[Brasil] Reparo com fita preocupa passageiros da Webjet, mas aérea diz que procedimento é seguro
+2
Augusto Sposito
Felipe Quagliarelo
6 participantes
Página 1 de 1
[Brasil] Reparo com fita preocupa passageiros da Webjet, mas aérea diz que procedimento é seguro
RIO - Alguns passageiros do voo 6700 da Webjet (Rio-Porto Alegre) que faziam o trajeto na manhã do último domingo (29) tomaram um susto ao olhar pela janela do avião. Parte da fuselagem da aeronave havia sido reparada com uma fita, que é permitida pelas autoridades para uso em consertos temporários; no entanto, o tamanho do reparo impressionou e assustou quem estava a bordo.
"Ficamos todos assustados quando vimos. Duas pessoas na minha timeline (do Twitter) disseram que isso é aceito pela Anac, mas, pela quantidade de gente assustada como nós - e também pelo tamanho do buraco - me parece preocupante", contou, em entrevista pelo Facebook, Marcos Sketch, empresário da banda Forfun, que fez as fotos e divulgou no Twitter.
O empresário lembrou que costuma viajar de avião com frequência e nunca tinha visto algo do tipo. "O que me intriga é que, como disse um amigo meu, o Detran não aprova carros com o pisca-alerta quebrado. Então é natural a gente se preocupar ao ver um buraco desse tamanho", relatou.
Em nota enviada por e-mail, a Webjet explica que o material usado na aeronave é uma fita homologada para aplicação em superfícies externas das aeronaves. "Os critérios para utilização e aplicação também são especificados nos manuais dos fabricantes das aeronaves, tal como o manual de reparos estruturais, e são sempre usadas em caráter temporário até que o reparo definitivo seja realizado, não comprometendo a segurança. Neste evento em que foi usado um excesso redundante da fita, o problema foi resolvido de forma permanente no mesmo dia em que foi detectado pelo nosso passageiro", afirma a empresa.
A Anac, por sua vez, diz que "a fita foi colocada para cobrir a falta da porta de acesso em questão. A aeronave pode ser despachada para vôo sem esta porta de acesso" e, no caso em questão, "pode ser colocada uma fita aeronáutica".
http://oglobo.globo.com/participe/mat/2011/06/01/reparo-com-fita-preocupa-passageiros-da-webjet-mas-aerea-diz-que-procedimento-seguro-924587747.asp#ixzz1OFQmlGgr
o que anda acontecendo com a manutenção da webjet?
"Ficamos todos assustados quando vimos. Duas pessoas na minha timeline (do Twitter) disseram que isso é aceito pela Anac, mas, pela quantidade de gente assustada como nós - e também pelo tamanho do buraco - me parece preocupante", contou, em entrevista pelo Facebook, Marcos Sketch, empresário da banda Forfun, que fez as fotos e divulgou no Twitter.
O empresário lembrou que costuma viajar de avião com frequência e nunca tinha visto algo do tipo. "O que me intriga é que, como disse um amigo meu, o Detran não aprova carros com o pisca-alerta quebrado. Então é natural a gente se preocupar ao ver um buraco desse tamanho", relatou.
Em nota enviada por e-mail, a Webjet explica que o material usado na aeronave é uma fita homologada para aplicação em superfícies externas das aeronaves. "Os critérios para utilização e aplicação também são especificados nos manuais dos fabricantes das aeronaves, tal como o manual de reparos estruturais, e são sempre usadas em caráter temporário até que o reparo definitivo seja realizado, não comprometendo a segurança. Neste evento em que foi usado um excesso redundante da fita, o problema foi resolvido de forma permanente no mesmo dia em que foi detectado pelo nosso passageiro", afirma a empresa.
A Anac, por sua vez, diz que "a fita foi colocada para cobrir a falta da porta de acesso em questão. A aeronave pode ser despachada para vôo sem esta porta de acesso" e, no caso em questão, "pode ser colocada uma fita aeronáutica".
http://oglobo.globo.com/participe/mat/2011/06/01/reparo-com-fita-preocupa-passageiros-da-webjet-mas-aerea-diz-que-procedimento-seguro-924587747.asp#ixzz1OFQmlGgr
o que anda acontecendo com a manutenção da webjet?
Felipe Quagliarelo- Major
-
Inscrito em : 21/03/2011
Reputação : 22
Simulador preferido : Flight Simulato
Emprego/lazer : Rede do Saber
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Reparo com fita preocupa passageiros da Webjet, mas aérea diz que procedimento é seguro
Não existe uma fica branca não?! Ao menos os passageiros não iriam ver.
É impressão minha, ou estão faltando alguns parafusos na carenagem mais atrás??
É impressão minha, ou estão faltando alguns parafusos na carenagem mais atrás??
Última edição por Augusto Sposito em Sex 27 Abr 2012, 14:03, editado 1 vez(es)
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito- Banido
-
Inscrito em : 20/02/2011
Reputação : 447
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Reparo com fita preocupa passageiros da Webjet, mas aérea diz que procedimento é seguro
Nada eu digo! Se a tal fita "Speed Tape" é homologada em reparos temporários não tem problema. Só não intendo o porque isso tem que virar notícia hehehe! É a mesma coisa o escandalo que foi feito no antigo e fatal acidente da vermelha em Congonhas em relação ao reverso. Era previsto no MEL(Minimum Equipment List), então não tem assunto, está correto! Essa notícia é recente ? Creio que ja vi a primeira foto em algum lugar, só não me recordo onde. ( é de Junho de 2011 vi em outro site)
Edit: sobre os parafusos, honestamente não consigo afirmar, mais que da impressão de que está faltando isso dá hehehehe
Abração
Edit: sobre os parafusos, honestamente não consigo afirmar, mais que da impressão de que está faltando isso dá hehehehe
Abração
Última edição por cwbspotter em Sex 27 Abr 2012, 14:16, editado 1 vez(es)
cwbspotter- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 04/04/2011
Reputação : 249
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Isto é perfeitamente normal, lembro que uma vez o caminhão de comissaria rasgou a porta de um 737 da Varig e os reparos foram feitos com essa fita e o avião ainda fez mais 4 vôos SDU-CGH antes de pernoitar aqui no Rio e no outro dia já estava em ordem. Abraço
Eduardo Vieitas- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 05/01/2012
Reputação : 1
Simulador preferido : FS9, FSX
Emprego/lazer : Taxista Permissionario do RJ
Nacionalidade :
É, essa fita "Speed Tape" é usada para fazer reparos, só conheço essa cor alumínio. Usa-se muito dentro de porões das aeronaves também, mas essa fita é usada até que os mecânicos possam trocar essas partes, depois essa fita é retirada.
Mas se os passageiros estão na cola da Webjet. Então....
Mas se os passageiros estão na cola da Webjet. Então....
Abner- Coronel
- Inscrito em : 26/03/2011
Reputação : 90
É isso aí. O famoso silver tape é usado, e foi desenvolvido, pela NASA, pra reparos no espaço. É homologado para esse tipo de reparo em aeronaves. E na parte da foto não são parafusos, mas sim arrebites.
jcsk8- Primeiro-Tenente
-
Inscrito em : 12/02/2012
Reputação : 2
Nacionalidade :