Step Climb
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Step Climb
Na aviação o STEP CLIMBé uma subida gradual de uma altitude de cruzeiro para outra, em passos fixos, destinada a manter um avião voando a uma altitude de cruzeiro mais eficiente possível.
Descrição: A altitude de cruzeiro que oferece queima mais eficiente no início de um longo vôo, quando a aeronave está totalmente carregada com combustível, não é a mesma altitude que proporciona a melhor eficiência no final do vôo, quando a maioria do combustível a bordo foi queimado. Esta última altitude é normalmente muito mais elevada do que a anterior. Subindo gradualmente ao longo da fase de cruzeiro de um vôo, os pilotos economizam seu combustível.
Deve ser realizado sempre com a aprovação do ATC, a fim de garantir que a aeronave esteja sempre em uma altura adequada para controle de tráfego. Os intervalos de STEP CLIMB podem ser de 1000ft, 2000ft ou 4000ft, dependendo das regras de nível de vôo que se aplicam sobre as aerovias.
Sempre que o tráfego não seja um problema o STEP CLIMB pode ser utilizado. Na maioria dos modernos aviões comerciais, computadores como o Sistema de Gerenciamento de Vôo (FMS) calculam e / ou executam as medidas adequadas, a fim de maximizar a eficiência gerada pela técnica.
O step climb normalmente, não é aplicável as aeronaves menores movidas por motores a pistão convencionais com Hélices ou Turboélices uma vez que suas características de desempenho podem ser muito diferentes dos de Turbofan ou aeronaves com motor JET. Na verdade, a altitude mais eficiente para uma pequena aeronave geralmente pode ser apenas alguns milhares de pés acima do solo, o aumento da altitude pode diminuir a eficiência ao invés de melhorá-la.
Fatores meteorológicos podem interferir na decisão de efetuar uma subida, como correntes de vento em um determinado nível de cruzeiro, mas em geral duas regras são utilizadas por pilotos
Continue subindo sempre que for leve o suficiente para o FL mais próximo disponível, até que chegue a hora de descer.
Se for possível permaneça no FL de cruzeiro mais alto ao menos por 20 minutos antes do seu "top ou ideal de descida" (TOD).
Experimente em seu próximo vôo seja ele real ou virtual e veja se funciona!
Bons vôos.
Para mais tutoriais : http://dicasdevoo.blogspot.com/2009_09_01_archive.html
Descrição: A altitude de cruzeiro que oferece queima mais eficiente no início de um longo vôo, quando a aeronave está totalmente carregada com combustível, não é a mesma altitude que proporciona a melhor eficiência no final do vôo, quando a maioria do combustível a bordo foi queimado. Esta última altitude é normalmente muito mais elevada do que a anterior. Subindo gradualmente ao longo da fase de cruzeiro de um vôo, os pilotos economizam seu combustível.
Deve ser realizado sempre com a aprovação do ATC, a fim de garantir que a aeronave esteja sempre em uma altura adequada para controle de tráfego. Os intervalos de STEP CLIMB podem ser de 1000ft, 2000ft ou 4000ft, dependendo das regras de nível de vôo que se aplicam sobre as aerovias.
Sempre que o tráfego não seja um problema o STEP CLIMB pode ser utilizado. Na maioria dos modernos aviões comerciais, computadores como o Sistema de Gerenciamento de Vôo (FMS) calculam e / ou executam as medidas adequadas, a fim de maximizar a eficiência gerada pela técnica.
O step climb normalmente, não é aplicável as aeronaves menores movidas por motores a pistão convencionais com Hélices ou Turboélices uma vez que suas características de desempenho podem ser muito diferentes dos de Turbofan ou aeronaves com motor JET. Na verdade, a altitude mais eficiente para uma pequena aeronave geralmente pode ser apenas alguns milhares de pés acima do solo, o aumento da altitude pode diminuir a eficiência ao invés de melhorá-la.
Fatores meteorológicos podem interferir na decisão de efetuar uma subida, como correntes de vento em um determinado nível de cruzeiro, mas em geral duas regras são utilizadas por pilotos
Continue subindo sempre que for leve o suficiente para o FL mais próximo disponível, até que chegue a hora de descer.
Se for possível permaneça no FL de cruzeiro mais alto ao menos por 20 minutos antes do seu "top ou ideal de descida" (TOD).
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aegoes- Tenente-Coronel
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