[Brasil] Helipontos fechados vão ter licença para operar.
Página 1 de 1
[Brasil] Helipontos fechados vão ter licença para operar.
O Globo
Quarta-feira, 30 de maio de 2012
Helipontos fechados vão ter licença para operar
Órgãos federais vão regular funcionamento no Dona Marta; e secretaria do Ambiente, na Urca
Ronaldo Braga
ronaldo@oglobo.com.br
Um dia depois de a Secretaria estadual do Ambiente ter interditado os helipontos do Morro Dona Marta e do Morro da Urca por falta de licença, o estado, o Ibama e o Instituto Chico Mendes (ICMBio) já trabalham na elaboração das regras de uso dos espaços. Segundo o secretário de Ambiente, Carlos Minc, o Ibama e o ICMBio vão ficar responsáveis por licenciar a atividade no Morro Dona Marta, localizado no Parque Nacional da Tijuca, uma unidade de conservação federal. A secretaria, por sua vez, irá licenciar o heliponto do Morro da Urca.
— Vamos trabalhar em conjunto para que haja um padrão nas regras gerais. É preciso que haja um critério único para se estabelecer, por exemplo, o número de helicópteros que vão poder operar em cada local — explicou Minc.
Os helipontos do Mirante Dona Marta e do Morro da Urca foram vistoriados ontem por técnicos no Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e ficou constatado que ontem não houve pousos nem decolagens.
Minc afirmou, ontem, que entrou em contato na tarde de segunda-feira com o ICMBio para tratar da interdição do heliponto. Durante conversa com o presidente do ICMBio, Roberto Vizentin, ficou decidido ainda que os dois órgãos farão uma ação conjunta na área, que incluirá monitoramento do entorno do Cristo para identificar a origem dos helicópteros que sobrevoam o monumento. Minc acrescentou que há a oportunidade para o instituto fazer um estudo de impacto ambiental do barulho dos helicópteros sobre a fauna da Floresta da Tijuca, o que ainda não foi feito:
— Falei Roberto Vizentin, explicando que um abaixo-assinado reuniu dez mil assinaturas protestando contra os voos turísticos de helicópteros e que o heliponto do Mirante Dona Marta estava sem licença de operação. Roberto Vizentin me deu razão e disse que vai fazer uma ação conjunta conosco na área. Inclusive agora há a oportunidade de regular o número de voos, concedendo-se então a licença de operação que ainda não existe — garantiu o secretário.
Quarta-feira, 30 de maio de 2012
Helipontos fechados vão ter licença para operar
Órgãos federais vão regular funcionamento no Dona Marta; e secretaria do Ambiente, na Urca
Ronaldo Braga
ronaldo@oglobo.com.br
Um dia depois de a Secretaria estadual do Ambiente ter interditado os helipontos do Morro Dona Marta e do Morro da Urca por falta de licença, o estado, o Ibama e o Instituto Chico Mendes (ICMBio) já trabalham na elaboração das regras de uso dos espaços. Segundo o secretário de Ambiente, Carlos Minc, o Ibama e o ICMBio vão ficar responsáveis por licenciar a atividade no Morro Dona Marta, localizado no Parque Nacional da Tijuca, uma unidade de conservação federal. A secretaria, por sua vez, irá licenciar o heliponto do Morro da Urca.
— Vamos trabalhar em conjunto para que haja um padrão nas regras gerais. É preciso que haja um critério único para se estabelecer, por exemplo, o número de helicópteros que vão poder operar em cada local — explicou Minc.
Os helipontos do Mirante Dona Marta e do Morro da Urca foram vistoriados ontem por técnicos no Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e ficou constatado que ontem não houve pousos nem decolagens.
Minc afirmou, ontem, que entrou em contato na tarde de segunda-feira com o ICMBio para tratar da interdição do heliponto. Durante conversa com o presidente do ICMBio, Roberto Vizentin, ficou decidido ainda que os dois órgãos farão uma ação conjunta na área, que incluirá monitoramento do entorno do Cristo para identificar a origem dos helicópteros que sobrevoam o monumento. Minc acrescentou que há a oportunidade para o instituto fazer um estudo de impacto ambiental do barulho dos helicópteros sobre a fauna da Floresta da Tijuca, o que ainda não foi feito:
— Falei Roberto Vizentin, explicando que um abaixo-assinado reuniu dez mil assinaturas protestando contra os voos turísticos de helicópteros e que o heliponto do Mirante Dona Marta estava sem licença de operação. Roberto Vizentin me deu razão e disse que vai fazer uma ação conjunta conosco na área. Inclusive agora há a oportunidade de regular o número de voos, concedendo-se então a licença de operação que ainda não existe — garantiu o secretário.
cwbspotter- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» [Brasil] Empresa do grupo Noar pede licença para operar táxi aéreo
» [Brasil] BRASIL: Depois dos rasantes piloto pode perder a licença para voar
» [Brasil] Anac relaxa fiscalização para dar licença a pilotos
» [Brasil] GOL tem autorização para operar voo Campinas/Miami
» [Brasil] Tam vai operar novo voo diário para Montevidéu
» [Brasil] BRASIL: Depois dos rasantes piloto pode perder a licença para voar
» [Brasil] Anac relaxa fiscalização para dar licença a pilotos
» [Brasil] GOL tem autorização para operar voo Campinas/Miami
» [Brasil] Tam vai operar novo voo diário para Montevidéu
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos