam se necessário para assim evitar que conceitos errôneos sejam difundidos.
Belo link você postou. Este material da nasa já havia sido publicada antes por um piloto profissional que frequenta o fórum.
Percebo que é novo no fórum, então seja benvindo
Sr. Wonka- Banido
-
Nacionalidade :
Sr. Wonka, quando diz que o Braconi anda com uma imaginação muito fértil, seria bom explicar o porquê dessa sua afirmação, no mínimo dizendo o que foi que ele postou errado.
Dizer que as explicações dos outros não têm nada a ver, sem justificar, e colocar um link para um documento em inglês com mais de 400 páginas não vai ajudar em nada o membro com a dúvida, além de estar criando um conflito com o outro membro que tentou ajudar.
Dizer que as explicações dos outros não têm nada a ver, sem justificar, e colocar um link para um documento em inglês com mais de 400 páginas não vai ajudar em nada o membro com a dúvida, além de estar criando um conflito com o outro membro que tentou ajudar.
Alvega escreveu:Sr. Wonka, quando diz que o Braconi anda com uma imaginação muito fértil, seria bom explicar o porquê dessa sua afirmação, no mínimo dizendo o que foi que ele postou errado.
Mente fértil por dizer babozeiras que nem sabe o que é...
Eu postei o documento para ele aprender alguma coisa, e deixar de dizer groselha!
Sr. Wonka- Banido
-
Nacionalidade :
Sr. Wonka, este é seu primeiro aviso. (E se depender de mim o último) Se continuar nessa linha de raciocínio sua estadia entre nós será breve. Favor refrear seus comentários desnecessários aos outros usuários. Se tiver algo de útil para comentar, sinta-se a vontade.
flavioSSA- Marechal-do-Ar
-
Inscrito em : 04/09/2009
Reputação : 794
Simulador preferido : MSFS/P3Dv4
Nacionalidade :
Sr. Wonka escreveu:Alvega escreveu:Sr. Wonka, quando diz que o Braconi anda com uma imaginação muito fértil, seria bom explicar o porquê dessa sua afirmação, no mínimo dizendo o que foi que ele postou errado.
Eu postei o documento para ele aprender alguma coisa, e deixar de dizer groselha!
Então Sr. Wonka
Como eu havia dito não vi nada de anormal na minha explicação, mas não significa que ela não esteja aberta a complementos.
Até o momento você não trouxe nenhum elemento técnico ao tópico.
Então acho que você como piloto, eu como DOV e quem mais quiser poderiamos discutir o assunto técnicamente como adultos.
Fica o meu convite a você e todos do fórum.
Tenha um bom domingo Sr. Wonka
Braconi- Coronel
-
Nacionalidade :
Então Sr. Wonka
Como eu havia dito não vi nada de anormal na minha explicação, mas não significa que ela não esteja aberta a complementos.
Até o momento você não trouxe nenhum elemento técnico ao tópico.
Então acho que você como piloto, eu como DOV e quem mais quiser poderiamos discutir o assunto técnicamente como adultos.
Fica o meu convite a você e todos do fórum.
Tenha um bom domingo Sr. Wonka
Desculpe mas não vou discutir com um DOV
Faça um curso de piloto comercial ai depois você volta e a gente conversa, fechado?
Sr. Wonka- Banido
-
Nacionalidade :
Sr. Monka poderia ser menos arrogante em suas postagens. Desculpem o offtopic, mas já estou começando a duvidar da real intenção dele por aqui. Se a 'birra' é com Braconi, note nas postagens anteriores que ele em momento algum lhe faltou com respeito.
-
Inscrito em : 24/03/2011
Reputação : 310
Nacionalidade :
Ainda acha que ele veio pra arrumar encrenca??
Eu tenho certeza!!
Eu tenho certeza!!
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito- Banido
-
Inscrito em : 20/02/2011
Reputação : 447
Nacionalidade :
Sr. Wonka escreveu:
Faça um curso de piloto comercial ai depois você volta e a gente conversa, fechado?
Wonka,
Se o seu objetivo foi me tirar do sério este tempo todo, acho que você falhou!!
Já que você não quer debater o assunto técnico, eu me recuso a brincar de guerrinha de palavras com você.
Sua CHT de PC deve ser de cartolina, não é?
Braconi- Coronel
-
Nacionalidade :
Wonka,
Se o seu objetivo foi me tirar do sério este tempo todo, acho que você falhou!!
Já que você não quer debater o assunto técnico, eu me recuso a brincar de guerrinha de palavras com você.
Sua CHT de PC deve ser de cartolina, não é?
Se é de cartolina ou não, você não tem!!!
Sr. Wonka- Banido
-
Nacionalidade :
Ok, é um moleque. Sugiro manter em sua insignificância e suas ações o levarão ao lugar que merece.
-
Inscrito em : 24/03/2011
Reputação : 310
Nacionalidade :
Ok, tópico temporariamente encerrado. A situação foi levada ao staff para análise.
Edit: Tópico desbloqueado.
Edit: Tópico desbloqueado.
flavioSSA- Marechal-do-Ar
-
Inscrito em : 04/09/2009
Reputação : 794
Simulador preferido : MSFS/P3Dv4
Nacionalidade :
Minha sugestão aos colegas de fórum, entrar no perfil do "cidadão" e o adicionar a lista de ignorados. Dessa forma qualquer mensagem dele no fórum fica oculta. Faço dessa forma pois somente a pontuação negativa não adianta ja que se ele posta algo bom, vão tirando aos poucos o negativo, então esse tipo de gente e pirataria entra na minha lista de ignorados...
Abraços e segue a prosa!
Abraços e segue a prosa!
cwbspotter- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 04/04/2011
Reputação : 249
Nacionalidade :
Página 1 de 2 • 1, 2