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Mensagem por Paolo Bazzoni Ter 15 maio 2012, 18:47

Pessoal, surgiu uma dúvida em relação a descida ...

Ex.: Estou numa rota SBCF-SBVT no FL 310, qual o ponto certo para começar a descer até o toque e como saber quantos pés/min. irei descer ? Claro que válido para qualquer aeroporto, isso se tratando de um 737-700/800.

Valeu !
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Mensagem por Augusto Sposito Ter 15 maio 2012, 19:12

O próprio FMC, quando programado, mostra o ponto ideal de inicio da descida. yes

Assim como a velocidade de descida, respeitando os limites dos fixos. thumbsup

Abraços!! Very Happy

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Mensagem por glmz159 Ter 15 maio 2012, 19:42

Primeiramente você precisa inserir uma carta no FMC, clicando lá em DEP/ARR e tudo mais. Assim, vá para a pág. legs, ajuste as velocidades de cada fixo, observe se as altitudes estão coerentes. Ai fica fácil, decole, ligue o VNAV e LNAV, coloque o nível de cruzeiro, no caso FL310. Uma vez atingido este nível, já sete no "botãozinho" da altitude para o da interceptação do ILS (neste caso). Assim, seguindo com LNAV e VNAV na rota (traço vermelho/rosa), quando você enxergar em verde escrito T/D, exatamente ali, seu avião irá começar a descer, automaticamente. Ele passará por todos os pontos certinho, tendo uma boa inclinação no GS.
Um abraço e espero ter ajudado. thumbsup

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Mensagem por Wingman Ter 15 maio 2012, 20:41

Geralmente, quando estiver a 100 mn do destino, inicia-se a descida.
Dependendo no nível de vôo e velocidade, calcula-se a razão de descida.
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Mensagem por Paolo Bazzoni Ter 15 maio 2012, 21:20

Pessoal, agradeço a todos pela ajuda e os esclarecimentos, deu para ter uma noção do procedimento na descida.

Obrigado a todos !
Abraços
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Mensagem por Felipe Quagliarelo Ter 15 maio 2012, 21:21

Dados:

Altitude Atual (AA)
Velocidade na descida (VD)
Razão de descida (RD)
Altitude Requerida (AR)

Calculo:

X = (AA - AR)/RD
Y = (AA + AR)/RD
VD * 0.02 = Z
Z * Y = K
K + VD = P
(P * X)/60 = Dab


Exemplo:

Questão: Preciso estar a 10000ft (FL100) sobre o VOR VTR sendo que estou estabilizado a 41000ft (FL410). A qual distância inicio minha descida, considerando que a farei a 280Kt mantendo a razão de descida em 2500ft/min?

Altitude Atual (AA) = 41000ft
Velocidade na descida (VD) = 280Kt
Razão de descida (RD) = 2500ft/min
Altitude Requerida (AR) = 10000ft

X = (AA - AR)/RD = (41000 - 10000)/2500 = 12.4

Y = (AA + AR)/RD = (41000 + 3000)/2500 = 20.4

VD * 0.02 = 280 x 0,02 = Z = 5.6

Z * Y = 5.6 * 20.4 = K = 114.24

K + VD = 114.24 + 280 = P = 394.24

(P * X)/60 = (394.24 * 12.4)/60 = Dab = 81.47NM

=> Se iniciarmos a descida a 81.47NM do VOR VTR, ao chegar no VOR estaremos a 10000ft, respeitando a velocidade e altitude usadas no calculo.

retirado do fórum VATSIM Brasil: http://www.vatsim.com.br/forumbrz/viewtopic.php?f=5&t=521

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Mensagem por BeriloJr Ter 15 maio 2012, 22:30

Isso é que é explicação, ganhou ponto ! o único fator de ajuste que possa ocorrer é conforme a ocorrência de ventos que possam gerar alguns ajustes significativos por alterar a groundspeed.

Valeu Matt Barlow !


Matt Barlow escreveu:Dados:

Altitude Atual (AA)
Velocidade na descida (VD)
Razão de descida (RD)
Altitude Requerida (AR)

Calculo:

X = (AA - AR)/RD
Y = (AA + AR)/RD
VD * 0.02 = Z
Z * Y = K
K + VD = P
(P * X)/60 = Dab


Exemplo:

Questão: Preciso estar a 10000ft (FL100) sobre o VOR VTR sendo que estou estabilizado a 41000ft (FL410). A qual distância inicio minha descida, considerando que a farei a 280Kt mantendo a razão de descida em 2500ft/min?

Altitude Atual (AA) = 41000ft
Velocidade na descida (VD) = 280Kt
Razão de descida (RD) = 2500ft/min
Altitude Requerida (AR) = 10000ft

X = (AA - AR)/RD = (41000 - 10000)/2500 = 12.4

Y = (AA + AR)/RD = (41000 + 3000)/2500 = 20.4

VD * 0.02 = 280 x 0,02 = Z = 5.6

Z * Y = 5.6 * 20.4 = K = 114.24

K + VD = 114.24 + 280 = P = 394.24

(P * X)/60 = (394.24 * 12.4)/60 = Dab = 81.47NM

=> Se iniciarmos a descida a 81.47NM do VOR VTR, ao chegar no VOR estaremos a 10000ft, respeitando a velocidade e altitude usadas no calculo.

retirado do fórum VATSIM Brasil: http://www.vatsim.com.br/forumbrz/viewtopic.php?f=5&t=521

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Mensagem por Paulo Stavis Ter 15 maio 2012, 22:37

Wingman escreveu:Geralmente, quando estiver a 100 mn do destino, inicia-se a descida.
Dependendo no nível de vôo e velocidade, calcula-se a razão de descida.

Por curiosidade, de onde é que você tirou essa info? Está totalmente furada...

Para ter uma noção do seu TOD (ponto onde você iniciará a descida):

Subtraia do seu nível de voo a altitude que você quer terminar a descida. Ex:

FL 310
FAF do procedimento deve ser passado a 4000'
31000 - 4000 = 27.000'

Defina agora a razão que você quer utilizar. Em média, pode colocar 2000' para facilitar os cálculos. Divida essa altitude que você achou (conhecida como quantidade de descida) pela razão. Ex:

27000 / 2000 = 13,5; arredondando = 14 minutos de descida.

Você deve iniciar a descida a 14 minutos de voo do FAF. Para descobrir a distância, é só fazer uma regra de 3 básica usando sua G/S. Ex:

GS: 400kt

400 - 60
X - 14

Você descobrirá que X = 94 nm

Esse é o cálculo mais básico, com razão fixa. A sua GS vai variar ao longo da descida, portanto é uma mera estimativa. Caso sua aeronave possua FMC que calcule isto, é só seguir o mesmo.
Abraço!
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Mensagem por Cmte. Caio Ter 15 maio 2012, 23:20

pjspiloto escreveu:
Wingman escreveu:Geralmente, quando estiver a 100 mn do destino, inicia-se a descida.
Dependendo no nível de vôo e velocidade, calcula-se a razão de descida.

Por curiosidade, de onde é que você tirou essa info? Está totalmente furada...

Para ter uma noção do seu TOD (ponto onde você iniciará a descida):

Subtraia do seu nível de voo a altitude que você quer terminar a descida. Ex:

FL 310
FAF do procedimento deve ser passado a 4000'
31000 - 4000 = 27.000'

Defina agora a razão que você quer utilizar. Em média, pode colocar 2000' para facilitar os cálculos. Divida essa altitude que você achou (conhecida como quantidade de descida) pela razão. Ex:

27000 / 2000 = 13,5; arredondando = 14 minutos de descida.

Você deve iniciar a descida a 14 minutos de voo do FAF. Para descobrir a distância, é só fazer uma regra de 3 básica usando sua G/S. Ex:

GS: 400kt

400 - 60
X - 14

Você descobrirá que X = 94 nm

Esse é o cálculo mais básico, com razão fixa. A sua GS vai variar ao longo da descida, portanto é uma mera estimativa. Caso sua aeronave possua FMC que calcule isto, é só seguir o mesmo.
Abraço!

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Mensagem por djadilsonoliveira37 Qua 16 maio 2012, 04:05

Não lembro onde ou a fórmula, mas sei que se multiplica o nível de voo por um número ao qual não me lembro e ele te dá a quantas milhas do destino deverá iniciar a descida! Infelizmente não posso ajudar neste quesito!
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Mensagem por Paolo Bazzoni Qua 16 maio 2012, 16:25

Amigos, primeiramente agradeço o interesse de todos pelas informações e poder ajudar nestas dúvidas.
Acho que tanto um procedimento como o outro estão corretos, comparando os dois, o que mudou foi o caminho para chegar no resultado final.

Valeu e obrigado a todos pela ajuda !
Abraços
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Mensagem por Wingman Qui 17 maio 2012, 00:45

Engraçado......
Acho que não me expressei muito bem, eu disse que uma descida pode ser iniciada em torno de 100 mn, pode ser menos, do destino.
Todo mundo sabe que a razão de descida vai alternar em algum ponto.
A sua curiosidade:
Logo eu que já pousei nas cabines de B747 (esse era comandante master), MD-11, B737 e B767. Conheço alguns ex-pilotos da Varig, e me lembro muito bem do que eles me falaram.
Não preciso colocar cálculos com precisão......
Se minha dica é furada, vou passar um pito naqueles pilotos mentirosos.
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Mensagem por Paulo Stavis Qui 17 maio 2012, 09:51

Wingman escreveu:Engraçado......
Acho que não me expressei muito bem, eu disse que uma descida pode ser iniciada em torno de 100 mn, pode ser menos, do destino.
Todo mundo sabe que a razão de descida vai alternar em algum ponto.
A sua curiosidade:
Logo eu que já pousei nas cabines de B747 (esse era comandante master), MD-11, B737 e B767. Conheço alguns ex-pilotos da Varig, e me lembro muito bem do que eles me falaram.
Não preciso colocar cálculos com precisão......
Se minha dica é furada, vou passar um pito naqueles pilotos mentirosos.

Sua dica é furada sim, não tem embasamento nem sentido algum. Você pode ver pelo cálculo que demonstrei...
Com 2000 de razão, ficou próximo a 100nm. Agora façamos com os seguintes parametros:
FL 390; altitude final de descida: 1000'; Razão: 3500 ft/min; GS: 300kt
O resultado fica em 55nm.

Agora supomos: Você iniciou a descida com as 100nm que você propôs do ponto X, porém o cálculo indica que você precisaria de somente 55nm. O que é que você vai fazer com as 45nm restantes? Ficar nivelado a 1000', tirando rasante das casas, assustando pax e gastando um combustível sem sentido?

Uma coisa é dica furada, outra é o piloto dizer que o cálculo não precisa ser preciso. Concordo totalmente com ele, não preciso ficar contando cada 0,1nm da distância, mas não é o caso de fixar um valor e utilizar sempre.

Entenda: nada contra você ou seu método, mas não é um procedimento correto. Discordo da sua opinião com total respeito à sua.
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Mensagem por Wingman Qui 17 maio 2012, 10:30

Pra encerrar o assunto,
Que bom que vc está aprendendo com embasamento.
Esses calculos todos que vc colocou, não discordo, estão corretos, pois quando vc nasceu, nos finais de semana, lá no simulador de 47, na Ilha do Governador no Rio, eu "brincava" de flight simulator.
E olha que nossa descida sempre nos levou ao pouso e ninguem ficou ferido.

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Mensagem por Speed Racer Sex 18 maio 2012, 16:25

O negócio é calcular com base na sua velocidade "horizontal" e vertical.

Por exemplo, se sua descida será a 2000 pés por minuto você levará 13 minutos para descer 26000 pés (26000/2000=13). Calma que não basta apenas achar o tempo.

Depois você precisará saber qual será sua velocidade "horizontal" (sua ground speed ou GS, velocidade em relação ao solo) para então calcular qual distância percorrerá em 13 minutos voando a velocidade X e descendo a Y.

Então vamos lá, se você descer voando a 350 nós, percorrerá 75,83 milhas náuticas (nautical miles/nm) para descer os 26000 pés.

Note que você não deve necessariamente começar a descer quando souber quanto tempo gastará na descida, visto que a velocidade de cruzeiro e descida poderão ser diferentes.

Agora um dica que uso desde o FS98 (aprendi no "help" dele): Descendo a 280 nós de velocidade indicada (IAS) e vertical de -1800 fpm, costumo tirar o zero do meu flight level (ex: FL310=31) e multiplicar por 3. No seu caso, 31x3 igual a 93nm. Daí vou monitorando sempre essa conta conforme vou descendo, fazendo a conta inversa, ou seja, a 60nm de distância devo estar voando no FL200. Se estiver mais alto, desacelero um pouco a aeronave ou aumento a razão de descida.
Antes que alguém reclame dessa minha dica, claro que no real não é assim, mas no virtual, pra descontrair, ajuda bem, comigo sempre dá certo. thumbsup
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Mensagem por Paulo Stavis Sex 18 maio 2012, 19:30

Speed Racer escreveu:
Antes que alguém reclame dessa minha dica, claro que no real não é assim, mas no virtual, pra descontrair, ajuda bem, comigo sempre dá certo. thumbsup

Pelo menos tem fundamento... razão de 1800 e 280 kt. Milagre ver uma dica boa no help do FS, não conhecia. thumbsup
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Mensagem por djadilsonoliveira37 Sáb 19 maio 2012, 13:04

No quartel, uma coisa que eu aprendi: Antiguidade é posto e não se discute! lol
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Mensagem por RS Sáb 19 maio 2012, 20:21

Prezado colega,

Vamos lá.. antes de mais nada, estou em um teclado que nao tem algumas acentuacoes e nem cedilha, entao peco desculpas pela ortografia.

Se voce está voando uma aeronave com FMS, ou com um bom sistema GPS, inserindo corretamente a navegacao e as altitudes de interceptacao na na sua navegacao, o próprio sistema, baseado em seu nivel de voo planejado irá te informar o ponto ideal de descida, usualmente representado com a sigla TOD (TOP OF DESCENT)

Sabemos que aeronaves a jato necessitam um bom planejamento de descida e desaceleracao, para que a aproximacao nao fique prejudicada, normalmente. Para tanto existem diversos cálculos, como o colega Matt Barlow exemplificou.
No entanto, na "vida real" existem varios fatores a serem gerenciados ao mesmo tempo, e as coisas acontecem bem rápido, dessa forma normalmente adota-se maneiras mais simples de planejar a descida.
Uma delas é oa regrinha do 3 para 1:

3nm para cada 1000ft que pretende-se descer, e normalmente + 10% disso, para desaceleracao. Fica uma coisa simples e bastante funcional.

Exemplificando;
Estamos no FL350, e precisamos descer para a primeira restricao que será no FL050, entao precisamos perder 30000FT. Logo, 90nm + 10%, nos dá um TOD de 99nm antes daquele ponto onde queremos estar no FL050. Lembrando que, com vento de proa, pode-se arriscar descer um pouco depois, e com vento de cauda, deve-se descer antes e gerenciar a descida... fazendo essa continha do 3 para 1 sempre que se quiser saber se a descida está legal.

Outra dica bastante funcional, é saber que o numero Mach, normalmente bate bem proximo a proporcao de nm/min, por exemplo, mach .80, 8nm/min e assim vai.

Enfim, só uma dica simples e bastante utilizada!

Abraco.

RS
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Mensagem por Paolo Bazzoni Seg 21 maio 2012, 09:22

Excelente RS !

Valeu !
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Mensagem por AlexandreV Sáb 21 Out 2017, 11:14

Pra você ter uma noção para quantas Nm do aeroporto iniciar a descida, tem uma dica bem louca que funciona de um amigo meu que é piloto, ele calcula a altitude que ele está e divide por 3. Vai dar quantas nm antes do aeroporto ele tem que descer
Ex: estou a FL330, então 330/3= 110
Quando eu estiver a 110 nm do aeroporto ele inicia a descida
thumbsup
Quanto a velocidade e razão de descida você já tem as respostas com os outros comentários!
Espero ter ajudado!
Caso eu falei alguma besteira pode falar que eu tenho o prazer em arrumar

happy
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