Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.

Planificador de Vôo Gse_multipart13851

Planificador de Vôo

5 participantes

Ir para baixo

Resolvido Planificador de Vôo

Mensagem por Leber Sex 11 maio 2012, 19:27

Boa Senhores,

Como alguns sabem, tenho me dedicado ao vôo com aeronaves clássicas, que utilizam como sistema de navegação o INS. Para tanto, preciso dos waypoints da rota a ser seguida, assim como de suas coordenadas geográficas para inseri-las no CDU do INS. A imagem que está abaixo, eu retirei do manual do CIVA, e é algo assim que eu procuro. Um programa, ou site, enfim alguma fonte que após eu definir qual será o meu plano de vôo, eu consiga gerar um relatório contento todos os waypoints e suas cordenandas

Planificador de Vôo FPL

Nesta imagem, verifica-se inclusive que estão anotadas uma série de informações adicionais do vôo como consumo de combustível, aeroporto de alternativa, etc... Na verdade este modelo é muito parecido com o que eu já vi em alguns vídeos reais, mas gostaria muito de uma maneira de simular um relatório destes..

Eu conheço um site, o Routefinder, mas pelo que vi ele não é lá muito confiável, já verifiquei algumas incoerências nas rotas que ele desenhou para mim.

Enfim, conto com a sabedoria dos colegas de VV !

Abraço a todos

Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 16/01/2012
Reputação : 370
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Voar, voar e voar !
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Planificador de Vôo

Mensagem por flavioSSA Sex 11 maio 2012, 19:43

O FlightSim Commander 9.2 atende suas necessidades. No exemplo um plano de voo feito a facão só pra te mostrar:
Planificador de Vôo 217Clipboard02

E ele imprime o plane de voo com os waypoints e coordenadas no padrão que você quer acima. Imprimi aqui e ficou bem parecido com o que você botou acima.

flavioSSA
flavioSSA
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 04/09/2009
Reputação : 794
Simulador preferido : MSFS/P3Dv4

Mensagem por cwbspotter Sex 11 maio 2012, 19:51

Ficaria com a dica do Flávio! E somente complementando, se usa o AIRAC para atualizar ele.

Abraço

Instagram photo 
Minhas fotos no JetPhotos! Amor
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Reputação : 249

Mensagem por Paulo Stavis Sex 11 maio 2012, 19:52

Sugiro também o FSCommander. Além de ser muito fácil inserir a rota nele, ele também lê as NATs e PACOTs (para cruzamento do atlântico norte e pacífico), ficando bem fácil de inserir no CIVA.
Para imprimir com as coordenadas, na aba Flight Plan, é só marcar a opção "Show Coordinates".
Fica então uma imagem do plano de voo que você pode imprimir:
Planificador de Vôo FSC

Quanto a esse planejamento da página do CIVA, não sei onde foi feito. Mas qualquer coisa mais completa normalmente o usuário deve ter montado. A única coisa que mais se aproximaria disso seria o TOPCAT, mas o calculo de decolagem e pouso dele só contempla as aeronaves mais novas ou automatizadas (MD11/737...).

Abraço!
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Reputação : 718
Simulador preferido : P3Dv4

Mensagem por Augusto Sposito Sex 11 maio 2012, 19:55

Sim, tem Airac específico para ele. thumbsup

O bom do FSCommander, é que dá para acompanhar tudo durante o voo!! yes
Planificador de Vôo 11

Abraçoos!! Yesyes

| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito
Augusto Sposito
Banido

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Reputação : 447

Mensagem por cwbspotter Sex 11 maio 2012, 20:00

Esse TOPCAT bem legal ele. Adiquiri depois que assisti o DVD do Blumberg onde ele sugere e me divirto usando em conjunto com NGx. Isso que o Sposito citou não sei fazer de ver outras aeronaves e tal. Pesa alguma coisa isso? Rolaria um pequeno "off" mostrando como fazer?

Abraço

Instagram photo 
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino

Mensagem por Augusto Sposito Sex 11 maio 2012, 20:05

cwbspotter escreveu:Esse TOPCAT bem legal ele. Adiquiri depois que assisti o DVD do Blumberg onde ele sugere e me divirto usando em conjunto com NGx. Isso que o Sposito citou não sei fazer de ver outras aeronaves e tal. Pesa alguma coisa isso? Rolaria um pequeno "off" mostrando como fazer?

Abraço

É simples, após carregar o voo no FSX, na janela do FSC9 vá na aba GPS e depois em Connect to FS. thumbsup
Feito isso, ele já irá acompanhar a aeronave, emitindo sons nos fixos, e alerta de tráfego. yes
Não pesa em nada no FSX, já que é feito em janela separada. wink
E o FSCommander, é uma mão na roda para se selecionar a SID e STAR para o voo. thumbsup

Forte abraço!! thumbsup

| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito
Augusto Sposito
Banido

Masculino

Mensagem por cwbspotter Sex 11 maio 2012, 20:12

Augusto Sposito escreveu:
cwbspotter escreveu:Esse TOPCAT bem legal ele. Adiquiri depois que assisti o DVD do Blumberg onde ele sugere e me divirto usando em conjunto com NGx. Isso que o Sposito citou não sei fazer de ver outras aeronaves e tal. Pesa alguma coisa isso? Rolaria um pequeno "off" mostrando como fazer?

Abraço

É simples, após carregar o voo no FSX, na janela do FSC9 vá na aba GPS e depois em Connect to FS. thumbsup
Feito isso, ele já irá acompanhar a aeronave, emitindo sons nos fixos, e alerta de tráfego. yes
Não pesa em nada no FSX, já que é feito em janela separada. wink
E o FSCommander, é uma mão na roda para se selecionar a SID e STAR para o voo. thumbsup

Forte abraço!! thumbsup
Obrigado!
Mais deve da para tirar esse som né hehehe. Pois na verdade gostaria dele somente para quando estivesse voando em área desconhecida saber qual nome de algum aeroporto e etc.

Valeu, abraço.

Instagram photo 
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino

Mensagem por Augusto Sposito Sex 11 maio 2012, 20:14

cwbspotter escreveu:Obrigado!
Mais deve da para tirar esse som né hehehe. Pois na verdade gostaria dele somente para quando estivesse voando em área desconhecida saber qual nome de algum aeroporto e etc.

Valeu, abraço.

Acho que dá para tirar sim... mas não sei se tem opção... hmmm

Forte abraço!! thumbsup

Augusto Sposito
Augusto Sposito
Banido

Masculino

Mensagem por Leber Sáb 12 maio 2012, 08:28

Bom senhores, acredito que encontrei o que estava procurando, este programa me parece uma "mão na roda" pro pessoal que simula !

Infelizmente neste mês não estou podendo gastar 40,00 EUR neste aplicativo, mas o mesmo já está na minha lista !

Agradeço a todos pela atenção, e para os moderadores, considero o tópico como resolvido !

Grande abraço a todos

Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 16/01/2012
Reputação : 370
Emprego/lazer : Voar, voar e voar !

Mensagem por Conteúdo patrocinado