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METAR - entendendo e interpretando

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METAR - entendendo e interpretando Empty METAR - entendendo e interpretando

Mensagem por andre_sp Sex 23 Abr 2010, 12:35

METAR (METeorological Aerodrome Report - Relatório Meteorológico de Aeródromo)

É um relatório codificado, associado às observações meteorológicas, e utilizado para fornecer informações sobre condições do tempo em um aeródromo específico.

É a codificação de uma observação meteorológica de rotina para a aviação. Na maioria dos aeródromos tem sua confecção de hora em hora, nas horas cheias. Porem podemos ter relatórios em outros horários caso o clima esteja instável e seja necessária uma atualização mais frequente.

No Brasil se utiliza a regulamentação do DECEA para determinar a correta codificação da linha de codigos. (Fonte: Wikipedia)

Exemplo de linha de METAR e como interpretá-la:

METAR 1200Z SBSP
27010KT5000-RA SCT020 BKN012 OVC090 25/20 Q1012


METAR - Meteorological Aerodrome Report
1200Z - Horário da observação (Hora Universal)
SBSP - Identificação da Estação - CONGONHAS/SP
_____________________________________________________________________
METAR 1200Z SBSP
27010KT5000-RA SCT020 BKN012 OVC090 25/20 Q1012

27010KT - Direção e velocidade do vento:
270 = Direção de onde sopra o vento
10 KT = 10 nós.

5000– Grupo de Visibilidade: 5000 (metros)
9999 significa melhor que 10 Km

A palavra CAVOK (Ceiling And Visibility OKay) também é usada quando a visibilidade é maior que 10 Kms sem nuvens abaixo de 5000 pés e não há precipitação ou tempestades.

_____________________________________________________________________


METAR 1200Z SBSP 27010KT 5000-RASCT020 BKN012 OVC090 25/20 Q1012

sinal de
- (menos): Leve
Sinal de + (mais): Forte
VC: Vizinhança

Tempo presente: RA: chuva

Com isso: -RA = chuva leve

Indicadores de Tempo Presente:

Precipitação:
DZ - CHUVISCO (termo de origem em inglês: drizzle)
GR - GRANIZO (termo de origem em inglês: Hail)
RA - CHUVA (termo de origem em inglês: rain)
SN - NEVE (termo de origem em inglês: snow)
IC - CRISTAIS DE GELO (termo de origem em inglês: Ice Crystals)
SG - GRÃOS DE NEVE (termo de origem em inglês: Snow Grains)

PL - PELOTAS DE GELO (termo de origem em inglês: Ice Pellets)
GS - GRANIZO PEQUENO (termo de origem em inglês: Small Hail and/or Snow Pellets)


Obscurecedor:
BR - NÉVOA ÚMIDA (termo de origem em inglês: Mist)
FG - NEVOEIRO (termo de origem em inglês: Fog)
FU - FUMAÇA (termo de origem em inglês: Smoke)
VA - CINZAS VULCÂNICAS (termo de origem em inglês: Volcanic Ash)
DU - POEIRA EXTENSA (termo de origem em inglês: Widespread Dust)
SA - AREIA (termo de origem em inglês: Sand)
HZ - NÉVOA SECA (termo de origem em inglês: Haze)

Outros:
PO - POEIRA OU AREIA EM REDEMOINHOS (termo de origem em inglês: Well-Developed Dust/Sand Whirls)
SQ - TEMPESTADE (termo de origem em inglês: Squalls)

TS - TROVOADAS (termo de origem em inglês: Thunderstorm)
FC - NUVEM EM FUNIL (TORNADO/TROMBA D'ÁGUA) (termo de origem em inglês: Funnel Cloud)
SS - TEMPESTADE DE AREIA (termo de origem em inglês: Sandstorm)

DS - TEMPESTADE DE POEIRA (termo de origem em inglês: Duststorm)
_____________________________________________________________________


METAR 1200Z SBSP 27010KT 5000 -RASCT020BKN012OVC09025/20 Q1012

SCT020BKN012OVC090

Estes 3 grupos referem-se as nuvens observadas.
O primeiro grupo é a camada mais baixa.
O segundo é a camada acima.
E o terceiro grupo a camada mais alta observada.

SCT020 - Nuvens esparsas - 1 a 4 oitavos de céu encoberto a 2000 pés (020) de altura
BKN012 - Nublado - 5 a 7 oitavos de céu encoberto a 1200 pés (012) de altura
OVC090 - Encoberto - 8 oitavos de céu está encoberto a 9000 pés (090) de altura

Tipos mais comuns:
FEW - Esparsas - 1 a 2 oitavos

(termo de origem em inglês: Few)

SCT - Esparsas - 3 a 4 oitavos
(termo de origem em inglês: Scattered)

BKN - Nublado - 5 a 7 oitavos
(termo de origem em inglês: Broken)

OVC - Encoberto - 8 oitavos
(termo de origem em inglês: Overcast)

Apenas 3 camadas são permitidas.

Exceção de nuvens convectivas significativas:
TCU - Cumulus Congestus
CB - Cumulunimbus

____________________________________________________________________
METAR 1200Z SBSP 27010KT 5000 -RA SCT020 BKN012 OVC090
25/20Q1012

25/20 - Temperatura do ar e temperatura do ponto de orvalho. Ambas as temperaturas estão em graus Celsius (temperaturas negativas serão precedidas pela letra “M”)

Q1012 - QNH arredondado para o hectpascal inteiro imediatamente abaixo.
Neste caso: pressão QNH de 1012hPa


Espero ter ajudado METAR - entendendo e interpretando 652185


Última edição por Alvega em Qua 12 maio 2010, 23:30, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Colocar como fixo)

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METAR - entendendo e interpretando Empty Re: METAR - entendendo e interpretando

Mensagem por Duley Sex 23 Abr 2010, 13:53

Boa Andre!!
Apesar de muitos ja conhecerem, sempre aparece alguém que não sabe ou tem dúvidas.

Sugestão:
Além das siglas e seus significados em portugues, seria bacana colocar também o significado delas em ingles, assim fica mais fácil ainda associar.
Por exemplo:
RA - Chuva (a sigla vem do ingles RAIN)
TCU - Cumulus Congestus (Tower Cumulus)
DZ - Chuvisco (Drizzle)
e assim por diante.

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METAR - entendendo e interpretando Empty Re: METAR - entendendo e interpretando

Mensagem por andre_sp Sex 23 Abr 2010, 14:12

Duley escreveu:Boa Andre!!
Sugestão:
Além das siglas e seus significados em portugues, seria bacana colocar também o significado delas em ingles, assim fica mais fácil ainda associar.
Por exemplo:
RA - Chuva (a sigla vem do ingles RAIN)
TCU - Cumulus Congestus (Tower Cumulus)
DZ - Chuvisco (Drizzle)
e assim por diante.

Boa dica Duley...

Feito METAR - entendendo e interpretando 852865

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METAR - entendendo e interpretando Empty Re: METAR - entendendo e interpretando

Mensagem por Chiari Sex 23 Abr 2010, 14:39

Nunca vi explicação tão perfeita como essa. Os termos em inglês matou à pau, é bem mais facil de memorizar.

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Mensagem por Alvega Sex 23 Abr 2010, 17:20

Muito bom, André. aplauso

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Mensagem por Ricardo Name Sex 23 Abr 2010, 18:56

Parabéns! Bem didático. Tem que virar tutorial neste site.

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Mensagem por Amilckar Sáb 24 Abr 2010, 07:52

Boa André!!! METAR - entendendo e interpretando 652185
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Mensagem por Paulo RKM Sáb 24 Abr 2010, 21:05

Muito Bom André!!! METAR - entendendo e interpretando 690911

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METAR - entendendo e interpretando Empty Re: METAR - entendendo e interpretando

Mensagem por andre_sp Dom 25 Abr 2010, 18:20

Obrigado a todos pelos comentarios METAR - entendendo e interpretando 652185

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Mensagem por Jacsantana Seg 26 Abr 2010, 07:29

METAR - entendendo e interpretando 690911

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Mensagem por Damon Souza Freire Ter 26 Out 2010, 17:38

Andre , muito boa suas dicas , ate quem tem uma noção restrita consegue entender!!!!!!! valeu "ala"

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Mensagem por Alvega Ter 26 Out 2010, 17:52

Damon Souza Freire escreveu:Andre , muito boa suas dicas , ate quem tem uma noção restrita consegue entender!!!!!!! valeu "ala"

Bem-vindo ao fórum, Damon.

Welcome

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Mensagem por andre_sp Ter 26 Out 2010, 20:38

Damon Souza Freire escreveu:Andre , muito boa suas dicas , ate quem tem uma noção restrita consegue entender!!!!!!! valeu "ala"

METAR - entendendo e interpretando 651465 Damon!

E seja METAR - entendendo e interpretando 56330 !!!

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Mensagem por Casanova Ter 08 Fev 2011, 18:40

Não quero nem olhar isso me quebrou muito a cabeça quando fiz meu curso de PP

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Mensagem por Garibaldi Qui 17 Nov 2011, 14:45

Muito bom para relembrar, vou fazer a prova de PP no final do ano e sempre confundo SCT com BKN. BKN é o que fecha o aerodromo para Voos VFR ?
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Mensagem por edward16 Ter 31 Jul 2012, 13:31

Muito obrigado amigo muito boa ajuda pois eu sou iniciado nesta área e percebo muito pouco esta aqui uma explicação que percebo de inicio ao fim obrigado.....

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Mensagem por andre_sp Ter 31 Jul 2012, 15:54

edward16 escreveu:Muito obrigado amigo muito boa ajuda pois eu sou iniciado nesta área e percebo muito pouco esta aqui uma explicação que percebo de inicio ao fim obrigado.....
Seja Welcome edward16.

Bom que tenha ajudado thumbs2

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METAR - entendendo e interpretando Empty QNH, QNE e QFE

Mensagem por bobeer@ig.com.br Qua 03 Out 2012, 23:42

Por favor alguém poderia me tirar uma duvida.
As siglas QNH, QNE e QFE o que significa. Não quero saber em relação a redução da pressão, ao nivel do mar, padrão ou estação mas sim o que significa a sigla: Q=? N=? H=?, Q=? N=? E=? e Q=? F=? E=?
Fico no aguardo, pois não consegui localizar em nenhum lugar.
Grato
bob. mad

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Mensagem por andre_sp Qui 04 Out 2012, 10:13

bobeer@ig.com.br escreveu:Por favor alguém poderia me tirar uma duvida.
As siglas QNH, QNE e QFE o que significa. Não quero saber em relação a redução da pressão, ao nivel do mar, padrão ou estação mas sim o que significa a sigla: Q=? N=? H=?, Q=? N=? E=? e Q=? F=? E=?
Fico no aguardo, pois não consegui localizar em nenhum lugar.
Grato
bob. mad
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A letra Q refere-se a uma pergunta (Question)

QNH - Question Nil Height
QFE - Question Field Elevation
QNE - Question Nil Elevation

Espero ter ajudado thumbs2

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METAR - entendendo e interpretando Empty Re: METAR - entendendo e interpretando

Mensagem por bobeer@ig.com.br Qui 04 Out 2012, 10:31

Grato André pela explicação. Porém continuo na duvida quanto ao "Nil" o que significa????
abç
Bob.


andre_sp escreveu:
bobeer@ig.com.br escreveu:Por favor alguém poderia me tirar uma duvida.
As siglas QNH, QNE e QFE o que significa. Não quero saber em relação a redução da pressão, ao nivel do mar, padrão ou estação mas sim o que significa a sigla: Q=? N=? H=?, Q=? N=? E=? e Q=? F=? E=?
Fico no aguardo, pois não consegui localizar em nenhum lugar.
Grato
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Mensagem por andre_sp Qui 04 Out 2012, 11:23

bobeer@ig.com.br escreveu:Grato André pela explicação. Porém continuo na duvida quanto ao "Nil" o que significa????
abç
Bob.

Nil é um termo usado para NADA ou ZERO thumbsup

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METAR - entendendo e interpretando Empty Re: METAR - entendendo e interpretando

Mensagem por bobeer@ig.com.br Qui 04 Out 2012, 11:34

Vlw, muito obrigado Yesyes



andre_sp escreveu:
bobeer@ig.com.br escreveu:Grato André pela explicação. Porém continuo na duvida quanto ao "Nil" o que significa????
abç
Bob.

Nil é um termo usado para NADA ou ZERO thumbsup

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Mensagem por sagais Sex 15 Mar 2013, 15:35

Reativando Tópico

25/20

o que seria o orvalho? Embarassed


Última edição por Carvalho em Dom 17 Mar 2013, 13:49, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Editado para ficar de acordo com a regra 21)

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METAR - entendendo e interpretando Empty Re: METAR - entendendo e interpretando

Mensagem por Ultra Sex 15 Mar 2013, 16:39

sagais escreveu:25/20

o que seria o orvalho? Embarassed

O termo correto é: ponto de condensação, mais conhecido como ponto de orvalho, refere-se à temperatura a partir da qual o vapor d'água contido na porção de ar de um determinado local sofre condensação.

Em outras palavras, é a temperatura à qual o vapor d'água que está em suspensão no ar à nossa volta condensaria (viraria "orvalho") sob a mesma pressão.

thumbsup
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METAR - entendendo e interpretando Empty Re: METAR - entendendo e interpretando

Mensagem por Julio Giunti Sáb 16 Mar 2013, 03:51

Adicionando:

No caso de nós controladores, quando precisamos avaliar as condições para dizer se temos teto ou não é BKN ou OVC, ou seja, FEW e SCT não constituem teto para dizermos se um aeródromo está operando em VFR ou IFR.

Colocamos também avisos de CB, chuva leve, moderada ou intensa , de pássaros, pipas ou balões, pista molhada, nevoeiro, névoa umida sempre colocando o setor, inoperância de auxílios, luminosos, problemas na pista, homens ou máquinas operando nas laterias da RWY e o que for de informação relevante ao piloto para se preparar para uma operação segura.

Extendendo um pouco o assunto:

O que acontece muito, é as vezes uma cabeceira estar com teto, operando IFR ou mesmo até abaixo dos mínimos para pouso e a outra estar operando IFR ou até VFR! Podemos ter as duas cabeceiras fechadas e no centro do aeródromo estar completamente CAVOK. Estranho, mas acontece, acreditem!!!!

Para efeito de exemplo vamos usar o aeroporto aonde trabalho, SBTE:

Temos procedimentos não precisão VOR, VOR/DME (Sim são dois procedimentos distintos, VOR com e sem DME) NDB e RNAV. Como nem todas aeronaves hoje em dia operam RNAV, usamos procedimento convencional VOR ou NDB. Se a aeronave for habilitada, poderá solicitar o RNAV. Então em nosso ATIS sempre teremos como procedimento convencional ou VOR ou NDB, pois todas aeronaves habilitadas a IFR voam VOR e NDB e nem todas ainda RNAV.

Se usamos a pista 20 e naquela cabeceira tivermos um teto estimado abaixo de 700ft para procedimento VOR, 600FT para o VOR/DME, ou 700ft para o NDB, a pista está abaixo dos minimos para pouso. No caso do procedimento RNAV é teto de 500ft e a aeronave solicitando o procedimento e o teto estimado for por exemplo de 650ft, só quem for habilitado rnav terá o aeródromo aberto para pouso. Porém, como o nosso procedimento é convencional VOR ou NDB, mesmo algumas aeronaves podendo utilizar o RNAV e pousar, o aeroporto continua abaixo dos mínimos para pouso convencional naquela cabeceira.

Porém para DEP temos teto requerido 0FT e visibilidade de 600 metros. Ou seja, podemos ter o aeródromo fechado para pousos, mas não para decolagens!

Neste caso, a efeito de exemplo se uma aeronave decola e logo após sofre uma pane em um motor por exemplo, ela não pode regressar ao aeródromo de origem, pois o mesmo vai estar teto zero e visibilidade completamente restrita, tendo ela que ter declarado em seu plano um aeródromo de alternativa em rota (fizeram essa pergunta de pegadinha comigo quando cheguei aqui pra me testar, errei de longe kkkk)

Por outro lado a cabeceira 02 pode estar operando IFR ou até mesmo VFR como disse anteriormente! Se o vento for favorável e também as condições daquela cabeceira, mudamos a pista, fazemos novo ATIS e passamos a operar na oposta. Caso negativo, mantemos a pista em uso abaixo dos mínimos.

É permitido (jamais sugerido!) caso o piloto decida tentar aproximar para a oposta em casos assim, mas claro que deverá ser feito em coordenação com a TWR, desde que não haja nenhum prejuízo para tráfegos decolando e coordenado bem direitinho para não colocarmos um na cara do outro Very Happy

Caso tenhamos um vôo visual aproximando e tivermos uma mudança para condições instrumentos operando, o piloto poderá solicitar operar visual especial, caso seja habilitado também como piloto e a aeronave a condições IFR e neste caso o vôo deixa de ser tratado como VFR e passa a ser tratado igual a um vôo IFR nas prioridades para pousos e decolagens.

E sempre que a condição de operação mudar, obrigatório avisarmos ao ACC da área a que estamos subordinados, Sala AIS e Supervisor do aeroporto que avisa aos operadores.

Em relação a auxílios luminosos, sempre que o aeródromo entrar em operação IFR ou abaixo dos mínimos durante o dia, ligamos o farol de aeródromo e caso seja necessário, balizamento. PAPI durante dia brilho máximo e noturno máximo 3, aumentos ou diminuição caso seja solicitado pelo piloto ou pela condição degradante como chuva, névoa úmida ou nevoeiro.

Lembrando sempre que controladores tem noções básicas de meteorologia (que tendem a melhorar com os anos de serviço claro hehe) e em caso de dúvida, sempre acionamos o meteoro para ajudar a avaliar as condições em caso de dúvida e podermos ter base para avaliar a situação do campo.

Desculpa a extensão do post, mas são algumas informações relevantes que achei que valiam a pena vocês saberem sobre ATIS e como é que funciona o esquema de cabeceira em uso nestas condições degradadas que as vezes quem está de fora não tem nem idéia de como é que "fechamos" e "abrimos" um aeroporto para pousos e decolagens...
Julio Giunti
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