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Mensagem por Amilckar Sex 02 Mar 2012, 21:04

Problema em equipamento faz avião da Trip retornar para Brasília


Aeronave seguia para Maceió quando foi detectado problema nos flaps.
Dispositivo é usado em pouso e decolagem; passageiros foram realocados.



[Brasil] Problema em equipamento faz avião da Trip retornar para Brasília Trip

Ilustrativo

Um avião da Trip Linhas Aéreas que seguia de Brasília para Maceió na tarde desta sexta-feira (2) teve de retornar ao terminal do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek logo após decolar. Em nota, a empresa informou que a aeronave apresentou um problema no sistema de retração dos flaps.




O dispositivo fica instalado nas asas da aeronave e é necessário para o momento do pouso e da decolagem.

Os passageiros tiveram de desembarcar e foram reacomodados em outro voo da companhia.
Veja a íntegra da nota da empresa:

"A TRIP Linhas Aéreas informa que a aeronave EMBRAER 190, que realizava o voo 5479, de Brasília para Maceió, apresentou problema técnico no sistema de retração dos Flaps após a decolagem, tendo regressado a Brasília para efetuar manutenção não programada no referido sistema. A medida é uma ação preventiva de segurança.

Os 56 passageiros do voo estão sendo embarcados em outra aeronave da companhia e a previsão de chegada em Maceió às 18h10."

Fonte: G1

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[Brasil] Problema em equipamento faz avião da Trip retornar para Brasília Empty Re: [Brasil] Problema em equipamento faz avião da Trip retornar para Brasília

Mensagem por Ruan Martinez Sex 02 Mar 2012, 21:40

Estranhos, embraer's frequentemente tendo problemas, como o da united, não pode deixar a bola cair, a Embraer ta com muito potencial, se acontecer mais não sei o que vai restar...

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[Brasil] Problema em equipamento faz avião da Trip retornar para Brasília Empty Re: [Brasil] Problema em equipamento faz avião da Trip retornar para Brasília

Mensagem por André Luiz Sex 02 Mar 2012, 21:48

Esses embraer hmmm

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[Brasil] Problema em equipamento faz avião da Trip retornar para Brasília Empty Re: [Brasil] Problema em equipamento faz avião da Trip retornar para Brasília

Mensagem por Gabriel Moradillo Sex 02 Mar 2012, 22:11

André Luiz escreveu:Esses embraer hmmm

Não entendi ? Tem algum mais seguro do que os e-jets ? confused
Brother, me diga se já viu algum acidente com vitimas fatais dos EMB 170/195 thumbsup
Acho que o único que não é seguro é Airbus... assobiar


Última edição por Gabriel Moradillo em Sex 02 Mar 2012, 22:13, editado 1 vez(es)

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[Brasil] Problema em equipamento faz avião da Trip retornar para Brasília Empty Re: [Brasil] Problema em equipamento faz avião da Trip retornar para Brasília

Mensagem por Edenio Rodrigues Sex 02 Mar 2012, 22:13

Vamos aproveitar a "pane" para testar nosso conhecimento aeronautico;

Por que a aeronave pôde decolar e pousar tranquilamente, mas não pôde seguir viagem confused ?

Very Happy , abraços

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Mensagem por Gabriel Moradillo Sex 02 Mar 2012, 22:14

É mesmo... Suspect

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[Brasil] Problema em equipamento faz avião da Trip retornar para Brasília Empty Re: [Brasil] Problema em equipamento faz avião da Trip retornar para Brasília

Mensagem por Brendon Felipe Sex 02 Mar 2012, 22:43

Bom se o que aconteceu for realmente como disse a notícia "problema no sistema de retração de flaps" seguir viajem seria muito caro pra Cia, pois a aeronave não poderia subir muito, teria que manter velocidade menor o que gataria mais combustivel etc.

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Mensagem por Edenio Rodrigues Sex 02 Mar 2012, 22:52

Brendon Felipe escreveu:Bom se o que aconteceu for realmente como disse a notícia "problema no sistema de retração de flaps" seguir viajem seria muito caro pra Cia, pois a aeronave não poderia subir muito, teria que manter velocidade menor o que gataria mais combustivel etc.

Então Comandantes, concordam com o Brendon? Very Happy , abraços

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Mensagem por Bruno Rodrigues Sex 02 Mar 2012, 23:13

Inventor escreveu:
Brendon Felipe escreveu:Bom se o que aconteceu for realmente como disse a notícia "problema no sistema de retração de flaps" seguir viajem seria muito caro pra Cia, pois a aeronave não poderia subir muito, teria que manter velocidade menor o que gataria mais combustivel etc.

Então Comandantes, concordam com o Brendon? Very Happy , abraços

sim pois ou a viajem seria bem "lenta" ou ja sabe adeus aos flaps.....

Os Ejets hoje são considerados os mais seguros por serem os Modelos Mais novos no mercado e nenhum acidente com fatalidade wink
ja quem comentou sobre os Airbus Não serem seguros confused por favor né voce respeitando o modo de operação dos Airbus ele é igual a qualquer outra aeronave. e se for para ser assim Boeing é a marca mais Insegura de aviões do mundo pois possui as piores trajedias da aviação mundial com suas aeronaves.porem sabems que mais de 95% dos acidentes de avião principalmente hoje em dia são falha humana. eu não conheço nenhum acidente com A320 por falha do equipamento e sim ou falha humana, ou quando os tripulantes quiseram passar por cima dos procedimentos da aeronave vide TAM3054 Crying or Very sad
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Mensagem por Guilherme Aufer Sáb 03 Mar 2012, 01:25

Ate quando o assunto se refere a Embraer... ressurge aquela "velha e longaaaa história" assobiar

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Mensagem por Edenio Rodrigues Sáb 03 Mar 2012, 09:37

Brunobrslive escreveu:
Inventor escreveu:

Então Comandantes, concordam com o Brendon? Very Happy , abraços

sim pois ou a viajem seria bem "lenta" ou ja sabe adeus aos flaps.....

O Brendon comentou que "a aeronave não podia subir muito"
É isso mesmo?
Por que? Very Happy , abraços

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Mensagem por Braconi Sáb 03 Mar 2012, 10:29

Brunobrslive escreveu:
Os Ejets hoje são considerados os mais seguros por serem os Modelos Mais novos no mercado e nenhum acidente com fatalidade wink

Apesar de já terem ocorrido acidentes e um deles com mortes, o fator operacional nas 3 ocorrência predominou, não havendo então nada que desabone a imagem da familia E-jet.

Inventor escreveu:
O Brendon comentou que "a aeronave não podia subir muito"
É isso mesmo?
Por que? Very Happy , abraços

Esta e a pergunta seria ideal para o membro do fórum que é piloto deste tipo de aeronave, thumbsup .

Não sabemos exatamente em qual configuração o flape travou (se é que travou) se foi com a aplicada para decolagem ou em alguma intermediaria.

Podemos abordar aqui alguns conceitos básicos sem penetrar muito nas particularidades do E-jet.

O flape diminui a velocidade de stall e aumenta o coeficiente de sustentação da asa o que auxilia em baixas velocidades como na decolagem aumentando o peso de decolagem e encurtando a corrida da mesma. Só que por outro lado o flape aumenta o arrasto, o que afeta duramente a capacidade de subida da aeronave.

Quanto a altitude, a medida que subimos vamos encontrando o ar cada vez menos denso o que afeta diretamente a sustentação das asa, então em grandes altitudes com o intuito de se obter a mesma sustentação das baixas altitudes, vê-se necessário o emprego de maior potência e maiores velocidades o que estaria tecnicamente restrito pela deflexão dos flapes que iriam impor um maior arrasto que afetaria toda a dinamica do aerofolio além de estarem estruturalmente expostos a grandes esforços quer seja ao nível do mar, ou no nivel de vôo X uma vez que o arrasto não iria variar com altitude.

Então diante de um problema destes o primeiro fator que vai restringir a operação será a VFE, velocidade máxima permitida para a configuração dos flapes no momento, o que por si só já restringe a subida e também maiores altitudes.

Quem voa E-jet no simulador com certeza deve ter ouvido muito algum alerta aural de overspeed com os fapes em uso.
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Mensagem por Edenio Rodrigues Sáb 03 Mar 2012, 15:35

Parabens Brendon, Bruno, Braconi. aplauso
Creio que comentarios como esses, contribuem proveitosamente. Yesyes
Obrigado Amilckar thumbsup , abraços

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Mensagem por Gabriel Moradillo Sáb 03 Mar 2012, 16:02

Brunobrslive escreveu:
sim pois ou a viajem seria bem "lenta" ou ja sabe adeus aos flaps.....

Os Ejets hoje são considerados os mais seguros por serem os Modelos Mais novos no mercado e nenhum acidente com fatalidade wink
ja quem comentou sobre os Airbus Não serem seguros confused por favor né voce respeitando o modo de operação dos Airbus ele é igual a qualquer outra aeronave. e se for para ser assim Boeing é a marca mais Insegura de aviões do mundo pois possui as piores trajedias da aviação mundial com suas aeronaves.porem sabems que mais de 95% dos acidentes de avião principalmente hoje em dia são falha humana. eu não conheço nenhum acidente com A320 por falha do equipamento e sim ou falha humana, ou quando os tripulantes quiseram passar por cima dos procedimentos da aeronave vide TAM3054 Crying or Very sad

Amigão, fui eu que falei sobre a segurança de voo do airbus, talvez voce não tenha me entendido. Eu comparei a família do a320 com os 37NG e os e-jets thumbsup

aqui na wikipedia se você for ver, praticamente todos os acidentes com os 37 são com a versão classic, os NG que deixaram vítimas foi o da gol (culpa do legacy) e na Africa (onde a manutenção é bem ruim, lá qualquer avião tem tendencias a cair independente do fabricante). Já a familia dos 320 quase todos tiveram vítimas fatais.

dá uma olhada:

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Outra coisa, caso haja uma pane elétrica num airbus, como voce irá controlar a aeronave?? confused




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Mensagem por VSP4264 Sáb 03 Mar 2012, 16:51

1. Adeus flaps? Se não exceder a VNE dos flaps não teria problema algum, pórem não compensaria seguir viagem.
2. Houve um acidente fatal sim, com um EMBRAER 190 na China.
3. Quanta bobagem alguns falaram aqui, esses EMBRAER, se baseiam para falar isso no que? Pelo Wilco/Feelthere ou pelo Virtuacol?
4. Os flaps usados na TRIP para decolagem (exceto JPR, SDU, IOS), são flaps 2 ou até 1. Não haveria aural warning, pois o proprio avião já limita a velocidade a não exceder o limite estrutural com flap 1, 2, 3, 4, 5 ou full setados, inclusive o Wilco simula isso.
5. Tripulantes do JJ3054 passaram por cima dos procedimentos ou a empresa sanguinária impôs a operação em CGH com reverso travado em uma pista que já tinha lascado um ATR no dia anterior?

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Mensagem por Ruan Martinez Sáb 03 Mar 2012, 17:01

Pessoal, não entendi, o motivo de eu receber ponto negativo mas tudo bem, eu só acho que a embraer esta no auge da carreira, tudo bem não sei se foi erro das cias (manutenção) ou da embraer só comentei, que está tendo muitos acontecimentos com embraers, não quis falar contra o avião tanto pois sou fan da embraer... Só que aaté agora não descubri o por que do ponto negativo... thumbsdown

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Mensagem por Edenio Rodrigues Sáb 03 Mar 2012, 17:58

VSP4264 escreveu:1. Adeus flaps? Se não exceder a VNE dos flaps não teria problema algum, pórem não compensaria seguir viagem.
4. Os flaps usados na TRIP para decolagem (exceto JPR, SDU, IOS), são flaps 2 ou até 1. Não haveria aural warning, pois o proprio avião já limita a velocidade a não exceder o limite estrutural com flap 1, 2, 3, 4, 5 ou full setados, inclusive o Wilco simula isso.

Vejam amados Cmtes, que informação preciosa! aplauso Obrigado VSP4264 thumbsup

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Mensagem por Braconi Sáb 03 Mar 2012, 18:16

VSP4264 escreveu: Não haveria aural warning, pois o proprio avião já limita a velocidade a não exceder o limite estrutural com flap 1, 2, 3, 4, 5 ou full setados, inclusive o Wilco simula isso.

Geralmente no PFD a speed tape indica visualmente a velocidade máxima e mínima para as condições vigentes e cabe ao piloto julgar de qual se trata estes limites.
Pelo o que você afirmou, não havendo um alerta aural, o piloto estaria condicionado apenas a indicação visual no PFD??
E a aeronave limita a velocidade por conta da VFE sem levar nenhum outro fator em questão? Caso o piloto mova as manetes a pleno o FADEC simplesmente negaria ou restringiria tração por conta do limitante de velocidade dos flapes?
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Mensagem por Ruan Martinez Sáb 03 Mar 2012, 19:04

Inventor escreveu:
VSP4264 escreveu:1. Adeus flaps? Se não exceder a VNE dos flaps não teria problema algum, pórem não compensaria seguir viagem.
4. Os flaps usados na TRIP para decolagem (exceto JPR, SDU, IOS), são flaps 2 ou até 1. Não haveria aural warning, pois o proprio avião já limita a velocidade a não exceder o limite estrutural com flap 1, 2, 3, 4, 5 ou full setados, inclusive o Wilco simula isso.

Vejam amados Cmtes, que informação preciosa! aplauso Obrigado VSP4264 thumbsup

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Obrigado inventor, desculpa qualquer coisa, mas era minha opnião!

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[Brasil] Problema em equipamento faz avião da Trip retornar para Brasília Empty Re: [Brasil] Problema em equipamento faz avião da Trip retornar para Brasília

Mensagem por post Sáb 03 Mar 2012, 20:48

Senhores boa noite, trabalho com aviacao e a decisao de retornar para o aeroporto de origem da pane deve-se ao fato de nao haver apoio logistico tanto de material quanto tecnico, pois nem todas as bases de apoio sao equipadas com todo pessoal e material para correcao de panes thumbsup
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Mensagem por VSP4264 Sáb 03 Mar 2012, 22:57

Braconi escreveu:
VSP4264 escreveu: Não haveria aural warning, pois o proprio avião já limita a velocidade a não exceder o limite estrutural com flap 1, 2, 3, 4, 5 ou full setados, inclusive o Wilco simula isso.

Geralmente no PFD a speed tape indica visualmente a velocidade máxima e mínima para as condições vigentes e cabe ao piloto julgar de qual se trata estes limites.
Pelo o que você afirmou, não havendo um alerta aural, o piloto estaria condicionado apenas a indicação visual no PFD??
E a aeronave limita a velocidade por conta da VFE sem levar nenhum outro fator em questão? Caso o piloto mova as manetes a pleno o FADEC simplesmente negaria ou restringiria tração por conta do limitante de velocidade dos flapes?

Não! O que quis dizer é que, no caso dos E-JETS, com A/T armado, e flap dentro de alguma setagem, o avião "não deixa" você setar algo acima. Exemplo, flaps 1, máximo são 230 IAS se não me falha memória, logo você pode girar ali o SPD SELECT e ele não vai passar dos 230. Mas isso com A/T ativo. Claro que se eu tiver a 300 IAS e baixar flap, a Miss Brasília vai gritar HIGH SPEED a vida inteira e a speedtape ficará vermelha.
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[Brasil] Problema em equipamento faz avião da Trip retornar para Brasília Empty Re: [Brasil] Problema em equipamento faz avião da Trip retornar para Brasília

Mensagem por Bruno Rodrigues Dom 04 Mar 2012, 00:22

Gabriel Moradillo escreveu:
Brunobrslive escreveu:
sim pois ou a viajem seria bem "lenta" ou ja sabe adeus aos flaps.....

Os Ejets hoje são considerados os mais seguros por serem os Modelos Mais novos no mercado e nenhum acidente com fatalidade wink
ja quem comentou sobre os Airbus Não serem seguros confused por favor né voce respeitando o modo de operação dos Airbus ele é igual a qualquer outra aeronave. e se for para ser assim Boeing é a marca mais Insegura de aviões do mundo pois possui as piores trajedias da aviação mundial com suas aeronaves.porem sabems que mais de 95% dos acidentes de avião principalmente hoje em dia são falha humana. eu não conheço nenhum acidente com A320 por falha do equipamento e sim ou falha humana, ou quando os tripulantes quiseram passar por cima dos procedimentos da aeronave vide TAM3054 Crying or Very sad

Amigão, fui eu que falei sobre a segurança de voo do airbus, talvez voce não tenha me entendido. Eu comparei a família do a320 com os 37NG e os e-jets thumbsup

aqui na wikipedia se você for ver, praticamente todos os acidentes com os 37 são com a versão classic, os NG que deixaram vítimas foi o da gol (culpa do legacy) e na Africa (onde a manutenção é bem ruim, lá qualquer avião tem tendencias a cair independente do fabricante). Já a familia dos 320 quase todos tiveram vítimas fatais.

dá uma olhada:

[Brasil] Problema em equipamento faz avião da Trip retornar para Brasília Semttulowko

Outra coisa, caso haja uma pane elétrica num airbus, como voce irá controlar a aeronave?? confused




então amigo a questão é essa mesmo,todos esses acidentes foram por que os pilotos não respeitaram os padrões das Aeronaves no caso os A32X , o airbus e realmente fresco em muitos aspectos,mas respeitando suas frescuras ele é uma aeronave tão segura quanto as outras,Vale lembrar que os 737NG não tem tanta evolução assim em relação aos Classic o modo operacional é praticamente identico.
a e em caso de uma pane eletrica o Airbus tem outro sistema (os sistemas redundantes) que se ativam logo quando aconteçe a falha do mesmo,teve um voo da EasyJet Que aconteçeu isso o sistema dos Sidesticks Falhou e em segundos o sistema redundante funcionou e pois tudo em ordem, o comandante da aeronave ainda disse que se falha-se denovo ele teria no minimo mais backups de emergencia, ou seja nenhum avião A32X caiu por falha do equipamento aplauso que bom né? afinal aviões tem que ficar no ceu mesmo hehe happy
Abraços


Ja sobre os E jets eu não sabia que ja teve acidente fatal com ele confused que pena Sad

sobre o caso do Topico mesmo eu acho muito dificiil algum piloto querer voar com um jato sem poder recolher os flaps ainda mais praticamente do Lado do Aerodromo. O Piloto da aeronave foi Feliz em sua decisão wink


Última edição por Brunobrslive em Dom 04 Mar 2012, 00:27, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Complementando a Resposta)
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Mensagem por Braconi Dom 04 Mar 2012, 00:41

VSP4264 escreveu:Não! O que quis dizer é que, no caso dos E-JETS, com A/T armado, e flap dentro de alguma setagem, o avião "não deixa" você setar algo acima. Exemplo, flaps 1, máximo são 230 IAS se não me falha memória, logo você pode girar ali o SPD SELECT e ele não vai passar dos 230. Mas isso com A/T ativo. Claro que se eu tiver a 300 IAS e baixar flap, a Miss Brasília vai gritar HIGH SPEED a vida inteira e a speedtape ficará vermelha.

thumbsup Ah Ok! valeu pela explicação.
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Mensagem por Duley Ter 06 Mar 2012, 10:49

Muito drama por parte de todos por pouca coisa. Os E-jets tem um problema crônico de flap. Isso não é de hoje nem de ontem.
Os sensores dele vivem dando pane.

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