[Brasil]Demanda por voos domésticos cresce 194% desde 2002
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[Brasil]Demanda por voos domésticos cresce 194% desde 2002
A demanda por voos no mercado doméstico brasileiro apresentou crescimento de 7,27% em dezembro em relação ao mesmo mês de 2011, enquanto a oferta de assentos, no mesmo período, avançou 9,14%, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). No acumulado do ano, a demanda cresceu 15,72%, e a oferta, 12,94%. Desde 2002, já são 194% de crescimento na demanda interna, segundo a agência.
De acordo com a agência reguladora, no mês passado as participações de mercado das duas maiores companhias aéreas recuou na comparação anual: a da TAM recuou de 44,07% para 40,96%, enquanto a da Gol foi de 37,06% para 34,56%.
Entretanto, se for incluída a participação de mercado da WebJet - adquirida em julho do ano passado - a Gol chega a um market share de 40,48% no último mês de 2011. A Azul se manteve na terceira posição do mercado doméstico, com participação de 9,6%, acima dos 7,57% obtidos em dezembro de 2010.
No acumulado do ano, a participação de mercado da TAM caiu de 42,76% para 41,19%, enquanto a da Gol recuou de 39,63% para 37,37%. A Azul, contudo, obteve um aumento de 6,03% para 8,56% do mercado em 2011. Em dezembro, a taxa de ocupação no mercado doméstico foi de 70,4%, contra 71,62% no mesmo mês do ano anterior. No acumulado de 2011, entretanto, a taxa foi de 70,18%, acima dos 68,5% obtidos em 2010.
Mercado Internacional
No mercado internacional, a TAM se manteve na liderança do mercado com 88,94% de participação, contra 85,86% no mesmo mês de 2010, enquanto a fatia de Gol caiu de 13,12% para 9,74%. A TAM fechou 2011 com 88,1% de participação e a Gol, com 10,62%.
"Em relação ao mercado internacional operado por empresas brasileiras, esse setor apresentou crescimento anual de demanda de 11% em 2011 sobre 2010. No acumulado de 2006 e 2011, a expansão dessa demanda foi de 62%", afirmou a Anac em comunicado.
Reuters News
De acordo com a agência reguladora, no mês passado as participações de mercado das duas maiores companhias aéreas recuou na comparação anual: a da TAM recuou de 44,07% para 40,96%, enquanto a da Gol foi de 37,06% para 34,56%.
Entretanto, se for incluída a participação de mercado da WebJet - adquirida em julho do ano passado - a Gol chega a um market share de 40,48% no último mês de 2011. A Azul se manteve na terceira posição do mercado doméstico, com participação de 9,6%, acima dos 7,57% obtidos em dezembro de 2010.
No acumulado do ano, a participação de mercado da TAM caiu de 42,76% para 41,19%, enquanto a da Gol recuou de 39,63% para 37,37%. A Azul, contudo, obteve um aumento de 6,03% para 8,56% do mercado em 2011. Em dezembro, a taxa de ocupação no mercado doméstico foi de 70,4%, contra 71,62% no mesmo mês do ano anterior. No acumulado de 2011, entretanto, a taxa foi de 70,18%, acima dos 68,5% obtidos em 2010.
Mercado Internacional
No mercado internacional, a TAM se manteve na liderança do mercado com 88,94% de participação, contra 85,86% no mesmo mês de 2010, enquanto a fatia de Gol caiu de 13,12% para 9,74%. A TAM fechou 2011 com 88,1% de participação e a Gol, com 10,62%.
"Em relação ao mercado internacional operado por empresas brasileiras, esse setor apresentou crescimento anual de demanda de 11% em 2011 sobre 2010. No acumulado de 2006 e 2011, a expansão dessa demanda foi de 62%", afirmou a Anac em comunicado.
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Última edição por jailton em Qua 25 Jan 2012, 14:01, editado 1 vez(es)
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Re: [Brasil]Demanda por voos domésticos cresce 194% desde 2002
jailton, favor observar a regra:
1- Como este é um site para toda a comunidade de língua portuguesa, agradecemos que quando colocarem notícias de aviação real, escrevam [Brasil], [Portugal] ou [Internacional] antes do título da mesma.
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Re: [Brasil]Demanda por voos domésticos cresce 194% desde 2002
Opa! Foi mal, corrigido.
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Re: [Brasil]Demanda por voos domésticos cresce 194% desde 2002
por postar!jailton escreveu:Opa! Foi mal, corrigido.
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Re: [Brasil]Demanda por voos domésticos cresce 194% desde 2002
Agora só falta os aeroportos acompanharem o ritmo do crescimento.
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