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Tweak [Bufferpools] PoolSize=0 Empty Tweak [Bufferpools] PoolSize=0

Mensagem por Alvega Sáb 13 Fev 2010, 21:49

Mais um tweak (alteração) para o FSX, postada por um tal de bojote na AVSIM e que vale a pena experimentar.
É principalmente para quem usa o Windows 7 com o último driver da Nvidia e tem uma placa gráfica com 896MB de memória ou mais.
Trata-se de adicionar o seguinte no fsx.cfg:

[BUFFERPOOLS]
PoolSize=0

Eu usava PoolSize=300.000.000 com a minha GTX260, mas experimentei com o valor 0 e notei que ficou muito mais fluído, para além de ter aumentado o número de FPS.
É também importante dizer que este tweak funciona melhor quando se usa TEXTURE_BANDWIDTH_MULT=60 também no fsx.cfg. Eu usava esse valor em 70 em vez de 60 e dava corrupção nas texturas, com o valor de 60 não há mais corrupção nem stutters.
Vale a pena dizer também que é muito dependente do sistema de cada um e das configurações do FSX. Não funciona para muitos, mas melhorou bastante para muitos outros. Já testei com alguns voos de mais de 2.30 horas sem problemas.
Há relatos também de quem experimentou com o Windows XP e que também deu certo.
Não esquecer que convém ter o último driver da Nvidia instalado, pois a arquitectura destes últimos drivers é diferente da dos anteriores para o Vista e é o que faz a tweak funcionar.
Aqui estou também a usar o nHancer e AffinityMask=14 (para que o FSX não use o Core 0) no I7 920.
Usando este tweak, consigo agora ter um voo completamente fluído e com mais FPS em QUALQUER aeroporto e com o tráfego do MTX acima de 50%, quando antes tinha alguns stutters em aeroportos como KSEA, JFK ou Heathrow.
Se alguém experimentar, diga o que achou.


Última edição por Alvega em Sáb 03 Set 2011, 12:40, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Alterar título pois deram up no tópico (que já é antigo) e agora já não é "Tweak do momento")

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Tweak [Bufferpools] PoolSize=0 Empty Re: Tweak [Bufferpools] PoolSize=0

Mensagem por Cauan Sáb 13 Fev 2010, 23:41

Funciona com placa ati ?
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Mensagem por Alvega Dom 14 Fev 2010, 03:01

Cauan escreveu:Funciona com placa ati ?

Penso que não, mas se quiser pode tentar. Faça primeiro um backup do fsx.cfg e se não resultar coloca de novo como estava.
Apesar de que a ATI não deve precisar de tweaks, pois (segundo o Mathijs Kok da Aerosoft) a ATI 4650 é a melhor placa do mundo para o FSX lol! .

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Mensagem por José Alberto Dom 14 Fev 2010, 08:40

Acho que foi no fórum do REX que um user recomendou o valor 800000 para BufferPools. E a verdade é que tem dado bons resultados com a minha 8800GTX. No Texture Bandwith costumo ter 30.


Isto para o sistema que aparece no meu Perfil.
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Mensagem por alberto Ter 16 Fev 2010, 12:48

Testei por aqui e me parece que melhorou muito.
O PoolSize coloquei em 0, apesar da minha placa não ter esta memória toda(podem ver no meu perfil).
O principal que reparei foram duas coisas, os frames ficaram sem muita variação e no replay do FS ficou mais fluido, sem aquelas paradinhas normais.
Acho que tenho que fazer mais testes pois estou voando mais na Ivao e no interior, em aeroportos pequenos. Esta é a minha dúvida, se não será por isso.
Ah! Claro, fiz a atualização do Nhnacer e do Driver da nVidia, também podem ter ajudado.

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Mensagem por Alvega Ter 16 Fev 2010, 13:13

Cauan escreveu:Funciona com placa ati ?

Afinal parece que também funciona com ATI. Algumas pessoas com ATI relataram que melhorou.


alberto escreveu:Testei por aqui e me parece que melhorou muito.
O PoolSize coloquei em 0, apesar da minha placa não ter esta memória toda(podem ver no meu perfil).
O principal que reparei foram duas coisas, os frames ficaram sem muita variação e no replay do FS ficou mais fluido, sem aquelas paradinhas normais.
Acho que tenho que fazer mais testes pois estou voando mais na Ivao e no interior, em aeroportos pequenos. Esta é a minha dúvida, se não será por isso.
Ah! Claro, fiz a atualização do Nhnacer e do Driver da nVidia, também podem ter ajudado.

Alberto, você está a usar o TBM em quanto?

Acho um pouco estranho funcionar com uma placa de 256MB, poderá ter problemas com texturas se fizer um voo mais longo e em aeroportos pesados. Mas experimente e depois diga o que aconteceu.

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Mensagem por Carvalho Ter 16 Fev 2010, 16:07

A minha tem 512 MB, logo, nem tentei, aliás não estou usando tweak nenhum no momento, na sua funcionou direito, Alberto?
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Mensagem por Alvega Ter 16 Fev 2010, 16:23

Carvalho escreveu:A minha tem 512 MB, logo, nem tentei, aliás não estou usando tweak nenhum no momento, na sua funcionou direito, Alberto?

Na sua já vale a pena tentar, há também quem tenha placas de 512 e tenha notado o voo mais fluido. Não custa tentar, se não der certo é só reverter.
Mas não esqueça de tentar com TBM=60, comigo com outro valor não funcionou.

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Mensagem por alberto Ter 16 Fev 2010, 18:42

Tweak [Bufferpools] PoolSize=0 286198
O meu TBM está em 70. Tweak [Bufferpools] PoolSize=0 998890

O que você chama de corrupção de texturas é quando aparecem linhas pretas na vertical ou quando pisca mundando a cor de certas partes do cenário?
Isso acontece na visão externa(spot ou L. Spot) quando rodo em torno do avião, ou quando faço curvas muito fechadas e muito de vez em quando enquanto vôo.

Fiz um teste no Galeão da TropicalSim e fica como se o cenário passasse em câmera lenta(isso seriam os Stutters?), mas não afeta o comando do avião, ele não trava (com tráfego em 50%).
Agora saindo do aeroporto voa bem melhor, tem travadas, só que muito de vez em quando. Não incomoda

Os frames ficam mais ou menos: (usando a Asa Delta e Fair Weather)
16 a 19 na alinhado na pista (spot)
11 a 16/17 voando sobre o aeroporto (spot e locked spot)

Sobre a Baía de Guanabara
Céu + água: 23fps
Só água: Rex + FSW 30fps (acho que o limitador externo de frames não anda funcionando bem pois o tenho travado em 25fps)
Sobre o SDU: 20fps em média.

Vou mudar o TBM para 60 de qualquer maneira.

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Mensagem por Carvalho Ter 16 Fev 2010, 19:24

Alvega escreveu:
Na sua já vale a pena tentar, há também quem tenha placas de 512 e tenha notado o voo mais fluido. Não custa tentar, se não der certo é só reverter.
Mas não esqueça de tentar com TBM=60, comigo com outro valor não funcionou.

Vou testar e reporto aqui Tweak [Bufferpools] PoolSize=0 652185
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Mensagem por Alvega Ter 16 Fev 2010, 19:49

alberto escreveu:Tweak [Bufferpools] PoolSize=0 286198
O meu TBM está em 70. Tweak [Bufferpools] PoolSize=0 998890

O que você chama de corrupção de texturas é quando aparecem linhas pretas na vertical ou quando pisca mundando a cor de certas partes do cenário?
Isso acontece na visão externa(spot ou L. Spot) quando rodo em torno do avião, ou quando faço curvas muito fechadas e muito de vez em quando enquanto vôo.

Fiz um teste no Galeão da TropicalSim e fica como se o cenário passasse em câmera lenta(isso seriam os Stutters?), mas não afeta o comando do avião, ele não trava (com tráfego em 50%).
Agora saindo do aeroporto voa bem melhor, tem travadas, só que muito de vez em quando. Não incomoda

Os frames ficam mais ou menos: (usando a Asa Delta e Fair Weather)
16 a 19 na alinhado na pista (spot)
11 a 16/17 voando sobre o aeroporto (spot e locked spot)

Sobre a Baía de Guanabara
Céu + água: 23fps
Só água: Rex + FSW 30fps (acho que o limitador externo de frames não anda funcionando bem pois o tenho travado em 25fps)
Sobre o SDU: 20fps em média.

Vou mudar o TBM para 60 de qualquer maneira.

Sim, a corrupção de texturas são essas linhas pretas verticais ou as texturas mudando de cor. No meu isso também acontecia em alguns cenários, mas resolvi usando o FPS limiter ou travando em 30 FPS dentro do FSX.

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Mensagem por Chiari Qua 17 Fev 2010, 01:53

É estranho porque la pessoas estão dizendo que atrasou no carregamento de texturas etc sendo que eu sempre pensei que o bufferpools fosse responsável por reservas de GEOMETRIA e não texturas. Se fosse texturas, reservar 40MB (40000000) como o jogo proprõe como default ou até mesmo os casos de 200~300MB seria muito pouco se fossem texturas. Com um REX então seria mísero. Vou testar depois e dissertarei mais sobre. Não boto muita fé por enquanto porque a única coisa que tira os stutters aqui com unlimited FPS e autogen em very dense~extremely dense, foi usar o Poolsize em mais de 200MB.

O Texture Bandwidth Multi nunca afetou o desempenho aqui pra mim, nem com valores extremamante baixos nem altos. A única coisa que muda é no tempo de carregamento das texturas em aeroportos mais complexos como os da Orbx, fui regulando, regulando e cheguei num valor ótimo em 90. Mas dizem que em Unlimited Frames o TBM não serve para absolutamente nada, ele deveria ficar solto.

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Mensagem por alberto Qua 17 Fev 2010, 10:39

Já vi o que aconteceu... quando reinstalei o nHancer fiquei com ele sem funcionar por algum motivo. Corrigi e os frames caíram bastante e aumentou um pouco o problema com as texturas. Fiz um vôo S. Paulo/Rio e no meio da viagem peguei mau tempo onde os frames caíram muito, chegando entre 2 e 5 fps, ficou impossivel, mas mantive o vôo e já no Rio voltou ao normal. Também desligar o Plan-G ajudou bastante.

Reparei numa coisa enquanto os frames estavam baixos: o uso de CPU estava em torno de 50 a 60%. Ela normalmente fica acima dos 90% quando os frames estão normais. Eu considero frames normais na minha máquina quando está acima de 17fps, pois fica voável e não tem muitos stutters. Posso concluir que seria "culpa" da placa de vídeo? (tudo isso configurado com TBM em 60 e Pool Size em 0)

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Mensagem por Netinho Qui 01 Set 2011, 16:55

Bom revivendo o tópico,cá estava eu vasculhando o fórum de cabeça para baixo,e tenho que falar que esse tweak resolveu meu problema de frames,estou muito impressionado,deixou meu FSX com uma ótimo desempenho..estou a voar com 20 a 25 de frames em cenários pesados,com o ifly.Valeu apena gastar horas vasculhando tudo aqui thumbsup ,Valeu Alvega lol

PS:Notei que para usar este tweak não pode usar o Fiber_Frame_Fraction(Acho que é assim),apesar de os 2 junto aumenta absurdamente os frames,mas causo aqui blurries enormes,não estava carregando nada de textura,mas estava voando com 50 de frames lol

Abraços.

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Mensagem por rodrigo mago Qui 01 Set 2011, 17:31

Aqui deixou redondo também, essa alteração! Agora eu uso o Fiber_Frame_Fraction com 0.15 . Não me ocorre nada demais!
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Mensagem por J.Gasparoto Qui 01 Set 2011, 21:31

Qual a diferença entre "UsePools=0" e "Poolsize=0"?

Uso o primeiro, posso usar os dois ou são a mesma coisa?

Abs

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Mensagem por angelo marcelo Qui 01 Set 2011, 22:00

bom eu ter visto este topico!
fiz esses ajustes aqui para testar e ficou melhor que antes,agora ja firmo os fps em 18-25.


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Mensagem por J.Gasparoto Sáb 03 Set 2011, 10:30

J.Gasparoto escreveu:Qual a diferença entre "UsePools=0" e "Poolsize=0"?

Uso o primeiro, posso usar os dois ou são a mesma coisa?

Abs

Ninguém responde? confused

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Mensagem por hellmike Sáb 03 Set 2011, 11:39

fiquei interessado nessas correçoes aee..
netinho o tweak q vc diz é esse buffertools=0?
o valor fica igual na minha maquina?

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Mensagem por Alvega Sáb 03 Set 2011, 12:34

J.Gasparoto escreveu:
J.Gasparoto escreveu:Qual a diferença entre "UsePools=0" e "Poolsize=0"?

Uso o primeiro, posso usar os dois ou são a mesma coisa?

Abs

Ninguém responde? confused

São a mesma coisa.

hellmike escreveu:fiquei interessado nessas correçoes aee..
netinho o tweak q vc diz é esse buffertools=0?
o valor fica igual na minha maquina?

Não é buffertools=0

É

[BUFFERPOOLS]
UsePools=0

E como já foi dito, só para placas de vídeo boas (como é o caso da sua) e com FPS limitados em 30, senão dá corrupção de texturas.

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Mensagem por hellmike Sáb 03 Set 2011, 14:06

vlw alvega vo testa pra ve...
isso ja foi testado com fps limitado em taxas maiores? 40~45~50 por exemplo?

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Mensagem por Carvalho Sáb 03 Set 2011, 14:20

hellmike escreveu:vlw alvega vo testa pra ve...
isso ja foi testado com fps limitado em taxas maiores? 40~45~50 por exemplo?

Hellmike, vejo que continua usando linguagem de MSN.Vou pedir mais uma vez que observe as regras do fórum a ese respeito.

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Mensagem por PTCAN Sáb 03 Set 2011, 20:02

o meu tbem estava em 40 hehehe nao entendo nada disso mas mudei pra 60 de qualquer forma. vou fazer um voo e relato depois.
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Mensagem por hellmike Sáb 03 Set 2011, 20:40

Carvalho escreveu:
hellmike escreveu:vlw alvega vo testa pra ve...
isso ja foi testado com fps limitado em taxas maiores? 40~45~50 por exemplo?

Hellmike, vejo que continua usando linguagem de MSN.Vou pedir mais uma vez que observe as regras do fórum a ese respeito.

carvalho desculpa mais isso ja ta virando perseguiçao..
onde usei linguagem de msn?

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Mensagem por Dani.Santoro Sáb 03 Set 2011, 22:54

hellmike escreveu:vlw alvega vo testa pra ve...
isso ja foi testado com fps limitado em taxas maiores? 40~45~50 por exemplo?

hellmike escreveu:
Carvalho escreveu:
hellmike escreveu:vlw alvega vo testa pra ve...
isso ja foi testado com fps limitado em taxas maiores? 40~45~50 por exemplo?

Hellmike, vejo que continua usando linguagem de MSN.Vou pedir mais uma vez que observe as regras do fórum a ese respeito.

carvalho desculpa mais isso ja ta virando perseguiçao..
onde usei linguagem de msn?
"vlw", "vo", "testa","ve"
Não leve para o lado pessoal,Hell.
As regras são pra todos.
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