738NG Balance Table
4 participantes
Página 1 de 1
738NG Balance Table
Com os seguintes dados:
Avião: 737-800NG
Cabine A: 42 Pax = 3.150 Kg
Cabine B: 56 Pax = 4.200 Kg
Cabine C: 27 Pax = 2.025 Kg
Total: 125 Pax = 9.375 Kg
Cargo 01: 1.000 Kg
Cargo 04: 2.500 Kg
Total: 3.500 Kg
Peso Básico Vazio: 41.276 Kg
Peso Básico Operacional: 41.696 Kg
Peso Zero Combustível: 54.571 Kg
Peso Pouso: 60.071 Kg
Peso Decolagem: 63.371 Kg
Peso Rampa: 63.571 Kg
Usando o Procedimento abaixo...
e o "Balance Table" abaixo...
Eu pergunto: Qual o valor do CG do TOW ??? Qual o STAB TRIM devo usar ??? e o que coloco neste espaço do FMC ???
Avião: 737-800NG
Cabine A: 42 Pax = 3.150 Kg
Cabine B: 56 Pax = 4.200 Kg
Cabine C: 27 Pax = 2.025 Kg
Total: 125 Pax = 9.375 Kg
Cargo 01: 1.000 Kg
Cargo 04: 2.500 Kg
Total: 3.500 Kg
Peso Básico Vazio: 41.276 Kg
Peso Básico Operacional: 41.696 Kg
Peso Zero Combustível: 54.571 Kg
Peso Pouso: 60.071 Kg
Peso Decolagem: 63.371 Kg
Peso Rampa: 63.571 Kg
Usando o Procedimento abaixo...
e o "Balance Table" abaixo...
Eu pergunto: Qual o valor do CG do TOW ??? Qual o STAB TRIM devo usar ??? e o que coloco neste espaço do FMC ???
Última edição por Kleiton Matias em Seg 18 Jun 2012, 15:49, editado 1 vez(es)
Kleiton Matias- Primeiro-Tenente
-
Inscrito em : 01/12/2010
Mensagens : 54
Reputação : 0
Idade : 48
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: 738NG Balance Table
Você está a usar o BNG da Ifly?
Braconi- Coronel
-
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 42
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade :
Re: 738NG Balance Table
Sim, estou !!!
Kleiton Matias- Primeiro-Tenente
-
Inscrito em : 01/12/2010
Mensagens : 54
Reputação : 0
Idade : 48
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: 738NG Balance Table
Kleiton Matias escreveu:Sim, estou !!!
Eu perguntei, pois eu jurava que o Ifly uma vez que entrassemos com os valores no preflight, na pagina de takeoff bastasse colocar o FLAP desejado que ela ja dava o ajuste do trim e inclusive o ajustava automaticamente... estranho será que este recurso foi removido das versões mais atuais?...
Enfim...
A resposta de sua pergunta já se encontra disponível no gráfico, ...
Observe:
O seu peso atual de decolagem ATOW foi de 63.371kg, confere? Então entraram na linha vertical do gráfico com o peso ATOW +/- entre 63000 e o 64000, e na linha horizontal abaixo entraram com o valor do indice obtido lá no box do canto superior direito (Index), o valor foi 52.5 (entre o 52 e o 53 ). Traçassemo uma linha vertical partindo do 52.5 e outra horizontal partindo do 63.500 e ambas as retas se encontraram em um ponto que será lido na linha horizontal superior que será o nosso CG em % da MAC que no caso como o proprio grafico ja aponta esta entre 22% e 23%, logo 22,5%.
Quanto a o que expliquei acima sem mistérios, pois alguem ja fez no grafico.
Agora o trim, basta você ver que existem duas tabelas: Uma para flap 5 e outra para 10.15 e 25.
Na tabela do flap 5 coluna da esquerda temos os pesos de decolagem e na horizontal os CG´s de 10 a 32 em %.
Basta cruzar o peso com o CG que obtivemos no gráfico que o valor referente será seu ajuste do TRIM, veja:
Nosso TOW foi 63.371 e a tabela fornece os pesos em intervalos de 5.000, então vamos ter que interpolar os valores contidos entre 60 e 65 até chegarmos ao valor mais proximo do TOW (Obs: não precisa ser muito preciso)
Veja que não temos o valor de 23% na horizontal, porém temos 21% e 26% , a média entre ambos sera 23,5% podemos usar o valor de 23,5%
O valor de trim tanto para 60 e 65 sob o valor de CG de 21% é 5.50 units e entre o valor de 26% temos o valor de 4.75 unit. Da mesma forma que fizemos com o CG, também achamaremos o valor médio interpolando ambos valores (5.50 +4.75/2= 5.00*) Para qualquer peso entre 60.000 e 65.000 com o CG% nesta faixa de 23%, o ajuste será 5.00 unidades
Lembrando que dai, cabe a você trimar o stabilizador manualmente observando a escala existente ao lado no seu pedestal.
OBS: No meu IFLY deu 6.22 units
Última edição por Braconi em Seg 18 Jun 2012, 16:54, editado 1 vez(es)
Braconi- Coronel
-
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 42
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade :
Re: 738NG Balance Table
Complementando:
Nesse espaço do FMC, vai então o valor do CG encontrado no gráfico conforme brilhantemente explicado pelo Braconi.
Colocando o valor do CG ele lhe fornecerá o ajuste do trim (pelo menos no PMDG dá), excluindo a necessidade de procurar na tabela (o que é recomendado somente para crosscheck entre o FMC e a tabela).
Teria esse gráfico em branco, sem nada preenchido? Nunca tinha visto o gráfico de P/B do 737NG. Valeu!
Nesse espaço do FMC, vai então o valor do CG encontrado no gráfico conforme brilhantemente explicado pelo Braconi.
Colocando o valor do CG ele lhe fornecerá o ajuste do trim (pelo menos no PMDG dá), excluindo a necessidade de procurar na tabela (o que é recomendado somente para crosscheck entre o FMC e a tabela).
Teria esse gráfico em branco, sem nada preenchido? Nunca tinha visto o gráfico de P/B do 737NG. Valeu!
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Re: 738NG Balance Table
pjspiloto escreveu:
Teria esse gráfico em branco, sem nada preenchido? Nunca tinha visto o gráfico de P/B do 737NG. Valeu!
Se você quiser da uma busca no google por ( boeing 737-*00 load sheet / trim sheet), terão vários layouts em formatos PDF.
Braconi- Coronel
-
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 42
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade :
Re: 738NG Balance Table
Braconi,
Era exatamente isso que eu estava pensando, queria apenas a confirmação de alguem mais experiente, quanto a trimar manualmente o estabilizador, agora sou eu que digo, acho que o iFly faz isso automaticamente quando entramos com tal dado no FMC...
Pjspiloto,
O CG% da pagina TAKEOFF REF do FMC 737 PMDG dá um valor fixo que não lembro agora qual é para qualquer peso e balanceamento, e não temos como editar. Quanto ao Balance Table do NG, entra em contato comigo via e-mail.
Era exatamente isso que eu estava pensando, queria apenas a confirmação de alguem mais experiente, quanto a trimar manualmente o estabilizador, agora sou eu que digo, acho que o iFly faz isso automaticamente quando entramos com tal dado no FMC...
Pjspiloto,
O CG% da pagina TAKEOFF REF do FMC 737 PMDG dá um valor fixo que não lembro agora qual é para qualquer peso e balanceamento, e não temos como editar. Quanto ao Balance Table do NG, entra em contato comigo via e-mail.
Kleiton Matias- Primeiro-Tenente
-
Inscrito em : 01/12/2010
Mensagens : 54
Reputação : 0
Idade : 48
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: 738NG Balance Table
Kleiton Matias escreveu:Pjspiloto,
O CG% da pagina TEKEOFF REF do FMC 737 PMDG dá um valor fixo que não lembro agora qual é para qualquer peso e balanceamento, e não temos como editar. Quanto ao Balance Table do NG, entra em contato comigo via e-mail.
Não deveria... No PMDG é variável e de acordo com as informações prestadas pelo piloto (TOGW e CG). Usar a tabela toda vez é complicado. Valeu!
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Re: 738NG Balance Table
Kleiton Matias escreveu:Braconi,
Era exatamente isso que eu estava pensando, queria apenas a confirmação de alguem mais experiente, quanto a trimar manualmente o estabilizador, agora sou eu que digo, acho que o iFly faz isso automaticamente quando entramos com tal dado no FMC...
Não leva 100% a cabo os valores de trim que passei, pois eu rabisquei o gráfico aqui em casa e o CG bateu em 23%, e ai no exemplo que você colocou esta em pouco menos de 22,5% o que ao meu ver não seria necessário interpolar e o ajuste de 21% que nos da 5.50 na tabela seria então utilizado.
Eu ajustei no FS9 no 738 da Ifly meu TOW para 63.3 aqui e com o flap 5 e CG de 23% ele me deu 6.22. O FMC destes addons é alimentado com dados de performance reais (acredito eu), mas vai saber com que fidelidade
Abraço
Braconi- Coronel
-
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 42
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade :
Re: 738NG Balance Table
pjspiloto escreveu:Kleiton Matias escreveu:Pjspiloto,
O CG% da pagina TEKEOFF REF do FMC 737 PMDG dá um valor fixo que não lembro agora qual é para qualquer peso e balanceamento, e não temos como editar. Quanto ao Balance Table do NG, entra em contato comigo via e-mail.
Não deveria... No PMDG é variável e de acordo com as informações prestadas pelo piloto (TOGW e CG). Usar a tabela toda vez é complicado. Valeu!
Vou ver em casa mas, tenho 99% de certeza que no PMDG esse dado não é editavel, e quanto a tabela, realmente usar em todo e qualquer vôo é complicado, mas, existe aquela filosofia "as real as it gets"
Kleiton Matias- Primeiro-Tenente
-
Inscrito em : 01/12/2010
Mensagens : 54
Reputação : 0
Idade : 48
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: 738NG Balance Table
[/quote]
Eu ajustei no FS9 no 738 da Ifly meu TOW para 63.3 aqui e com o flap 5 e CG de 23% ele me deu 6.22. O FMC destes addons é alimentado com dados de performance reais (acredito eu), mas vai saber com que fidelidade [/quote]
Tem razão no iFly sempre dá um valor diferente, mas, já que fica bem aproximado, acho que vale.
Eu ajustei no FS9 no 738 da Ifly meu TOW para 63.3 aqui e com o flap 5 e CG de 23% ele me deu 6.22. O FMC destes addons é alimentado com dados de performance reais (acredito eu), mas vai saber com que fidelidade [/quote]
Tem razão no iFly sempre dá um valor diferente, mas, já que fica bem aproximado, acho que vale.
Kleiton Matias- Primeiro-Tenente
-
Inscrito em : 01/12/2010
Mensagens : 54
Reputação : 0
Idade : 48
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: 738NG Balance Table
Kleiton Matias escreveu:
Vou ver em casa mas, tenho 99% de certeza que no PMDG esse dado não é editavel, e quanto a tabela, realmente usar em todo e qualquer vôo é complicado, mas, existe aquela filosofia "as real as it gets"
Mas eu disse que no PMDG é variável, ou seja, não é o mesmo pra todos os pesos e flaps, ao contrário do Ifly que você disse ser fixo.
Comi bola feio...
O CG do Takeoff Ref é baseado no carregamento que é feito via opção no FMC, se você apertar o SLK correspondente à linha, o valor aparece no scratchpad. Isso falando do NGX...
Agora que dei uma revisada no tópico e no seu perfil no VV, notei que provavelmente estamos falando do PMDG do FS9. Esse sim, só dá 2 valores de trim (se me lembro até hoje, 4,9 e 5,5).
Anyway, concordo: "as real as it gets"
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Re: 738NG Balance Table
Se alguem quiser uma loadsheet real posso conseguir no meu trabalho...
Fabio9437- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 19/06/2012
Mensagens : 33
Reputação : 3
Idade : 36
Simulador preferido : X-Plane 10 64bi
Emprego/lazer : Odebrecht Transport / RIOGALEAO
Nacionalidade :
Re: 738NG Balance Table
ôpa, manda pra mim: kleitondesign@hotmail.com
Kleiton Matias- Primeiro-Tenente
-
Inscrito em : 01/12/2010
Mensagens : 54
Reputação : 0
Idade : 48
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos