[XP9]GIG - FLN - XL Airways Charter Tour
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[XP9]GIG - FLN - XL Airways Charter Tour
XL Airways France é uma companhia aérea Francesa com sede no Aeroporto Paris-Charles de Gaulle Airport e em Tremblay-en-France. Opera voos regulares para a Africa, Oriente Médio, Caribe e Mediterrâneo, frequentemente partindo do Charles de Gaulle.
Esta temporada, fui contratado pela XL para co-piloto de A332, a empresa está com necessidade de novos tripulantes devido a temporada de charters na América do Sul/Central e Europa.
Estou nos primeiros voos, já passei pela fase de instrução e agora já entrei na malha charteira da XL.
Nosso voo de hoje será saindo do Galeão para Florianópolis, XLA0855, retornando para o GIG e logo após seguindo para San Juan.
Segundo nossa escala, o voo seria o XLA0855 saindo do GIG com destino à FLN e logo voltaríamos como XLA0856 para o GIG e em seguida partiríamos para San Juan.Porém houve uma mudança na escala, onde o XLA0856 agora partirá de FLN e não do GIG, assim temos um pernoite na capital Catarinense, partindo às 04:35 da manhã.
Saímos do hotel por volta das 12:50LT, chegando ao GIG às 13:25LT.
A aeronave já está no pátio e no portão, já havia sido rebocada da remota, onde ela estava estacionada após ter cumprido um voo entre St.Thomas – Maiquetia – Galeão nesta madrugada, pousando no GIG ás 06:00LT!
Fomos autorizados a embarcar na aeronave de matrícula FS-GRQ e logo após estarmos a postos em nossas posições no cockpit, recebemos a papelada para o nosso voo.
Weather Briefing Chart:
Operacional Briefing Route Chart:
D.O nos confirma partida às 14:35, logo inicio nossa inspeção externa enquanto os passageiros iniciam o embarque e o Cmte resolve as papeladas pendentes.
Retornamos para o cockpit e informamos ao cmte e a manutenção que tudo estava normal, logo iniciamos nossa preparação final para a nossa partida.
Checamos nossa rota e meteorologia novamente, informados que Floripa opera normalmente e que havia a probabilidade de chuva moderada a forte no aerodromo, verificamos nossas alternativas, que serião Curitiba, Campinas e Porto Alegre.
Os dois primeiros estavam com previsões de condições de chuva, somente Campinas estava previsto um tempo CAVOK.
Informamos que está tudo pronto para nossa saída para o despacho e logo o Cmte solicita a autorização para FLN.
Chamo o despacho GIG e logo somos atendidos:
- Tráfego Galeão, XLA0855, solicita Floripa, FL360.
- XLA0855, autorizado conforme plano, nível 360, pista 10 em uso, sua saída será CEROL, transponder 5435!
- Autorizado Florianopolis conforme plano, pista 10 em uso, saída CEROL, transponder 5435!
Iniciamos nosso push-back exatamente às 14:35 e iniciamos a partida do motor N°2 e logo após, iniciamos o N°1.
Aguardamos os parâmetros dos motores estabilizarem e em seguida desligamos a APU, logo estamos pronto para nosso táxi ao ponto de espera da pista 10.
Após 5 minutos de táxi, atingimos o ponto de espera da cabeceira 10 e já estamos pronto para decolagem!
- XLA0855, livre decolagem, ventos 120/13KT!
Com a aeronave sob minha responsabilidade (FO –> PF), gradualmente dou potência na aeronave e calmamente iniciamos nossa rolagem.
Em torno de 15 segundos atingimos nossa velocidade de rotação (VR: 137 nós) e iniciamos nossa subida.
O avião tava nervoso, subimos com uma razão de 3.000FT/MIN! Somos transferidos para o controle RIO, que logo após o primeiro contato nos pede para voarmos direto CEROL.
Haviamos acabado de tirar aeronave do chão, então iniciamos uma leve curva à esquerda, seguindo conforme a instrução da carta, logo em seguida voamos direto para posição CEROL.
Aos poucos vamos deixando a costa do RJ, passageiros na direita da aeronave tiveram o provilégio de usufruir do belíssimo visual da cidade maravilhosa, tendo a oportunidade de ver o SDU, praia do Botafogo, Pão de Açucar de um lugar nada mais que privilégiado.
Continuamos nossa subida aos nível 360 sem problemas, sem turbulências e ao cruzarmos 10.000 pés, desligo o aviso de atar cintos e autorizamos o inicio do serviço de bordo.
Ao cruzarmos o FL150, somos instruídos a passarmos para a escuta do Centro Curitiba, que logo após nivelarmos, nos informa sobre dois tráfegos na mesma aerovia e em sentido oposto.Informamos estarmos ciente das aeronaves, um MD11 da Lufthansa (DLH5821) e um A320 da TAM (JJ8001), que nos cruzaram separados por 3.000 pés e 1.000 pés respectivamente.
Em ETANO, somos instruídos a contactar o Centro Curitiba em 133.8, alternando em 123.7.
Nosso tempo em cruzeiro passa rápido, o voo é rápido, uma etapa de meros 59 minutos, ou uma hora, se preferir, então 85 milhas após passarmos a posição XAREO, iniciamos nossa descida.
Seleciono uma descida manual (-VS) de mil pés/min e redução para 245 nós.
Em escuta do ATIS de SBFL, ficamos ciente da deterioração do tempo durante nossa chegada, pancadas de chuva nos esperam.
Pista em uso é a 14 e iremos realizar IAC ILS W 14.
Iniciamos nosso briefing de pouso e chegamos à seguinte conclusão: Devido a chuva nosso AUTOBREAK será em MAX e caso não seja possível pousarmos em Floripa, com base na WX Chart, decidimos que nossa alternativa primária seria Porto Alegre e a secundária Curitiba.
Em nossa rota o tempo estava calmo, poucas nuvens e nenhuma turbulência, mas ao nos aproximarmos da ilha, a cerca de umas 125NM, a meteorológia começou a fechar seriamente.
Já tinhamos uma camada de nuvens abaixo e também tinhamos referência no WX Radar sobre os pontos fortes na camada a qual nós iriamos penetrar.
Já tinhamos uma camada de nuvens abaixo e também tinhamos referência no WX Radar sobre os pontos fortes na camada a qual nós iriamos penetrar.
Já fui me preparando para os solavancos, sabia que a situação já iria começar a ficar mais séria, pois tinhamos também sinais de trovoadas nas redondezas.Tratamos de avisar aos comissários para encerrar o serviço de bordo e acedemos os avisos de atar cintos.
Somos transferidos para o APP Floripa, que além de nos informar chuva moderada a forte sobre o aeroporto, também nos questiona sobre a possibilidade de voar direto para o fixo FL013 e seguir para chegada ILS para a pista 14.
Informamos positivo, porém próximo da posição FL013 havia uma grande formação, onde nos fez executar um pequeno desvio e enfretarmos uma turbulência moderada, com velocidade variando entre +-5~8 nós.
Situação totalmente sob controle, porém ainda com algumas chacoalhadas e assim informamos aos nossos passageiros sobre a situação da aproximação e situação do aeroporto.Também informamos sobre nossa alternativa, caso não fosse possível pousar em Floripa.
A etapa era minha, mas a situação tava bem caótica, no sentido climático, WX RADAR exibia grandes CB’s no nosso MFD, então passei os comandos para o Cmte até que a situação se tornasse mais calma.
E se dependesse de mim, nós já estaríamos no rumo de POA, pois minha mente já estava me preparando para mais uma hora de voo para Porto Alegre…
Mas logo a situação já se acalma, porém ainda com chuva e leve variações.
Cmte me passa novamente os controles e me avisa sobre a dificuldade na APP, caso me veja sentindo muita dificuldade, o Side-Stick priority seria re-passado para ele.
Com um pouco de vento de través, consigo manter a aeronave estável, estabilizada para a APP na pista 14, logo solicito Flap 1 e redução para 200 nós, pois temos uma aeronave em procedimento de decolagem na referida pista.
O tráfego em decolagem demorou um pouco no seu procedimento, uma vez que em FLN é necessário fazer Back Track e seguir decolagem, caso ingresse pela TWY B.Então solicito Flap 3, Gear Down e redução para 175 nós para adquirirmos uma boa separação. Já estamos pouco antes do externo e trafégo já está decolado e visual com o campo, solicito Flap Full e redução para 150.
Nossa DH, altura de decisão, será 200′ pés, como prescrito na carta.
Aproximação foi um pouco estabilizada e estavamos bem atentos a possível alerta de WS na final, mas tudo transcorreu bem.
E logo que tocamos o solo catarinense, iniciamos nosso diário Callouts:
- Spoilers Deployed!
- Reverse Green!
- DECEL!
- 80KT – 60KT!
Desaceleração normal, spoilers up, landing light off, Taxi Lt ON, iniciamos back-track e seguimos rapidamente para a TWY B enquanto um tráfego da GOL realiza back-track para decolagem.
Neste exato momento da foto abaixo, a chuva começou sair de moderada para forte!
Livrando na Bravo, selecionamos Flaps UP, strobe lights off e Transponder Stby, iniciamos o procedimento da APU Start e seguimos lentamente para a posição 01.
O guia nos sinaliza a nossa posição, logo desligo a Taxi Lt e seguimos as instruções do guia, lentamente vamos parando em nossa posição.
Notem que a aeronave ficou numa posição transversal as comuns, devido ao pernoite e para que não atrapalhasse o táxi das outras aeronaves, a INFRAERO nos posicionou desta maneira.
O guia cruza os braços, sinalizando fim da movimentação e logo aciono Parking Brake.
Aguardamos os parâmetros estabilizarem e corto o motor N°1 e seleciono APU ON, na estabilização da APU em 100% corto o motor N°2, Beacon Lt OFF, informo portas em manual e dou sequencia para as aberturas das portas de carga.
Equipe de solo, agora é com vocês…
Finalizamos o voo em 01hr e 10 min, tivemos um atraso de 9 minutos (DLY due WX), mas nada que tenha afetado seriamente nossa operação hoje.
Termino de preencher meu Flight Roster e todas as papeladas do voo entrego para o Cmte para repassar à companhia.
Agora é seguir para o Hotel e esperar nossa jornada até San Juan!
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Abraço e bom final de semana!
Re: [XP9]GIG - FLN - XL Airways Charter Tour
Muito bom...
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Gabriel Moradillo- Major-Brigadeiro
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Re: [XP9]GIG - FLN - XL Airways Charter Tour
Belo voo... ! O xp9 não morreu!
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Re: [XP9]GIG - FLN - XL Airways Charter Tour
Seu XP-9 tá bem configurado!!! Parabéns pelas screens!
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Re: [XP9]GIG - FLN - XL Airways Charter Tour
Meu deus que coisa mais linda, parecia tão real. Aonde você conseguiu esses documentos em papeis com tudo ??? Parabens C90GTi, se tivesse como dar uns pontinhos aqui, eu dava
Só uma dica também, meu professor disse que o WX não pode ficar ligado em solo
Só uma dica também, meu professor disse que o WX não pode ficar ligado em solo
Garibaldi- Banido
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Re: [XP9]GIG - FLN - XL Airways Charter Tour
Excelentes imagens acompanhadas de um belo relato.
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Paulo Ricardo
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Re: [XP9]GIG - FLN - XL Airways Charter Tour
Gabriel Moradillo escreveu:Muito bom...
Muito obrigado, Gabriel!
flaviossa escreveu:Belo voo... ! O xp9 não morreu!
Tô bem feliz com o XP9, juro que não me sentia tão bem usando um simulador pra estudar e relaxar como agora.
Ghost escreveu:Seu XP-9 tá bem configurado!!! Parabéns pelas screens!
Muito obrigado, Ghost!! Espero passar logo ao XP10 e ter a possibilidade de mostrar lindas screens, tais como as suas!
Andre Luiz Passos escreveu:Espetacular!
Valeu, André!
Dani.Santoro escreveu:Lindo tópico!
Garibaldi escreveu:Meu deus que coisa mais linda, parecia tão real. Aonde você conseguiu esses documentos em papeis com tudo ??? Parabens C90GTi, se tivesse como dar uns pontinhos aqui, eu dava
Só uma dica também, meu professor disse que o WX não pode ficar ligado em solo
Fala, Garibaldi!
Olha, utilizo um programa chamado Virtual Dispatch.
Nele eu crio meu FP com base no meu FP no FSCommander, crio os nomes dos pilotos, vejo os boletins meteorológicos e etc.
Toda essa papelada foi desse programa!
Vou colocar um pedaço do que tem lá na página do programa, pra adiantar algo:
Feature List
Creates a flight plan for an inserted route in the format “HEDLY J53 CRG J51 SAV J55 CHS J121 SIE”
Operational flight plan
Map view (requires an internet connection)
Text flight plan (CFMU style)
VATSIM flight plan prefile functionality
ICAO flight plan form
Weather briefing
Airport briefing
SID, STAR and TRANSITION support (based on provided navigation data)
Airport search and information tab including runway data, SIDs and STARs
Calculation of the estimated flight time by the great circle distance between two airports
Quick METAR request function
Easy navigation data update (uses Feelthere/Wilco navigation database)
North Atlantic Tracks provided by blackswan.ch
Links to NOAA weather charts
Link buttons to FlightAware, VATRoute, SimRoutes and rFinder
Cutomized Companies (American Airlines, American Eagle and Cargolux available on the download page)
Virtual Airline Connection Module
FSUIPC Connection Module
Simple GPWS system
ACARS Module to post your position to the web or Virtual Airline
Supported Addons
Flight Simulator 2004
Digital Aviation Fokker
LevelD 767
vasFMC
Feelthere/Wilco
SquawkBox
Flight 1 ATR
SimAvionics
[center]
http://www.virtual-dispatch.net/wp-content/uploads/2010/03/screen09.gif
http://www.virtual-dispatch.net/wp-content/uploads/2010/03/screen03.gif
http://www.virtual-dispatch.net/wp-content/uploads/2010/11/airport_info.jpg
http://www.virtual-dispatch.net/wp-content/uploads/2010/03/screen05.gif
Virtual Dispatch: http://www.virtual-dispatch.net
Paulo RKM escreveu:Excelentes imagens acompanhadas de um belo relato.
Muito obrigado, Paulo!
Última edição por Carvalho em Seg 09 Jan 2012, 21:26, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Imagem acima do número permitido)
Re: [XP9]GIG - FLN - XL Airways Charter Tour
Demais o relato C90, muito ilustrativo.. me diz uma coisa, tudo o que você usou é freeware?! Avião, painel, AIRAC, tudo?!? Parabéns!
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Thiago Berto
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Re: [XP9]GIG - FLN - XL Airways Charter Tour
Tudo, Thiago!
Tirando o AIRAC, que eu faço uma pequena gambiarra.
Para o AIRAC ficar completo mesmo, eu edito o AIRAC do PSS e salvo no formato em que o X-Plane reconhece.
Só tem alguns pequenos errinhos, que as vezes ele não reconhece um fixo, pq as vezes fica um espaço antes da primeira letra do fixo.
Daí o FMC do XP não reconhece, mas aí basta ir no mapa, só apagar o espacinho antes do fixo e pronto.
Mas no geral, todos os fixos do AIRAC aparecem no mapa.
Tirando o AIRAC, que eu faço uma pequena gambiarra.
Para o AIRAC ficar completo mesmo, eu edito o AIRAC do PSS e salvo no formato em que o X-Plane reconhece.
Só tem alguns pequenos errinhos, que as vezes ele não reconhece um fixo, pq as vezes fica um espaço antes da primeira letra do fixo.
Daí o FMC do XP não reconhece, mas aí basta ir no mapa, só apagar o espacinho antes do fixo e pronto.
Mas no geral, todos os fixos do AIRAC aparecem no mapa.
Re: [XP9]GIG - FLN - XL Airways Charter Tour
Excelente relato!
Deu até vontade de partir pro XP também!
E muito show o lance de voar como F/O.
Deu até vontade de partir pro XP também!
E muito show o lance de voar como F/O.
Galeno- Coronel
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Re: [XP9]GIG - FLN - XL Airways Charter Tour
C90GTI, com as imagens adicionais(que ficaram só links) passou do número permitido.
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