[Internacional] Eurocopter quer Brasil como fabricante global
Página 1 de 1
[Internacional] Eurocopter quer Brasil como fabricante global
Eurocopter quer Brasil como fabricante global
O plano de voo está traçado e é ambicioso: a Eurocopter - maior
fabricante mundial de helicópteros civis e que atua também na área
militar - quer transformar sua filial brasileira, a Helibras, em um
ator internacional desse mercado até meados da próxima década. O
objetivo da empresa europeia é desenvolver e produzir totalmente no
Brasil aeronaves que serão exportadas para o mundo todo, disse ao Valor
o presidente da Eurocopter, Lutz Bertling.
Dessa forma, o Brasil passará de quinto maior mercado global da
companhia, atualmente, para terceiro em meados da próxima década, atrás
apenas da França e da Alemanha e à frente dos Estados Unidos e da
Austrália.
"O desenvolvimento de um helicóptero leva no mínimo dez anos. Em 2023
ou 2025 começaremos a ter modelos com design realizado no Brasil,
fabricados no país e que serão vendidos ao mercado mundial", afirma o
alemão. Hoje, a concepção dos aparelhos é feita na Europa, onde também
são fabricadas as peças. A unidade brasileira, em Itajubá (MG), realiza a
montagem dos helicópteros Esquilo.
O Brasil é o único país dos BRICS, grupo integrado também pela Rússia,
Índia, China e África do Sul, que não possui uma indústria de
helicópteros, diz o presidente. A Eurocopter - que reúne capital
francês, alemão e espanhol e é uma divisão do consórcio europeu EADS
(controladora da Airbus) - "quer se tornar o fabricante nacional" de
helicópteros no Brasil, diz Lutz.
Parte desse processo de nacionalização da produção começará a ser
posto em prática em breve. A inauguração da nova fábrica em Itajubá, um
investimento de € 186 milhões (R$ 426 milhões) está prevista para
fevereiro ou março e o início das atividades deve ocorrer no final deste
semestre.
O projeto de expansão da unidade mineira é resultado do contrato de
venda de 50 helicópteros EC725 para as Forças Armadas do Brasil,
concluído em 2008. O acordo prevê que as 16 primeiras aeronaves serão
fabricadas na França (três já foram entregues) e as demais serão feitas
no Brasil. O primeiro helicóptero EC725 totalmente montado no país
poderá ser entregue no final deste ano.
O cronograma de entregas irá cumprir uma escala gradativa de
nacionalização de componentes, como circuitos eletrônicos e parte da
fuselagem, até atingir 50% de equipamentos nacionais em 2015. Até esse
prazo, o número de empregados da filial brasileira deverá passar dos
atuais 600 para mil. A Eurocopter também planeja reforçar a cooperação
com os fornecedores brasileiros para o desenvolvimento de componentes no
Brasil, fator essencial da estratégia de produzir modelos no país.
O futuro do mercado brasileiro é promissor para a Eurocopter. A
empresa vê no país grandes negócios potenciais: a polícia (que anunciou
o projeto de compra de mais de 100 helicópteros) e outros serviços
públicos, como também o setor privado (canais de TV, por exemplo), estão
investindo na compra de aeronaves em razão da Copa do Mundo e dos
Jogos Olímpicos, afirma Bertling.
"Mesmo sem esses grandes eventos, o Brasil é um dos mercados de
helicópteros com crescimento mais rápido no mundo", diz ele,
acrescentando que o excelente desempenho no Brasil se refere ao número
de aeronaves vendidas. "Em termos de percentual de crescimento, alguns
países asiáticos registram taxas maiores, mas a frota desses países
ainda é muito pequena.".
Os resultados da Eurocopter no Brasil só serão divulgados em
fevereiro. A companhia, que possui 30 filiais e participações em 21
países, anunciou ontem, em Paris, um faturamento recorde no ano
passado: € 5,4 bilhões, com crescimento de 12,5% das vendas.
A empresa entregou menos helicópteros (503 contra 527 em 2010), mas as
encomendas (457 unidades em 2011), registraram aumento de 32% em
relação ao ano anterior. Em 2012, a empresa prevê crescimento de 7% a
7,5% do faturamento, média dos últimos cinco anos. Até 2017, as vendas
de helicópteros civis na Ásia deverão crescer 40% e, na América Latina,
35%, prevê Bertling.
A Eurocopter afirma que em 2011 passou a deter 43% do mercado mundial
de helicópteros civis, onde é líder, e 21,5% do mercado militar desse
tipo de aeronave.
Fonte: Valor Econômico
Via: Hangar do Vinna
O plano de voo está traçado e é ambicioso: a Eurocopter - maior
fabricante mundial de helicópteros civis e que atua também na área
militar - quer transformar sua filial brasileira, a Helibras, em um
ator internacional desse mercado até meados da próxima década. O
objetivo da empresa europeia é desenvolver e produzir totalmente no
Brasil aeronaves que serão exportadas para o mundo todo, disse ao Valor
o presidente da Eurocopter, Lutz Bertling.
Dessa forma, o Brasil passará de quinto maior mercado global da
companhia, atualmente, para terceiro em meados da próxima década, atrás
apenas da França e da Alemanha e à frente dos Estados Unidos e da
Austrália.
"O desenvolvimento de um helicóptero leva no mínimo dez anos. Em 2023
ou 2025 começaremos a ter modelos com design realizado no Brasil,
fabricados no país e que serão vendidos ao mercado mundial", afirma o
alemão. Hoje, a concepção dos aparelhos é feita na Europa, onde também
são fabricadas as peças. A unidade brasileira, em Itajubá (MG), realiza a
montagem dos helicópteros Esquilo.
O Brasil é o único país dos BRICS, grupo integrado também pela Rússia,
Índia, China e África do Sul, que não possui uma indústria de
helicópteros, diz o presidente. A Eurocopter - que reúne capital
francês, alemão e espanhol e é uma divisão do consórcio europeu EADS
(controladora da Airbus) - "quer se tornar o fabricante nacional" de
helicópteros no Brasil, diz Lutz.
Parte desse processo de nacionalização da produção começará a ser
posto em prática em breve. A inauguração da nova fábrica em Itajubá, um
investimento de € 186 milhões (R$ 426 milhões) está prevista para
fevereiro ou março e o início das atividades deve ocorrer no final deste
semestre.
O projeto de expansão da unidade mineira é resultado do contrato de
venda de 50 helicópteros EC725 para as Forças Armadas do Brasil,
concluído em 2008. O acordo prevê que as 16 primeiras aeronaves serão
fabricadas na França (três já foram entregues) e as demais serão feitas
no Brasil. O primeiro helicóptero EC725 totalmente montado no país
poderá ser entregue no final deste ano.
O cronograma de entregas irá cumprir uma escala gradativa de
nacionalização de componentes, como circuitos eletrônicos e parte da
fuselagem, até atingir 50% de equipamentos nacionais em 2015. Até esse
prazo, o número de empregados da filial brasileira deverá passar dos
atuais 600 para mil. A Eurocopter também planeja reforçar a cooperação
com os fornecedores brasileiros para o desenvolvimento de componentes no
Brasil, fator essencial da estratégia de produzir modelos no país.
O futuro do mercado brasileiro é promissor para a Eurocopter. A
empresa vê no país grandes negócios potenciais: a polícia (que anunciou
o projeto de compra de mais de 100 helicópteros) e outros serviços
públicos, como também o setor privado (canais de TV, por exemplo), estão
investindo na compra de aeronaves em razão da Copa do Mundo e dos
Jogos Olímpicos, afirma Bertling.
"Mesmo sem esses grandes eventos, o Brasil é um dos mercados de
helicópteros com crescimento mais rápido no mundo", diz ele,
acrescentando que o excelente desempenho no Brasil se refere ao número
de aeronaves vendidas. "Em termos de percentual de crescimento, alguns
países asiáticos registram taxas maiores, mas a frota desses países
ainda é muito pequena.".
Os resultados da Eurocopter no Brasil só serão divulgados em
fevereiro. A companhia, que possui 30 filiais e participações em 21
países, anunciou ontem, em Paris, um faturamento recorde no ano
passado: € 5,4 bilhões, com crescimento de 12,5% das vendas.
A empresa entregou menos helicópteros (503 contra 527 em 2010), mas as
encomendas (457 unidades em 2011), registraram aumento de 32% em
relação ao ano anterior. Em 2012, a empresa prevê crescimento de 7% a
7,5% do faturamento, média dos últimos cinco anos. Até 2017, as vendas
de helicópteros civis na Ásia deverão crescer 40% e, na América Latina,
35%, prevê Bertling.
A Eurocopter afirma que em 2011 passou a deter 43% do mercado mundial
de helicópteros civis, onde é líder, e 21,5% do mercado militar desse
tipo de aeronave.
Fonte: Valor Econômico
Via: Hangar do Vinna
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
-
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» [Internacional] F-X2: Futuro da fabricante do Rafale depende de contrato com Brasil, diz Le Monde
» [Brasil] Estatal quer sala vip como área comercial
» [Internacional] Grupo LATAM Airlines elege oneworld como sua aliança global
» [Internacional] Airbus prevê que China passará os USA como maior mercado global
» [Internacional] UE quer céus abertos com Brasil
» [Brasil] Estatal quer sala vip como área comercial
» [Internacional] Grupo LATAM Airlines elege oneworld como sua aliança global
» [Internacional] Airbus prevê que China passará os USA como maior mercado global
» [Internacional] UE quer céus abertos com Brasil
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos