[Brasil] Tom Jobim: passageiros sofrem com desmandos e abandono
2 participantes
Página 1 de 1
[Brasil] Tom Jobim: passageiros sofrem com desmandos e abandono
Tom Jobim: passageiros sofrem com desmandos e abandono
Embarque para NY demora 13 horas e meia. Mas isso é só um detalhe...
RIO - Treze horas e 30 minutos de espera, muita desinformação, descaso das autoridades aeroportuárias, revolta. Cerca de 300 passageiros do voo 8087 da TAM (Rio-Nova York) levaram todo esse tempo para embarcar, mas os 30 mil que passam pelo Aeroporto Internacional Tom Jobim todos os dias continuam submetidos ao suplício e ao festival de desmandos impostos pelas companhias aéreas, pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) — órgão que deveria fiscalizar o serviço — e pela Infraero, a quem cabe gerir os terminais.
A decolagem, prevista para as 23h05m de terça-feira, só aconteceu às 12h30m de quarta. A TAM primeiro atribuiu o atraso à demora na entrega dos alimentos que seriam servidos durante a viagem. Depois, alegou estouro da carga horária da tripulação. Em meio às informações desencontradas, e depois de horas sem comer, os passageiros do voo 8087 não achavam sequer lanchonetes abertas. Como a TAM tampouco disponibilizou hotel para acomodar seus clientes, a solução foi acampar, com as malas, no saguão.
— O restaurante só abriu às 6h. Havia crianças, idosos. Às 3h da madrugada, um funcionário da companhia informou que não havia hotel para acomodar os passageiros. Passamos a noite acampados no aeroporto — protestou a passageira Carla Costa.
Por lei, após duas horas de atraso, é obrigação da empresa aérea fornecer comida aos clientes, e, após quatro horas, hospedagem. Contudo, nada disso foi providenciado, segundo os passageiros. No meio da madrugada, foi informado a eles que o voo decolaria às 11h de quarta-feira, com 12 horas de atraso. O que não ocorreu. Todos tiveram que refazer o check-in e despachar novamente as bagagens. Mas os atendentes da TAM marcaram os assentos do novo voo aleatoriamente, sem respeitar as escolhas iniciais.
— O atendente ainda nos disse que, caso não aceitasse a opção de viajar separado da minha família, teria o direito de não embarcar. A empresa prefere continuar errando — reclamou o médico Marcelo Caldeira, de 49 anos.
O produtor de cinema Rômulo Marinho, que viajava a Nova York para participar do pré-lançamento do filme "Lula, o filho do Brasil", resolveu procurar o guichê do Tribunal de Justiça no aeroporto. Mas, para seu azar, o sistema estava fora do ar e ele não conseguiu dar entrada numa ação contra a TAM.
O advogado Paulo Franco e sua filha de 12 anos fizeram o primeiro check-in às 19h. Ele criticou a falta de um posto da Anac no aeroporto.
Em nota, a TAM informou que o cancelamento do voo foi causado pelo atraso na entrega do serviço de bordo. Segundo a companhia, esse foi o primeiro dia da empresa contratada e houve problemas de logística. Sobre a falta de apoio aos passageiros, a empresa disse que, por volta das 5h30m, foi servido um café da manhã.
A Anac, por sua vez, informou que notificou a TAM sobre o atraso do voo. O órgão quer agora saber quais foram as providências adotadas e quer comprovação da assistência prestada aos passageiros. Já a Infraero informou que vai investigar o porquê de os restaurantes não terem funcionado — uma exigência do contrato. O TJ apenas admitiu que houve uma pane no sistema de informática.
Os 7 pecados capitais
DESINFORMAÇÃO: Os motivos alegados aos passageiros para o cancelamento do voo foram controversos e mal divulgados.
FALTA DE PLANEJAMENTO: Incapacidade da companhia aérea de lidar com imprevistos como atrasos ou substituição do serviço de bordo.
FALTA DE ALIMENTAÇÃO: Incapacidade da companhia aérea de — cumprindo o que manda a lei — minimizar os danos aos passageiros, oferecendo comida. Além disso, segundo os passageiros, o café da manhã servido era insuficiente para todos.
FALTA DE ACOMODAÇÃO: Incapacidade da companhia aérea de — cumprindo a lei — disponibilizar hotéis.
ANAC AUSENTE: O órgão fiscalizador do serviço prestado pelas companhias aéreas não ter sequer uma sala no aeroporto.
FALTA DE INFRA-ESTRUTURA: O único aeroporto internacional do Rio ter lojas de alimentação fechadas em horários com movimento de passageiros.
ASSISTÊNCIA JURÍDICA FORA DO AR: O sistema de informática do Tribunal de Justiça no aeroporto não estava operante.
Galeão, onde o que vale é a lei do descaso
O atraso de 13 horas e meia do voo 8087 da TAM (Rio-Nova York) está longe de ser um caso isolado. Há pouco mais de dois anos da Copa do Mundo, o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim coleciona reclamações de usuários. Uma série de reportagens do GLOBO, publicadas em novembro passado, mostrou que o terminal ainda faz jus ao apelido de "rodoviária de quinta categoria", dado pelo governador Sérgio Cabral em 2008.
Banheiros malconservados, lojas fechadas, poucas opções de alimentação nas áreas restritas e o assédio de taxistas estão entre os principais transtornos enfrentados pelos cerca de 32 mil passageiros que usam diariamente o terminal. A porta de entrada do Rio também carece de investimentos do governo federal, mostrou O GLOBO. De 2008 até agosto do ano passado, dos R$ 452.088.588 de dotação para compra de equipamentos e obras nos dois terminais de passageiros, apenas R$ 96.681.679 (21%) haviam sido efetivamente usados.
Fonte: Jornal O Globo
Link: http://oglobo.globo.com/rio/tom-jobim-passageiros-sofrem-com-desmandos-abandono-3647383
Embarque para NY demora 13 horas e meia. Mas isso é só um detalhe...
RIO - Treze horas e 30 minutos de espera, muita desinformação, descaso das autoridades aeroportuárias, revolta. Cerca de 300 passageiros do voo 8087 da TAM (Rio-Nova York) levaram todo esse tempo para embarcar, mas os 30 mil que passam pelo Aeroporto Internacional Tom Jobim todos os dias continuam submetidos ao suplício e ao festival de desmandos impostos pelas companhias aéreas, pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) — órgão que deveria fiscalizar o serviço — e pela Infraero, a quem cabe gerir os terminais.
A decolagem, prevista para as 23h05m de terça-feira, só aconteceu às 12h30m de quarta. A TAM primeiro atribuiu o atraso à demora na entrega dos alimentos que seriam servidos durante a viagem. Depois, alegou estouro da carga horária da tripulação. Em meio às informações desencontradas, e depois de horas sem comer, os passageiros do voo 8087 não achavam sequer lanchonetes abertas. Como a TAM tampouco disponibilizou hotel para acomodar seus clientes, a solução foi acampar, com as malas, no saguão.
— O restaurante só abriu às 6h. Havia crianças, idosos. Às 3h da madrugada, um funcionário da companhia informou que não havia hotel para acomodar os passageiros. Passamos a noite acampados no aeroporto — protestou a passageira Carla Costa.
Por lei, após duas horas de atraso, é obrigação da empresa aérea fornecer comida aos clientes, e, após quatro horas, hospedagem. Contudo, nada disso foi providenciado, segundo os passageiros. No meio da madrugada, foi informado a eles que o voo decolaria às 11h de quarta-feira, com 12 horas de atraso. O que não ocorreu. Todos tiveram que refazer o check-in e despachar novamente as bagagens. Mas os atendentes da TAM marcaram os assentos do novo voo aleatoriamente, sem respeitar as escolhas iniciais.
— O atendente ainda nos disse que, caso não aceitasse a opção de viajar separado da minha família, teria o direito de não embarcar. A empresa prefere continuar errando — reclamou o médico Marcelo Caldeira, de 49 anos.
O produtor de cinema Rômulo Marinho, que viajava a Nova York para participar do pré-lançamento do filme "Lula, o filho do Brasil", resolveu procurar o guichê do Tribunal de Justiça no aeroporto. Mas, para seu azar, o sistema estava fora do ar e ele não conseguiu dar entrada numa ação contra a TAM.
O advogado Paulo Franco e sua filha de 12 anos fizeram o primeiro check-in às 19h. Ele criticou a falta de um posto da Anac no aeroporto.
Em nota, a TAM informou que o cancelamento do voo foi causado pelo atraso na entrega do serviço de bordo. Segundo a companhia, esse foi o primeiro dia da empresa contratada e houve problemas de logística. Sobre a falta de apoio aos passageiros, a empresa disse que, por volta das 5h30m, foi servido um café da manhã.
A Anac, por sua vez, informou que notificou a TAM sobre o atraso do voo. O órgão quer agora saber quais foram as providências adotadas e quer comprovação da assistência prestada aos passageiros. Já a Infraero informou que vai investigar o porquê de os restaurantes não terem funcionado — uma exigência do contrato. O TJ apenas admitiu que houve uma pane no sistema de informática.
Os 7 pecados capitais
DESINFORMAÇÃO: Os motivos alegados aos passageiros para o cancelamento do voo foram controversos e mal divulgados.
FALTA DE PLANEJAMENTO: Incapacidade da companhia aérea de lidar com imprevistos como atrasos ou substituição do serviço de bordo.
FALTA DE ALIMENTAÇÃO: Incapacidade da companhia aérea de — cumprindo o que manda a lei — minimizar os danos aos passageiros, oferecendo comida. Além disso, segundo os passageiros, o café da manhã servido era insuficiente para todos.
FALTA DE ACOMODAÇÃO: Incapacidade da companhia aérea de — cumprindo a lei — disponibilizar hotéis.
ANAC AUSENTE: O órgão fiscalizador do serviço prestado pelas companhias aéreas não ter sequer uma sala no aeroporto.
FALTA DE INFRA-ESTRUTURA: O único aeroporto internacional do Rio ter lojas de alimentação fechadas em horários com movimento de passageiros.
ASSISTÊNCIA JURÍDICA FORA DO AR: O sistema de informática do Tribunal de Justiça no aeroporto não estava operante.
Galeão, onde o que vale é a lei do descaso
O atraso de 13 horas e meia do voo 8087 da TAM (Rio-Nova York) está longe de ser um caso isolado. Há pouco mais de dois anos da Copa do Mundo, o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim coleciona reclamações de usuários. Uma série de reportagens do GLOBO, publicadas em novembro passado, mostrou que o terminal ainda faz jus ao apelido de "rodoviária de quinta categoria", dado pelo governador Sérgio Cabral em 2008.
Banheiros malconservados, lojas fechadas, poucas opções de alimentação nas áreas restritas e o assédio de taxistas estão entre os principais transtornos enfrentados pelos cerca de 32 mil passageiros que usam diariamente o terminal. A porta de entrada do Rio também carece de investimentos do governo federal, mostrou O GLOBO. De 2008 até agosto do ano passado, dos R$ 452.088.588 de dotação para compra de equipamentos e obras nos dois terminais de passageiros, apenas R$ 96.681.679 (21%) haviam sido efetivamente usados.
Fonte: Jornal O Globo
Link: http://oglobo.globo.com/rio/tom-jobim-passageiros-sofrem-com-desmandos-abandono-3647383
_________________
A única situação em que se tem excesso de combustível, é quando se tem um incêndio a bordo.
G.Friedrich- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 01/03/2011
Mensagens : 850
Reputação : 19
Idade : 42
Emprego/lazer : Oficial do Exercito Brasileiro
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Tom Jobim: passageiros sofrem com desmandos e abandono
G.Friedrich, obrigado pela notícia
Mais de 13 horas de atraso
Uma empresa desse porte fazendo isso??? Que feio...
Mais de 13 horas de atraso
Uma empresa desse porte fazendo isso??? Que feio...
_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp- Moderador
-
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12021
Reputação : 1270
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» [Brasil] pilotos sofrem com falta de investimentos na aviação
» [Brasil] Cadeirantes sofrem com dificuldade de acesso nos aeroportos brasileiros
» [Brasil] F-X2: Ministro Nelson Jobim pode ser embaixador do Brasil em Paris
» [Brasil] AZUL operando no Tom Jobim (RJ)
» [Brasil] Avião da Gol faz pouso não programado no Tom Jobim
» [Brasil] Cadeirantes sofrem com dificuldade de acesso nos aeroportos brasileiros
» [Brasil] F-X2: Ministro Nelson Jobim pode ser embaixador do Brasil em Paris
» [Brasil] AZUL operando no Tom Jobim (RJ)
» [Brasil] Avião da Gol faz pouso não programado no Tom Jobim
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos