[Brasil] TAM - teste com biocombustível
2 participantes
Página 1 de 1
[Brasil] TAM - teste com biocombustível
TAM planeja voar com biocombustível de pinhão manso
Companhia fará voo de teste em Airbus A320 no segundo semestre do ano; produto é produzido a partir da planta brasileira.
A TAM anunciou nesta terça-feira um novo projeto para uso de biocombustíveis nas suas aeronaves. A companhia aérea fará o primeiro voo da América Latina com bioquerosene de aviação no segundo semestre, produzido com óleo de pinhão manso, uma planta brasileira. A aeronave utilizada será um Airbus A320, que decolará e pousará no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.
A TAM tem três parceiros nesta iniciativa: a Airbus, a fabricante de motores CFM International (joint venture entre a americana GE Aviation e a francesa Snecma) e a Associação Brasileira de Produtores de Pinhão Manso (ABPPM).
A empresa não possui estimativas sobre o impacto financeiro da iniciativa, mas já avaliou os benefícios do combustível na área de sustentabilidade. O bioquerosene de pinhão emite entre 65% e 80% menos carbono do que o querosene atualmente usado nas aeronaves, derivada de petróleo.
“Esse é um projeto de longo prazo da TAM, que acompanha a tendência do setor de buscar combustíveis mais sustentáveis”, afirma o presidente da companhia, Líbano Barroso. A TAM iniciou os estudos de viabilidade de uso do querosene de pinhão manso como combustível para suas aeronaves há um ano e maio. Até então, a empresa investiu US$ 150 mil no projeto.
Caminho longo
O voo de teste com bioquerosene é um primeiro passo na TAM no uso da nova tecnologia nas suas aeronaves, mas a adoção do combustível em larga escala ainda levará tempo. O motivo é que a cadeia de produção do bioquerosene não está formada no Brasil.
Hoje, há cerca de 60 mil hectares de área plantada de pinhão manso no Brasil, nas regiões Sudeste, Norte e Centro-Oeste, segundo o diretor da ABPPM, Rafael Abud. Cada hectare tem capacidade para produzir 1,5 toneladas de óleo, volume insuficiente para abastecer o mercado de aviação brasileiro. Apenas o voo de teste da TAM com o novo combustível utilizará nove toneladas do produto, por exemplo. O bioquerosene de pinhão manso usada pela TAM utilizará 50% do óleo de pinhão e 50% de querosene convencional.
A estimativa da associação dos produtores é que a área plantada alcance 750 mil hectares em 2020. “Com uma mistura de 10% de óleo de pinhão, poderemos produzir combustível para todo o mercado brasileiro de aviação”, afirma Abud.
O pinhão manso
Além de seu potencial energético, a escolha de planta para a fabricação de biocombustível para aviação levou em conta suas características de cultivo, segundo o presidente da TAM. O pinhão manso não é comestível, seu cultivo requer o uso de pouca água e pode plantado em terras pouco férteis. “Com esta planta, eliminamos as principais críticas dos biocombustíveis: que eles consomem parte da produção de alimentos e utilizam muita água”, afirma Barroso.
Fonte: IG / Blog Direto da Pista
Companhia fará voo de teste em Airbus A320 no segundo semestre do ano; produto é produzido a partir da planta brasileira.
A TAM anunciou nesta terça-feira um novo projeto para uso de biocombustíveis nas suas aeronaves. A companhia aérea fará o primeiro voo da América Latina com bioquerosene de aviação no segundo semestre, produzido com óleo de pinhão manso, uma planta brasileira. A aeronave utilizada será um Airbus A320, que decolará e pousará no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.
A TAM tem três parceiros nesta iniciativa: a Airbus, a fabricante de motores CFM International (joint venture entre a americana GE Aviation e a francesa Snecma) e a Associação Brasileira de Produtores de Pinhão Manso (ABPPM).
A empresa não possui estimativas sobre o impacto financeiro da iniciativa, mas já avaliou os benefícios do combustível na área de sustentabilidade. O bioquerosene de pinhão emite entre 65% e 80% menos carbono do que o querosene atualmente usado nas aeronaves, derivada de petróleo.
“Esse é um projeto de longo prazo da TAM, que acompanha a tendência do setor de buscar combustíveis mais sustentáveis”, afirma o presidente da companhia, Líbano Barroso. A TAM iniciou os estudos de viabilidade de uso do querosene de pinhão manso como combustível para suas aeronaves há um ano e maio. Até então, a empresa investiu US$ 150 mil no projeto.
Caminho longo
O voo de teste com bioquerosene é um primeiro passo na TAM no uso da nova tecnologia nas suas aeronaves, mas a adoção do combustível em larga escala ainda levará tempo. O motivo é que a cadeia de produção do bioquerosene não está formada no Brasil.
Hoje, há cerca de 60 mil hectares de área plantada de pinhão manso no Brasil, nas regiões Sudeste, Norte e Centro-Oeste, segundo o diretor da ABPPM, Rafael Abud. Cada hectare tem capacidade para produzir 1,5 toneladas de óleo, volume insuficiente para abastecer o mercado de aviação brasileiro. Apenas o voo de teste da TAM com o novo combustível utilizará nove toneladas do produto, por exemplo. O bioquerosene de pinhão manso usada pela TAM utilizará 50% do óleo de pinhão e 50% de querosene convencional.
A estimativa da associação dos produtores é que a área plantada alcance 750 mil hectares em 2020. “Com uma mistura de 10% de óleo de pinhão, poderemos produzir combustível para todo o mercado brasileiro de aviação”, afirma Abud.
O pinhão manso
Além de seu potencial energético, a escolha de planta para a fabricação de biocombustível para aviação levou em conta suas características de cultivo, segundo o presidente da TAM. O pinhão manso não é comestível, seu cultivo requer o uso de pouca água e pode plantado em terras pouco férteis. “Com esta planta, eliminamos as principais críticas dos biocombustíveis: que eles consomem parte da produção de alimentos e utilizam muita água”, afirma Barroso.
Fonte: IG / Blog Direto da Pista
_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp- Moderador
-
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12022
Reputação : 1271
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade :
Re: [Brasil] TAM - teste com biocombustível
Se não me engano, além de ter o potencial energético maior, polui bem menos que o produto derivado do petróleo.
_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3970
Reputação : 325
Idade : 38
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» [Brasil] Gol faz seu primeiro voo com biocombustível.
» [Brasil] TAM voa com biocombustível por 45 minutos
» [Brasil] Unidas pelo biocombustível
» [Brasil] TAM: primeiro voo com biocombustível de aviação
» [Brasil] KLM faz o mais longo voo da história movido a biocombustível.
» [Brasil] TAM voa com biocombustível por 45 minutos
» [Brasil] Unidas pelo biocombustível
» [Brasil] TAM: primeiro voo com biocombustível de aviação
» [Brasil] KLM faz o mais longo voo da história movido a biocombustível.
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos