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Mensagem por Nivaldo Ter 26 Jun 2012, 10:35

Olá pessoal do fórun, sou novato no Fsx e no fórun, estou fazendo a transição de aeronaves à hélice (cessna e beach), para as de turbinas (learjet).... eu consigo decolar, fazer a navegação e procedimentos de pouso, porém não estou conseguindo desacelerar depois de tocar o solo, alguém pode me dar umas dicas ? desde já agradeço as resposta.
Obs.: eu uso o teclado, pois ainda não tenho o joistick.
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Mensagem por alexlimax Ter 26 Jun 2012, 10:40

Vamos lá....

Não esquece de desligar o autothrottle!
F1 Deixa o Throttle em Low
F2 aciona o reverso!

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Mensagem por Nivaldo Ter 26 Jun 2012, 10:45

olá alex, eu faço isso... aciono o reverso e os spoilers, mesmo assim sempre ultrapasso a pista...
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Mensagem por Bruno Nascimento Ter 26 Jun 2012, 10:49

Olá Nivaldo, seja Welcome o fórum!

Alem das citações informado acima pelo nosso amigo, eu lhe pergunto em que velocidade esta fazendo suas APP ?

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Mensagem por Franham Ter 26 Jun 2012, 11:12

Welcome
Calcule também o combustível necessário para não chegar muito pesado ao destino.

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Mensagem por Braconi Ter 26 Jun 2012, 11:14

Especifique o addon que você simula o qual lear é simulado.

Se você esta varando a pista mesmo aplicando freios e reverso, podem ser diversos fatores que imperam em qualquer avião principalmente os de alta performance e pesados , exemplo:

O comprimento da pista pode estar bem abaixo do minimo necessário, o que será potencializado na mesma proporção que o seu peso e a velocidade e altura que voce cruza a cabaceira.

Seu anti skid poder estar off e qquando voce aciona os freios mesmo que seja atraves de eixo ao atingir a pressoes mais altas e a maxima suas rodas vao travar e voce vai perder muito sua capacidade de frenagem.

O spoiler tambem é fundamental para atenuar o desempenho dos seus freios... estao sendo aplicados manualmente ou programados para atuar ?
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Mensagem por rhodesbauer Ter 26 Jun 2012, 12:02

Corajoso você de simular só com teclado...

Bem, para parar o learjet você tem que garantir que o Auto Throtle está desligado, do contrário ele vai continuar acelerando o avião independente de você segurar o F2 pressionado.
Aplicar spoiler e manter o freio pressionado.
se isso não parar o avião no curso ou você está tentando aterrissar em uma pista muito curta ou você está fazendo sua aproximação muito rápido.

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Mensagem por alexlimax Ter 26 Jun 2012, 12:03

rhodesbauer escreveu:Corajoso você de simular só com teclado...

Bem, para parar o learjet você tem que garantir que o Auto Throtle está desligado, do contrário ele vai continuar acelerando o avião independente de você segurar o F2 pressionado.
Aplicar spoiler e manter o freio pressionado.
se isso não parar o avião no curso ou você está tentando aterrissar em uma pista muito curta ou você está fazendo sua aproximação muito rápido.

Foi isso que eu quis dizer assobiar

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Mensagem por Nivaldo Ter 26 Jun 2012, 12:07

Bruno Nascimento escreveu:Olá Nivaldo, seja Welcome o fórum!

Alem das citações informado acima pelo nosso amigo, eu lhe pergunto em que velocidade esta fazendo suas APP ?

faço a app a 160 kn de velocidade, é o recomendado nas referencias da aeronave.
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Mensagem por Nivaldo Ter 26 Jun 2012, 12:11

rhodesbauer escreveu:Corajoso você de simular só com teclado...

Bem, para parar o learjet você tem que garantir que o Auto Throtle está desligado, do contrário ele vai continuar acelerando o avião independente de você segurar o F2 pressionado.
Aplicar spoiler e manter o freio pressionado.
se isso não parar o avião no curso ou você está tentando aterrissar em uma pista muito curta ou você está fazendo sua aproximação muito rápido.

obrigado pelas dicas...
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Mensagem por Nivaldo Ter 26 Jun 2012, 12:13

rhodesbauer escreveu:Corajoso você de simular só com teclado...

Bem, para parar o learjet você tem que garantir que o Auto Throtle está desligado, do contrário ele vai continuar acelerando o avião independente de você segurar o F2 pressionado.
Aplicar spoiler e manter o freio pressionado.
se isso não parar o avião no curso ou você está tentando aterrissar em uma pista muito curta ou você está fazendo sua aproximação muito rápido.

por enquanto só tenho o teclado, como disse ainda estou começando no mundo da aviação virtual...
mas obrigado pelas dicas.
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Mensagem por Nivaldo Ter 26 Jun 2012, 12:16

Braconi escreveu:Especifique o addon que você simula o qual lear é simulado.

Se você esta varando a pista mesmo aplicando freios e reverso, podem ser diversos fatores que imperam em qualquer avião principalmente os de alta performance e pesados , exemplo:

O comprimento da pista pode estar bem abaixo do minimo necessário, o que será potencializado na mesma proporção que o seu peso e a velocidade e altura que voce cruza a cabaceira.

Seu anti skid poder estar off e qquando voce aciona os freios mesmo que seja atraves de eixo ao atingir a pressoes mais altas e a maxima suas rodas vao travar e voce vai perder muito sua capacidade de frenagem.

O spoiler tambem é fundamental para atenuar o desempenho dos seus freios... estao sendo aplicados manualmente ou programados para atuar ?

uso o básico do Fsx, a aeronave é o learjet 45 e sempre faço a aproximação a 160 kn que é a recomendação pra manter o glide slop.
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Mensagem por andre_sp Ter 26 Jun 2012, 13:00

Olá Nivaldo, seja Welcome

Favor ler as regras: https://www.voovirtual.com/t122-regras-do-forum

Em especial:

6. Não é permitido Flood nem Spam. Caso a sua mensagem seja a última do tópico e queira acrescentar ou alterar alguma coisa antes de terem passado 24 horas de ter colocado o post, use o botão "edit" para editar o post em vez de criar um novo. Use também o botão "Multi-citação" caso queira citar várias mensagens, evitando assim o flood.

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Mensagem por Mauro Gerardo Ter 26 Jun 2012, 13:12

Muito rápido cara, até nas missões a velocidade do Learjet 45 na final recomendada é de 130 no máximo thumbsup
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Mensagem por Bruno Nascimento Ter 26 Jun 2012, 13:17

Nivaldo escreveu:
Bruno Nascimento escreveu:Olá Nivaldo, seja Welcome o fórum!

Alem das citações informado acima pelo nosso amigo, eu lhe pergunto em que velocidade esta fazendo suas APP ?

faço a app a 160 kn de velocidade, é o recomendado nas referencias da aeronave.

Eu não conheço muito sobre o aparelho, mas acho que 160 esta um pouco rápido, aí também envolve a questão de comprimento de pista que esta usando em seus pousos. thumbsup

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Mensagem por danielsantana Ter 26 Jun 2012, 13:26

160kt não ta rapido não? quando voo com ele, em 150kt coloco full flaps, e geralmente a 130 e ou 140kt ele toca suave na pista.

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Mensagem por Bruno Nascimento Ter 26 Jun 2012, 13:30

Complementando: Voos pelo "teclado" é triste também. hmmm
Dificulta bastante na simulação, praticamente que impossível voar nele.

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Mensagem por Braconi Qua 27 Jun 2012, 10:34

Nivaldo escreveu:
uso o básico do Fsx, a aeronave é o learjet 45 e sempre faço a aproximação a 160 kn que é a recomendação pra manter o glide slop.

Quanto as velocidades empregadas em cada fase especifica ao decorrer da aproximação não da para saber sem que tenhamos a carta, só que para fins exclusivos do pouso que você precisa se atentar, pois grandes velocidades vão alongar muito o pouso e dai você não vai parar nos limites da pista.

Não obstante tudo que eu e nossos amigos comentamos aqui nos outros posts, as altas velocidades que você vem cruzando a cabeceira estão contribuindo de fato com isso.

Neste aspecto de peso e pista, eu anotei aqui dois exemplos para o lear45 em duas condições extremas considerando a maior temperatura das tabelas para uma pista ao nível do mar e outra com altitude pressão de 10.000ft em ambos os casos para o peso de 8709kg que por sinal é o máximo estrutural de pouso, pista seca, vento calmo, 0% slope, autospoiler, anti-skid on e sem considerar o uso de reverso.


Pouso ao nível do mar com temp. de 40°C Vref 123 kias a pista precisaria ser igual ou maior a 1.445mts já com a margem.
Pouso 10.000ft com temp. de 30°C Vref 124 kias a pista precisaria ser igual ou maior a 2.027mts já com a margem.

Veja você agora no primeiro exemplo ao nível do mar com a mesma temperatura se você estiver com 6.350kg a distância que você precisa parar parar totalmente a avião cai para 698 mts, e a Vref para 106kt...sendo assim a pista precisaria ter no minimo 1.163mts com a margem.

Espero ter lhe transmitido uma visão bem básica (bastante periférica) apenas para você visualizar mentalmente este aspecto das distancias e velocidades.

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Mensagem por Roberto Rivelino Qua 27 Jun 2012, 15:25

Olá Gente! Sou novo aqui no VV! Então Nivaldo, você está fazendo a aproximacão um pouco rapido, o ideal seria ser feita em 120 no maximo 130 nos. Usando os Flaps no maximo e com potencia em 50% (isso e para manter uma boa velocidade de decida e fazer um toque suave). Assim que fizer o toque use os freios aerodinamicos e reverso. Lembre-se tambem de pressionar os freios do mesmo. Espero ter ajudado, abracos!

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Mensagem por andre_sp Qua 27 Jun 2012, 16:42

Seja Welcome Roberto Rivelino

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Mensagem por Roberto Rivelino Sex 29 Jun 2012, 11:54

Valeu andre_sp!

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Mensagem por Barites Sex 29 Jun 2012, 16:14

Faça o calculo da Vref que muito simples.
exemplo no caso B737. peso 40t x 3= 120 - 1 = vapp 119. full flaps
essa seria a velocidade media para pouso.

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Mensagem por CARLOS TAVARES BH Sex 12 Jan 2018, 00:49

Olá pessoal, sou novo aqui, mas acho que posso ajudar também.

Aconteceu a mesma coisa comigo, Learjet 45 varando a pista mesmo com todos os procedimentos de aproximação perfeitos.

O problema é que eu não desligava o Auto Throtle e, como o colega bem disse, a aeronave continua acelerando.

Ou seja, basta desligar o Auto Throtle.

E nas instruções são claras as informações de pouso, 140 nós, flap 20.


Abraço a todos e bom voo.

CARLOS TAVARES BH
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Mensagem por Edenio Rodrigues Sex 12 Jan 2018, 11:28

CARLOS TAVARES BH escreveu:Olá pessoal, sou novo aqui, mas acho que posso ajudar também.

Aconteceu a mesma coisa comigo, Learjet 45 varando a pista mesmo com todos os procedimentos de aproximação perfeitos.

O problema é que eu não desligava o Auto Throtle e, como o colega bem disse, a aeronave continua acelerando.

Ou seja, basta desligar o Auto Throtle.

E nas instruções são claras as informações de pouso, 140 nós, flap 20.  


Abraço a todos e bom voo.
Olá Carlos, bom dia amigo e bem vindo seja thumbsup
Começou bem, pesquisando e desenterrando tópicos antigos. Mas que são atuais.

Muito obrigado pela colaboração e aceite seu primeiro pontinho. Smile ,  abraços

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Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
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