[Brasil] Gol reduz até água do banheiro e tamanho do bilhete para economizar
+5
G.Friedrich
alexlimax
rhodesbauer
Bruno Nascimento
cwbspotter
9 participantes
Página 1 de 1
[Brasil] Gol reduz até água do banheiro e tamanho do bilhete para economizar
Gol reduz até água do banheiro e tamanho do bilhete para economizar
Após prejuízo de R$ 751 milhões em 2011, empresa adere a "economia da azeitona"
Uma azeitona a menos na salada, 40 mil dólares a menos na folha de despesas. A história da economia feita pela American Airlines no final dos anos 1980 é tão famosa que ganhou ares de lenda urbana corporativa. Pois a Gol, apósamargar prejuízo de R$ 751 milhões em 2011, anda em busca de suas "azeitonas". Além das medidas mais visíveis – comodemissões cortes de lanches gratuitos e eliminação de voos deficitários– para economizar, a empresa faz ajustes até no tamanho do papel usado para imprimir passagens e na quantidade de água no banheiro dos aviões.
"Quando calculado em escala, levando em conta que a companhia faz 300 mil voos anuais, o impacto dos pequenos ajustes é absurdo", afirma Pedro Scorza, diretor de controle de operações da Gol. "A 'força bruta' já está cuidada, não tem mais conta de um milhão para cortar. Estamos procurando conta de trinta mil", diz – embora o mercado preveja mais demissões neste ano. "Sempre acabamos achando um 'cem milzinho' para economizar em algum lugar", afirma.
- Mais: novo sistema de check-in da Gol reduz atendimento em um minuto
Só para reduzir o consumo de combustível, a empresa definiu 19 iniciativas. Quatro delas já são aplicadas, as outras estão em teste. São coisas como manter a superfície do avião "obsessivamente limpa" – palavras de Scorza – para diminuir o atrito com o ar, calcular com mais precisão o peso de querosene que precisa ser levado em cada trecho, substituir o sistema que alimenta a parte elétrica dos aviões em solo por outro, mais econômico.
No fim, tudo isso mudou uma azeitona – na verdade, um segundo – na queima de combustível. Até o ano passado, um barril de 200 litros de querosene da Gol durava, em média, três minutos e quarenta e cinco segundos. Agora, dura um segundo a mais. A diferença só parece pequena. Os 120 aviões da companhia voam 12 horas em cada jornada. Numa conta rápida, a empresa economizou mais de 20 mil litros de querosene por dia. O cálculo exato, mostrando quantos reais a menos isso representa, deve aparecer no balanço do segundo trimestre, que a empresa divulgará em breve.
Nem a água do banheiro escapou. Até essa "intimidade" das aeronaves agora faz parte das iniciativas para reduzir o peso dos voos – e, consequentemente, o consumo de combustível. Os aviões da Gol têm dois reservatórios de água para atender os lavatórios, cada um com capacidade de 80 litros. Antes, eles voavam sempre cheios. "Mas, em alguns trechos curtos, como a ponte aérea Rio-São Paulo, isso significava peso extra desnecessário", diz Scorza.
O diretor afirma que cada 100 quilos de peso eliminado significam 3,8 quilos a menos de combustível queimados por hora de voo. E combustível, diga-se, é a principal despesa das companhias aéreas – cerca de 40% dos gastos. "A variável mais relevante é o combustível. Qualquer economia que impacte essa área pode ter resultado significativo", diz Cláudia Oshiro, economista que acompanha o setor aéreo na consultoria Tendências. Mas os ajustes também miram outros departamentos.
O passageiro mais atento vai reparar, por exemplo, que o tíquete de passagem ficou menor. "Antes, ele era impresso num papel enorme. Mudamos a diagramação, encurtamos o código de barras e agora a passagem está menor. Para economizar bobinas de papel, mesmo", explica Felipe Sommer, diretor de operações aeroportuárias da companhia. "É mais uma 'azeitona', que só faz sentido quando vista na perspectiva da escala", completa Scorza.
A tripulação que trabalha em voos do final do dia também passou a ser escolhida de olho no balanço financeiro. Quando um avião "dorme" no Rio de Janeiro ou em Porto Alegre, a Gol dá preferência para escalar tripulantes que morem nessas cidades. Assim, eles ficam em casa, não em hotéis. "A economia com hotelaria e alimentação será na casa dos R$ 10,5 milhões neste ano", diz Scorza. Para comparação, apenas com juros sobre empréstimos e financiamentos, a Gol gastou quase 40 vezes esse valor no ano passado.
- Companhias aéreas tiveram perdas de R$ 1,4 bilhão em 2011, diz sindicato
A rotina dos tripulantes acaba afetada de diferentes formas pelas mudanças. Segundo um passageiro recente conta ao iG, um comissário que viajava "de carona" na poltrona ao lado, no trecho São Paulo-Brasília, teve de pagar – assim como os passageiros comuns – pelo lanchinho que pediu.
"Em 2011, as principais companhias aéreas fizeram uma guerra tarifária agressiva, enquanto o preço do combustível subiu bastante. Isso fez muitas terem problemas de balanço", diz Ohara, para explicar alguns fatores que agora levam a Gol a economizar cada centavo. "Mas as tarifas também atraíram um novo público, que antes viajava mais de ônibus. Para esse público, acredito que os pequenos ajustes não signifiquem um prejuízo na imagem da companhia", avalia a economista.
Segundo um diretor da empresa, o balanço do segundo trimestre ainda deve registrar prejuízo. Mas a expectativa é que o seguinte, do terceiro trimestre, possa vir no azul. Isso porque, além de diversas economias terem sido feitas, as férias de julho tornam essa época boa para o setor. Se isso acontecer, será o primeiro trimestre superavitário desde o início de 2011 para a companhia. A comemoração, nesses tempos de prudência, bem poderia ser brindada em copinhos de plástico.
Fonte
Após prejuízo de R$ 751 milhões em 2011, empresa adere a "economia da azeitona"
Uma azeitona a menos na salada, 40 mil dólares a menos na folha de despesas. A história da economia feita pela American Airlines no final dos anos 1980 é tão famosa que ganhou ares de lenda urbana corporativa. Pois a Gol, apósamargar prejuízo de R$ 751 milhões em 2011, anda em busca de suas "azeitonas". Além das medidas mais visíveis – comodemissões cortes de lanches gratuitos e eliminação de voos deficitários– para economizar, a empresa faz ajustes até no tamanho do papel usado para imprimir passagens e na quantidade de água no banheiro dos aviões.
"Quando calculado em escala, levando em conta que a companhia faz 300 mil voos anuais, o impacto dos pequenos ajustes é absurdo", afirma Pedro Scorza, diretor de controle de operações da Gol. "A 'força bruta' já está cuidada, não tem mais conta de um milhão para cortar. Estamos procurando conta de trinta mil", diz – embora o mercado preveja mais demissões neste ano. "Sempre acabamos achando um 'cem milzinho' para economizar em algum lugar", afirma.
- Mais: novo sistema de check-in da Gol reduz atendimento em um minuto
Só para reduzir o consumo de combustível, a empresa definiu 19 iniciativas. Quatro delas já são aplicadas, as outras estão em teste. São coisas como manter a superfície do avião "obsessivamente limpa" – palavras de Scorza – para diminuir o atrito com o ar, calcular com mais precisão o peso de querosene que precisa ser levado em cada trecho, substituir o sistema que alimenta a parte elétrica dos aviões em solo por outro, mais econômico.
No fim, tudo isso mudou uma azeitona – na verdade, um segundo – na queima de combustível. Até o ano passado, um barril de 200 litros de querosene da Gol durava, em média, três minutos e quarenta e cinco segundos. Agora, dura um segundo a mais. A diferença só parece pequena. Os 120 aviões da companhia voam 12 horas em cada jornada. Numa conta rápida, a empresa economizou mais de 20 mil litros de querosene por dia. O cálculo exato, mostrando quantos reais a menos isso representa, deve aparecer no balanço do segundo trimestre, que a empresa divulgará em breve.
Nem a água do banheiro escapou. Até essa "intimidade" das aeronaves agora faz parte das iniciativas para reduzir o peso dos voos – e, consequentemente, o consumo de combustível. Os aviões da Gol têm dois reservatórios de água para atender os lavatórios, cada um com capacidade de 80 litros. Antes, eles voavam sempre cheios. "Mas, em alguns trechos curtos, como a ponte aérea Rio-São Paulo, isso significava peso extra desnecessário", diz Scorza.
O diretor afirma que cada 100 quilos de peso eliminado significam 3,8 quilos a menos de combustível queimados por hora de voo. E combustível, diga-se, é a principal despesa das companhias aéreas – cerca de 40% dos gastos. "A variável mais relevante é o combustível. Qualquer economia que impacte essa área pode ter resultado significativo", diz Cláudia Oshiro, economista que acompanha o setor aéreo na consultoria Tendências. Mas os ajustes também miram outros departamentos.
O passageiro mais atento vai reparar, por exemplo, que o tíquete de passagem ficou menor. "Antes, ele era impresso num papel enorme. Mudamos a diagramação, encurtamos o código de barras e agora a passagem está menor. Para economizar bobinas de papel, mesmo", explica Felipe Sommer, diretor de operações aeroportuárias da companhia. "É mais uma 'azeitona', que só faz sentido quando vista na perspectiva da escala", completa Scorza.
A tripulação que trabalha em voos do final do dia também passou a ser escolhida de olho no balanço financeiro. Quando um avião "dorme" no Rio de Janeiro ou em Porto Alegre, a Gol dá preferência para escalar tripulantes que morem nessas cidades. Assim, eles ficam em casa, não em hotéis. "A economia com hotelaria e alimentação será na casa dos R$ 10,5 milhões neste ano", diz Scorza. Para comparação, apenas com juros sobre empréstimos e financiamentos, a Gol gastou quase 40 vezes esse valor no ano passado.
- Companhias aéreas tiveram perdas de R$ 1,4 bilhão em 2011, diz sindicato
A rotina dos tripulantes acaba afetada de diferentes formas pelas mudanças. Segundo um passageiro recente conta ao iG, um comissário que viajava "de carona" na poltrona ao lado, no trecho São Paulo-Brasília, teve de pagar – assim como os passageiros comuns – pelo lanchinho que pediu.
"Em 2011, as principais companhias aéreas fizeram uma guerra tarifária agressiva, enquanto o preço do combustível subiu bastante. Isso fez muitas terem problemas de balanço", diz Ohara, para explicar alguns fatores que agora levam a Gol a economizar cada centavo. "Mas as tarifas também atraíram um novo público, que antes viajava mais de ônibus. Para esse público, acredito que os pequenos ajustes não signifiquem um prejuízo na imagem da companhia", avalia a economista.
Segundo um diretor da empresa, o balanço do segundo trimestre ainda deve registrar prejuízo. Mas a expectativa é que o seguinte, do terceiro trimestre, possa vir no azul. Isso porque, além de diversas economias terem sido feitas, as férias de julho tornam essa época boa para o setor. Se isso acontecer, será o primeiro trimestre superavitário desde o início de 2011 para a companhia. A comemoração, nesses tempos de prudência, bem poderia ser brindada em copinhos de plástico.
Fonte
cwbspotter- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Gol reduz até água do banheiro e tamanho do bilhete para economizar
Eu fiz questão de não ler toda esta matéria, só pelo título já me deu desgosto, vai falir esta CIA, só pode.
_________________
Lembre-se sempre que você pilota com a cabeça e não com as mãos.
Bruno Nascimento- Banido
-
Inscrito em : 30/10/2011
Mensagens : 2949
Reputação : 97
Idade : 37
Simulador preferido : FS9
Emprego/lazer : ME - Paraquedista - FS2004
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Gol reduz até água do banheiro e tamanho do bilhete para economizar
É, o título é tendêncioso, mas a matéria até que ta bem escrita.Bruno Nascimento escreveu:Eu fiz questão de não ler toda esta matéria, só pelo título já me deu desgosto, vai falir esta CIA, só pode.
Explica o porque que essas ações causam sim, impacto positivo na economia.
Acho que a Gol está certa, antes reduzir o tamanho do papel e a quantidade de água no banheiro do que demitir mais gente do que eles já estão demitindo...
_________________
Apenas minha opinião de bosta...
Re: [Brasil] Gol reduz até água do banheiro e tamanho do bilhete para economizar
Bruno Nascimento escreveu:Eu fiz questão de não ler toda esta matéria, só pelo título já me deu desgosto, vai falir esta CIA, só pode.
Não vejo "isto" de falir,só está passando por "apertos"!
_________________
off
alexlimax- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 02/10/2011
Mensagens : 624
Reputação : 20
Idade : 28
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Gol reduz até água do banheiro e tamanho do bilhete para economizar
Nova medida de economia de combustivel:
- Cortar os motores assim que for atingida altitude de cruzeiro, só religar a 1.000 pés do chão.
Só tá faltando isso, estava conversando com meu padrinho que é economista ele falou que realmente existe uma crise, porem o problema aqui do Brasil é que a empresas estão acostumadas com gordas margens de lucro, quando estas margens afinam um pouco, é este desespero, não sei se é o caso do setor aéreo.
- Cortar os motores assim que for atingida altitude de cruzeiro, só religar a 1.000 pés do chão.
Só tá faltando isso, estava conversando com meu padrinho que é economista ele falou que realmente existe uma crise, porem o problema aqui do Brasil é que a empresas estão acostumadas com gordas margens de lucro, quando estas margens afinam um pouco, é este desespero, não sei se é o caso do setor aéreo.
_________________
A única situação em que se tem excesso de combustível, é quando se tem um incêndio a bordo.
G.Friedrich- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 01/03/2011
Mensagens : 850
Reputação : 19
Idade : 41
Emprego/lazer : Oficial do Exercito Brasileiro
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Gol reduz até água do banheiro e tamanho do bilhete para economizar
G.Friedrich escreveu:Nova medida de economia de combustivel:
- Cortar os motores assim que for atingida altitude de cruzeiro, só religar a 1.000 pés do chão.
Só tá faltando isso, estava conversando com meu padrinho que é economista ele falou que realmente existe uma crise, porem o problema aqui do Brasil é que a empresas estão acostumadas com gordas margens de lucro, quando estas margens afinam um pouco, é este desespero, não sei se é o caso do setor aéreo.
Se tivesse lucro, mesmo que pequeno acho que não teriam medidas tão drásticas.
A GOL tem acumulado prejuizo real faz mais de um ano, se eles não fizerem algo, irão para o mesmo caminho da Varig, Vasp, Transbrasil...
_________________
Apenas minha opinião de bosta...
Re: [Brasil] Gol reduz até água do banheiro e tamanho do bilhete para economizar
Só ninguém tocou num ponto importante. A pressão sobre os pilotos para economia de combustível deve estar pior do que nunca. Ou seja, nada de esperas ou arremetidas. E a segurança...
Espero estar errado!
Espero estar errado!
Re: [Brasil] Gol reduz até água do banheiro e tamanho do bilhete para economizar
Amengol escreveu:Só ninguém tocou num ponto importante. A pressão sobre os pilotos para economia de combustível deve estar pior do que nunca. Ou seja, nada de esperas ou arremetidas. E a segurança...
Espero estar errado!
Pior que é mesmo
_________________
off
alexlimax- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 02/10/2011
Mensagens : 624
Reputação : 20
Idade : 28
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Gol reduz até água do banheiro e tamanho do bilhete para economizar
Estou vendo que o destino da GOL pode ser pior do que parece...
_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito- Banido
-
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Gol reduz até água do banheiro e tamanho do bilhete para economizar
O governo poderia dar uma ajuda, sei lá, reduzir o imposto do querosene, com isso as passagens ate reduziriam o preço e estimulava o turismo interno, porem acho que não é interessante, só interessa vender carro e linha branca.
Última edição por G.Friedrich em Qua 27 Jun 2012, 14:23, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correção de uma palavra.)
_________________
A única situação em que se tem excesso de combustível, é quando se tem um incêndio a bordo.
G.Friedrich- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 01/03/2011
Mensagens : 850
Reputação : 19
Idade : 41
Emprego/lazer : Oficial do Exercito Brasileiro
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Gol reduz até água do banheiro e tamanho do bilhete para economizar
Eu sempre fui a favor de reduções por coisas que não afetam em absolutamente nada no serviço principal: transportar passageiros em segurança.
Se eu tivesse a minha companhia aérea, minha linha seria igual a da Ryanair. Nada de mimimis e preços lá no chão. Quer um banquete, uma sala de estar pra suas pernas e champagne num voo de 45 minutos? Pague para isso.
A Gol tem buscado estas medidas pra diminuir suas despesas, que são grandes. E não nos resta dúvidas que eles estão em apuros. E estão assim desde que adquiriram a VRG Linhas Aereas. Foi um erro ao fazer essa aquisição e estão pagando até hoje.
Agora, não podemos confundir e repudiar estas medidas. Não acredito que a segurança esteja sendo deixada de lado por conta de pressões. E a empresa está rumo a falência sim, basta continuar agindo do jeito que estava. As medidas objetivam exatamente o contrário: mudar pra retomar o fôlego.
O Rhodes tocou num ponto importante. As pessoas são mantidas. E como já disse, se for para a boa saúde financeira da empresa, tem o meu apoio.
Se eu tivesse a minha companhia aérea, minha linha seria igual a da Ryanair. Nada de mimimis e preços lá no chão. Quer um banquete, uma sala de estar pra suas pernas e champagne num voo de 45 minutos? Pague para isso.
A Gol tem buscado estas medidas pra diminuir suas despesas, que são grandes. E não nos resta dúvidas que eles estão em apuros. E estão assim desde que adquiriram a VRG Linhas Aereas. Foi um erro ao fazer essa aquisição e estão pagando até hoje.
Agora, não podemos confundir e repudiar estas medidas. Não acredito que a segurança esteja sendo deixada de lado por conta de pressões. E a empresa está rumo a falência sim, basta continuar agindo do jeito que estava. As medidas objetivam exatamente o contrário: mudar pra retomar o fôlego.
O Rhodes tocou num ponto importante. As pessoas são mantidas. E como já disse, se for para a boa saúde financeira da empresa, tem o meu apoio.
_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3968
Reputação : 325
Idade : 38
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Gol reduz até água do banheiro e tamanho do bilhete para economizar
Acho que já contei essa aqui, um amigo que trabalha na Azul como copila me disse que eles taxiam com um motor só tanto na saída quanto na chegada e que não se usa autobrake em aeroportos com pista razoável (mais de 1800m) por exemplo. E o reverso também é usado só "um tiquinho", justamente pra economizar freios e combustível.
Decolagem: aciona 1o motor no pushback, taxia com 1 só, entrou na ultima taxiway antes da pista, liga o 2o motor e decola.
Pouso: reverso mínimo, freio no pé mesmo (sem autobrake) e utilização total da pista se for preciso. Assim que atingir 20kts, corta um dos motores e vai assim até a parada.
Nesse vídeo inclusive dá pra ver uma aproximação sem o autobrake.
https://www.youtube.com/watch?v=gCw37wU2Wsc
Decolagem: aciona 1o motor no pushback, taxia com 1 só, entrou na ultima taxiway antes da pista, liga o 2o motor e decola.
Pouso: reverso mínimo, freio no pé mesmo (sem autobrake) e utilização total da pista se for preciso. Assim que atingir 20kts, corta um dos motores e vai assim até a parada.
Nesse vídeo inclusive dá pra ver uma aproximação sem o autobrake.
https://www.youtube.com/watch?v=gCw37wU2Wsc
henriquesteppan- Major
-
Inscrito em : 26/10/2011
Mensagens : 437
Reputação : 27
Idade : 41
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Administrador de Sistemas / Músico
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Gol reduz até água do banheiro e tamanho do bilhete para economizar
Essa do brake eu não conhecia, mais de não usar reverso ja faz mais de anos que fazem essa prática inteligente ao meu ponto de vista. Para mim isso sim é um planejamento! Essa de corte de motor e taxi com um só para mim é novidade, desconhecia...a não ser ATR "hotel mode".
Abraços
Abraços
cwbspotter- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Gol reduz até água do banheiro e tamanho do bilhete para economizar
Na verdade essa do motor eu acho que é migué.
Vi 2 videos, ambos sem autobrake (confirmando a informação), porém nenhum motor foi cortado no taxi.
Vi 2 videos, ambos sem autobrake (confirmando a informação), porém nenhum motor foi cortado no taxi.
henriquesteppan- Major
-
Inscrito em : 26/10/2011
Mensagens : 437
Reputação : 27
Idade : 41
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Administrador de Sistemas / Músico
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Gol reduz até água do banheiro e tamanho do bilhete para economizar
Nos EUA quase todas cias fazem taxi com apenas um motor antes da decolagem. Especialmente quando operam em aeroportos maiores, que o táxi leva uma eternidade.
Na Europa, a grande maioria dos aeroportos é proibido o uso dos reversos.
Estão ai mais práticas que não afetam em nada a segurança do voo e gera economias interessantes para as empresas.
Na Europa, a grande maioria dos aeroportos é proibido o uso dos reversos.
Estão ai mais práticas que não afetam em nada a segurança do voo e gera economias interessantes para as empresas.
_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3968
Reputação : 325
Idade : 38
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Gol reduz até água do banheiro e tamanho do bilhete para economizar
Só uma dúvida rápida, o fato de usar só um motor no taxi não faz com que o motor utilizado seja mais exigido? com maior gasto de combustível e de peças?
Será que o ganho compensa?
Bem, deve compensar já que muitas empresas usam, mas não aumenta o risco?
Pergunto porque a consequência é em um mesmo avião um motor tem, sei lá, 150 hrs de vôo e o outro 125 hrs...
Será que o ganho compensa?
Bem, deve compensar já que muitas empresas usam, mas não aumenta o risco?
Pergunto porque a consequência é em um mesmo avião um motor tem, sei lá, 150 hrs de vôo e o outro 125 hrs...
_________________
Apenas minha opinião de bosta...
Conteúdo patrocinado
Tópicos semelhantes
» [Brasil]Aeronáutica vai otimizar rotas para economizar tempo de voo.
» [Brasil] TAM reduz de 4 para 3 número de comissários em aeronaves
» [Brasil] Preço de passagem de avião muda a cada minuto; veja 10 dicas para economizar
» [Brasil] Preço de passagem de avião muda a cada minuto; veja 10 dicas para economizar
» [Brasil] Brasília: novo sistema para abastecimento de água
» [Brasil] TAM reduz de 4 para 3 número de comissários em aeronaves
» [Brasil] Preço de passagem de avião muda a cada minuto; veja 10 dicas para economizar
» [Brasil] Preço de passagem de avião muda a cada minuto; veja 10 dicas para economizar
» [Brasil] Brasília: novo sistema para abastecimento de água
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos