[Internacional] GippsAero conclui com sucesso o primeiro voo de novo avião turboélice
Página 1 de 1
[Internacional] GippsAero conclui com sucesso o primeiro voo de novo avião turboélice
GippsAero conclui com sucesso o primeiro voo de novo avião turboélice
A nova aeronave GippsAero GA-10 durante o primeiro voo. (Foto: GippsAero)
A GippsAero, fabricante australiana de aeronaves, e subsidiária do indiano Grupo Mahindra, concluiu com êxito o primeiro voo de seu novo avião, o GA10. A aeronave, que é o primeiro monomotor turboélice projetado e desenvolvido na Austrália, é um avião multi tarefa de 10 assentos baseado na aeronave utilitária já bem sucedida GA8 AirVan. O primeiro vôo ocorreu na base da GippsAero no Aeroporto Regional Latrobe, no leste de Victoria, na terça-feira, dia 1° de Maio de 2012.
Com um motor turboélice Rolls Royce 250, o GA10 se encaixa num nicho específico no mercado e irá atender uma ampla gama de aplicações de trabalho, incluindo transporte de passageiros e mercadorias, além de vigilância e proteção aérea.
Arvind Mehra, Diretor Executivo e CEO da Mahindra Aerospace disse: “Estamos extremamente orgulhosos do sucesso do primeiro vôo do nosso primeiro turboélice. É mais um marco importante para alcançar nosso objetivo de proporcionar uma família de aeronaves utilitárias econômicas para o mercado de aviação.”
O CEO da GippsAero, Miles Dr Terry, anunciou que “o GA10 trará um nível inicial de aeronaves utilitárias turboélices para o mercado local, permitindo que as operadoras possam fazer uma troca mais suave entre as aeronaves a pistão e turboélice. O baixo preço de compra projetado e os baixos custos operacionais do GA10, juntamente com a sua grande versatilidade, vai oferecer às operadoras um avião multi tarefa papel comercialmente viável”.
O piloto de teste, Tony Morris, e o Engenheiro de Ensaios em Vôo da GippsAero, Gerhard Jordaan, estavam a bordo do GA10 para esta ocasião memorável. Uma vez no ar, o GA10 circulou o aeroporto várias vezes por aproximadamente 20 minutos, além de realizar uma passagem baixa e um toque e arremetida.
O primeiro vôo foi considerado um grande resultado, de acordo com o Engenheiro e Gerente de Projetos na GippsAero, Gerhard Jordaan: “o primeiro vôo foi um grande sucesso, pois mostrou que o GA10 manteve a estabilidade inerente e a facilidade de pilotar do GA8. O primeiro vôo mostrou que o projeto GA10 tem um grande potencial para atingir os objetivos do desenvolvimento e do programa de certificação de teste de vôo, que continuará agora para a aprovação planejada do tipo em 2013.”
Com a conclusão do primeiro vôo, a equipe de engenharia GippsAero sujeitará o protótipo a um programa intensivo de teste estático e de vôo para obter um Certificado de Tipo para o GA10. Prevê-se que o novo modelo esteja disponível para entrega ao cliente na primeira metade de 2013.
Fonte: Cavok
A nova aeronave GippsAero GA-10 durante o primeiro voo. (Foto: GippsAero)
A GippsAero, fabricante australiana de aeronaves, e subsidiária do indiano Grupo Mahindra, concluiu com êxito o primeiro voo de seu novo avião, o GA10. A aeronave, que é o primeiro monomotor turboélice projetado e desenvolvido na Austrália, é um avião multi tarefa de 10 assentos baseado na aeronave utilitária já bem sucedida GA8 AirVan. O primeiro vôo ocorreu na base da GippsAero no Aeroporto Regional Latrobe, no leste de Victoria, na terça-feira, dia 1° de Maio de 2012.
Com um motor turboélice Rolls Royce 250, o GA10 se encaixa num nicho específico no mercado e irá atender uma ampla gama de aplicações de trabalho, incluindo transporte de passageiros e mercadorias, além de vigilância e proteção aérea.
Arvind Mehra, Diretor Executivo e CEO da Mahindra Aerospace disse: “Estamos extremamente orgulhosos do sucesso do primeiro vôo do nosso primeiro turboélice. É mais um marco importante para alcançar nosso objetivo de proporcionar uma família de aeronaves utilitárias econômicas para o mercado de aviação.”
O CEO da GippsAero, Miles Dr Terry, anunciou que “o GA10 trará um nível inicial de aeronaves utilitárias turboélices para o mercado local, permitindo que as operadoras possam fazer uma troca mais suave entre as aeronaves a pistão e turboélice. O baixo preço de compra projetado e os baixos custos operacionais do GA10, juntamente com a sua grande versatilidade, vai oferecer às operadoras um avião multi tarefa papel comercialmente viável”.
O piloto de teste, Tony Morris, e o Engenheiro de Ensaios em Vôo da GippsAero, Gerhard Jordaan, estavam a bordo do GA10 para esta ocasião memorável. Uma vez no ar, o GA10 circulou o aeroporto várias vezes por aproximadamente 20 minutos, além de realizar uma passagem baixa e um toque e arremetida.
O primeiro vôo foi considerado um grande resultado, de acordo com o Engenheiro e Gerente de Projetos na GippsAero, Gerhard Jordaan: “o primeiro vôo foi um grande sucesso, pois mostrou que o GA10 manteve a estabilidade inerente e a facilidade de pilotar do GA8. O primeiro vôo mostrou que o projeto GA10 tem um grande potencial para atingir os objetivos do desenvolvimento e do programa de certificação de teste de vôo, que continuará agora para a aprovação planejada do tipo em 2013.”
Com a conclusão do primeiro vôo, a equipe de engenharia GippsAero sujeitará o protótipo a um programa intensivo de teste estático e de vôo para obter um Certificado de Tipo para o GA10. Prevê-se que o novo modelo esteja disponível para entrega ao cliente na primeira metade de 2013.
Fonte: Cavok
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
-
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» [Internacional] Novo avião-tanque da Boeing completa primeiro teste
» [Internacional] O primeiro Boeing 747 precisa de um novo lar
» [Internacional] Empresa aérea faz primeiro voo com o novo Boeing 747-8
» [Internacional] Índia coloca o primeiro MiG-29K a bordo do “novo” porta-aviões Vikramaditya
» [Internacional] Airbus fabrica o primeiro avião na terra do Tio Sam
» [Internacional] O primeiro Boeing 747 precisa de um novo lar
» [Internacional] Empresa aérea faz primeiro voo com o novo Boeing 747-8
» [Internacional] Índia coloca o primeiro MiG-29K a bordo do “novo” porta-aviões Vikramaditya
» [Internacional] Airbus fabrica o primeiro avião na terra do Tio Sam
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos