Dúvida sobre uso de cartas (LOC Y e LOC Z)
+2
Nilo
rhodesbauer
6 participantes
Página 1 de 1
Dúvida sobre uso de cartas (LOC Y e LOC Z)
Pessoas.
Peço a ajuda dos mais entendidos para esclarecer uma dúvida recente.
Estava eu preparando algumas rotas para 'brincar' e enquanto separava as cartas e o 'material de apoio' me deparei com os seguindes documentos:
LOC-Y RWY33
LOC-Z RWY33
Bem, para mim são muito similares e na minha ignorância não entendi qual das duas devo utilizar quando estiver fazendo app ILS na 33...
Ou, quando usar uma ou outra...
Alguém consegue me explicar???
Por favor???
Peço a ajuda dos mais entendidos para esclarecer uma dúvida recente.
Estava eu preparando algumas rotas para 'brincar' e enquanto separava as cartas e o 'material de apoio' me deparei com os seguindes documentos:
LOC-Y RWY33
LOC-Z RWY33
Bem, para mim são muito similares e na minha ignorância não entendi qual das duas devo utilizar quando estiver fazendo app ILS na 33...
Ou, quando usar uma ou outra...
Alguém consegue me explicar???
Por favor???
_________________
Apenas minha opinião de bosta...
Re: Dúvida sobre uso de cartas (LOC Y e LOC Z)
fiquei curioso também com essa APP
Rhodes Olha aqui :
http://www.studentpilot.com/interact/forum/showthread.php?39310-LOC-Y-vs.-LOC-Z-Approach
Rhodes Olha aqui :
http://www.studentpilot.com/interact/forum/showthread.php?39310-LOC-Y-vs.-LOC-Z-Approach
Nilo- Brigadeiro
-
Inscrito em : 13/12/2009
Mensagens : 2932
Reputação : 287
Idade : 55
Simulador preferido : FSX - X-Plane11
Emprego/lazer : Bancário/Fotografia e Futebol
Nacionalidade :
Re: Dúvida sobre uso de cartas (LOC Y e LOC Z)
Nossa, complicou de vez minha cabeça agora.
Permita-me divagar afim de tentar entender. (destrinchar, separar em partes para entender algo de um todo.)
Se entendi algo das citações listadas no link referenciado, as cartas recebem identificações alfabéticas em ordem decrescente quando existem procedimentos similares, porém com detalhes que devem ser observados afim de decidir o documento correto?
Nossa, que confuso.
Permita-me divagar afim de tentar entender. (destrinchar, separar em partes para entender algo de um todo.)
Se entendi algo das citações listadas no link referenciado, as cartas recebem identificações alfabéticas em ordem decrescente quando existem procedimentos similares, porém com detalhes que devem ser observados afim de decidir o documento correto?
Nossa, que confuso.
_________________
Apenas minha opinião de bosta...
Re: Dúvida sobre uso de cartas (LOC Y e LOC Z)
Pelo que pude entender das duas cartas a carta Y, so é aplicavel para aeronaves categoria A e B, ja a carta Z so é aplicavel as aeronaves categoria C e D, e outra na carta Z também diz que é proibido circular pelo Oeste ou mais que 4.4nm alem do sul.
Bem é isso que conseguir ver as diferenças entre ambas
Bem é isso que conseguir ver as diferenças entre ambas
joaopaulo_2008- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 16/04/2010
Mensagens : 42
Reputação : 4
Idade : 30
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante Eng Civil
Nacionalidade :
Re: Dúvida sobre uso de cartas (LOC Y e LOC Z)
Existem diversas diferenças mesmo, apenas o "desenho" é igual.
É só ver com calma as 'letrinhas miúdas'. E tambem já está especifico na carta o tipo de acft que pode usar o procedimento, então fica facil saber qual usar.
É só ver com calma as 'letrinhas miúdas'. E tambem já está especifico na carta o tipo de acft que pode usar o procedimento, então fica facil saber qual usar.
Keeepz- Major
-
Inscrito em : 30/09/2010
Mensagens : 273
Reputação : 3
Idade : 33
Nacionalidade :
Re: Dúvida sobre uso de cartas (LOC Y e LOC Z)
Caro rhodes, muito boa a sua pergunta. Vamos lá...
O procedimento preferencial é o Z e devem continuar em ordem alfabeticamente reversa os demais.
De acordo com o documento 8168 da ICAO (International Civil Aviation Organization), referente a identificação de procedimentos duplicados, segue:
8.5.1.3 Duplicate procedure identification
8.5.1.3.1 A single letter suffix, starting with the letter Z, following the radio navigation aid type shall be used if
two or more procedures to the same runway cannot be distinguished by the radio navigation aid type only. For
example:
VOR Z Rwy 20
VOR Y Rwy 20
8.5.1.3.2 The single letter suffix shall be used as follows:
a) when two or more navigation aids of the same type are used to support different approaches to the same
runway;
b) when two or more missed approaches are associated with a common approach, each approach shall be identified
by a single letter suffix;
c) if different approach procedures using the same radio navigation type are provided for different aircraft
categories; and
d) if two or more arrivals are used to a common approach and are published on different charts, each approach
shall be identified by a single letter suffix. If additional radio navigation aids are required for the arrival, they
shall be specified on the chart’s plan view. For example:
ILS Z RWY 20 (“DNA VOR Arrival” shown in the plan view)
ILS Y RWY 20 (“CAB VOR Arrival” shown in the plan view)
No SEU CASO, elas diferem na aproximação perdida / mínimos e categorias de operação, daí o uso das "index letters" Z e Y.
Espero ter ajudado
O procedimento preferencial é o Z e devem continuar em ordem alfabeticamente reversa os demais.
De acordo com o documento 8168 da ICAO (International Civil Aviation Organization), referente a identificação de procedimentos duplicados, segue:
8.5.1.3 Duplicate procedure identification
8.5.1.3.1 A single letter suffix, starting with the letter Z, following the radio navigation aid type shall be used if
two or more procedures to the same runway cannot be distinguished by the radio navigation aid type only. For
example:
VOR Z Rwy 20
VOR Y Rwy 20
8.5.1.3.2 The single letter suffix shall be used as follows:
a) when two or more navigation aids of the same type are used to support different approaches to the same
runway;
b) when two or more missed approaches are associated with a common approach, each approach shall be identified
by a single letter suffix;
c) if different approach procedures using the same radio navigation type are provided for different aircraft
categories; and
d) if two or more arrivals are used to a common approach and are published on different charts, each approach
shall be identified by a single letter suffix. If additional radio navigation aids are required for the arrival, they
shall be specified on the chart’s plan view. For example:
ILS Z RWY 20 (“DNA VOR Arrival” shown in the plan view)
ILS Y RWY 20 (“CAB VOR Arrival” shown in the plan view)
No SEU CASO, elas diferem na aproximação perdida / mínimos e categorias de operação, daí o uso das "index letters" Z e Y.
Espero ter ajudado
_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp- Moderador
-
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12018
Reputação : 1270
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade :
Re: Dúvida sobre uso de cartas (LOC Y e LOC Z)
joaopaulo_2008 escreveu:Pelo que pude entender das duas cartas a carta Y, so é aplicavel para aeronaves categoria A e B, ja a carta Z so é aplicavel as aeronaves categoria C e D, e outra na carta Z também diz que é proibido circular pelo Oeste ou mais que 4.4nm alem do sul.
Bem é isso que conseguir ver as diferenças entre ambas
Fiz uma busca rápida no google mas não encontrei quais são as 'categorias oficiais' para aviões.
Quais aviões se enquadram na categoria A e B e quais na categoria C e D?
_________________
Apenas minha opinião de bosta...
Re: Dúvida sobre uso de cartas (LOC Y e LOC Z)
Assim não lembro bem onde vi isso mas sei que existe categorias ate o E, se não me falha a memoria quanto maior a letra mais pesado é a aeronave tanto que não é todos os aeroportos que suportam a letra E.
Mas eu acho q na ICA 100-12 deve falar sobre isso depois vou dar uma procurada melhor e posto aqui
Mas eu acho q na ICA 100-12 deve falar sobre isso depois vou dar uma procurada melhor e posto aqui
joaopaulo_2008- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 16/04/2010
Mensagens : 42
Reputação : 4
Idade : 30
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante Eng Civil
Nacionalidade :
Re: Dúvida sobre uso de cartas (LOC Y e LOC Z)
rhodesbauer escreveu:joaopaulo_2008 escreveu:Pelo que pude entender das duas cartas a carta Y, so é aplicavel para aeronaves categoria A e B, ja a carta Z so é aplicavel as aeronaves categoria C e D, e outra na carta Z também diz que é proibido circular pelo Oeste ou mais que 4.4nm alem do sul.
Bem é isso que conseguir ver as diferenças entre ambas
Fiz uma busca rápida no google mas não encontrei quais são as 'categorias oficiais' para aviões.
Quais aviões se enquadram na categoria A e B e quais na categoria C e D?
rhodes, em caso de dúvidas, informe:
_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp- Moderador
-
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12018
Reputação : 1270
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade :
el_lopes- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 28/04/2010
Mensagens : 3336
Reputação : 139
Idade : 60
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e aviões!
Nacionalidade :
Re: Dúvida sobre uso de cartas (LOC Y e LOC Z)
Quem sabe sabe...
Quem não sabe pergunta...
Quem não sabe pergunta...
_________________
Apenas minha opinião de bosta...
Tópicos semelhantes
» Ajuda com uma dúvida cartas de rota ERC-L
» Sobre cartas SID (saida) e STAR (chegada)
» Duvida sobre MSA
» Dúvida sobre uso
» Duvida sobre DH
» Sobre cartas SID (saida) e STAR (chegada)
» Duvida sobre MSA
» Dúvida sobre uso
» Duvida sobre DH
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos