[Brasil] TAP vê potencial maior para a Capital.
Página 1 de 1
[Brasil] TAP vê potencial maior para a Capital.
ZERO HORA
12 de junho de 2012
TAP vê potencial maior para a Capital
Rota entre Porto Alegre e Lisboa tem taxa média de ocupação de 81%
CAIO CIGANA
caio.cigana@zerohora.com.br
Apesar de recém ter iniciado a operar com o quarto voo semanal, a TAP enxerga no Estado um potencial bem maior do que os 83 mil passageiros transportados entre a Capital e Lisboa entre junho de 2011 e o mês passado. A primeira ligação sem escalas entre Porto Alegre e Europa completa hoje um ano com taxa média de ocupação de 81%, uma das cinco melhores que a empresa tem no Brasil.
No dia 12 de junho do ano passado, a TAP começou a fazer a rota para a capital gaúcha três vezes por semana. No fim de maio passado, colocou mais uma aeronave no trecho. Apesar de a recente alta do dólar ter inibido a procura, o diretor da TAP para a América do Sul, Mario Carvalho, afirma que há espaço para dobrar a movimentação de passageiros na operação Lisboa-Porto Alegre.
– O quinto voo não está distante. O nosso objetivo é ter voos diários, mas isso só vai acontecer de acordo com a demanda – diz o executivo, se esquivando em falar de prazos.
Para Carvalho, além do viajante gaúcho, os voos a partir do aeroporto Salgado Filho podem atrair mais passageiros de Santa Catarina e de países vizinhos como Uruguai e Argentina, onde a TAP não opera. Mas a deficiência de estrutura do Salgado Filho, sustenta o executivo, também contribui para que o tráfego não deslanche ainda mais.
Agentes apontam busca de conforto e economia
Das 83 mil pessoas transportadas no período no trecho, cerca de 65 mil foram originadas na Capital. Para agentes de viagem, o voo direto entre Porto Alegre e Lisboa virou sinônimo de conforto e economia de dinheiro e tempo para quem pretende viajar para a Europa. Simulações com outras rotas que obrigam o passageiro a fazer escala em aeroportos brasileiros e da Europa mostram que, em regra, a tarifa da TAP fica mais em conta. Quando aparece uma mais barata, no entanto, o tempo de até chegar ao destino é o dobro. A presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens no Estado (Abav/RS), Rita Vasconcelos, lembra que, quando há escala em outro aeroporto do país e há emissão separada dos bilhetes dos trechos, o passageiro ainda perde o direito da franquia da bagagem maior.
– Além do conforto, a TAP está com as tarifas bem competitivas. E chegar a Lisboa é uma boa opção mesmo para quem pretende ir para outros países da Europa – diz Abrahão Finkelstein, diretor da agência Mercatur.
Depois da TAP, é a vez da panamenha Copa Airlines completar na sexta-feira um ano de operação no Salgado Filho. A empresa, que faz a ligação direta entre Porto Alegre e o Panamá, iniciou com quatro voos semanais. Em dezembro do ano passado, devido ao movimento na época das férias de verão no Brasil, a companhia começou a ter partidas diariamente. Segundo a companhia, a continuidade do movimento levou à decisão de manter os voos todos os dias.
Direto ou com Escala
12 de junho de 2012
TAP vê potencial maior para a Capital
Rota entre Porto Alegre e Lisboa tem taxa média de ocupação de 81%
CAIO CIGANA
caio.cigana@zerohora.com.br
Apesar de recém ter iniciado a operar com o quarto voo semanal, a TAP enxerga no Estado um potencial bem maior do que os 83 mil passageiros transportados entre a Capital e Lisboa entre junho de 2011 e o mês passado. A primeira ligação sem escalas entre Porto Alegre e Europa completa hoje um ano com taxa média de ocupação de 81%, uma das cinco melhores que a empresa tem no Brasil.
No dia 12 de junho do ano passado, a TAP começou a fazer a rota para a capital gaúcha três vezes por semana. No fim de maio passado, colocou mais uma aeronave no trecho. Apesar de a recente alta do dólar ter inibido a procura, o diretor da TAP para a América do Sul, Mario Carvalho, afirma que há espaço para dobrar a movimentação de passageiros na operação Lisboa-Porto Alegre.
– O quinto voo não está distante. O nosso objetivo é ter voos diários, mas isso só vai acontecer de acordo com a demanda – diz o executivo, se esquivando em falar de prazos.
Para Carvalho, além do viajante gaúcho, os voos a partir do aeroporto Salgado Filho podem atrair mais passageiros de Santa Catarina e de países vizinhos como Uruguai e Argentina, onde a TAP não opera. Mas a deficiência de estrutura do Salgado Filho, sustenta o executivo, também contribui para que o tráfego não deslanche ainda mais.
Agentes apontam busca de conforto e economia
Das 83 mil pessoas transportadas no período no trecho, cerca de 65 mil foram originadas na Capital. Para agentes de viagem, o voo direto entre Porto Alegre e Lisboa virou sinônimo de conforto e economia de dinheiro e tempo para quem pretende viajar para a Europa. Simulações com outras rotas que obrigam o passageiro a fazer escala em aeroportos brasileiros e da Europa mostram que, em regra, a tarifa da TAP fica mais em conta. Quando aparece uma mais barata, no entanto, o tempo de até chegar ao destino é o dobro. A presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens no Estado (Abav/RS), Rita Vasconcelos, lembra que, quando há escala em outro aeroporto do país e há emissão separada dos bilhetes dos trechos, o passageiro ainda perde o direito da franquia da bagagem maior.
– Além do conforto, a TAP está com as tarifas bem competitivas. E chegar a Lisboa é uma boa opção mesmo para quem pretende ir para outros países da Europa – diz Abrahão Finkelstein, diretor da agência Mercatur.
Depois da TAP, é a vez da panamenha Copa Airlines completar na sexta-feira um ano de operação no Salgado Filho. A empresa, que faz a ligação direta entre Porto Alegre e o Panamá, iniciou com quatro voos semanais. Em dezembro do ano passado, devido ao movimento na época das férias de verão no Brasil, a companhia começou a ter partidas diariamente. Segundo a companhia, a continuidade do movimento levou à decisão de manter os voos todos os dias.
Direto ou com Escala
cwbspotter- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» [Brasil] TAM recebe autorização para fechar o capital.
» [Brasil] TRIP oferece promoção para a capital federal Brasília
» [Brasil] Aviação executiva da capital paulista migra para Jundiaí
» [Brasil] Maior avião do mundo, Antonov AN-225 vem para o Brasil em novembro
» [Brasil] Brasil é maior mercado da América Latina para Lufhtansa
» [Brasil] TRIP oferece promoção para a capital federal Brasília
» [Brasil] Aviação executiva da capital paulista migra para Jundiaí
» [Brasil] Maior avião do mundo, Antonov AN-225 vem para o Brasil em novembro
» [Brasil] Brasil é maior mercado da América Latina para Lufhtansa
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos