Planificador de Vôo
5 participantes
Página 1 de 1
Planificador de Vôo
Boa Senhores,
Como alguns sabem, tenho me dedicado ao vôo com aeronaves clássicas, que utilizam como sistema de navegação o INS. Para tanto, preciso dos waypoints da rota a ser seguida, assim como de suas coordenadas geográficas para inseri-las no CDU do INS. A imagem que está abaixo, eu retirei do manual do CIVA, e é algo assim que eu procuro. Um programa, ou site, enfim alguma fonte que após eu definir qual será o meu plano de vôo, eu consiga gerar um relatório contento todos os waypoints e suas cordenandas
Nesta imagem, verifica-se inclusive que estão anotadas uma série de informações adicionais do vôo como consumo de combustível, aeroporto de alternativa, etc... Na verdade este modelo é muito parecido com o que eu já vi em alguns vídeos reais, mas gostaria muito de uma maneira de simular um relatório destes..
Eu conheço um site, o Routefinder, mas pelo que vi ele não é lá muito confiável, já verifiquei algumas incoerências nas rotas que ele desenhou para mim.
Enfim, conto com a sabedoria dos colegas de VV !
Abraço a todos
Como alguns sabem, tenho me dedicado ao vôo com aeronaves clássicas, que utilizam como sistema de navegação o INS. Para tanto, preciso dos waypoints da rota a ser seguida, assim como de suas coordenadas geográficas para inseri-las no CDU do INS. A imagem que está abaixo, eu retirei do manual do CIVA, e é algo assim que eu procuro. Um programa, ou site, enfim alguma fonte que após eu definir qual será o meu plano de vôo, eu consiga gerar um relatório contento todos os waypoints e suas cordenandas
Nesta imagem, verifica-se inclusive que estão anotadas uma série de informações adicionais do vôo como consumo de combustível, aeroporto de alternativa, etc... Na verdade este modelo é muito parecido com o que eu já vi em alguns vídeos reais, mas gostaria muito de uma maneira de simular um relatório destes..
Eu conheço um site, o Routefinder, mas pelo que vi ele não é lá muito confiável, já verifiquei algumas incoerências nas rotas que ele desenhou para mim.
Enfim, conto com a sabedoria dos colegas de VV !
Abraço a todos
Inscrito em : 16/01/2012
Reputação : 370
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Voar, voar e voar !
Nacionalidade :
Re: Planificador de Vôo
O FlightSim Commander 9.2 atende suas necessidades. No exemplo um plano de voo feito a facão só pra te mostrar:
E ele imprime o plane de voo com os waypoints e coordenadas no padrão que você quer acima. Imprimi aqui e ficou bem parecido com o que você botou acima.
E ele imprime o plane de voo com os waypoints e coordenadas no padrão que você quer acima. Imprimi aqui e ficou bem parecido com o que você botou acima.
flavioSSA- Marechal-do-Ar
-
Inscrito em : 04/09/2009
Reputação : 794
Simulador preferido : MSFS/P3Dv4
Nacionalidade :
Ficaria com a dica do Flávio! E somente complementando, se usa o AIRAC para atualizar ele.
Abraço
Abraço
cwbspotter- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 04/04/2011
Reputação : 249
Nacionalidade :
Sugiro também o FSCommander. Além de ser muito fácil inserir a rota nele, ele também lê as NATs e PACOTs (para cruzamento do atlântico norte e pacífico), ficando bem fácil de inserir no CIVA.
Para imprimir com as coordenadas, na aba Flight Plan, é só marcar a opção "Show Coordinates".
Fica então uma imagem do plano de voo que você pode imprimir:
Quanto a esse planejamento da página do CIVA, não sei onde foi feito. Mas qualquer coisa mais completa normalmente o usuário deve ter montado. A única coisa que mais se aproximaria disso seria o TOPCAT, mas o calculo de decolagem e pouso dele só contempla as aeronaves mais novas ou automatizadas (MD11/737...).
Abraço!
Para imprimir com as coordenadas, na aba Flight Plan, é só marcar a opção "Show Coordinates".
Fica então uma imagem do plano de voo que você pode imprimir:
Quanto a esse planejamento da página do CIVA, não sei onde foi feito. Mas qualquer coisa mais completa normalmente o usuário deve ter montado. A única coisa que mais se aproximaria disso seria o TOPCAT, mas o calculo de decolagem e pouso dele só contempla as aeronaves mais novas ou automatizadas (MD11/737...).
Abraço!
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Reputação : 718
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Sim, tem Airac específico para ele.
O bom do FSCommander, é que dá para acompanhar tudo durante o voo!!
Abraçoos!!
O bom do FSCommander, é que dá para acompanhar tudo durante o voo!!
Abraçoos!!
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito- Banido
-
Inscrito em : 20/02/2011
Reputação : 447
Nacionalidade :
Esse TOPCAT bem legal ele. Adiquiri depois que assisti o DVD do Blumberg onde ele sugere e me divirto usando em conjunto com NGx. Isso que o Sposito citou não sei fazer de ver outras aeronaves e tal. Pesa alguma coisa isso? Rolaria um pequeno "off" mostrando como fazer?
Abraço
Abraço
-
Nacionalidade :
cwbspotter escreveu:Esse TOPCAT bem legal ele. Adiquiri depois que assisti o DVD do Blumberg onde ele sugere e me divirto usando em conjunto com NGx. Isso que o Sposito citou não sei fazer de ver outras aeronaves e tal. Pesa alguma coisa isso? Rolaria um pequeno "off" mostrando como fazer?
Abraço
É simples, após carregar o voo no FSX, na janela do FSC9 vá na aba GPS e depois em Connect to FS.
Feito isso, ele já irá acompanhar a aeronave, emitindo sons nos fixos, e alerta de tráfego.
Não pesa em nada no FSX, já que é feito em janela separada.
E o FSCommander, é uma mão na roda para se selecionar a SID e STAR para o voo.
Forte abraço!!
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito- Banido
-
Nacionalidade :
Obrigado!Augusto Sposito escreveu:cwbspotter escreveu:Esse TOPCAT bem legal ele. Adiquiri depois que assisti o DVD do Blumberg onde ele sugere e me divirto usando em conjunto com NGx. Isso que o Sposito citou não sei fazer de ver outras aeronaves e tal. Pesa alguma coisa isso? Rolaria um pequeno "off" mostrando como fazer?
Abraço
É simples, após carregar o voo no FSX, na janela do FSC9 vá na aba GPS e depois em Connect to FS.
Feito isso, ele já irá acompanhar a aeronave, emitindo sons nos fixos, e alerta de tráfego.
Não pesa em nada no FSX, já que é feito em janela separada.
E o FSCommander, é uma mão na roda para se selecionar a SID e STAR para o voo.
Forte abraço!!
Mais deve da para tirar esse som né hehehe. Pois na verdade gostaria dele somente para quando estivesse voando em área desconhecida saber qual nome de algum aeroporto e etc.
Valeu, abraço.
-
Nacionalidade :
cwbspotter escreveu:Obrigado!
Mais deve da para tirar esse som né hehehe. Pois na verdade gostaria dele somente para quando estivesse voando em área desconhecida saber qual nome de algum aeroporto e etc.
Valeu, abraço.
Acho que dá para tirar sim... mas não sei se tem opção...
Forte abraço!!
Augusto Sposito- Banido
-
Nacionalidade :
Bom senhores, acredito que encontrei o que estava procurando, este programa me parece uma "mão na roda" pro pessoal que simula !
Infelizmente neste mês não estou podendo gastar 40,00 EUR neste aplicativo, mas o mesmo já está na minha lista !
Agradeço a todos pela atenção, e para os moderadores, considero o tópico como resolvido !
Grande abraço a todos
Infelizmente neste mês não estou podendo gastar 40,00 EUR neste aplicativo, mas o mesmo já está na minha lista !
Agradeço a todos pela atenção, e para os moderadores, considero o tópico como resolvido !
Grande abraço a todos
Inscrito em : 16/01/2012
Reputação : 370
Emprego/lazer : Voar, voar e voar !
Nacionalidade :
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos