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[Internacional] Pelo menos 31 pessoas morrem em queda de avião na Sibéria Gse_multipart13851

[Internacional] Pelo menos 31 pessoas morrem em queda de avião na Sibéria

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Mensagem por Augusto Sposito Seg 02 Abr 2012, 09:21

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[Internacional] Pelo menos 31 pessoas morrem em queda de avião na Sibéria Equipe-de-resgate-e-investigadores-trabalham-no-local-do-acidente-com-o-bimotor-atr-72-em-tyumen-na-siberia-1333357268127_956x500

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Pelo menos 31 pessoas morreram e outras 12 ficaram feridas nesta segunda-feira (2) após um avião de passageiros cair no norte da Sibéria, na Rússia, informaram as autoridades do país.

O aparelho, um bimotor de fabricação francesa, chocou-se contra o solo à 1h50 GMT pouco após decolar na cidade de Tiumen. Quarenta e três pessoas estavam a bordo (39 passageiros e quatro tripulantes).

“Das 43 pessoas (que estavam a bordo), 12 estão feridas. Todas as demais morreram”, afirmou à agência oficial russa “RIA-Nóvosti um porta-voz do Departamento de Emergência local, explicando que todas as vítimas morreram no local do acidente.
Os sobreviventes foram levados para um hospital da cidade. Cinco feridos estão em estado grave. O avião pertence a companhias russa UTair e realizava um voo entre Tiumen e Surgut. A aeronave caiu a 45 quilômetros do aeroporto.

Fonte: Uol.

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Mensagem por Leber Seg 02 Abr 2012, 10:30

É difícil de ver um ATR cair, mas na Rússia...
Pêsames as vítimas e seus familiares.

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Mensagem por Augusto Sposito Seg 02 Abr 2012, 10:31

Leber escreveu:É difícil de ver um ATR cair, mas na Rússia...
Pêsames as vítimas e seus familiares.

Lembro-me de ter visto um dos May-Day, que dizia que o ATR-72 tinha um sério problema em climas severos. thinking
Agora não sei se resolveram esses problemas. dunno

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Mensagem por Leber Seg 02 Abr 2012, 10:58

Augusto Sposito escreveu:
Leber escreveu:É difícil de ver um ATR cair, mas na Rússia...
Pêsames as vítimas e seus familiares.

Lembro-me de ter visto um dos May-Day, que dizia que o ATR-72 tinha um sério problema em climas severos. thinking
Agora não sei se resolveram esses problemas. dunno

Humm, essa é nova para mim. Tinha visto um episódio de mayday de um ATR que caiu por causa de um de "medidor de combustível" de um -600, que tinha sido instalado em um -200, e acabou passando a informação errado ao comandante.

Esse ATR 72-200, já tinha 20 anos de uso, passando pela Transasia (Taiwan), depois pela Finnair (Finlândia), mais uma temporada na Aero Airlines (Estônia), pra depois chegar na Utair. Resumindo, já tava bem rodadinho. E como a fama de manutenção do pessoal do Leste europeu não é das boas, a primeira idéia que me ocorreu foi essa.

Pode ser que seja também um pouco de preconceito meu, depois dessa informação de problemas com climas severos. Enfim, vamos esperar por mais detalhes do ocorrido.

Obrigado pela info Augusto ! thumbsup

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Mensagem por Augusto Sposito Seg 02 Abr 2012, 11:02

Leber escreveu:Humm, essa é nova para mim. Tinha visto um episódio de mayday de um ATR que caiu por causa de um de "medidor de combustível" de um -600, que tinha sido instalado em um -200, e acabou passando a informação errado ao comandante.

Esse ATR 72-200, já tinha 20 anos de uso, passando pela Transasia (Taiwan), depois pela Finnair (Finlândia), mais uma temporada na Aero Airlines (Estônia), pra depois chegar na Utair. Resumindo, já tava bem rodadinho. E como a fama de manutenção do pessoal do Leste europeu não é das boas, a primeira idéia que me ocorreu foi essa.

Pode ser que seja também um pouco de preconceito meu, depois dessa informação de problemas com climas severos. Enfim, vamos esperar por mais detalhes do ocorrido.

Obrigado pela info Augusto ! thumbsup

Eu lembro desse também!! yes

Mas o que eu falei, é um American Eagle, que estava sobre forte nevasca, não lembro qual o aeroporto de destino... hmmm

Abração!! thumbsup

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Mensagem por Leber Seg 02 Abr 2012, 11:28

Augusto Sposito escreveu:
Leber escreveu:Humm, essa é nova para mim. Tinha visto um episódio de mayday de um ATR que caiu por causa de um de "medidor de combustível" de um -600, que tinha sido instalado em um -200, e acabou passando a informação errado ao comandante.

Esse ATR 72-200, já tinha 20 anos de uso, passando pela Transasia (Taiwan), depois pela Finnair (Finlândia), mais uma temporada na Aero Airlines (Estônia), pra depois chegar na Utair. Resumindo, já tava bem rodadinho. E como a fama de manutenção do pessoal do Leste europeu não é das boas, a primeira idéia que me ocorreu foi essa.

Pode ser que seja também um pouco de preconceito meu, depois dessa informação de problemas com climas severos. Enfim, vamos esperar por mais detalhes do ocorrido.

Obrigado pela info Augusto ! thumbsup

Eu lembro desse também!! yes

Mas o que eu falei, é um American Eagle, que estava sobre forte nevasca, não lembro qual o aeroporto de destino... hmmm

Abração!! thumbsup

Surgut, também na Rússia

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Mensagem por BeriloJr Ter 03 Abr 2012, 09:50

Augusto Sposito escreveu:
Eu lembro desse também!! yes

Mas o que eu falei, é um American Eagle, que estava sobre forte nevasca, não lembro qual o aeroporto de destino... hmmm

Abração!! thumbsup

Se não me engano era o O'Hare, o problema ocorre (ainda ocorre) na concentração de camada de gelo sobre a asa que não é eliminado pelo sistema anti-ice da aeronave (erro de projeto).

Quando há muita umidade e temperaturas abaixo de zero pode ocorrer a concentração de gelo sobre a asa onde as "burrachinhas" (não lembro o nome) não têm atuação.

Pelo relato do acidente da EGF, o problema ocorre com a aplicação dos flaps, o que causa um fenômeno aerodinâmico de vácuo sobre a asa, atrapalhando completamente o fluxo de ar o que provoca imediato perca de sustentação e controle da aeronave.

Como solução há uma recomendação do fabricante para operar o turbo-hélice nestas condições.

Aqui no Brasil já houve problemas deste tipo (do EGF) relatados, lembro-me de um episódio que ocorreu por volta de 2009 (não lembro da data precisa) onde um ATR da TRIP perdeu altitude, caindo bruscamente por alguns instantes mas por Deus a tripulação conseguiu controlar novamente o avião antes da colisão, sendo categorizado como incidente. A causa possível foi formação deste maldito gelo sobre a asa.

Agora é esperar a investigação para saber se este problema teve ou não algo haver com o fato. Mas que o clima da região, até pelas fotos, denuncia alguma tendência, não tenhas duvidas.

Pesar pelas vítimas e familiares, que seja muito bem apurado para que não vejamos mais este tipo de notícia.

att

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Mensagem por Leber Ter 03 Abr 2012, 10:13

Segundo as notícias a aeronave já estava a 45 km do aeroporto de partida. Imagina-se que já deveria estar a uma certa altitude, e já ter ganho velocidade aerodinâmica suficiente pra se sustentar. Visto isto, tenho duas colocações a fazer:

1 - Se de fato existe um problema de projeto com formação de gelo nas asas dos ATR´s, isto não seria mais crítico em condições de baixa velocidade, como aproximações para pouso, ou instantes após decolagens?

2 - Se o problema de gelo do bordo de ataque (pelo que entendi) das asas é tao evidente, esse tipo de aeronave não deveria estar "groundeado" para melhores averiguações, especialmente em regiões com climas tão severos?

Por favor, sou apenas mais alguém que gosta e estuda um pouco de aviação, então me corrijam se falei alguma besteira, mas é que me assusta o fato de saber que um erro já foi apontado, e mesmo assim se persiste nele !

abçs

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Mensagem por Duley Ter 03 Abr 2012, 10:44

Pessoal, vamos com calma. O ATR42/72 é certificado para voar em condições de gelo. Depois do acidente do American Eagle (pra quem quiser saber mais: http://en.wikipedia.org/wiki/American_Eagle_Flight_4184 ) realmente surgiram alguns comentários sobre a deficiência do sistema de degelo dele, mas a ATR fez várias melhorias e emitiu alguns procedimentos que os tripulantes devem adotar em condições severas. Ou seja, ele pode voar sim no gelo. O que pega nesta história é que mesmo assim, como citei, alguns cuidados devem ser tomados. E no resumo da ópera eu também to sentido cheiro de gelo nas asas. Li que a aeronave apresentou ângulos de inclinação da asa bem elevado antes da queda. Típico da perda de controle, justamente o que o gelo causa.

Diferente do que citaram, o avião caiu a 1.4 NM do final da pista... ou seja, a cerca de 2,5Km do aeroporto. Acho que por ter caído tão perto, a opção de indicadores de combustível trocado (ou com a unidade de medida diferente do padrão Kg vs. Lb) está descartada. E li também que no momento da queda os dois motores estavam funcionando normalmente.

A ATR enviou um comunicado a todos os operadores do equipamento informando que eles ja enviaram uma equipe para ajudar nas investigações e que qualquer informação relevante eles voltam a comunicar.

edit: as "burrachinhas" citadas se chamam Boot.

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Mensagem por Leber Ter 03 Abr 2012, 11:28

Es sinceramente não tenho dúvidas sobre a segurança operacional dos ATR´s, não vejo razão para tal consideração.

Bom, o tempo vai dizer, de ontem para hoje já são mais de 40 km de diferença entre os locais da queda do VP-BYZ. Vamos aguardar mais alguns dias, pra ver o que mais de informações conseguimos coletar aí sim "brincar" de investigadores e tirar alguma conclusão.

abçs

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Mensagem por Augusto Sposito Ter 03 Abr 2012, 12:16

Eu também não tenho dúvidas quanto a segurança dos ATRs!!
Antes do acidente, existia um erro no projeto, que já foi modificado, e o problema solucionado. yes
Agora resta saber se esse ATR era antigo, sem as melhorias, ou novo, já com as melhorias. scratch

Obrigado por lembrar qual era Duley!! wink

Encontrei em inglês o May Day do American Eagle Flight 4184.