Avião Fazendo Volta Inves De ir para Guarulhos
+2
Brendon Felipe
cristian2013
6 participantes
Página 1 de 1
Avião Fazendo Volta Inves De ir para Guarulhos
Pessoal eu estava vendo o radar de aviao o boing 37-15 pr-mhw e do Nada ele fez a curva dando volta invez de ir para guarulhos alguem sabe o motivo disso ?
cristian2013- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 14/06/2012
Mensagens : 21
Reputação : 1
Idade : 32
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade :
Re: Avião Fazendo Volta Inves De ir para Guarulhos
Bom o PR-MHW é um A320-214 e não um Boeing. Poderia estar altn algum aeroporto mais próximo devido a "qualquer" motivo que leve a tal manobra, será?
_________________
W11 | MSFS2020 | Intel I7-11700 4.90 GHz | 32GB RAM 3200 MHz Dual Channel | Nvidia RTX 3080 10GB GDDR6X
Brendon Felipe- Major
-
Inscrito em : 25/08/2011
Mensagens : 429
Reputação : 20
Idade : 30
Nacionalidade :
Re: Avião Fazendo Volta Inves De ir para Guarulhos
entao sei nao sei brendon só sei que as duas aeronaves ficaram fazendo curva só depois voltou ao destino normal
cristian2013- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 14/06/2012
Mensagens : 21
Reputação : 1
Idade : 32
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade :
Re: Avião Fazendo Volta Inves De ir para Guarulhos
Poderia estar orbitando...são N motivos. Você não estava na escuta? Não viu se falaram algo para alguém orbitar sobre X posição?
Abraços
Abraços
cwbspotter- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: Avião Fazendo Volta Inves De ir para Guarulhos
nao falou nada disso cwbs fiquei na escuta direto e nao escutei falar disso nao
cristian2013- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 14/06/2012
Mensagens : 21
Reputação : 1
Idade : 32
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade :
Re: Avião Fazendo Volta Inves De ir para Guarulhos
Garanto 99% isto ser uma orbita, já vi 2 aviões orbitando (dando voltas) aqui sobre Atibaia-SP em um raio imenso enquanto um outro avião descia para Guarulhos, depois cada um por vez seguiu em frente, muito da hora isto.
alexlimax- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 02/10/2011
Mensagens : 624
Reputação : 20
Idade : 28
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: Avião Fazendo Volta Inves De ir para Guarulhos
Caso não fosse volta completa, poderia ser desvio de formação, vetoração radar ou mudanças de aerovias...
E popularmente se chama órbita, mas o nome do procedimento é espera e é parte integrante do procedimento de pouso por instrumentos ou solicitado em rota para qualquer motivo que o CTA achar pertinente! Neste caso deve ter sido questão de sequenciamento para pousos por lotação de pátio ou congestionamento da TMA SP a mando do CGNA que monitora todos aeroportos brasileiros.
O procedimento para pouso e baseado em um dos rádios auxílios presentes no aeroporto (que também dão o nome ao procedimento IAC) e é realizado com curvas a direita, diferentemente do circuito de tráfego padrão que é realizado com curvas a esquerda (pelo fato de ser o lado do comandante). Existe o circuito de tráfego não padrão com curvas a direita ou ambos os lados...
O procedimento completo consiste em perna de aproximação, curva de afastamento, perna de afastamento, curva de aproximação, afastamento, curva base e aproximação final.
Dependendo do rumo, radial, QDM ou QDR que a aeronave se aproxima saberemos se ela fará uma entrada paralela, deslocada ou direta para a espera. Basta traçar uma reta sobre o radio auxílio cruzando a perna de afastamento meio que em diagonal e usar o afastamento do procedimento como base, ficando com 70 graus, 110 graus e 180 graus divididos e as entradas são respectivamente Paralela, Deslocada e Direta.
O nível mínimo de espera é o nível imediatamente acima do nível de transição. A exemplo, SBTE geralmente temos o nível de transição de 040 ou 045, ficando o primeiro nível de espera no 050. Aeronave autorizada ao procedimento desce para a altitude de início de procedimento que é 3000 pés e só depois de atingir esta altitude deve começar o afastamento para pouso garantindo assim que ela cumprirá todo o perfil vertical do procedimento.
Em caso de decolagens com aeronaves se aproximando para procedimento, seguramos a que pousa no nível de espera e decolamos a aeronave restrita a uma altitude abaixo até 15nm, pagando em caso de falha que após 15NM está autorizado a subir para o nível de vôo do FPL, sempre tendo o cuidado e garantindo que a aeronave que decola atinga pelo menos a MSA nas 25NM. Ou também usamos o procedimento de segurar a aeronave na cabeceira e decolando ela após a aeronave autorizada a procedimento reportar o bloqueio do auxílio e início do afastamento sem nenhuma restrição.
Lembrando que todas aeronaves em espera devem estar ajustadas no QNH para manterem separação vertical padrão de 1000 pés.
E popularmente se chama órbita, mas o nome do procedimento é espera e é parte integrante do procedimento de pouso por instrumentos ou solicitado em rota para qualquer motivo que o CTA achar pertinente! Neste caso deve ter sido questão de sequenciamento para pousos por lotação de pátio ou congestionamento da TMA SP a mando do CGNA que monitora todos aeroportos brasileiros.
O procedimento para pouso e baseado em um dos rádios auxílios presentes no aeroporto (que também dão o nome ao procedimento IAC) e é realizado com curvas a direita, diferentemente do circuito de tráfego padrão que é realizado com curvas a esquerda (pelo fato de ser o lado do comandante). Existe o circuito de tráfego não padrão com curvas a direita ou ambos os lados...
O procedimento completo consiste em perna de aproximação, curva de afastamento, perna de afastamento, curva de aproximação, afastamento, curva base e aproximação final.
Dependendo do rumo, radial, QDM ou QDR que a aeronave se aproxima saberemos se ela fará uma entrada paralela, deslocada ou direta para a espera. Basta traçar uma reta sobre o radio auxílio cruzando a perna de afastamento meio que em diagonal e usar o afastamento do procedimento como base, ficando com 70 graus, 110 graus e 180 graus divididos e as entradas são respectivamente Paralela, Deslocada e Direta.
O nível mínimo de espera é o nível imediatamente acima do nível de transição. A exemplo, SBTE geralmente temos o nível de transição de 040 ou 045, ficando o primeiro nível de espera no 050. Aeronave autorizada ao procedimento desce para a altitude de início de procedimento que é 3000 pés e só depois de atingir esta altitude deve começar o afastamento para pouso garantindo assim que ela cumprirá todo o perfil vertical do procedimento.
Em caso de decolagens com aeronaves se aproximando para procedimento, seguramos a que pousa no nível de espera e decolamos a aeronave restrita a uma altitude abaixo até 15nm, pagando em caso de falha que após 15NM está autorizado a subir para o nível de vôo do FPL, sempre tendo o cuidado e garantindo que a aeronave que decola atinga pelo menos a MSA nas 25NM. Ou também usamos o procedimento de segurar a aeronave na cabeceira e decolando ela após a aeronave autorizada a procedimento reportar o bloqueio do auxílio e início do afastamento sem nenhuma restrição.
Lembrando que todas aeronaves em espera devem estar ajustadas no QNH para manterem separação vertical padrão de 1000 pés.
Julio Giunti- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 19/08/2011
Mensagens : 528
Reputação : 59
Idade : 47
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Controlador de tráfego aéreo - Infraero
Nacionalidade :
Re: Avião Fazendo Volta Inves De ir para Guarulhos
Excelente explicação Julio Giunti. Eu quando morava em Caxias-MA a uns 8 anos atrás, comprei um rádio UHF, e vez ou outra ouvia algo, mas era raro. Quando ia a Teresina aproveitava melhor o meu rádio...rsrs
Tópicos semelhantes
» [Internacional] Alemão fica nu em pleno voo e avião volta para Madri
» [Brasil] Garoto que "pressentiu" queda de avião volta para Araraquara
» [Internacional] Japão: avião com destino a NY volta para Tóquio por alerta de bomba
» [Brasil] Avião para Buenos Aires volta a aeroporto após bater em ave em SP
» [Internacional] Após 30 anos, rapaz que sequestrou avião para Cuba volta aos EUA
» [Brasil] Garoto que "pressentiu" queda de avião volta para Araraquara
» [Internacional] Japão: avião com destino a NY volta para Tóquio por alerta de bomba
» [Brasil] Avião para Buenos Aires volta a aeroporto após bater em ave em SP
» [Internacional] Após 30 anos, rapaz que sequestrou avião para Cuba volta aos EUA
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos