Siglas aeronauticas
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Siglas aeronauticas
Segue algumas das siglas aeronauticas, devem ser ultil para alguns.
- Velocidade calibrada - CAS = "calibrated airspeed" - significa a velocidade indicada de uma aeronave corrigida dos erros de posição e do instrumento. Ao nível do mar, em condições atmosféricas ISA, a velocidade calibrada é igual à velocidade verdadeira.
- Velocidade de subida inicial - referindo-se a aeronaves de asa rotativa, significa a velocidade de referência que resulta em uma trajetória de vôo dentro do envelope altura/velocidade durante a subida inicial.
- Velocidade de decisão na decolagem - V1- velocidade na qual, se o piloto acionar o primeiro dispositivo de desaceleração, o avião pode ser parada dentro da distância da aceleração e parada. Alternativamente, se a decolagem for continuada além dessa velocidade, com o motor crítico falhando na VEF, o avião pode atingir a altura requerida acima da pista dentro da distância de decolagem.
- Velocidade de flape baixado - VFE = “maximum flap extended speed” - significa a maior velocidade permissível com os flapes de asa baixados em uma determinada posição.
- Velocidade de operação do trem – VLO = “maximum landing gear operating speed” - significa a velocidade máxima na qual o trem de pouso pode ser baixado ou recolhido com segurança.
- Velocidade de referência do pouso – VREF = “reference landing speed” - significa a velocidade de um avião, em uma específica configuração de pouso, no ponto da descida em que cruza a altura de 50 pés na determinação de distâncias de pouso.
- Velocidade de trem baixado - VLE = “maximum landing gear extended speed” - significa a velocidade máxima na qual uma aeronave pode ser voada com segurança com o trem de pouso na posição baixada.
- Velocidade equivalente - EAS = "equivalente airspeed" - significa a velocidade calibrada de uma aeronave corrigida dos efeitos de compressibilidade adiabática para uma particular altitude. A velocidade equivalente é igual à velocidade calibrada, em atmosfera padrão ao nível do mar.
- Velocidade final de decolagem – VFTO = “final takeoff speed” - significa a velocidade de um avião existente ao fim da trajetória de decolagem na configuração de rota com um motor inoperante
- Velocidade indicada – IAS = "indicated airspeed" - significa a velocidade de uma aeronave como mostrada pelo seu sistema pitot/estático de indicação de velocidade, calibrado para indicar o fluxo compressível adiabático de atmosfera padrão ao nível do mar, sem correções para os erros do sistema. Em outras palavras, é a velocidade lida diretamente no velocímetro do avião.
- Velocidade de segurança de decolagem - V2 - significa uma velocidade de referência, obtida após a saída do solo, na qual o desempenho de subida com um motor inoperante pode ser conseguido.
- Velocidade verdadeira - TAS = "true airspeed" - significa a velocidade da aeronave em relação ao ar não perturbado. A velocidade ) ½.o/verdadeira é igual à velocidade equivalente multiplicada por (
M - significa número MACH.
VA = velocidade de manobra de projeto – “design maneuvering speed”.
VB = velocidade para intensidade máxima de rajada de projeto – “design speed for maximum gust intensity”.
VC = velocidade de cruzeiro de projeto – “design cruising speed”.
VD = velocidade máxima de mergulho de projeto – “design dive speed”.
VDF / MDF = velocidade de mergulho demonstrada em vôo – “demonstrated flight diving speed”.
VEF = velocidade na qual se assume a falha do motor crítico na decolagem.
VF = velocidade com flapes baixados de projeto – “design flap speed”.
VFC / MFC = velocidade máxima para características de estabilidade – “maximum speed for stability characteristics”.
VH = velocidade máxima em vôo nivelado com potência máxima contínua – “maximum speed in level flight with maximum continuous power”.
VLOF = velocidade de saída do solo – “lift-off speed”.
VMC = velocidade mínima de controle com motor crítico inoperante – “minimum control speed with critical engine inoperative”.
VMO / MMO = velocidade limite máxima em operação – “maximum operating limit speed”.
VMU = velocidade mínima de decolagem abusiva – “minimum unstick speed”.
VNE = velocidade nunca a ser excedida – “never-exceed speed”
VNO = velocidade máxima estrutural de cruzeiro – “maximum structural cruising speed”.
VR = velocidade de rotação – “rotation speed”.
VS = velocidade de estol ou velocidade mínima de vôo estável, na qual o avião é controlável.
VSO = velocidade de estol na configuração de pouso ou velocidade mínima de vôo estável, na configuração de pouso, na qual o avião é controlável.
VS1 = velocidade de estol ou menor velocidade de vôo estável obtida em uma determinada configuração.
VTOSS = velocidade segura de decolagem para aeronaves de asa rotativa categoria A (ou classe 1 da OACI) (a menor velocidade na qual uma subida pode ser obtida com o motor crítico inoperante e os demais motores operando dentro dos limites operacionais aprovados).
VX = velocidade para melhor ângulo de subida.
VY = velocidade para melhor razão de subida.
V2min= velocidade segura mínima de decolagem.
- Velocidade calibrada - CAS = "calibrated airspeed" - significa a velocidade indicada de uma aeronave corrigida dos erros de posição e do instrumento. Ao nível do mar, em condições atmosféricas ISA, a velocidade calibrada é igual à velocidade verdadeira.
- Velocidade de subida inicial - referindo-se a aeronaves de asa rotativa, significa a velocidade de referência que resulta em uma trajetória de vôo dentro do envelope altura/velocidade durante a subida inicial.
- Velocidade de decisão na decolagem - V1- velocidade na qual, se o piloto acionar o primeiro dispositivo de desaceleração, o avião pode ser parada dentro da distância da aceleração e parada. Alternativamente, se a decolagem for continuada além dessa velocidade, com o motor crítico falhando na VEF, o avião pode atingir a altura requerida acima da pista dentro da distância de decolagem.
- Velocidade de flape baixado - VFE = “maximum flap extended speed” - significa a maior velocidade permissível com os flapes de asa baixados em uma determinada posição.
- Velocidade de operação do trem – VLO = “maximum landing gear operating speed” - significa a velocidade máxima na qual o trem de pouso pode ser baixado ou recolhido com segurança.
- Velocidade de referência do pouso – VREF = “reference landing speed” - significa a velocidade de um avião, em uma específica configuração de pouso, no ponto da descida em que cruza a altura de 50 pés na determinação de distâncias de pouso.
- Velocidade de trem baixado - VLE = “maximum landing gear extended speed” - significa a velocidade máxima na qual uma aeronave pode ser voada com segurança com o trem de pouso na posição baixada.
- Velocidade equivalente - EAS = "equivalente airspeed" - significa a velocidade calibrada de uma aeronave corrigida dos efeitos de compressibilidade adiabática para uma particular altitude. A velocidade equivalente é igual à velocidade calibrada, em atmosfera padrão ao nível do mar.
- Velocidade final de decolagem – VFTO = “final takeoff speed” - significa a velocidade de um avião existente ao fim da trajetória de decolagem na configuração de rota com um motor inoperante
- Velocidade indicada – IAS = "indicated airspeed" - significa a velocidade de uma aeronave como mostrada pelo seu sistema pitot/estático de indicação de velocidade, calibrado para indicar o fluxo compressível adiabático de atmosfera padrão ao nível do mar, sem correções para os erros do sistema. Em outras palavras, é a velocidade lida diretamente no velocímetro do avião.
- Velocidade de segurança de decolagem - V2 - significa uma velocidade de referência, obtida após a saída do solo, na qual o desempenho de subida com um motor inoperante pode ser conseguido.
- Velocidade verdadeira - TAS = "true airspeed" - significa a velocidade da aeronave em relação ao ar não perturbado. A velocidade ) ½.o/verdadeira é igual à velocidade equivalente multiplicada por (
M - significa número MACH.
VA = velocidade de manobra de projeto – “design maneuvering speed”.
VB = velocidade para intensidade máxima de rajada de projeto – “design speed for maximum gust intensity”.
VC = velocidade de cruzeiro de projeto – “design cruising speed”.
VD = velocidade máxima de mergulho de projeto – “design dive speed”.
VDF / MDF = velocidade de mergulho demonstrada em vôo – “demonstrated flight diving speed”.
VEF = velocidade na qual se assume a falha do motor crítico na decolagem.
VF = velocidade com flapes baixados de projeto – “design flap speed”.
VFC / MFC = velocidade máxima para características de estabilidade – “maximum speed for stability characteristics”.
VH = velocidade máxima em vôo nivelado com potência máxima contínua – “maximum speed in level flight with maximum continuous power”.
VLOF = velocidade de saída do solo – “lift-off speed”.
VMC = velocidade mínima de controle com motor crítico inoperante – “minimum control speed with critical engine inoperative”.
VMO / MMO = velocidade limite máxima em operação – “maximum operating limit speed”.
VMU = velocidade mínima de decolagem abusiva – “minimum unstick speed”.
VNE = velocidade nunca a ser excedida – “never-exceed speed”
VNO = velocidade máxima estrutural de cruzeiro – “maximum structural cruising speed”.
VR = velocidade de rotação – “rotation speed”.
VS = velocidade de estol ou velocidade mínima de vôo estável, na qual o avião é controlável.
VSO = velocidade de estol na configuração de pouso ou velocidade mínima de vôo estável, na configuração de pouso, na qual o avião é controlável.
VS1 = velocidade de estol ou menor velocidade de vôo estável obtida em uma determinada configuração.
VTOSS = velocidade segura de decolagem para aeronaves de asa rotativa categoria A (ou classe 1 da OACI) (a menor velocidade na qual uma subida pode ser obtida com o motor crítico inoperante e os demais motores operando dentro dos limites operacionais aprovados).
VX = velocidade para melhor ângulo de subida.
VY = velocidade para melhor razão de subida.
V2min= velocidade segura mínima de decolagem.
Barites- Capitão
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