[Internacional] Sukhoi Superjet 100 recebe a certificação da EASA
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[Internacional] Sukhoi Superjet 100 recebe a certificação da EASA
Sukhoi Superjet 100 recebe a certificação da EASA
O jato regional Sukhoi Superjet 100 recebeu a certificação do tipo emitida pela EASA. (Foto: Katsuhiko Tokunaga / Superjet International)
A European Aviation Safety Agency (EASA), a agência de aviação civil europeia, emitiu hoje o Certificado de Tipo A-176 para o Sukhoi Superjet 100 (modelo RRJ-95B). Este certificado reconhece que a aeronave SSJ100 demonstra a conformidade com a aeronavegabilidade e as exigências ambientais da EASA. O reconhecimento permite que as companhias aéreas europeias, bem como as companhias aéreas que operam nos países que usam os regulamentos EASA como padrão de referência, possam aceitar e operar a aeronave SSJ100 (RRJ-95B). Este resultado representa um marco fundamental de apoio à credibilidade da marca do Sukhoi Superjet 100, que é o primeiro “grande avião” russo de passageiros a alcançar a Certificação EASA CS-25. O Certificado de Tipo da EASA será oficialmente entregue à Sukhoi Civil Aircraft no dia 24 de fevereiro de 2012, na sede da IAC em Moscou.
O certificado EASA, que é a validação do certificado emitido pelo Interstate Aviation Committee Aviation Register (IAC AR), é o resultado da vasta campanha de certificação realizada pela EASA, IAC AR e SCAC em associação com os centros de certificação, a Alenia Aermacchi (ex- Alenia Aeronautica) e os fornecedores de sistemas chaves da aeronaves.
A validação Europeia começou após o pedido de certificação da IAC AR em 2004 e passou por quatro fases distintas, em paralelo com o processo de Certificação na Rússia: Familiarização, Acordo de Programas de Certificação de Conformidade, Determinação e Relatório de Projeto Final. A Autoridade Europeia foi a primeira a ser familiarizada com a aeronave, e em seguida, profundamente examinou as características e técnicas da aeronave, e no último período, teve provas de suas performances e segurança. O processo global permitiu avaliar o cumprimento rigoroso do Código de Aeronavegabilidade europeu, resultando na emissão do Certificado de Tipo.
Graças à experiência e dedicação da equipe multicultural totalmente integrada do SSJ100, o Certificado EASA foi concedido apenas um ano após a realização do Certificado de Tipo da IAC AR.
O programa de validação Europeu incluiu um vôo dedicado e vários testes em solo. Em particular, os pilotos da EASA passaram por várias sessões sobre a eletrônica embarcada (num simulador integrado da SCAC) e participou de 45 voos de certificação (com duração total de cerca de 70 horas de vôo), a fim de comprovar a segurança e desempenho em vôo da aeronave SSJ100 em qualquer situação. Os testes no solo cobriram, entre outros, a carga de pressão final da fuselagem, testes de impacto de pássaros do painel frontal superior da cabine, impacto de borracha de pneus estourados na tampa inferior do tanque de combustível da asa e na resistência ao fogo do material composto. No trabalho realizado por dez grupos (“painéis”) 84 itens de certificação de revisão e 60 artigos de ação de certificação foram analisados, fundamentados e concordados, enquanto mais de 500 ações e perguntas foram recebidas das autoridades e foram oportunamente e satisfatoriamente resolvidas.
“O trabalho que fizemos juntos é realmente grande. Agradecemos a nossos colegas da EASA e da IAC AR para o seu grande apoio. A certificação europeia é um marco importante no sentido de obter o reconhecimento mundial de nossa aeronave, que vai abrir novas perspectivas para o Sukhoi Superjet 100 nos mercados internacionais”, disse Vladimir Prisyazhnyuk, presidente da Sukhoi Aeronaves Civis (SCAC).
Este grande momento ganha ainda mais significado, considerando a forte natureza internacional do projeto Sukhoi Superjet 100 que vem de uma nova realidade russa em crescimento, junto com a Alenia Aermacchi, uma parceria estratégica, os serviços ao cliente de confiança fornecidos pela SuperJet International e pela capacidade da Snecma como um dos das figuras chaves para o fornecimento do motor SaM146 PowerJet.
A lista dos fornecedores internacionais e russas a referir seria interminável, todos os envolvidos, desde a SCAC com os produtos realmente avançados. No entanto deve-se, especialmente, notar uma grande contribuição dos principais fornecedores, Thales, Liebherr, Messier-Bugatti-Dowty, Hamilton-Sundstrand e B/E Aerospace, que enriqueceram o produto com a sua excelente tecnologia.
Certamente, essa integração de uma variedade de peças, processos e culturas criou desafios, mas também tem sido a marca registrada do Sukhoi Superjet 100 desde o início do programa e é agora um motivo para se orgulhar, permitindo que a SCAC e a SJI entregue ao seu mundo de clientes uma aeronave extremamente avançada e com ótimo desempenho.
Fonte: Cavok
O jato regional Sukhoi Superjet 100 recebeu a certificação do tipo emitida pela EASA. (Foto: Katsuhiko Tokunaga / Superjet International)
A European Aviation Safety Agency (EASA), a agência de aviação civil europeia, emitiu hoje o Certificado de Tipo A-176 para o Sukhoi Superjet 100 (modelo RRJ-95B). Este certificado reconhece que a aeronave SSJ100 demonstra a conformidade com a aeronavegabilidade e as exigências ambientais da EASA. O reconhecimento permite que as companhias aéreas europeias, bem como as companhias aéreas que operam nos países que usam os regulamentos EASA como padrão de referência, possam aceitar e operar a aeronave SSJ100 (RRJ-95B). Este resultado representa um marco fundamental de apoio à credibilidade da marca do Sukhoi Superjet 100, que é o primeiro “grande avião” russo de passageiros a alcançar a Certificação EASA CS-25. O Certificado de Tipo da EASA será oficialmente entregue à Sukhoi Civil Aircraft no dia 24 de fevereiro de 2012, na sede da IAC em Moscou.
O certificado EASA, que é a validação do certificado emitido pelo Interstate Aviation Committee Aviation Register (IAC AR), é o resultado da vasta campanha de certificação realizada pela EASA, IAC AR e SCAC em associação com os centros de certificação, a Alenia Aermacchi (ex- Alenia Aeronautica) e os fornecedores de sistemas chaves da aeronaves.
A validação Europeia começou após o pedido de certificação da IAC AR em 2004 e passou por quatro fases distintas, em paralelo com o processo de Certificação na Rússia: Familiarização, Acordo de Programas de Certificação de Conformidade, Determinação e Relatório de Projeto Final. A Autoridade Europeia foi a primeira a ser familiarizada com a aeronave, e em seguida, profundamente examinou as características e técnicas da aeronave, e no último período, teve provas de suas performances e segurança. O processo global permitiu avaliar o cumprimento rigoroso do Código de Aeronavegabilidade europeu, resultando na emissão do Certificado de Tipo.
Graças à experiência e dedicação da equipe multicultural totalmente integrada do SSJ100, o Certificado EASA foi concedido apenas um ano após a realização do Certificado de Tipo da IAC AR.
O programa de validação Europeu incluiu um vôo dedicado e vários testes em solo. Em particular, os pilotos da EASA passaram por várias sessões sobre a eletrônica embarcada (num simulador integrado da SCAC) e participou de 45 voos de certificação (com duração total de cerca de 70 horas de vôo), a fim de comprovar a segurança e desempenho em vôo da aeronave SSJ100 em qualquer situação. Os testes no solo cobriram, entre outros, a carga de pressão final da fuselagem, testes de impacto de pássaros do painel frontal superior da cabine, impacto de borracha de pneus estourados na tampa inferior do tanque de combustível da asa e na resistência ao fogo do material composto. No trabalho realizado por dez grupos (“painéis”) 84 itens de certificação de revisão e 60 artigos de ação de certificação foram analisados, fundamentados e concordados, enquanto mais de 500 ações e perguntas foram recebidas das autoridades e foram oportunamente e satisfatoriamente resolvidas.
“O trabalho que fizemos juntos é realmente grande. Agradecemos a nossos colegas da EASA e da IAC AR para o seu grande apoio. A certificação europeia é um marco importante no sentido de obter o reconhecimento mundial de nossa aeronave, que vai abrir novas perspectivas para o Sukhoi Superjet 100 nos mercados internacionais”, disse Vladimir Prisyazhnyuk, presidente da Sukhoi Aeronaves Civis (SCAC).
Este grande momento ganha ainda mais significado, considerando a forte natureza internacional do projeto Sukhoi Superjet 100 que vem de uma nova realidade russa em crescimento, junto com a Alenia Aermacchi, uma parceria estratégica, os serviços ao cliente de confiança fornecidos pela SuperJet International e pela capacidade da Snecma como um dos das figuras chaves para o fornecimento do motor SaM146 PowerJet.
A lista dos fornecedores internacionais e russas a referir seria interminável, todos os envolvidos, desde a SCAC com os produtos realmente avançados. No entanto deve-se, especialmente, notar uma grande contribuição dos principais fornecedores, Thales, Liebherr, Messier-Bugatti-Dowty, Hamilton-Sundstrand e B/E Aerospace, que enriqueceram o produto com a sua excelente tecnologia.
Certamente, essa integração de uma variedade de peças, processos e culturas criou desafios, mas também tem sido a marca registrada do Sukhoi Superjet 100 desde o início do programa e é agora um motivo para se orgulhar, permitindo que a SCAC e a SJI entregue ao seu mundo de clientes uma aeronave extremamente avançada e com ótimo desempenho.
Fonte: Cavok
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