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Mensagem por Garibaldi Seg 26 Dez 2011, 00:21

Bom pessoal, to usando bastante o FMS do a320 Wilco e do 737NGx só que eu insiro a saida, e insiro a chegada e fica um negoço assim, flight plan discontinue, no a320 é só da clear mais no 737NGX nao tem como da clear ai buga o LNAV assim que termina a SID, e no a320 eu deixo pra inserir a STAR quando ta mais proximo do da TMA porque o Controlador que passa a STAR só que na hora que eu insiro ela e do clear, apereçe um tal de T/D e T/C e o autopilot começa a sair da rota, alguem sabe me ensinar a resolver isso ? Obrigado
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Mensagem por Casanova Seg 26 Dez 2011, 00:36

Topico na seção errada abraços!

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Mensagem por Garibaldi Seg 26 Dez 2011, 00:46

Acabei de ver isso, mil desculpas thumbsdown Achei que tava na seção do FSX
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Mensagem por Carvalho Seg 26 Dez 2011, 01:11

Movido thumbsup

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Mensagem por Garibaldi Seg 26 Dez 2011, 01:25

Alguem saberia me responder ? ;S
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Mensagem por Augusto Sposito Seg 26 Dez 2011, 09:04

No NGX quando temos o Route Descontinued, basta clicar no fixo abaixo dele, e clicar em Route Desconinued, e logo em seguida, executar. thumbsup

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Mensagem por glmz159 Seg 26 Dez 2011, 10:21

Bom vamos lá:
O amigo de cima ja respondeu uma dúvida.
Então, o T/D significa que nesse exato ponto se você estiver com o Vnav (Vertical Navigation) ligado, você começará a descer para a altitude de aproximação.
O T/C é o ponto em que você estabilizará a altitude inserida, ou seja, a de cruzeiro.
Agora, sair da rota fica meio complicado, mas eu acho que você deve atualizar o rumo, ou seja, interceptar com o HDG ou clicar duas vezes sobre o fixo que você está indo.
Ficou meio confuso, pois não sei explicar muito bem .
Espero ter ajudado. Grande abraço!

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Mensagem por henriquesteppan Seg 26 Dez 2011, 10:44

Em relação ao T/D, existem umas diferenças entre o airbus e o NGX.
Em ambos voce é obrigado a setar a altitude pra que ele saiba que a intenção é descer. Se tá em FL330, próximo do T/D configure pra FL100 por exemplo. Aí vem as particularidades.

- No NGX uma vez setado FL100, ao passar pelo T/D, o avião inicia a descida sozinho (há tambem a possibilidade de fazer descer antes).

- No airbus uma vez setado o FL menor, próximo ao T/D voce mesmo deve fazer ele iniciar a descida clicando com o botão esquerdo do mouse sobre o seletor de altitude. Ele não desce sozinho.

Sobre sair da rota, tente reativar o Vnav e o Lnav (ou modo managed no airbus) depois de inserir a STAR e também remova todas as descontinuidades, menos a última (a que vem depois do destino), que é utilizada pra separar o procedimento de pouso das arremetidas.
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Mensagem por Braconi Seg 26 Dez 2011, 10:57

Augusto Sposito escreveu:No NGX quando temos o Route Descontinued, basta clicar no fixo abaixo dele, e clicar em Route Desconinued, e logo em seguida, executar. thumbsup


Qdo o sistema detecta uma descontinuidade no plano de voo, ele desacopla o L/NAV e acopla o HDG com a mesmo rumo magnetico que o avião esta no momento em que se entra na descontinuidade.

Para evitar isto fique sempre atento qdo for iserir uma STAR no seu plano de voo, pois primeiro ponto onde se inicia a STAR deverá ser o ultimo ponto a ser voado.

Ex. Se vc estiver na UW50 e for proceder para SBGR via USABA6. basta ancorar USABA no plano e desta forma ao selecionar uma das STAR´s USABA vc já não terá mais a descontinuidade. Mas se vc se deparar com uma descontinuidade, basta seguir o que o Sr. Augusto Sposito lhe disse.

Selecione com a tecla LSK correspondente ao primeiro ponto de sua STAR e importa o nome para o scratch pad, depois insira no ponto onde esta sendo informada a descontinuidade e execute.



Depois dá uma olhada nesta publicação do Cmte Fred do blog Arquivo aeronautico:

http://www.4shared.com/get/OWgm7NC4/Manual_do_FMC-737-800.html

Ela não esta completa, mas já serve como um presente atrasado do Pai Natal
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Mensagem por Julio Giunti Seg 26 Dez 2011, 11:24

A construção de um plano de vôo tem que seguir os seguintes passos.

Escolha a aerovia que vai usar para o destino

Procure a STAR mais apropriada para interceptar o primeiro fixo da aerovia

Se já tiver o METAR da localidade de destino em mãos, pode escolher a pista em uso e a STAR, procedimento RNAV ou IAC. Caso durante o vôo as condições mudarem a pista, basta trocar a pista e o procedimento de descida.

Para inserí-los no FMC, as saidas são no botão DEP\ARR, e a aerovia você tem dois modos de inserir. Ou fixo a fixo na página LEGS ou então na página ROUTE você da um NEXT PAGE e vai aparecer uma página em branco escrito VIA. Lá você insere a aerovia do lado esquerdo e do direito o ponto limite dela. Caso for mais de uma aerovia, coloca a outra em baixo. Caso tenha um fixo ao qual vai voar proa direta sem usar aerovia, basta colocar o fixo do lado direito e no esquerdo aparecerá DIRECT.

Ai depois de inserí-los, vá na página LEGS e vai apertando NEXT PAGE. Se tiver alguma descontinuidade, basta apertar em DEL e retirar a descontinuidade.
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Mensagem por Augusto Sposito Seg 26 Dez 2011, 11:27

Não sei no B737 real, mas no NGX não se pode deletar a Descontinuidade... thinking
Então temos que clicar no fixo seguinte, e sobrepor a descontinuidade, e clicar em executar. yes
Agora, no real, não sei se também é assim. thumbsup
No Airbus, é possível deletar a Descontinuidade, assim como no MD-11. Tongue

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Mensagem por Braconi Seg 26 Dez 2011, 11:50

No FMC dos 37 real não se usa DELETE para remover descontinuidades.
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Mensagem por Augusto Sposito Seg 26 Dez 2011, 11:54

Obrigado pela informação Braconi. Yesyes

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Mensagem por Garibaldi Seg 26 Dez 2011, 11:55

Como o augusto disse no NGX nao se pode deletar a descontinuidade =/ Vo tentar o que o augusto disse, qualquer coisa reporto !! Muito obrigado

Edit: Nao tem como remover o T/D e o T/C nao ? porque eu so gostaria de suar o LNAV do airbus =/ Esse T/D e T/C buga a rota, porque eu nao mecho na parte de Vnav
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Mensagem por glmz159 Seg 26 Dez 2011, 13:26

O airbus e o boeing possuem uma temática diferente. Você está com dúvida em qual, mais precisamente?

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Mensagem por Julio Giunti Seg 26 Dez 2011, 13:45

Garibaldi escreveu:Como o augusto disse no NGX nao se pode deletar a descontinuidade =/ Vo tentar o que o augusto disse, qualquer coisa reporto !! Muito obrigado

Edit: Nao tem como remover o T/D e o T/C nao ? porque eu so gostaria de suar o LNAV do airbus =/ Esse T/D e T/C buga a rota, porque eu nao mecho na parte de Vnav

Descontinuidades acontecem muito entre o final da aerovia e o início do procedimento, então faça o seguinte:

Se o primeiro fixo do procedimento de descida for igual o ultimo da aerovia que você irá utilizar, basta você clicar no botão referente ao primeiro fixo da descida, o que fará com que o nome dele vá para o scratchpad, depois clique no botão referente ao ultimo fixo da aerovia e a descontinuidade desaparecerá.

Existem casos tambem que a transição do procedimento é um fixo antes do que o último que você irá utilizar da aerovia, então procure o mesmo e faça o procedimento igual ao anterior.

Ou então o mais simples copie o primeiro fixo da descida no campo em branco escrito THEN acima da descontinuidade, isso deverá eliminar a mesma. Mas cuidado para checar a rota depois colocando o knob do PFD em PLAN e depois no FMC ir no botão LEGS e no botão numero seis da direita ir vendo as pernas do plano uma após uma....
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Mensagem por Garibaldi Seg 26 Dez 2011, 14:15

No airbus Wilco, quando eu insiro a APP apareçe um T/D e o T/C que quando o aviao chega neles, começa sair do rumo desgovernado. E nao tem como deletar pelo CLR
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Mensagem por Braconi Seg 26 Dez 2011, 14:39

Garibaldi escreveu:No airbus Wilco, quando eu insiro a APP apareçe um T/D e o T/C que quando o aviao chega neles, começa sair do rumo desgovernado. E nao tem como deletar pelo CLR


O TOC e o TOD são apenas para fins de navegação vertical, não podem ser removidos e eles não possuem relação com a navegação lateral .
O TOC vai passear pela rota se afastando ou se aproximando de acordo com as razões que vc empregar na subida até que vc alcance o nível de cruzeiro programado.

O TOD vai existir se houver um AD de destino programado, e tb não possui influencia sobre a navegação lateral....se sua acft esta saindo da rota os motivos devem ser outros.
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Mensagem por Julio Giunti Seg 26 Dez 2011, 15:01

Exatamente!

Top Of Climb e Top Of Descent são pre programados de acordo com a performance, peso e combustivel que a aeronave carrega e o nível de vôo solicitado. São os pontos aonde a aeronave atingirá o nível de cruzeiro e começará a descida.

Quando ela for começar a descida é importante que antes de você atingir tal ponto, coloque a altitude de início de procedimento ILS, RNAV ou VOR\DME para que a aeronave saiba a que velocidade e quantos pés\minutos deve fazer para conseguir chegar na altitude correta e iniciar o procedimento.
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Mensagem por glmz159 Seg 26 Dez 2011, 15:40

Também estou achando estranho. Os T/D e o T/C tem relação com altitudes, ou seja, Vertical Navigation (VNAV). Eles não podem se deslocar lateralmente. scratch

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Mensagem por Gabriel Moradillo Seg 26 Dez 2011, 17:47

É bug do airbus da wilco mesmo, é só quando voce insere a STAR já em voo. Por isso eu sempre programo SID/STAR no solo...

Pode ver neste vídeo, que deve ser o mesmo problema que o seu
https://www.youtube.com/watch?v=bvmxZYIYgkI&feature=related

no minuto 3:10 + ou -

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Mensagem por Garibaldi Seg 26 Dez 2011, 19:41

Gabriel, pra quem voa online nao se pode programar a STAR no solo, porque quem passa é o ATC. E o meu T/D e T/C ficam na rota normalmente como se fossem um fixo. E nao tem como deletar nem pular eles.

Agora estou com a mesma coisa no meu CS 767, insiro a saida, chegada e da uma descontinuidade entre as 2


Última edição por Garibaldi em Seg 26 Dez 2011, 20:01, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Gabriel Moradillo Seg 26 Dez 2011, 19:50

Ao menos voce viu que a culpa não é do T/C ou do T/D, mas sim bug do airbus thumbsup

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Mensagem por Garibaldi Seg 26 Dez 2011, 22:14

Mais os outros sao piores, que nao tem como deletar FPL desconinuity thumbsdown ninguem sabe o que fazer nao ? To com esse problema no 767 da CS e no 737NGX PMDG
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Mensagem por henriquesteppan Ter 27 Dez 2011, 08:36

Garibaldi, ja foi explicado aqui como se faz pra remover as descontinuidades. Vamos denovo.
Exemplo de plano:
waypoint1
waypoint2
waypoint3
----
descontinuidade
----
waypoint4

clique no LSK correspondente ao waypoint4. No rodapé da tela do FMC vai aparecer o nome do waypoint4. Agora clique no LSK correspondente à descontinuidade. Pronto. A descontinuidade nao é deletada com CLR nem com DEL. Ela é substituída por um waypoint, nesse caso, o que vem logo a frente dela.
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