FMC ou CDU?
5 participantes
Página 1 de 1
FMC ou CDU?
Aquele teclado que tem um tela verde que fica perto dos joelhos nos cockpit dos boeings...
Outro dia na IVAO ouvi dois comandantes descutindo qual era a forma correta de chamar estes computadores de bordo.
Afinal o que realmente é certo?
Boa noite comandantes!!!!!!
Outro dia na IVAO ouvi dois comandantes descutindo qual era a forma correta de chamar estes computadores de bordo.
Afinal o que realmente é certo?
Boa noite comandantes!!!!!!
Cmte. Caio- Capitão
-
Inscrito em : 05/01/2012
Mensagens : 109
Reputação : 0
Idade : 26
Nacionalidade :
Re: FMC ou CDU?
Explicando os dois
FMC (Flight Management Computer) e o um dos computador que fazem parte do FMS, nele onde vão os dados colocados pelos pilotos, os dados dos sistemas do avião e os dados de navegação, para calcular a posição, a altitude e a velocidade. Estes dados são enviados para o Autothrottle, para o piloto automático e para as telas de navegação.
O CDU é por onde os pilotos se comunicam com o FMC. Nele o piloto irá colocar os dados de navegação para que o FMC envie as informações corretas. Num avião há um CDU para o piloto e outro para o co-piloto.
Eu acho que o certo seria FMC, pois ele é o computador de bordo, o CDU e apenas onde a o piloto se comunica com FMC.
Espero ter ajudado.
FMC (Flight Management Computer) e o um dos computador que fazem parte do FMS, nele onde vão os dados colocados pelos pilotos, os dados dos sistemas do avião e os dados de navegação, para calcular a posição, a altitude e a velocidade. Estes dados são enviados para o Autothrottle, para o piloto automático e para as telas de navegação.
O CDU é por onde os pilotos se comunicam com o FMC. Nele o piloto irá colocar os dados de navegação para que o FMC envie as informações corretas. Num avião há um CDU para o piloto e outro para o co-piloto.
Eu acho que o certo seria FMC, pois ele é o computador de bordo, o CDU e apenas onde a o piloto se comunica com FMC.
Espero ter ajudado.
Última edição por Danillo em Sex 13 Jan 2012, 03:01, editado 1 vez(es)
Danillo- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 24/09/2010
Mensagens : 523
Reputação : 25
Idade : 32
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade :
Re: FMC ou CDU?
Só uma comparação básica: FMC=CPU; CDU=Teclado e monitor.
Ou seja, o CDU nada mais é do que a interface humana por onde o comandante se comunica com a máquina.
Ou seja, o CDU nada mais é do que a interface humana por onde o comandante se comunica com a máquina.
_________________
Winicius- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 11/03/2011
Mensagens : 945
Reputação : 28
Idade : 36
Simulador preferido : X-Plane 10
Emprego/lazer : CEF
Nacionalidade :
Re: FMC ou CDU?
Danillo escreveu:
Eu acho que o certo seria FMC, pois ele é o computador de bordo, o CDU e apenas onde a o piloto se comunica com FMC.
Espero ter ajudado.
Winicius escreveu:Só uma comparação básica: FMC=CPU; CDU=Teclado e monitor.
Ou seja, o CDU nada mais é do que a interface humana por onde o comandante se comunica com a máquina.
Obrigado Cmtes, tambem tinha esta duvida, aceitem 1 pontinho , abraços
Edenio Rodrigues- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 81
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade :
Re: FMC ou CDU?
Inventor escreveu:Obrigado Cmtes, tambem tinha esta duvida, aceitem 1 pontinho , abraços
Obrigado, Inventor. Estamos aqui pra isso mesmo: compartilhar conhecimento.
Winicius- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 11/03/2011
Mensagens : 945
Reputação : 28
Idade : 36
Simulador preferido : X-Plane 10
Emprego/lazer : CEF
Nacionalidade :
Re: FMC ou CDU?
CMTE. Caio
Acho que muita gente que gosta de aviação já teve ou ainda tem duvidas quanto a isto. Eu também já tive e acredito que depois de ler as respostas do fórum você também não terá mais tantas dúvidas quanto isso. No fundo, nós teremos sempre nossas duvidas, eu sempre que encontro alguém de manutenção que atue com aviônicos ou os próprios operadores destes sistemas, eu faço 9.999.999 perguntas.
FMC e CDU com o tempo adquiriram o mesmo teor conotativo, de modo que o termo FMC informalmente migrou em nosso vocabulário e hoje também anda ao lado do termo CDU quando nos referimos a ambos consoles instalados próximo aos joelhos dos pilotos como você mesmo se referiu .
Aquele teclado com tela verde que fica perto do joelho dos pilotos um de cada lado, você deve chamar de CDU (Control display unit). Nos consoles do CDU você tem um teclado alfanumérico, várias teclas de função e um display CRT ou LCD. Quando a tela exibir os caracteres apenas em verde é pelo fato do display ser CRT (Cathode ray tube) semelhante as televisões mais antigas com tubo de imagem.
O CDU assim como o Sr. Winicius explicou é apenas uma interface humana que possibilita os pilotos e os computadores se comunicarem, enfim não passa de uma peça.
Agora que o pessoal aqui já te explicou o que é CDU, você precisa entender suas funções.
O CDU provê acesso total ao sistema FMS (Flight Management System) que resume os sistemas de Navegação, Orientação e Controles de Vôo. O termo FMC que muitos usam para se referir ao sistema como um todo, nada mais é que "um" entres outros subsistemas do sistema FMS, assim como também são subsistemas do FMS o DFCS (Digital Flight Control System) que supre o piloto automático, o A/T (Autothrouttle) que controla a automaticamente tração dos motores e funiona como um acelerador automático, o IRS (Inertial reference system) que através de poderosos sensores fornece dados de posição , velocidade etc, e por fim o próprio e já conhecido nosso, o FMC tido como o FMCS (Flight Management Computer System) que computa dados de performance e navegação possibilitando aos pilotos programarem decolagens, rotas, chegadas e pousos, obtendo dele todas a velocidades, tempos, consumo de combustível.
O CDU é bem mais complexo que parece, ele não esta limitado a um único módulo instalado no cockpit, estando também integrado a diversos computadores instalados na baía de aviônicos.
Outra função que o CDU permite acessar porém somente com a aeronave em solo, é conhecida como BITE (Built-in test Equipament) que é acessada dentro do FMC em sua pagina de manutenção, através da qual cada um dos subsistema que compõe o FMS terão suas funções checadas através de "rotinas condicionais" se por exemplo houver um report de mau funcionamento durante as operações.
Através do CDU também temos acesso quando disponível a sistemas de comunicações como o ACARS que provê diversos tipos de comunicação via HF/VHF e Satélite, onde os pilotos podem se comunicar através de texto com as companias ou orgãos de controle com um custo $$ atribuidos ao tráfego de dados.
Afinal é tudo a mesma coisa? (Você perguntou;)
Resumindo que ciente das possibilidades que o CDU te oferece, O FMC é sim um recurso mais utilizados dentre outros por nós pilotos reais e virtuais fazendo com que o termo FMC pareça abranger tudo que se refira ao CDU inclusive sua parte física. Embora pareçam ser uma coisa só, concordo em partes como o que foi dito pelo Sr. Winicius o disse; " ...FMC=CPU; CDU=Teclado e monitor" estando na minha ótica o FMC apenas como um aplicativo dentre vários outros.
O FMC do seu WILCO traz apenas algumas páginas e opções, de modo que não encontrará muita coisa que mencionei aqui.
Abraço!!
Acho que muita gente que gosta de aviação já teve ou ainda tem duvidas quanto a isto. Eu também já tive e acredito que depois de ler as respostas do fórum você também não terá mais tantas dúvidas quanto isso. No fundo, nós teremos sempre nossas duvidas, eu sempre que encontro alguém de manutenção que atue com aviônicos ou os próprios operadores destes sistemas, eu faço 9.999.999 perguntas.
FMC e CDU com o tempo adquiriram o mesmo teor conotativo, de modo que o termo FMC informalmente migrou em nosso vocabulário e hoje também anda ao lado do termo CDU quando nos referimos a ambos consoles instalados próximo aos joelhos dos pilotos como você mesmo se referiu .
Aquele teclado com tela verde que fica perto do joelho dos pilotos um de cada lado, você deve chamar de CDU (Control display unit). Nos consoles do CDU você tem um teclado alfanumérico, várias teclas de função e um display CRT ou LCD. Quando a tela exibir os caracteres apenas em verde é pelo fato do display ser CRT (Cathode ray tube) semelhante as televisões mais antigas com tubo de imagem.
O CDU assim como o Sr. Winicius explicou é apenas uma interface humana que possibilita os pilotos e os computadores se comunicarem, enfim não passa de uma peça.
Agora que o pessoal aqui já te explicou o que é CDU, você precisa entender suas funções.
O CDU provê acesso total ao sistema FMS (Flight Management System) que resume os sistemas de Navegação, Orientação e Controles de Vôo. O termo FMC que muitos usam para se referir ao sistema como um todo, nada mais é que "um" entres outros subsistemas do sistema FMS, assim como também são subsistemas do FMS o DFCS (Digital Flight Control System) que supre o piloto automático, o A/T (Autothrouttle) que controla a automaticamente tração dos motores e funiona como um acelerador automático, o IRS (Inertial reference system) que através de poderosos sensores fornece dados de posição , velocidade etc, e por fim o próprio e já conhecido nosso, o FMC tido como o FMCS (Flight Management Computer System) que computa dados de performance e navegação possibilitando aos pilotos programarem decolagens, rotas, chegadas e pousos, obtendo dele todas a velocidades, tempos, consumo de combustível.
O CDU é bem mais complexo que parece, ele não esta limitado a um único módulo instalado no cockpit, estando também integrado a diversos computadores instalados na baía de aviônicos.
Outra função que o CDU permite acessar porém somente com a aeronave em solo, é conhecida como BITE (Built-in test Equipament) que é acessada dentro do FMC em sua pagina de manutenção, através da qual cada um dos subsistema que compõe o FMS terão suas funções checadas através de "rotinas condicionais" se por exemplo houver um report de mau funcionamento durante as operações.
Através do CDU também temos acesso quando disponível a sistemas de comunicações como o ACARS que provê diversos tipos de comunicação via HF/VHF e Satélite, onde os pilotos podem se comunicar através de texto com as companias ou orgãos de controle com um custo $$ atribuidos ao tráfego de dados.
Afinal é tudo a mesma coisa? (Você perguntou;)
Resumindo que ciente das possibilidades que o CDU te oferece, O FMC é sim um recurso mais utilizados dentre outros por nós pilotos reais e virtuais fazendo com que o termo FMC pareça abranger tudo que se refira ao CDU inclusive sua parte física. Embora pareçam ser uma coisa só, concordo em partes como o que foi dito pelo Sr. Winicius o disse; " ...FMC=CPU; CDU=Teclado e monitor" estando na minha ótica o FMC apenas como um aplicativo dentre vários outros.
O FMC do seu WILCO traz apenas algumas páginas e opções, de modo que não encontrará muita coisa que mencionei aqui.
Abraço!!
Braconi- Coronel
-
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 42
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade :
Re: FMC ou CDU?
Que aula amigo ,
obrigado Braconi, aceite tambem um pontinho , abraços
obrigado Braconi, aceite tambem um pontinho , abraços
_________________
Voar, triunfo da evolução
Stargate (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 81
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade :
Re: FMC ou CDU?
Vinicius Inventor Danilo e Braconi
Muito boa a a explicação de vcs muito obrigado comandantes!!
Braconi
meu pai leu sua explicação ele disse que apesar de ser engenheiro mecanico e nao entender quase nada de aviao ele disse que seu texto é claro e até ele entendeu.
Obrigado a todos
Bom domingo aos comandantes!
Muito boa a a explicação de vcs muito obrigado comandantes!!
Braconi
meu pai leu sua explicação ele disse que apesar de ser engenheiro mecanico e nao entender quase nada de aviao ele disse que seu texto é claro e até ele entendeu.
Obrigado a todos
Bom domingo aos comandantes!
Cmte. Caio- Capitão
-
Inscrito em : 05/01/2012
Mensagens : 109
Reputação : 0
Idade : 26
Nacionalidade :
Re: FMC ou CDU?
Cmte. Caio escreveu:
Braconi
meu pai leu sua explicação ele disse que apesar de ser engenheiro mecanico e nao entender quase nada de aviao ele disse que seu texto é claro e até ele entendeu.
Por nada!
mande um abraço para o vosso pai!
Braconi- Coronel
-
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 42
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade :
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos