[Brasil] Operação Ágata 2 interceptou 33 aeronaves na fronteira
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[Brasil] Operação Ágata 2 interceptou 33 aeronaves na fronteira
Operação Ágata 2 interceptou 33 aeronaves na fronteira
A Operação Ágata 2 interceptou 33 aeronaves na região de fronteira do
Brasil com o Uruguai, Argentina e Paraguai, sendo 27 em situação regular. As outras seis deixaram o espaço aéreo
brasileiro depois da abordagem dos pilotos. A missão é cumprida por caças A-29 Super Tucano,
que decolam de Maringá (PR), Dourados (MS) e Campo Grande (MS), além dos supersônicos F-5EM de Canoas (RS).
Assim como nas patrulhas na superfície realizadas pelo Exército e pela
Marinha para combater delitos fronteiriços e ambientais, o objetivo da
Força Aérea Brasileira (FAB) é primeiro localizar e averiguar cada avião
suspeito, tudo de acordo com as Medidas de Policiamento do Espaço
Aéreo.
"As medidas realizadas são para identificar se o piloto tem um plano de voo regular, se está cumprindo
as ordens dos órgãos de controle do espaço aéreo", explica o Tenente Coronel André Monteiro, Comandante do Esquadrão
Flecha, uma das três unidades de caça da FAB equipadas com caças A-29 Super Tucano.
Para localizar os alvos, o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA) conta com a rede de
radares do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), de Curitiba (PR),
e com o E-99, avião-radar que consegue detectar até aeronaves voando em baixa altitude. Em
contato direto com o piloto de caça, o Comando pode determinar cada uma das ações, que vão desde o acompanhamento à distância do voo até o uso das metralhadoras calibre 12,75 mm.
Fonte: www.odiario.com - Imagem: FAB
Via: Aviationnews
A Operação Ágata 2 interceptou 33 aeronaves na região de fronteira do
Brasil com o Uruguai, Argentina e Paraguai, sendo 27 em situação regular. As outras seis deixaram o espaço aéreo
brasileiro depois da abordagem dos pilotos. A missão é cumprida por caças A-29 Super Tucano,
que decolam de Maringá (PR), Dourados (MS) e Campo Grande (MS), além dos supersônicos F-5EM de Canoas (RS).
Assim como nas patrulhas na superfície realizadas pelo Exército e pela
Marinha para combater delitos fronteiriços e ambientais, o objetivo da
Força Aérea Brasileira (FAB) é primeiro localizar e averiguar cada avião
suspeito, tudo de acordo com as Medidas de Policiamento do Espaço
Aéreo.
"As medidas realizadas são para identificar se o piloto tem um plano de voo regular, se está cumprindo
as ordens dos órgãos de controle do espaço aéreo", explica o Tenente Coronel André Monteiro, Comandante do Esquadrão
Flecha, uma das três unidades de caça da FAB equipadas com caças A-29 Super Tucano.
Para localizar os alvos, o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA) conta com a rede de
radares do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), de Curitiba (PR),
e com o E-99, avião-radar que consegue detectar até aeronaves voando em baixa altitude. Em
contato direto com o piloto de caça, o Comando pode determinar cada uma das ações, que vão desde o acompanhamento à distância do voo até o uso das metralhadoras calibre 12,75 mm.
Fonte: www.odiario.com - Imagem: FAB
Via: Aviationnews
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