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Mensagem por biazi Seg 21 maio 2012, 11:45



Turbina estoura durante decolagem no aeroporto de Natal com destino a São Paulo no dia 19/05/2012. Vídeo feito por Victor Ruscinc
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Mensagem por cwbspotter Seg 21 maio 2012, 11:56

Tenso, mais quando o desespero é com os outros a gente acha até graça se duvidar. Complicado desse vídeo agora na rede vai manchar legal a empresa hehehe. Eu postei esse vídeo agora pouco la no post de notícia onde estavam comentando sobre o ocorrido. E aqui recebi via FB.

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Mensagem por Bruno Nascimento Seg 21 maio 2012, 11:57

O pessoal usa o termo 'explodir' como se foce algo assim: Minha nossa! shocked

Que desespero, nossa! ¬¬

Não teve "explosão" alguma!! A carenagem do motor estava solta, e com a velocidade, ela simplesmente abriu. Em nenhum momento o voo esteve em perigo.

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Mensagem por cwbspotter Seg 21 maio 2012, 12:02

Bruno Nascimento escreveu:
Não teve "explosão" alguma!! A carenagem do motor estava solta, e com a velocidade, ela simplesmente abriu. Em nenhum momento o voo esteve em perigo.
Concordo. Porém, vai falar isso para o rapaz da câmera! lol

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Mensagem por Sandro Schneider Seg 21 maio 2012, 12:12


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Mensagem por Bruno Nascimento Seg 21 maio 2012, 12:24

cwbspotter escreveu:
Bruno Nascimento escreveu:
Não teve "explosão" alguma!! A carenagem do motor estava solta, e com a velocidade, ela simplesmente abriu. Em nenhum momento o voo esteve em perigo.
Concordo. Porém, vai falar isso para o rapaz da câmera! lol

lol lol deu pra perceber o desespero do cidadão! rs

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Mensagem por marcos1sp Seg 21 maio 2012, 14:01

Eu também não vi explosão alguma. Vale tudo para a melhor foto, até uma dose de sensacionalismo. thumbsdown

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Mensagem por Augusto Sposito Seg 21 maio 2012, 14:13

shocked Isso sim que eu chamo de susto! pinch

Imagina se acontece em voo... E se acerta o estabilizador vertical.... espanto

Eu acabei lembrando de um caso similar...

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Good post

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Mensagem por João Marcelo Seg 21 maio 2012, 15:47

O problema seria se alguma peça da carenagem continuasse na pista quando algum outro avião fosse decolar ou pousar

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Mensagem por Duley Seg 21 maio 2012, 15:57

Realmente o termo "explosão" foi por conta do exagero.

Mas pessoal, temos que lembrar que a maior parcela da população e passageiros de avião pouco entendem da aviação e não conseguem discernir um momento de real perigo de uma situação apenas anormal. É bastante claro que o cara que estava filmando pouco entendia e não sabia identificar que tratava-se apenas de uma carenagem se abrindo quando não deveria. É o famoso, o que os olhos não veem, o coração não sente. Se fosse uma carenagem soltando na barriga do avião, nenhum passageiro veria, e não ia existir nenhum pânico.
Apenas um ponto para pensarmos antes de julgar.

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Mensagem por Ruan Martinez Seg 21 maio 2012, 16:15

O pior de tudo escrito na matéria acima, as pessoas ficaram revoltadas por não ter uma equipe de socorro na pista, meu Deus, pra que? se o avião voou uma 1 hora no espaço aéreo de Natal, quer dizer que não precisaria de uma equipe de socorro, e se o comandante, quando reportou emergência, ou algo ao controle, não acusou feridos, e nem grave falha, pra que uma equipe de socorro, tem passageiro que é sensacionalista meu Deus, falando que a Infraero fez Omissão de socorro, a quem ??? a Turbina??? kkk

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Mensagem por PedroFelipe Seg 21 maio 2012, 19:24

O indivíduo que estava filmando fez mais escândalo do que muita mulher a bordo... lol

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Mensagem por cafejava Seg 21 maio 2012, 19:51

Só lembrando que o comportamento dos passageiros foi correto, avisaram o mais rápido possível a tripulação. Se não tivessem avisado talvez os pilotos nem teriam ficado sabendo do que acorreu. E ao subir e ganhar velocidade a coisa poderia ter ficado mais perigosa.

Não encaro isso como um simples incidente, e sim um incidente gravissimo que só não acabou em tragédia por pura sorte. Imaginem se a parte da nacele que se desprendeu atinge o estabilizador horizontal do avião.
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Mensagem por Alexandre da Silva Seg 21 maio 2012, 19:53

Caramba, eu quase entrei em panico aqui no meu quarto. Imagino ele, quem pouco entende de avião entra em desespero mesmo.

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Mensagem por PedroFelipe Seg 21 maio 2012, 19:57

Ué, imagino que isso tenha causado vibrações anormais no motor, e isso foi informado a tripulação pelos instrumentos, não?

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Mensagem por Bruno Silva 3 Seg 21 maio 2012, 20:16

Moro aqui em Natal e nesse dia (Sábado passado 19/05/2012) fui visitar minha mãe e minha irmãzinha recém-nascida na maternidade que fico logo na lateral do aeroporto, isso por um volta da 10 da manhã e vi esse avião em uma área bastante remota e que os aviões comerciais nunca ficam, exceto quando a problemas, e comentei com meu pai que vinha comigo, "Esse avião o teve algum problema, defeito ou o seu voo foi cancelado" e mais ou menos as 12 horas fiquei sabendo da notícia pelo jorna local. hmmm

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Mensagem por Duley Ter 22 maio 2012, 00:18

cafejava escreveu:Só lembrando que o comportamento dos passageiros foi correto, avisaram o mais rápido possível a tripulação. Se não tivessem avisado talvez os pilotos nem teriam ficado sabendo do que acorreu. E ao subir e ganhar velocidade a coisa poderia ter ficado mais perigosa.

Não encaro isso como um simples incidente, e sim um incidente gravissimo que só não acabou em tragédia por pura sorte. Imaginem se a parte da nacele que se desprendeu atinge o estabilizador horizontal do avião.

O que desprendeu do avião foi apenas uma carenagem lateral do motor. Por ser feita de fibra, ele é leve e possui uma certa fragilidade, que no caso, a resistência do vento fez ela parecer extremamente frágil. A nacele nada sofreu. Álias, acho que você confindiu nacele com pylon. Nacele é a entrada de ar do motor e pylon é o suporte que une o motor a asa. Um problema no pylon realmente teria um grau de proporção no risco muito mais elevado.

PedroFelipe escreveu:Ué, imagino que isso tenha causado vibrações anormais no motor, e isso foi informado a tripulação pelos instrumentos, não?

Não. Neste caso os níveis de vibração ficaram dentro do normal operacional. Realmente, como o cafejava disse, talvez os pilotos iriam perceber a situação mais a frente, principalmente porque estavam em condições IFR, situação aonde se voa exclusivamente olhando para dentro da cabine. Como os passageiros se manifestaram, os pilotos tomaram conta da situação antes.


Gostaria muito de ouvir o speech do comandante. Mas nestas horas é sempre assim. Só um lado da história é divulgado.


Última edição por Duley em Ter 22 maio 2012, 08:14, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Corrigir confusão de nomes.)

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Mensagem por cafejava Ter 22 maio 2012, 08:43

Duley obrigado pelos esclarecimentos, eu achava que nacele era toda a estrutura que envolvia a turbina, e não sabia também que aquela peça era de fibra.
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Mensagem por cwbspotter Ter 22 maio 2012, 09:44

Bom até onde eu sei nacele inclui revestimentos externos de uma aeronave, quando se refere a parte externa da aeronave ou motores. Bom sobre o capô arrancado, creio eu, imaginando pelo que vi e o pouco que conheço tenha sido o que é preso em 4 pontos na tarte inferior do motor e que provavelmente no pernoite não foi preso novamente depois de algum serviço ou inspeção. Ou seja cabeças ja devem ter rolado, não só na manutenção sendo a principal "suspeita" como o copila que não sei se na TAM ele ainda tem como mandatório o check externo. O pior de tudo que se realmente foi no pernoite isso envolve troca de turno, onde tudo deve ser obrigatóriamente repassado para nova equipe sem falar nos documentos a serem preenchidos. Mais fora toda essa minha ilusão hehehe, vamos aguardar alguma possível causa concreta mais adiante.

Abraços


Última edição por cwbspotter em Ter 22 maio 2012, 10:12, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Erros)

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Mensagem por Augusto Sposito Ter 22 maio 2012, 09:47

Se eu não me engano, na TAM, é o comandante que faz o check externo. yes

Pode ser que ela estava "presa", mas não devidamente. unsure

O problema, é que nunca irão dizer o que realmente aconteceu. hmmm

Abraços!! thumbsup

Edit: Para quem é de São Paulo, irá passar no SPTV uma matéria sobre o incidente. thumbsup

Edit 2: Agora vai passar no Jornal Hoje na Globo.... thumbsup

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Mensagem por Duley Ter 22 maio 2012, 15:07

Realmente rolou uma confusão aí, talvez da minha parte por não explicar direito.
De fato a nacele é toda a carenagem do motor. Até a cowl door do faz parte da nacele.
Já o pylon é uma peça que liga o motor a asa do avião.

Nunca vamos ficar sabendo mesmo o que realmente rolou. Pra mim são duas hipoteses: ou o latch estava com problemas e não segurou a carenagem ou o latch não foi devidamente travado após uma abertura para completar o óleo por exemplo (?). Na verdade não sei aonde é feita a verificação do óleo no Airbus e se precisa abrir a cowl door. Mas seriam duas hipoteses no meu ponto de vista.

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Mensagem por G.Friedrich Ter 22 maio 2012, 17:44

Vou falar se eu estivesse lá tambem ficaria com muito medo, uma coisa é falar daqui de baixo outra coisa é estando dentro do avião, porem não me desesperaria tanto.

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Mensagem por rodrigo mago Ter 22 maio 2012, 18:12

Realmente, é assustador, por mais que tenhamos um pouco conhecimento. O desespero da pessoa que filmava, é nítido! Só pra registrar, a aeronave ainda se encontra por aqui, vi hoje pela manhã qaundo fui deixar uma pessoa pra embarcar. Ela está parada numa posição inversa ao habitual, com isso, a asa que teve o problema não fica a vista das pessoas que vão ao deck vê os aviões que chegam e partem!

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Mensagem por Alexandre Junqueira Qua 23 maio 2012, 14:38

ahhh...os Airbus..tem quer ter coragem viu!
totalmente normal o desespero do passageiro,mas fico pensando oq os outros passageiros devem ter pensado qdo ele comecou a gritar,provavelmente acharam q fosse algo muito pior,de certo havia criancas e idosos no aviao,imagina?um passageiro gritando q algo tava errado e vc sem saber oq é? eek

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Mensagem por Dani.Santoro Qua 23 maio 2012, 14:57

Alexandre Junqueira escreveu:ahhh...os Airbus..tem quer ter coragem viu!
totalmente normal o desespero do passageiro,mas fico pensando oq os outros passageiros devem ter pensado qdo ele comecou a gritar,provavelmente acharam q fosse algo muito pior,de certo havia criancas e idosos no aviao,imagina?um passageiro gritando q algo tava errado e vc sem saber oq é? eek
Alexandre,
Você já é membro do fórum há algum tempo e deveria estar mais atento às regras.
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Vamos ter mais atenção para evitarmos punições maiores. wink

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