Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


A transição do vôo visual para IFR  Gse_multipart13851

A transição do vôo visual para IFR

4 participantes

Ir para baixo

A transição do vôo visual para IFR  Empty A transição do vôo visual para IFR

Mensagem por cwbspotter Seg 18 Jun 2012, 14:20

A transição do vôo visual para IFR

Como já disse, nos primórdios das operações variguianas, a gente voava quase que exclusivamente navegando com base nas referências do terreno. Conheciam-se matos de eucaliptos de forma característica, morros, estradas de ferro ou rodoviárias, pontes e até, absurda e surpreendentemente, o cheiro do carvão nas regiões de minas, ou o gado nas campinas: Se o gado ficava tranqüilo com a passagem do avião, era porque estava acostumado, e então estávamos na rota; se se espantava e saía correndo, estávamos perdidos! Excepcionalmente atravessávamos camadas de nuvens, e aí então era preciso usar os rudimentares instrumentos de nossos antigos aviões para manter a atitude de vôo e não entrar em parafuso ou estolar. Os velhos F-13 tinham um instrumento que permitia o vôo sem visibilidade exterior, sem precisão e com restrições: o “giro-inclinômetro”, ou “pincel e bolinha” como também era chamado. Apesar de nunca termos recebido treinamento de vôo por instrumentos, arriscávamos algumas tentativas com os velhos aviões e até que não nos saíamos tão mal.

Um belo dia a VARIG comprou da Panair dois Electra 10E, bimotores que tinham algum instrumental para vôo IFR, inclusive um goniômetro Telefunken, que era operado pelo Rádio-Operador, interpretando os sinais A e N do código Morse. Era complicado e impreciso, dependendo sua exatidão da perícia e experiência do Rádio-Operador. Às vezes a gente pensava que o rádio-farol estava à frente, quando na realidade já se tinha passado sobre ele há muito tempo, e isso causava algum transtorno. A despeito dessas coisas, nós os novatos começamos a voar por instrumentos no mau tempo, orientados pelo Cmte. Ruhl. Surgiram as primeiras cartas de aproximação por instrumentos, toscas e geralmente mal impressas a ponto de se tornarem ilegíveis com o uso. Mesmo assim, a gente executava “problemas” de aproximação por instrumentos com má visibilidade, com resultados satisfatórios.
Havia casos especiais, como, por exemplo, Curitiba, onde começamos a operar com os Eletrinhas, antes de irmos a SAO e RIO. Em Curitiba havia dois aeroportos: o antigo e base da FAB, que se chamava Bacacherí e o “novo”, ainda em construção, chamado Afonso Pena onde não havia, ainda, rádio-farol(NDB). O farol estava localizado em Bacacherí. Assim, a gente chegava sobre Bacacherí voando por instrumentos com teto baixo e chuva, descia até pegar contato com o solo, e então seguia precariamente uma linha telefônica que ligava o velho aeroporto ao novo, onde a gente pousava a duras penas.

E assim as coisas prosseguiram, melhorando gradativamente cada vez com mais recursos tecnológicos que foram progressivamente equipando os painéis dos aviões cada vez mais aperfeiçoados, até os dias de hoje, quando a precisão, os automatismos e a segurança são lugares comuns. Teve destaque, em sua época, o uso de Link-Trainers no treinamento de vôo IFR para os pilotos menos experientes da VARIG. Depois dos LT vieram os simuladores, introduzidos na empresa pelo competente Cmte. Lili Lucas Souza Pinto, de quem fui grande amigo e companheiro, desde nossos primeiros passos aviatórios na antiga VAE, em POA, até a época em que atuei no treinamento de Operações, no RIO, na década dos anos 1980, quando ele era Chefe do setor de simuladores no Galeão.

_________________
Rafael
A transição do vôo visual para IFR  206559

Instagram photo 
Minhas fotos no JetPhotos! Amor
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

A transição do vôo visual para IFR  Empty Re: A transição do vôo visual para IFR

Mensagem por Paulo Stavis Seg 18 Jun 2012, 19:33

Sensacional.
Saber que um dia o Bacacha serviu de base pro Afonso é muito louco. Hoje em dia, bloqueamos o VOR CTB, que fica no Afonso Pena, pra aproximar pro Bacacha.
Pontinho adicionado!
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

A transição do vôo visual para IFR  Empty Re: A transição do vôo visual para IFR

Mensagem por cwbspotter Seg 18 Jun 2012, 21:53

Valeu! Vale dar uma conferida no blog dele, uma história mais divertida que a outra. Sortudos são os netos do Sr. Bordini, vão ter muitas e muitas histórias para escutar! http://cmtebordini.blogspot.com.br/

Abraços

_________________
Rafael
A transição do vôo visual para IFR  206559

Instagram photo 
Minhas fotos no JetPhotos! Amor
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

A transição do vôo visual para IFR  Empty Re: A transição do vôo visual para IFR

Mensagem por angelo marcelo Ter 19 Jun 2012, 23:43

otima historia,ponto nesse tambem!

_________________

A transição do vôo visual para IFR  B763captain

AMD Ryzen5 1600 six core
MB Asus B450M gaming-BR
4x4GB DDR4 2666 Ballistix
RX5600 8GB
Corsair CX650
SSd256Gb,3x HD 1TB.
angelo marcelo
angelo marcelo
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 29/05/2011
Mensagens : 949
Reputação : 25
Idade : 45
Simulador preferido : FSX/P3D2/FS2020
Emprego/lazer : mecânico/voar
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

A transição do vôo visual para IFR  Empty Re: A transição do vôo visual para IFR

Mensagem por flypilot Qua 20 Jun 2012, 08:38

Não conhecia este blog do Bordini, vi que foi criado recentemente em maio! Muito legal é um belo complemento de seu livro. Realmente merece um ponto..rsrs. Como faço para te manda 1 ponto?

Abraço
flypilot
flypilot
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 23/04/2012
Mensagens : 20
Reputação : 1
Idade : 58
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Comandante de Boeing 777-200
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

A transição do vôo visual para IFR  Empty Re: A transição do vôo visual para IFR

Mensagem por cwbspotter Qua 20 Jun 2012, 11:26

flypilot tudo bom?
Sobre a pontuação, você precisa ter no mínimo 5 de reputação para aparecer no post dos outros um + e um - para avaliar alguém. E para ganhar pontuação, somente ajudando o pessoal, postando coisas interessantes e por aí vai..ja lhe dei +1 agora para você ter idéia de como funciona, repare que tem um risco verde em seu post.

Abraços

_________________
Rafael
A transição do vôo visual para IFR  206559

Instagram photo 
Minhas fotos no JetPhotos! Amor
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

A transição do vôo visual para IFR  Empty Re: A transição do vôo visual para IFR

Mensagem por flypilot Qua 20 Jun 2012, 15:16

Perfeito, entendi. Obrigado CWBSPOTTER! Abraços
flypilot
flypilot
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 23/04/2012
Mensagens : 20
Reputação : 1
Idade : 58
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Comandante de Boeing 777-200
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

A transição do vôo visual para IFR  Empty Re: A transição do vôo visual para IFR

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos