Os 3 maiores planadores do mundo
+6
Gilhott
rennanasty
maykokmc
Alvega
asjsouzajr
Amilckar
10 participantes
Página 1 de 1
Os 3 maiores planadores do mundo
Os 3 maiores planadores do mundo
Os três detentores desse título são aeronaves comerciais de passageiros que, por alguma razão, tiveram todos os seus motores parados em vôo.
O maior de todos foi um Boeing 747-236B, da British Airways, que fazia o voo BA 009, de Londres a Auckland, com várias escalas, em 24 de junho de 1982. Essa aeronave atravessou uma nuvem de cinzas vulcânicas expelidas pelo vulcão Galunggung, na ilha de Java, Indonésia. A nuvem, que não foi detectada pelo radar meteorológico, provocou a parada de todos os quatro motores do 747, além de infestar o seu interior com fumaça e estragar seu para-brisas.
A aeronave, matriculada G-BDXH, planou por 23 minutos até que os pilotos conseguiram acender os motores e pousar em segurança em Jakarta. O pouso foi muito dificultado pelo para-brisas danificado, mas foi feito em segurança.
Todos os motores foram condenados para uso posterior, devido aos sérios danos sofridos.
O detentor do segundo lugar, mas que efetuou o mais longo voo planado de uma aeronave comercial na história, foi o Airbus A330-200 da Air Transat, canadense, matriculado C-GITS, que fazia um vôo entre Toronto, Canadá e Lisboa, Portugal, em 24 de agosto de 2001.
Essa aeronave teve uma tubulação de combustível seccionada por uma vibração da linha hidráulica da asa, e grande parte do combustível do tanque direito vazou. A situação foi agravada pela atitude da tripulação de tentar balancear o combustível das duas asas, o que provocou perda de combustível do tanque oposto, que não tinha sido afetado pelo defeito.
O resultado é que. voando acima do Oceano Atlântico, o combustível se esgotou por completo, e a aer0nave fez um vôo planado de 19 minutos até conseguir pousar no aeroporto de Lajes, nos Açores. Foi o voo planado mais longo já executado por uma aeronave comercial.
O pouso foi difícil, e executado com excesso de velocidade (200 Knots). Com a atuação dos freios de emergência, os pneus estouraram, mas a aeronave parou nos limites da pista e poucos passageiros sofreram ferimentos durante a evacuação de emergência.
O detentor do terceiro lugar foi um Boeing 767-200 da Air Canada, que fazia um voo entre Montreal e Edmonton, em 23 de julho de 1983. Essa aeronave voava a 41 mil pés quando seus dois motores pararam, quase simultaneamente, por falta de combustível.
Um erro no abastecimento, causado por uma confusão entre libras e Kg de combustível, fez com que os tanques tivessem menos da metade do combustível que deveriam ter. Esse erro, aliado a liquidômetros defeituosos, provocou o esgotamento do combustível em pleno vôo.
A aeronave. matriculada C-GAUN, planou durante cerca de 25 minutos e, como não poderia alcançar nenhum aeroporto comercial próximo, a tripulação decidiu pousá-la em uma base aérea desativada, em Gimli, Manitoba.
O pouso foi efetuado com sucesso, embora a base estivesse ocupada com um evento de corrida de automóveis. Dois pneus estouraram e o trem do nariz se quebrou. Alguns passageiros tiveram ferimentos leves, durante a evacuação, a aeronave pode ser recuperada e decolou de Gimli apenas dois dias depois do pouso de emergência.
Fonte: Cultura Aeronáutica
Os três detentores desse título são aeronaves comerciais de passageiros que, por alguma razão, tiveram todos os seus motores parados em vôo.
O maior de todos foi um Boeing 747-236B, da British Airways, que fazia o voo BA 009, de Londres a Auckland, com várias escalas, em 24 de junho de 1982. Essa aeronave atravessou uma nuvem de cinzas vulcânicas expelidas pelo vulcão Galunggung, na ilha de Java, Indonésia. A nuvem, que não foi detectada pelo radar meteorológico, provocou a parada de todos os quatro motores do 747, além de infestar o seu interior com fumaça e estragar seu para-brisas.
A aeronave, matriculada G-BDXH, planou por 23 minutos até que os pilotos conseguiram acender os motores e pousar em segurança em Jakarta. O pouso foi muito dificultado pelo para-brisas danificado, mas foi feito em segurança.
Todos os motores foram condenados para uso posterior, devido aos sérios danos sofridos.
O detentor do segundo lugar, mas que efetuou o mais longo voo planado de uma aeronave comercial na história, foi o Airbus A330-200 da Air Transat, canadense, matriculado C-GITS, que fazia um vôo entre Toronto, Canadá e Lisboa, Portugal, em 24 de agosto de 2001.
Essa aeronave teve uma tubulação de combustível seccionada por uma vibração da linha hidráulica da asa, e grande parte do combustível do tanque direito vazou. A situação foi agravada pela atitude da tripulação de tentar balancear o combustível das duas asas, o que provocou perda de combustível do tanque oposto, que não tinha sido afetado pelo defeito.
O resultado é que. voando acima do Oceano Atlântico, o combustível se esgotou por completo, e a aer0nave fez um vôo planado de 19 minutos até conseguir pousar no aeroporto de Lajes, nos Açores. Foi o voo planado mais longo já executado por uma aeronave comercial.
O pouso foi difícil, e executado com excesso de velocidade (200 Knots). Com a atuação dos freios de emergência, os pneus estouraram, mas a aeronave parou nos limites da pista e poucos passageiros sofreram ferimentos durante a evacuação de emergência.
O detentor do terceiro lugar foi um Boeing 767-200 da Air Canada, que fazia um voo entre Montreal e Edmonton, em 23 de julho de 1983. Essa aeronave voava a 41 mil pés quando seus dois motores pararam, quase simultaneamente, por falta de combustível.
Um erro no abastecimento, causado por uma confusão entre libras e Kg de combustível, fez com que os tanques tivessem menos da metade do combustível que deveriam ter. Esse erro, aliado a liquidômetros defeituosos, provocou o esgotamento do combustível em pleno vôo.
A aeronave. matriculada C-GAUN, planou durante cerca de 25 minutos e, como não poderia alcançar nenhum aeroporto comercial próximo, a tripulação decidiu pousá-la em uma base aérea desativada, em Gimli, Manitoba.
O pouso foi efetuado com sucesso, embora a base estivesse ocupada com um evento de corrida de automóveis. Dois pneus estouraram e o trem do nariz se quebrou. Alguns passageiros tiveram ferimentos leves, durante a evacuação, a aeronave pode ser recuperada e decolou de Gimli apenas dois dias depois do pouso de emergência.
Fonte: Cultura Aeronáutica
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
-
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade :
Re: Os 3 maiores planadores do mundo
Bem bacana o post Amilckar
o do caso da Air Canada eu ja tinha conhecimento, pois tinha visto um documentário a respeito.
Inclusive, como colaboração, aqui vai o link do documentário feito pela National Geographic.
Ps: esta em Inglês.
https://www.youtube.com/watch?v=FBRM8YWKL6I&feature=player_embedded
o do caso da Air Canada eu ja tinha conhecimento, pois tinha visto um documentário a respeito.
Inclusive, como colaboração, aqui vai o link do documentário feito pela National Geographic.
Ps: esta em Inglês.
https://www.youtube.com/watch?v=FBRM8YWKL6I&feature=player_embedded
_________________
Aldo Souza
Processador: AMD Ryzen 7 3800X, 8x 3900 MHz
Mainboard: ASUS PRIME B550M-A
Vídeo: ASUS GeForce RTX 3060 Ti-8G-GAMING, 8 GB GDDR6
Ram: 32 Gb (4 x 8GB) DDR4-RAM, Kingston HyperX FURY
Discos: 500 Gb M.2 SSD WD Blue (Windows) / 512 Gb M.2 Samsung SSD PM961 (MSFS2020) / 512 Gb SSD Transcend (XP11) / 1 Tb Toshiba Sata 6.0 Gb/s (Diversos) / 1,5 Tb WD Green (Backup)
Fonte: 600 Watt be quiet! 80 Plus Bronze
BoostBoxx Liquid B120 Wasserkühlung
asjsouzajr- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 22/08/2010
Mensagens : 775
Reputação : 45
Idade : 49
Simulador preferido : MSFS 2020
Nacionalidade :
Re: Os 3 maiores planadores do mundo
Também gostei. São os 3 casos bem conhecidos, penso que já todos tiveram direito a um episódio do "Mayday".
Nunca me canso de ler sobre esses casos.
Nunca me canso de ler sobre esses casos.
_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Re: Os 3 maiores planadores do mundo
Alvega escreveu:Também gostei. São os 3 casos bem conhecidos, penso que já todos tiveram direito a um episódio do "Mayday".
Nunca me canso de ler sobre esses casos.
Verdade Alvega, sei com certeza que o último caso tem um episódio no programa Mayday, os outros eu não vi!!
Muito bom o post!!!
maykokmc- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 07/01/2010
Mensagens : 795
Reputação : 46
Idade : 44
Simulador preferido : FS 2004
Nacionalidade :
Re: Os 3 maiores planadores do mundo
ja tinha ouvido falar sobre o da British
mas belo post
parabens
mas belo post
parabens
rennanasty- Capitão
-
Inscrito em : 24/02/2012
Mensagens : 123
Reputação : 0
Idade : 28
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante/Ver avioes em SDU
Nacionalidade :
Re: Os 3 maiores planadores do mundo
Não conhecia esses fatos, muito interessante.
_________________
MS Windows 7 Ultimate 64-Bit SP1, Maximus Iv Extreme-z Intel I7 2700K, 8,0GB RAM, GTX660 TI
Gilhott- Major
-
Inscrito em : 01/10/2011
Mensagens : 312
Reputação : 23
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Militar
Nacionalidade :
Re: Os 3 maiores planadores do mundo
Amilckar!!
Ponto na conta!!
Ponto na conta!!
_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito- Banido
-
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: Os 3 maiores planadores do mundo
Bom pessoal, só pra avisar que essa materia é da revista Avião Revue do mês de Fevereiro. Uma otima materia por sinal.
Real Aviador- Banido
-
Inscrito em : 24/02/2012
Mensagens : 38
Reputação : 1
Idade : 51
Emprego/lazer : Piloto Privado
Nacionalidade :
Re: Os 3 maiores planadores do mundo
Parabéns Amilckar!
Eu desconhecia os três...
+1
Eu desconhecia os três...
+1
Abner- Coronel
- Inscrito em : 26/03/2011
Mensagens : 1750
Reputação : 90
Re: Os 3 maiores planadores do mundo
Real Aviador escreveu:Bom pessoal, só pra avisar que essa materia é da revista Avião Revue do mês de Fevereiro. Uma otima materia por sinal.
Bom dia Cmte!!!
Fevereiro de que ano?
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
-
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade :
Re: Os 3 maiores planadores do mundo
Me enganei achando era era Na Aviao revue, eu li essa materia e achei que foi, dei uma revisada e não encontrei, vou dar uma olhada nas outras revistas que tenho, desculpe
Real Aviador- Banido
-
Inscrito em : 24/02/2012
Mensagens : 38
Reputação : 1
Idade : 51
Emprego/lazer : Piloto Privado
Nacionalidade :
Re: Os 3 maiores planadores do mundo
Desconhecia esses 3 casos.
_________________
Quanto mais me elevo, menor fico aos olhos de quem não sabe voar.
Tópicos semelhantes
» [Internacional] Top 5 – Os maiores aviões do mundo
» [Brasil] GOL está entre as maiores aéreas no Facebook no mundo.
» [Brasil] Cargueiro desenvolvido pela Embraer está entre os maiores do mundo
» [Brasil] Brasil deve ser um dos dez maiores compradores de defesa do mundo até 2016
» [Brasil] Lufthansa irá operar os maiores aviões do mundo no Brasil
» [Brasil] GOL está entre as maiores aéreas no Facebook no mundo.
» [Brasil] Cargueiro desenvolvido pela Embraer está entre os maiores do mundo
» [Brasil] Brasil deve ser um dos dez maiores compradores de defesa do mundo até 2016
» [Brasil] Lufthansa irá operar os maiores aviões do mundo no Brasil
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos