[Brasil] Econômico, avião é mais lento e barulhento.
Página 1 de 1
[Brasil] Econômico, avião é mais lento e barulhento.
Folha de São Paulo
São Paulo, domingo, 03 de junho de 2012
Econômico, avião é mais lento e barulhento
DE SÃO PAULO
Para muitos, turboélice é sinônimo de avião velho, ultrapassado. "Bom mesmo é jato, mais espaçoso, mais rápido", diz o pedreiro Luiz Carlos Irineu, 42, a bordo de um ATR 72-600 da Azul, durante um voo de Campinas para São José do Rio Preto, na quinta-feira passada.
"Mas compensa. Por R$ 116 ida e volta, é mais barato que ônibus."
Para rotas de até 800 km, os turboélices são 60% mais econômicos que os jatos, o que permite cobrar tarifas menores que as de ônibus e ainda obter lucro. Acima disso, além de reduzir a produtividade do avião, a demora pode afugentar passageiros.
O voo que a reportagem fez a Rio Preto (338 km) demorou uma hora e 20 minutos. De jato, saindo de São Paulo, leva cerca de 50 minutos. Os ATRs fazem 480 km/h, ante 840 km/h de um Embraer. Um Airbus ou um Boeing vão ainda mais rápido.
Por voar mais baixo -25 mil pés, ante 41 mil pés de um Embraer-, os turboélices estão mais sujeitos a turbulência. E a hélice torna o avião mais barulhento que os jatos.
As passagens dos repórteres
Mariana Barbosa e Jorge Araújo foram pagas pela Azul.
São Paulo, domingo, 03 de junho de 2012
Econômico, avião é mais lento e barulhento
DE SÃO PAULO
Para muitos, turboélice é sinônimo de avião velho, ultrapassado. "Bom mesmo é jato, mais espaçoso, mais rápido", diz o pedreiro Luiz Carlos Irineu, 42, a bordo de um ATR 72-600 da Azul, durante um voo de Campinas para São José do Rio Preto, na quinta-feira passada.
"Mas compensa. Por R$ 116 ida e volta, é mais barato que ônibus."
Para rotas de até 800 km, os turboélices são 60% mais econômicos que os jatos, o que permite cobrar tarifas menores que as de ônibus e ainda obter lucro. Acima disso, além de reduzir a produtividade do avião, a demora pode afugentar passageiros.
O voo que a reportagem fez a Rio Preto (338 km) demorou uma hora e 20 minutos. De jato, saindo de São Paulo, leva cerca de 50 minutos. Os ATRs fazem 480 km/h, ante 840 km/h de um Embraer. Um Airbus ou um Boeing vão ainda mais rápido.
Por voar mais baixo -25 mil pés, ante 41 mil pés de um Embraer-, os turboélices estão mais sujeitos a turbulência. E a hélice torna o avião mais barulhento que os jatos.
As passagens dos repórteres
Mariana Barbosa e Jorge Araújo foram pagas pela Azul.
cwbspotter- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» [Brasil] Embraer anuncia mais 2 fornecedores para avião KC-390
» [Brasil]Mecânico de avião é técnico mais bem pago
» [Brasil] Coração mata mais em avião que os acidentes
» [Brasil] Embraer busca um avião mais ecológico
» [Brasil] Avião falha e passageiros aguardam decolagem por mais de 15h em MT
» [Brasil]Mecânico de avião é técnico mais bem pago
» [Brasil] Coração mata mais em avião que os acidentes
» [Brasil] Embraer busca um avião mais ecológico
» [Brasil] Avião falha e passageiros aguardam decolagem por mais de 15h em MT
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos