[Brasil] ÁGATA 4- Tecnologia empregada em aeronaves auxilia detecção de pistas clandestinas e voos ilícitos.
Página 1 de 1
[Brasil] ÁGATA 4- Tecnologia empregada em aeronaves auxilia detecção de pistas clandestinas e voos ilícitos.
A tecnologia presente nas aeronaves da FAB é uma grande aliada nas missões desenvolvidas na operação Ágata 4. Com os sensores e radares embarcados nos aviões, é possível não só a detecção de vôos clandestinos, mas também a localização de pistas clandestinas em meio à mata fechada.
As aeronaves de alarme aéreo antecipado, por exemplo, utilizam o seu radar embarcado para localizar voos clandestinos. Já as aeronaves de sensoreamento remoto R 99 possuem sensores para identificar pistas clandestinas utilizadas pelo narcotráfico. O aerolevantamento, ou seja, o estudo de levantamento demográfico e apoio para cartografia de uma determinada região é possível com o emprego do R35.
O Capitão Aviador Luis Henrique M. Dias explica que as aeronaves R-99 possuem dois tipos de sensores. O radar de abertura sintética (SAR) e o Sensor Otico e Infravermelho (OIS).
“Com o primeiro, consegue-se detectar áreas e pistas clandestinas mesmo voando a grandes altitudes com cobertura de nuvens sobre esses objetivos. Já o sensor (OIS) permite efetuar tanto imagens na área do visível como na faixa do termal. Por exemplo, no período noturno, por essa tecnologia pode-se identificar alvos que não poderiam ser detectados visualmente”, explica o militar.
Fonte: Agência Força Aérea
As aeronaves de alarme aéreo antecipado, por exemplo, utilizam o seu radar embarcado para localizar voos clandestinos. Já as aeronaves de sensoreamento remoto R 99 possuem sensores para identificar pistas clandestinas utilizadas pelo narcotráfico. O aerolevantamento, ou seja, o estudo de levantamento demográfico e apoio para cartografia de uma determinada região é possível com o emprego do R35.
O Capitão Aviador Luis Henrique M. Dias explica que as aeronaves R-99 possuem dois tipos de sensores. O radar de abertura sintética (SAR) e o Sensor Otico e Infravermelho (OIS).
“Com o primeiro, consegue-se detectar áreas e pistas clandestinas mesmo voando a grandes altitudes com cobertura de nuvens sobre esses objetivos. Já o sensor (OIS) permite efetuar tanto imagens na área do visível como na faixa do termal. Por exemplo, no período noturno, por essa tecnologia pode-se identificar alvos que não poderiam ser detectados visualmente”, explica o militar.
Fonte: Agência Força Aérea
cwbspotter- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» [Brasil] FAB encontra pistas clandestinas em terras indígenas na Região Norte
» [Brasil] Anac apura funcionamento de pistas clandestinas de pouso e decolagem no Rio
» [Brasil] Polícia apura 'esquema de oficinas clandestinas' para aeronaves em MS
» [Brasil] Operação Ágata 2 interceptou 33 aeronaves na fronteira
» [Brasil] Tecnologia da GE pode melhorar eficiência de aeronaves no Brasil
» [Brasil] Anac apura funcionamento de pistas clandestinas de pouso e decolagem no Rio
» [Brasil] Polícia apura 'esquema de oficinas clandestinas' para aeronaves em MS
» [Brasil] Operação Ágata 2 interceptou 33 aeronaves na fronteira
» [Brasil] Tecnologia da GE pode melhorar eficiência de aeronaves no Brasil
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos