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Mensagem por Avila Sex 11 maio 2012, 14:39

Boa tarde pessoal, teria como vocês postarem SS da suas Rendering options ?? Não consigo configurar meu XP10 com uma boa performace mesmo com um otimo computador.

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Mensagem por cwbspotter Sex 11 maio 2012, 14:42

Avila tudo bom?
No seu perfil, tem uma parte onde você pode colocar as configurações de sua máquina. Ja faça isso para quando alguém aparecer aqui para lhe ajudar ja vai ter uma idéia +- do que realmente seu computador é capaz de render com tais configurações.

Grande abraço.

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Mensagem por Carcinogen Sex 11 maio 2012, 15:46

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Tenho um core i5 2400 com uma HD6850 e rodo sem problemas. Tome cuidado com a quantidade de carros, chicago já detona os frames, ainda mais para quem usa ATI.

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Mensagem por AUGUSTOVIX Sex 11 maio 2012, 17:42

Olá amigos,
Acostumado com o Flight Simulator devido aos inúmeros anos em que vim acompanhado sua evolução, me senti bastante atraido pelo X-Plane 10 principalmente pelo entendimento geral de que oferece uma simulação bem mais próxima daquilo que se encontra na aviação real (guardadas as devidas limitações).
Instalei ontém o X-Plane e as surpresas já começaram com a constatação de que é preciso uma enormidade de tempo para sua conclusão. São nada menos de 8 DVDs.
Concluida a instalação a "coceira" para começar a experimentar o X-Plane é enorme e é então que começamos a descobrir que a coisa não vai ser tão fácil.
Consegui configurar os botões do joystick para as funções que já utilizava no FS9 e FSX ( pitch trim up/down, Flaps up/down a notch, Gear up/down , Breaks, etc...) .

O grande problema é a calibragem dos eixos que definem o Roll, Pitch e Yaw. Já fiz e refiz o processo e já na corrida para a decolagem é preciso corrigir incessantemente a proa do avião na pista. A tendência é de guinar para a esquerda .

Está praticamente impossível manter o vôo nivelado devido ao fato de que preciso ficar corrigindo a atitude da aeronave a todo segundo . Desta forma a simulação fica irritante e cansativa. Uma frustração!!!

Infelizmente já procurei algum tutorial para conferir se estou fazendo o processo de calibragem de forma correta ,mas não encontro. Achei um no YouTube com audio em inglês e pelo que pude entender fiz o procedimento de forma correta.

Depois de efetuada a calibragem a barra de côr verde que define o centro do curso nos eixos correspondente a cada função fica centralizado mas em vôo a aeronave sempre tende a puxar para a esquerda.

Minha esperança é de que algum coléga aqui possa me auxiliar a corrigir isto para que eu possa curtir o X-Plane 10 antes que me canse e desinstale o mesmo.

OBS: O X-Plane 10 só oferece cenários detalhados para as cidades americanas? Posicionando a aeronave no Santos Dumont e Galeão só aparece a pista. Se for esta a realidade vou guardar o X-Plane 10 e voltar a instalar o mesmo quando estiverem disponibilizando Addons para que brasileiros possam ter cenários decentes.

Grato

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Mensagem por Ghost Sex 11 maio 2012, 18:45

Você precisa acrescentar exponencial nos eixos de comando, assim fica menos sensível na região central, depois tem uma barrinha ao lado do exponencial pra acrescentar estabilização, isso é explicado da seguinte forma, como nenhum joystick tem a quantidade de comando de um avião real, dessa forma usar esses artificios torna a simulação mais "real", no meu caso que adaptei meu joystick pra dar um curso de 40cm de amplitude não preciso usar a exponencial nem esse último recurso citado, se precisar depois eu tiro uma screenshot mais explicativa sobre isso, caso você não tenha entendido minha explicação.
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Mensagem por AUGUSTOVIX Sáb 12 maio 2012, 09:26

Caro Ghost,

Primeiramente muito obrigado pela sua gentileza em prestar o auxílio. O que acho mais fantástico nos foruns é que a maioria dos membros é sempre muito solidária. Valeu!!

Setei a nullzone em 20%. Vou testar e ir alterando até encontrar o ajuste ideal.

Quanto a tal barrinha ao lado do exponêncial é aquela abaixo onde se lê "CENTER YOKE AND PEDALS AND HIT THIS BUTON" ou o amigo se refere as 06 barras de ajuste na parte superior da mesma página:
-pitch stability-augumentation / pitch control response
-roll stability-augumentation / roll control response
-yaw stability-augumentation / yaw control response

Os ajustes feitos nos ítens acima alteram uma parábola referente a cada um dos 03 ajustes.

OBS: Quanto aos cenários dos aeroportos nacionais eles se limitam realmente a pista? Fiquei surpreso que nem mesmo os das principais cidades como Rio de Janeiro.

Abração!
Augusto

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Mensagem por Paulo Stavis Sáb 12 maio 2012, 13:09

Amigão, essa história de avião correr reto na pista é só no FSX (e sem aquelas opções do realismo no máximo) ok?

Na decolagem, como a potência está a pleno, a aeronave tende a guinar devido ao torque do motor. Isso é proporcional a potência e a quantidade de motores girando para o mesmo lado. Um motor de 300hp gerará muito mais tendência do que um de 150hp, assim como uma aeronave bimotor terá mais tendência que uma mono. As vezes não fica tão aparente pois o fabricante faz de tudo para diminuir a tendência chegando a usar motores contra-rotativos (seneca).

Durante o voo em cruzeiro, você deve compensar a aeronave para que ela fique nivelada se você soltar o manche. Mesmo assim, a influência do vento e demais condições meteorológicas exigem atenção e uso dos comandos para manter a aeronave nivelada. Soltar do manche e a aeronave ir reto é só com PA, e olhe lá...

Abraço!
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Mensagem por Ghost Sáb 12 maio 2012, 13:40

AUGUSTOVIX escreveu:

Setei a nullzone em 20%. Vou testar e ir alterando até encontrar o ajuste ideal.

Quanto a tal barrinha ao lado do exponêncial é aquela abaixo onde se lê "CENTER YOKE AND PEDALS AND HIT THIS BUTON" ou o amigo se refere as 06 barras de ajuste na parte superior da mesma página:
-pitch stability-augumentation / pitch control response
-roll stability-augumentation / roll control response
-yaw stability-augumentation / yaw control response

Os ajustes feitos nos ítens acima alteram uma parábola referente a cada um dos 03 ajustes.

OBS: Quanto aos cenários dos aeroportos nacionais eles se limitam realmente a pista? Fiquei surpreso que nem mesmo os das principais cidades como Rio de Janeiro.

Abração!
Augusto

Augusto,
20% de null zone é muita coisa, vai ficar pulando feito cabrito mesmo quando chegar na zona ativa, eu sempre deixo uns 2 a 6% no máximo.
Os ajustes de sensibilidade são exatamente essas 6 barras que você citou, usa um pouco de exponencial até uns 25% e um pouco de Stability-augumentation, vai experimentando os valores até chegar perto da sensibilidade do seu FSX, lembrando que voo reto e nivelado só é possível sem turbulências em qualquer dos 2 simuladores.
Respondendo à sua observação os cenários nacionais limitam-se realmente só a pista, mas já tem bastantes addons de cenários nacionais na X-plane.org, procure pelo usuário jamespejam que tem um pacotão de aeroportos disponíveis no usuário dele.

pjspiloto, é exatamente como você descreveu, mesmo uma aeronave compensada sempre tera que haver atuações no comando quando uma perturbação atmosférica ocorrer.

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Mensagem por Carvalho Sáb 12 maio 2012, 13:41

Augusto, ele deve estar se referindo aos de pitch/rollyaw, que devido à grande diversidade de joysticks, apresentam uma gama maior de variação, mas certamente voce vai encontrar o melhor ponto de calibragem e como psjpiloto falou, o efeito de torque da hélice está presente em todas as aeronaves.Voce deve controlar em uma aceleração a meio manete até pegar velocidade, controlar com os pedais e então aplicar toda a potência, se necessário.
Quanto aos cenários, é assim mesmo, nem nos USA tem cenários detalhados.Essa edição conta com cenários mais detalhados na Europa, feitos pela Aerosoft e alguns freeware feitos pela comunidade, mas que está crescendo(aqui mesmo no forum existe um projeto), e que deve ganhar mais impulso quando as novas ferramentas de criação e edição forem disponibilizadas pela Laminar.

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Mensagem por AUGUSTOVIX Sáb 12 maio 2012, 13:43

Caro pjspiloto,

Obrigado pelo auxílio valioso! È verdade que no Flight Simulator mesmo optando por setar as configurações de realismo no máximo não se chega nem perto daquilo que se encontra em o vôo real. No entanto, também seria impossível para qualquer pilôto voar uma aeronave com o comportamento que encontrei no X-Plane 10 com os ajustes que consegui fazer seguindo as dicas que havia coletado na web.

As dificuldades a que me referi em relação ao que vinha enfrentado com o X-Plane não se resume a nescessidade de se fazer pequenas correções para o avião correr reto na pista . Na verdade estava impossível controlar a aeronave mesmo fazendo as devidas compensações. Mesmo em mono moteres a situação era identica:thumbs:

Fiz alguns ajustes sugeridos pelo Ghost a em uma primeira avaliação me pareceu que houve uma melhora acentuada. Vou continuar contando com o auxílio de vocês para aprender mais sobre o que puder. oK? Smile

Sobre os cenários para os aeroportos brasileiros você pode me dizer algo?

Abração
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Mensagem por AUGUSTOVIX Sáb 12 maio 2012, 14:11

Pjspiloto, Ghost e Carvalho,

Muito grato a todos vocês pela boa vontade! reverencia thanks

Venho de FS Simulator desde a versão 2000 e o pouco que seu aprendi na força de vontade e teimosia. Comprei aqueles livros que prometiam o milagre de te fazer voar no FS como se voa na aviação real e bla,bla, bla. laughing

Até hoje invejo aqueles que conseguem dominar todos os recursos de um simulador e adquiriram conhecimento que os permitem voar VFR e IFR de todas as formas possíveis em um simulador.

Até hoje ainda não consegui realizar o simples sonho de voar utilizando o FMC . O máximo que consigo é voar de um aeroporto a outro sintonizando a frequência do VOR no NAV 1 e deixando os contoles de altitude, velocidade e HDG aos cuidados do Autopilot até poucas milhas do aeroporto de destino.

Não tenho dúvidas de que a parte mais divertida e empolgante da simulação está no domínio do FMC e ainda não tive esta alegria. Certa oportunidade encontrei um tutorial no YouTube para o FMC do Airbus A320 Wilco que tenho instalado em meu FS9 e refiz passo a passo os procedimentos mas as lições que alí encontrei praticamente se resumem ao uso do FMC naquele võo em particular.

Tenho no FS9 os 737 NG da PMDG e os Airbus A320 e E-Jets da Wilco. Todos capazes de oferecer um bom nível de simulação . Com os conhecimentos que adquirí hoje consigo voá-los com relativa facilidade de um aeroporto a aoutro pousando na mão mesmo ou utilizando o auxílio de um ILS.

A razão de ter adquirido o X-Plane 10 foi ter em mãos um simulador que se aproximasse ainda mais do vôo real. O raciocínio é (pode parecer infantil): Se consigo fazer voar uma aeronave no X-Plane10 mesmo com os conhecimentos ainda limitados que adquirí nestes anos com o FS, então conseguiria voar no mundo real mesmo que ninguém com juizo se dispusesse a entrar na cabine comigo. laughing

Creio que aprenderei muito aqui no "Voo Virtual" com vocês experts. thumbs3

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Mensagem por SABACH Sáb 12 maio 2012, 17:43

Vou te dizer, a parte mais divertida não é FMC nem nada, a parte mais interessante é a mais simples, você ir a um aeroporto, pegar um teco teco e decolar, sentir tudo a sua volta, e depois voltar e depende de você decolar novamente e repetir tudo, ou estacionar...

Eu não consigo voar bimotores, nem monomotor no FSX, são mortos, já jatos são uma maravilha pelos addons, mas o X Plane me fez voltar a votar mono e bimotores...

Ainda bem que existe FSX e XP10
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Mensagem por Avila Sáb 12 maio 2012, 21:26

Obrigado pessoal, mais fugiu um pouco do assunto, teria como postar as configurações para ver o que posso fazer aqui ?

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Mensagem por Carvalho Dom 13 maio 2012, 01:04

Avila, ficaria mais fácil de ajudar se postasse a configuração de sua máquina e o seu set atual do XP10, com o qual não consegue performace(aliás, boa performance quanto?), o Carcinogem colocou o link para o post com as configurações dele, mas, essas ou as minhas, podem não servir para voce.

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Mensagem por Avila Dom 13 maio 2012, 19:26

coloquei as configurações, o que vocês recomendariam ?

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Mensagem por Lucasj Seg 14 maio 2012, 10:06

Aqui no meu XP notei uma diferença brutal nos frames, dependendo da configuração na aba "resolução de textura". Seguindo a indicação do manual vi que na linha "Tamanho total das texturas carregadas na configuração atual" está em: 153.06mg, usando a opção "alta" e se eu mudar a aba resolução de textura para " muito alta passa para 570.01mg, baixando consideravelmente os frames. Pelo o que entendi esta é a quantidade de memória que o XP está utilizando da gráfica e em 570.01mg já ultrapassou a quantidade de memória da minha GPU(512MB) e o que segundo o manual o XP passa a utilizar memória do sistema afetando o desempenho no simulador. O que me espantou foi a enorme diferença de desempenho passando de resolução de textura alta para muito alta. Os frames travados em 26 caíram para 13, sem contar que ainda tem a opção de textura "extrema". Já tentei várias configurações em geral, para tentar utilizar as texturas em muito alta sem utilizar muita RAM mas não tem jeito, para conseguir frames aceitáveis só com resolução de textura em alta. Também não posso exigir muito uma vez que meu pc já tem uns aninhos(Q6600 a 2.4/Nvidia GT440 512MB/4GB de RAM)
No entanto estou amando o XP10. E deixo uma dica para os iniciantes(como eu) Na janela Rendering Options na parte inferior tem umas linhas em azul onde mostra o API e o renderizador no meu caso:
Open-GL Vendor: Nvidia Corporation
Open.GL Renderer: GeForce GT 440/PCIe/SSE2
Na ultima linha estará assim: Total size of loaded textures at current settings: xxx.xxmeg. nesta linha verifique sempre qual a quantidade de memória da sua GPU que o XP10 está utilizando e não é aconselhável que ultrapasse a quantidade máxima da memória de sua gráfica e sempre que efetuar alterações,principalmente na aba texturas, reinicie o XP10 para que na linha que citei seja apresentado o novo tamanho de acordo com as alterações feitas. Bom não sou muito entendido em software e hardware, mas estou seguindo o manual e esta dica aqui no meu pc fez muita diferença. Se eu estiver me enganado em algo os mais entendidos no assunto me corrijam por favor. Abraços e bons voos.
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Mensagem por AUGUSTOVIX Ter 15 maio 2012, 20:47

Senhores,

Como o título do tópico é " Configuração do X-plane 10" acredito que minhas solicitações não estejam sendo consideradas como off tópic já que se encontra "SMJ" do contexto. Smile Não é minha intenção causar qualquer contrariedade. Muito pelo contrário! Smile

Configurei o X-Plane de forma que a aeronave sofresse os efeitos de over speed, colisões, G efects,etc...

No entando após marcar estas opções efetuei um teste com o KC10 levando a aeronave a 11.000 pés e na velocidade de 300 kts coloquei os flaps em full e não aconteceu nada.

Coloquei a aeronave em um mergulho vertical deixando a velocidade chegar a números muito acima daquilo que em um avião real a estrutura suportaria e da mesma forma a aeronave permaneceu intacta.

Peço por gentileza que me auxiliem informando onde estou errando nesta configuração. thumbsup

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Mensagem por Ghost Ter 15 maio 2012, 21:15

AUGUSTOVIX escreveu:Senhores,

Como o título do tópico é " Configuração do X-plane 10" acredito que minhas solicitações não estejam sendo consideradas como off tópic já que se encontra "SMJ" do contexto. Smile Não é minha intenção causar qualquer contrariedade. Muito pelo contrário! Smile

Configurei o X-Plane de forma que a aeronave sofresse os efeitos de over speed, colisões, G efects,etc...

No entando após marcar estas opções efetuei um teste com o KC10 levando a aeronave a 11.000 pés e na velocidade de 300 kts coloquei os flaps em full e não aconteceu nada.

Coloquei a aeronave em um mergulho vertical deixando a velocidade chegar a números muito acima daquilo que em um avião real a estrutura suportaria e da mesma forma a aeronave permaneceu intacta.

Peço por gentileza que me auxiliem informando onde estou errando nesta configuração. thumbsup

O erro com certeza está na configuração da aeronave, não podemos esquecer que nenhum simulador atual ainda calcula com precisão as forças sobre dobradiças dos flaps ou nas longarinas do avião ou calcula o quanto de tensão esse material vai aguentar, simplesmente se coloca um parâmetro básico (as vezes baseado em cálculos reais de engenharia) para uma velocidade crítica acima da qual o avião se romperá, nada mais que isso, nem X-Plane nem FSX por exemplo simulam um Flutter (oscilação harmônica destrutiva) que muitas vezes leva um avião a perder uma asa inteira ou profundor inteiro e é o que determina a VNE de uma aeronave, então a explicação é que esse KC-10 está bem basicão e não lembraram de colocar esse parâmetro de velocidade crítica.
Pra mim da pasta heavy metal o único avião que presta é o 747, o resto é só pra "encher lingüiça", então quem for avaliar o x-plane por esses aviões achará ele o pior simulador do mercado.

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Mensagem por AUGUSTOVIX Qua 16 maio 2012, 07:31

Caro Ghost,

Excelentes observações!

Realmente quem adquire o X-Plane 10 exatamente pela promessa de uma simulação melhor que a do FS fica mesmo frustrado se considerar a experiência com este KC-10.

Muito grato!

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Mensagem por Alvega Qua 16 maio 2012, 19:03

Hmm, interessante essa observação do "AUGUSTOVIX" em relação ao KC10. Sempre ouvi dizer que a física do X-Plane fazia com que o avião reagisse como uma aeronave real, não pensei que a alteração da superfície da asa ao colocar flaps full não causasse nenhuma reacção.
Então isso só acontece nas aeronaves default?

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Mensagem por SABACH Qua 16 maio 2012, 19:43

Alvega escreveu:Hmm, interessante essa observação do "AUGUSTOVIX" em relação ao KC10. Sempre ouvi dizer que a física do X-Plane fazia com que o avião reagisse como uma aeronave real, não pensei que a alteração da superfície da asa ao colocar flaps full não causasse nenhuma reacção.
Então isso só acontece nas aeronaves default?

Eu também não só ouvir falar como eu afirmo isto, e já li um pouco a respeito e é exatamente assim que funciona no X Plane, e quando você altera a superfície da asa ao colocar flaps, causa sim uma reação, a resposta é imediata ao primeiro flaps, até mais intensa que em outros simuladores que já testei.

Acho que esta acontecendo é a falta de fadiga, vou pesquisar sobre isto, mas eu nunca voei o KC10, acho um modelo mal feito. Esta é uma boa aeronave somente para o tráfego aéreo.
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Mensagem por Carcinogen Qua 16 maio 2012, 19:51

Alvega escreveu:Hmm, interessante essa observação do "AUGUSTOVIX" em relação ao KC10. Sempre ouvi dizer que a física do X-Plane fazia com que o avião reagisse como uma aeronave real, não pensei que a alteração da superfície da asa ao colocar flaps full não causasse nenhuma reacção.
Então isso só acontece nas aeronaves default?

O 747 default responde de maneira bem notável qualquer alteração na superfície da asa.. inclusive se não for utilizado do modo correto ela quebra....
Quem quiser fazer o teste vai acabar descendo de parafuso....

Já o KC10 eu não sei, pois nunca voei com ele...


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Mensagem por Alvega Qua 16 maio 2012, 20:30

Ah bom, então o problema deve ser com essa aeronave mesmo.
Obrigado pelas respostas.

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