767 Level-D "tutorial"
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767 Level-D "tutorial"
Bom pessoal ja fiz esse tutorial a muito tempo atras no FS9, porém ainda hoje ele é válido para quem está iniciando na aeronave. Tentei fazer ele da forma mais simplificada possível porém tentando incluir um pouco de técnica básica nisso. O resultado foi isso que segue em baixo hehe;
Estou postando aqui, como forma de agradecimento aos tutoriais que eu ja li aqui e me ajudaram!
Nesse tutorial so vou mostrar como programar o painel overhead ate o push e acionamento da aeronave, nao irei citar fmc e etc…
Bom pessoal, primeiramente estou montando esse pequeno tutorial o qual levei 5hrs para completar ele sem contar o tempo para postagem, nao vou ser tecnico e tentar falar o minimo de palavras dificeis pois como disse e pra quem quer aprender o basico dele começando com painel completamente desligado, nao sou nenhum expert mais posso fala que sei o suficiente sobre a aeronave para tal explicaçao.O motivo pelo qual criei esse tutorial que para mim nao foi dificuldade nenhuma em montar e para ajudar pessoas que frequentam o forum o qual ja me tiro muitas duvidas!!!Digamos que seja uma forma de agradecimento ao forum.Qualquer pessoa esta livre para copiar o tutorial, e mostra-lo em qualquer lugar que seja ok? è só dar os devidos créditos. Entao vamos começar:
[img][/img]
Primeiramente como deixar a sua aeronave para começar com painel todo desligado:
Abra o menu do LVL-D, va em panel, logo em seguida clique em Define default panel settings…como mostrado na figura abaixo:
Selecione, Demo flight – Parked at Seattle, e clique em Select as default…como o mostrado na figura abaixo:
Logo depois so clicar em ok e esta pronto, agora sempre que voce iniciar o seu 767 ele vai estar da seguinte maneira como as figuras abaixo:
Agora vamos energizar o 767 pelo overhead, que pode ser acessado atraves do SHIFT+5.Vamos colocar o push boton da bateria em ON para que agente possa ter contato com o solo e continue nosso procedimento, indicado pela seta em vermelho.Apos isso podemos fazer contato com o solo para solicitar a fonte externa ja que vamos demorar em solo, indicado pela seta azul nas duas imagens abaixo:
Apos isso voce tera feito contato com o solo, e como saber que a fonte foi ligada?
R:Facil, como mostrado pela seta vermelha abaixo vai aparecer no push boton avaible, o que significa que a fonte ja esta ligada, apos isso e so voce apertar esse push boton, que passara a aparecer ON e pronto a aeronave ja esta energizada, como mostrado abaixo:
Agora vamos configurar nosso painel overhead, começando sempre da esquerda para direita de cima para baixo:
Na figura voce pode ver o painel do IRS e so voce passar as tres chaves que estao em OFF para NAV, para que o IRS possa ser alinhado.Logo abaixo em verde tem dois push botons que sao do yaw damper, eles sempre tem que ficar em ON:
Nessa parte selecionada em vermelha e o painel hidraulico, passe as chaves para o modo AUTO como na figura, e certifique de que os dois push botons apontados pelas setas azuis estejam em ON:
Essa chave indicada pela seta vermelha sao as luzes de emergencia, e so aperta para passa ela para ARMED:
Essa e a parte das bombas de combustivel, sendo as verdes bombas das asas esquerda e direita, essas em amarelo sao as do tanque central(so ligue essas bombas se houver combustivel no tanque central), e as que estao marcdas em branco sao as bombas para que se preciso haja um balanceamento de combustivel entre as asas.Eu esqueci de marca, mais logo abaixo da area marcada em vermelho tem 3 paineis digitais que informam quantidade de combustivel e tambem sua temperatura:
Nesse painel, na seta em verde vamos aperta o push boton da APU, e como mostrado em amarelo apertar os push botons das valvulas de isolamento:
Vamos novamente agora falar com o solo para pedir que eles conectem o ar externo:(para falar com o solo ja foi explicado no inicio como e feito)
Logo depois do solo conectar o ar externo voce pode notar que houve um movimento no duto de ar o que mostra que tem ar passando:
Essa parte em vermelho e o painel do ar condicionado, voce passa as duas chaves para auto como mostrado pelas setas verdes, para que comece a ser resfriado o interior da aeronave:
Agora vamos dar inicio ao start dos motores:
Primeiro temos que dar partida na APU, so passar a chave para START. Apos isso como saber que a APU ja esta girando?
R:Ela leva +- 1 min. para ficar pronta e voce sabe que ela esta pronta quando aparece RUN mostrado pela ceta verde na segunda figura abaixo:
Para dar a partida nos motores e preciso desligar o ar condicionado da aeronave para ter energia suficiente para dar partida nos motores mostrado abaixo:
O proximo passo e solicitar o solo para desconectar o ar externo e tambem a fonte externa:
Voce vai notar que quando for desligada a fonte externa, a ‘piscada’ dos 4 EFIS, que significa que a APU que esta energizando agora a aeronave:
Na imagem abaixo, vamos ligar os avisos de cintos de segurança, so passar a chave para AUTO, indicado pela seta vermelha, e em seguida chamar o solo para iniciar o push back, mostrado pela seta verde:
Ainda no pedido de push back, o solo pergunta o quanto para tras voce vai ser levado e para onde a aeronave ira virar, e so dar OK e o solo vai pedir para voce puxar o freio da aeronave e logo em seguida pede para voce liberar o freio e o push começa com ele falando que voce esta liberado para dar partida nos motores:
Dando partida nos motores:
No painel de START dos motores envolvido em vermelho tem as chave dos motores 1 e 2, o qual voce ira da partida um de cada vez, vamos dar partida no motor 1 so girar a chave para posiçao GROUND mostrado pela seta verde:
Nessa parte ainda no START do motor 1 voce aperta SHIFT+6 para que voce possa liberar combustivel na chave que esta indicada pela seta vermelha, eu so costumo dar combustivel quando passa de 20% indicado pela seta verde, sempre tomando cuidado para nao ultrapassar o BUG vermelho do EGT indicado pela seta azul(caso ultrapasse cortar o combustivel na hora para nao danificar o motor).
Depois de dar partida no motor 1 e ele estiver estabilizado, ja podemos dar partida no motor 2, seguindo o mesmo esquema acima, nao vou repetir pois ja foi mostrado tudo acima so mostrarei as imagens:
Pronto ja demos partida nos motores ja estamos com os dois estabilizados, agora voltando no painel overhead, desligamos a APU mostradopela seta vermelha, logo apos apertar os push botons das valvulas de isolamento mostrado pelas setas laranjas, ligar o ar condicionado indicado pelas setar rosas passando as chaves para AUTO e na setas rosas acima mostra a temperatura de cada uma das 3 partes da aeronave que apos o aionamento dos motores ficam bem altas, mais nao e motivo para panico elas abaixam com o tempo mais ja vou mostrar um segredo para fazer com que elas abaixem mais rapido, e por ultimo, em verde sao os push botons WINDOW HEAT (aquecimento das janelas) deixe todos em ON e em azul CARGO HEAT aquecimento dos compartimento de carga tambem deixe em ON:
Agora o macete para que a temperatura abaixe mais rapido, durante o taxy desligue o push boton marcado pela seta vermelha, isso vai servir para que a tripulaçao nao te incomode muito com avisos que esta muito quente a cabine, mais so durante o taxy antes de decolar acione esse push boton novamente:
Se voce seguiu certinho tudo que falei os unicos anuncios que podem aparecer no seu painel serao eles:
Os tres marcados em verdes quemostram que a temperatura nas cabines esta muito quente, mais ja irao se apagar quando a temperatura volta ao normal.
O do push boton que voce desligou para agilizar o resfriamento da aeronave masrcado emvermelho que e o TRIM AIR OFF, que tambem vai sumir quando voce aperta novamente o push boton.
E por ultimo o de freio de estacionamento(PARKING BRAKE).
Bom pessoal agora voces ja sabem ligar e dar partida no LVL-D depois e so aprender a mecher no FMC que nao tem nada de dificil.Espero ter sanado duvidas e ter ajudado a quem nao sabia.
Nao crie o topico para gerar discussao entao se houver erros de ortografia ou pronuncia de termos aeronauticos errados peço desculpas pois como citei no inicio nao sou nenhum expert no assunto.
Abraços!
EDIT: DOWLOAD - http://www.crocko.com/09A3A96A7D4A4280871FB822339362AA/programando_o_b767-300er_da_level_d.doc
Estou postando aqui, como forma de agradecimento aos tutoriais que eu ja li aqui e me ajudaram!
Nesse tutorial so vou mostrar como programar o painel overhead ate o push e acionamento da aeronave, nao irei citar fmc e etc…
Bom pessoal, primeiramente estou montando esse pequeno tutorial o qual levei 5hrs para completar ele sem contar o tempo para postagem, nao vou ser tecnico e tentar falar o minimo de palavras dificeis pois como disse e pra quem quer aprender o basico dele começando com painel completamente desligado, nao sou nenhum expert mais posso fala que sei o suficiente sobre a aeronave para tal explicaçao.O motivo pelo qual criei esse tutorial que para mim nao foi dificuldade nenhuma em montar e para ajudar pessoas que frequentam o forum o qual ja me tiro muitas duvidas!!!Digamos que seja uma forma de agradecimento ao forum.Qualquer pessoa esta livre para copiar o tutorial, e mostra-lo em qualquer lugar que seja ok? è só dar os devidos créditos. Entao vamos começar:
[img][/img]
Primeiramente como deixar a sua aeronave para começar com painel todo desligado:
Abra o menu do LVL-D, va em panel, logo em seguida clique em Define default panel settings…como mostrado na figura abaixo:
Selecione, Demo flight – Parked at Seattle, e clique em Select as default…como o mostrado na figura abaixo:
Logo depois so clicar em ok e esta pronto, agora sempre que voce iniciar o seu 767 ele vai estar da seguinte maneira como as figuras abaixo:
Agora vamos energizar o 767 pelo overhead, que pode ser acessado atraves do SHIFT+5.Vamos colocar o push boton da bateria em ON para que agente possa ter contato com o solo e continue nosso procedimento, indicado pela seta em vermelho.Apos isso podemos fazer contato com o solo para solicitar a fonte externa ja que vamos demorar em solo, indicado pela seta azul nas duas imagens abaixo:
Apos isso voce tera feito contato com o solo, e como saber que a fonte foi ligada?
R:Facil, como mostrado pela seta vermelha abaixo vai aparecer no push boton avaible, o que significa que a fonte ja esta ligada, apos isso e so voce apertar esse push boton, que passara a aparecer ON e pronto a aeronave ja esta energizada, como mostrado abaixo:
Agora vamos configurar nosso painel overhead, começando sempre da esquerda para direita de cima para baixo:
Na figura voce pode ver o painel do IRS e so voce passar as tres chaves que estao em OFF para NAV, para que o IRS possa ser alinhado.Logo abaixo em verde tem dois push botons que sao do yaw damper, eles sempre tem que ficar em ON:
Nessa parte selecionada em vermelha e o painel hidraulico, passe as chaves para o modo AUTO como na figura, e certifique de que os dois push botons apontados pelas setas azuis estejam em ON:
Essa chave indicada pela seta vermelha sao as luzes de emergencia, e so aperta para passa ela para ARMED:
Essa e a parte das bombas de combustivel, sendo as verdes bombas das asas esquerda e direita, essas em amarelo sao as do tanque central(so ligue essas bombas se houver combustivel no tanque central), e as que estao marcdas em branco sao as bombas para que se preciso haja um balanceamento de combustivel entre as asas.Eu esqueci de marca, mais logo abaixo da area marcada em vermelho tem 3 paineis digitais que informam quantidade de combustivel e tambem sua temperatura:
Nesse painel, na seta em verde vamos aperta o push boton da APU, e como mostrado em amarelo apertar os push botons das valvulas de isolamento:
Vamos novamente agora falar com o solo para pedir que eles conectem o ar externo:(para falar com o solo ja foi explicado no inicio como e feito)
Logo depois do solo conectar o ar externo voce pode notar que houve um movimento no duto de ar o que mostra que tem ar passando:
Essa parte em vermelho e o painel do ar condicionado, voce passa as duas chaves para auto como mostrado pelas setas verdes, para que comece a ser resfriado o interior da aeronave:
Agora vamos dar inicio ao start dos motores:
Primeiro temos que dar partida na APU, so passar a chave para START. Apos isso como saber que a APU ja esta girando?
R:Ela leva +- 1 min. para ficar pronta e voce sabe que ela esta pronta quando aparece RUN mostrado pela ceta verde na segunda figura abaixo:
Para dar a partida nos motores e preciso desligar o ar condicionado da aeronave para ter energia suficiente para dar partida nos motores mostrado abaixo:
O proximo passo e solicitar o solo para desconectar o ar externo e tambem a fonte externa:
Voce vai notar que quando for desligada a fonte externa, a ‘piscada’ dos 4 EFIS, que significa que a APU que esta energizando agora a aeronave:
Na imagem abaixo, vamos ligar os avisos de cintos de segurança, so passar a chave para AUTO, indicado pela seta vermelha, e em seguida chamar o solo para iniciar o push back, mostrado pela seta verde:
Ainda no pedido de push back, o solo pergunta o quanto para tras voce vai ser levado e para onde a aeronave ira virar, e so dar OK e o solo vai pedir para voce puxar o freio da aeronave e logo em seguida pede para voce liberar o freio e o push começa com ele falando que voce esta liberado para dar partida nos motores:
Dando partida nos motores:
No painel de START dos motores envolvido em vermelho tem as chave dos motores 1 e 2, o qual voce ira da partida um de cada vez, vamos dar partida no motor 1 so girar a chave para posiçao GROUND mostrado pela seta verde:
Nessa parte ainda no START do motor 1 voce aperta SHIFT+6 para que voce possa liberar combustivel na chave que esta indicada pela seta vermelha, eu so costumo dar combustivel quando passa de 20% indicado pela seta verde, sempre tomando cuidado para nao ultrapassar o BUG vermelho do EGT indicado pela seta azul(caso ultrapasse cortar o combustivel na hora para nao danificar o motor).
Depois de dar partida no motor 1 e ele estiver estabilizado, ja podemos dar partida no motor 2, seguindo o mesmo esquema acima, nao vou repetir pois ja foi mostrado tudo acima so mostrarei as imagens:
Pronto ja demos partida nos motores ja estamos com os dois estabilizados, agora voltando no painel overhead, desligamos a APU mostradopela seta vermelha, logo apos apertar os push botons das valvulas de isolamento mostrado pelas setas laranjas, ligar o ar condicionado indicado pelas setar rosas passando as chaves para AUTO e na setas rosas acima mostra a temperatura de cada uma das 3 partes da aeronave que apos o aionamento dos motores ficam bem altas, mais nao e motivo para panico elas abaixam com o tempo mais ja vou mostrar um segredo para fazer com que elas abaixem mais rapido, e por ultimo, em verde sao os push botons WINDOW HEAT (aquecimento das janelas) deixe todos em ON e em azul CARGO HEAT aquecimento dos compartimento de carga tambem deixe em ON:
Agora o macete para que a temperatura abaixe mais rapido, durante o taxy desligue o push boton marcado pela seta vermelha, isso vai servir para que a tripulaçao nao te incomode muito com avisos que esta muito quente a cabine, mais so durante o taxy antes de decolar acione esse push boton novamente:
Se voce seguiu certinho tudo que falei os unicos anuncios que podem aparecer no seu painel serao eles:
Os tres marcados em verdes quemostram que a temperatura nas cabines esta muito quente, mais ja irao se apagar quando a temperatura volta ao normal.
O do push boton que voce desligou para agilizar o resfriamento da aeronave masrcado emvermelho que e o TRIM AIR OFF, que tambem vai sumir quando voce aperta novamente o push boton.
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EDIT: DOWLOAD - http://www.crocko.com/09A3A96A7D4A4280871FB822339362AA/programando_o_b767-300er_da_level_d.doc
Última edição por cwbspotter em Sex 24 Fev 2012, 03:05, editado 1 vez(es)
cwbspotter- Tenente-Brigadeiro
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Re: 767 Level-D "tutorial"
Belo tutoria comando, belo trabalho!
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Ponto na conta!
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Ponto na conta!
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Re: 767 Level-D "tutorial"
Tópico com mais de 25 imagens autorizado pela administração, visto tratar-se de um tutorial.
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Artur Santos
Voo Virtual
Re: 767 Level-D "tutorial"
Bruno Nascimento escreveu:Belo tutoria comando, belo trabalho!
Para quem não sabe e quer aprender é uma mão na roda!
Ponto na conta!
Cade o ponto do colega?
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Re: 767 Level-D "tutorial"
Gabriel Moradillo escreveu:Bruno Nascimento escreveu:Belo tutoria comando, belo trabalho!
Para quem não sabe e quer aprender é uma mão na roda!
Ponto na conta!
Cade o ponto do colega?
não foi não ?
Perdão!
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Re: 767 Level-D "tutorial"
Excelente tutorial
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Re: 767 Level-D "tutorial"
Nossa, mas já tem até fiscal de ponto aqui no fórum?!Gabriel Moradillo escreveu:Bruno Nascimento escreveu:Belo tutoria comando, belo trabalho!
Para quem não sabe e quer aprender é uma mão na roda!
Ponto na conta!
Cade o ponto do colega?
Belo tutorial.
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Daniel Santoro
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Re: 767 Level-D "tutorial"
Dou meu ponto também!
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Gabriel Moradillo- Major-Brigadeiro
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Re: 767 Level-D "tutorial"
Valeu pessoal que bom que gostaram! Sobre ponto ou não, de boa desencana com isso, o que importa e se vai servir para alguma coisa ou não o que foi postado hehhe! Até fique com vontade de desenterrar meu leveld depois que li isso novamente, tadinho deixou de ser meu xodó logo após eu receber meu email com key do NGx heheheh!
cwbspotter- Tenente-Brigadeiro
-
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Re: 767 Level-D "tutorial"
Parabéns pelo tutorial, está ótimo.
Gostaria de imprimir este tutorial mas não estou conseguindo imprimir com as imagens.
Alguém poderia me ajudar?
Gostaria de imprimir este tutorial mas não estou conseguindo imprimir com as imagens.
Alguém poderia me ajudar?
GustavoGermano- Major
-
Inscrito em : 30/12/2011
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Re: 767 Level-D "tutorial"
Lembro deste tuto, Sobreiro...
Muito bom !
Muito bom !
_________________
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Ultra- Brigadeiro
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Re: 767 Level-D "tutorial"
Obrigado Gustavo! Link para download .docGustavoGermano escreveu:Parabéns pelo tutorial, está ótimo.
Gostaria de imprimir este tutorial mas não estou conseguindo imprimir com as imagens.
Alguém poderia me ajudar?
http://www.crocko.com/09A3A96A7D4A4280871FB822339362AA/programando_o_b767-300er_da_level_d.doc
hEhEhEhE é das antiga mesmo! Falando em "das antiga" você não tem mais o relato do voo mais longo do T7, ou ja postou ae? Aquilo mesmo antigo sempre vale apena ser lido hehehehe.Ultra escreveu:Lembro deste tuto, Sobreiro...
Muito bom !
Valeu abração!
cwbspotter- Tenente-Brigadeiro
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Re: 767 Level-D "tutorial"
Muito obrigado
GustavoGermano- Major
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cwbspotter- Tenente-Brigadeiro
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Inscrito em : 04/04/2011
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Ressuscitando tópico
Acho que não preciso colocar o ressuscitando tópico, mas foi de grande ajuda pra mim!
Cwbspotter, eu não concordo com essa de dar ponto negativo, pra falar a verdade nem sei como se faz, apesar que acho que não posso negativar mas se a pessoa não vai com a sua cara negativa independente do que você postar!
Nunca que eu vou querer ficar banido daqui, pois adoro o fórum! Vi não me lembro onde, você falando das pessoas que só comentam as suas fotos, mas como todos nós sabemos, ninguém é perfeito!
Adotei a técnica da reciprocidade, comentou minhas fotos, eu comento de volta!
Abração e valeu pelo tutorial! Ajudou bastante!!!
Cwbspotter, eu não concordo com essa de dar ponto negativo, pra falar a verdade nem sei como se faz, apesar que acho que não posso negativar mas se a pessoa não vai com a sua cara negativa independente do que você postar!
Nunca que eu vou querer ficar banido daqui, pois adoro o fórum! Vi não me lembro onde, você falando das pessoas que só comentam as suas fotos, mas como todos nós sabemos, ninguém é perfeito!
Adotei a técnica da reciprocidade, comentou minhas fotos, eu comento de volta!
Abração e valeu pelo tutorial! Ajudou bastante!!!
djadilsonoliveira37- Coronel
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Inscrito em : 25/03/2012
Mensagens : 1327
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Nacionalidade :
Re: 767 Level-D "tutorial"
Reativando o tópico
A onde liga e desliga a iluminação do upper painel (Overhed)
A onde liga e desliga a iluminação do upper painel (Overhed)
Última edição por Alvega em Qui 27 Abr 2023, 00:12, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Editado para ficar de acordo com a regra 21 do fórum.)
ABMarques- Recruta
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Re: 767 Level-D "tutorial"
ABMarques escreveu:A onde liga e desliga a iluminação do upper painel (Overhed)
Olá ABMarques,
Por favor leia as regras do fórum aqui, no caso a regra 21. Vou editar a sua mensagem para ficar de acordo com as regras.
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Artur Santos
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