Duvida fraseologia real
5 participantes
Página 1 de 1
Duvida fraseologia real
Tenho o costume de nas horas vagas ouvir escuta aérea para me familharizar com a fraseologia.
Abaixo tem uma instrução que escuto muito, mas que me dixa com dúvidas:
"pt-abc curve a direita na proa 116 e o limite é radial 320 de confins."
Curvar a direita na proa 116 está claro, mas o que significa limite radial 320?
Abaixo tem uma instrução que escuto muito, mas que me dixa com dúvidas:
"pt-abc curve a direita na proa 116 e o limite é radial 320 de confins."
Curvar a direita na proa 116 está claro, mas o que significa limite radial 320?
_________________
AMD Ryzen 5 - 5500 3.6GHz
16GB RAM Adata XPG Gammix D10 - DDR4 3200
Mobo Gigabyte - B450M Gaming
Gigabyte GTX1050ti 4GB 128bits DDR5
Fonte Corsair CX430 - 430W
Win10-64bits
Tulio Siqueira- Major
-
Inscrito em : 04/03/2011
Mensagens : 482
Reputação : 28
Idade : 46
Simulador preferido : MSFS 2020
Emprego/lazer : Técnico em Eletrônica
Nacionalidade :
Re: Duvida fraseologia real
O limite da proa é uma radial de um VOR. Isso significa que a aeronave poderá manter aquela proa (116) até atingir a radial 320 do VOR de confins.
Re: Duvida fraseologia real
Obrigado Amengol pelo esclarecimento
Neste caso, quando atingir a radial 320 o que deve ser feito? Virar na proa 320?
Neste caso, quando atingir a radial 320 o que deve ser feito? Virar na proa 320?
_________________
AMD Ryzen 5 - 5500 3.6GHz
16GB RAM Adata XPG Gammix D10 - DDR4 3200
Mobo Gigabyte - B450M Gaming
Gigabyte GTX1050ti 4GB 128bits DDR5
Fonte Corsair CX430 - 430W
Win10-64bits
Tulio Siqueira- Major
-
Inscrito em : 04/03/2011
Mensagens : 482
Reputação : 28
Idade : 46
Simulador preferido : MSFS 2020
Emprego/lazer : Técnico em Eletrônica
Nacionalidade :
Re: Duvida fraseologia real
Depende do procedimento IFR. Geralmente o limite é para você curvar para a final ou prosseguir para outra parte do procedimento ou mesmo para você não ultrapassar aquela radial, mas eu não sei nesse caso aí.
Re: Duvida fraseologia real
Se o que você estiver fazendo é o procedimento final, quando atingir a radial passada pelo controle como limite você curva para interceptar a final da pista em uso. Caso contrário, provavelmente o controlador vai te passar outra instrução antes de você chegar nessa radial.
_________________
ACER Predator Intel Core I7 11th geração, 16GB, 2 TB SSD nvme, RTX2060.
--------------
Leonardo.Moura- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 04/03/2011
Mensagens : 728
Reputação : 59
Idade : 43
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Analista de Sistemas/Gerente de Projetos
Nacionalidade :
Re: Duvida fraseologia real
"pt-abc curve a direita na proa 116 e o limite é radial 320 de confins."
Belo Horizonte, ABC cruzando o VOR de Confins na radial 320.
ABC, curve para XXX no procedimento XXX, chame torre Confins em XXX.XX.
Belo Horizonte, ABC cruzando o VOR de Confins na radial 320.
ABC, curve para XXX no procedimento XXX, chame torre Confins em XXX.XX.
Re: Duvida fraseologia real
Duvida sanada.
Obrigado a todos.
Obrigado a todos.
_________________
AMD Ryzen 5 - 5500 3.6GHz
16GB RAM Adata XPG Gammix D10 - DDR4 3200
Mobo Gigabyte - B450M Gaming
Gigabyte GTX1050ti 4GB 128bits DDR5
Fonte Corsair CX430 - 430W
Win10-64bits
Tulio Siqueira- Major
-
Inscrito em : 04/03/2011
Mensagens : 482
Reputação : 28
Idade : 46
Simulador preferido : MSFS 2020
Emprego/lazer : Técnico em Eletrônica
Nacionalidade :
Re: Duvida fraseologia real
Quando na vetoração radar é dado um limite de autorização, em 100% dos casos é dado um procedimento para falhas de comunicação. Fiz um vôo de jumpseat SBRF para SBBR aonde na vetoração radar para interceptar o ILS da pista 11L foi dado como limite de autorização a radial que dá o rumo de aproximação para a final, e em caso de falha, para completar a aproximação chamando a torre.
Aqui em SBTE como operamos APP convencional, é mais ou menos assim:
Gol 1987 suba restrito a 4000 pés até 10 milhas do VOR Teresina, em caso de falhas de comunicação após 10 milhas suba para o FL370, e ao cruzar o FL130 chame centro recife nas frequências xxx.xx alternando xxx.xx.
Aqui em SBTE como operamos APP convencional, é mais ou menos assim:
Gol 1987 suba restrito a 4000 pés até 10 milhas do VOR Teresina, em caso de falhas de comunicação após 10 milhas suba para o FL370, e ao cruzar o FL130 chame centro recife nas frequências xxx.xx alternando xxx.xx.
Julio Giunti- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 19/08/2011
Mensagens : 528
Reputação : 59
Idade : 47
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Controlador de tráfego aéreo - Infraero
Nacionalidade :
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos