Cálculo de combustível
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Brentano
Bruno Bastos
Phil Santos
7 participantes
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Cálculo de combustível
Olá colegas,
Eu gosto de voar 737, seja da Wilco ou NGX, porém há algo que ainda é uma dúvida pra mim. Eu aprendi na aviação real há muito tempo que o cálculo de combustível é A + B + C +10% de A-B + 45 min em órbita padrão em condições ISA a 5 mil pés. Só que quando eu usava o PMDG do FS 2004 eu tinha umas tabelas de consumo em FL que eu tinha que usar no cálculo. Eu na realidade não sei qual o consumo das aeronaves, principalmente o NGX que é o que uso mais, versão 800W principalmente. No final das contas eu não sei como devo proceder com o NGX para o cálculo porque não estou encontrando o fuel manager.
Outra coisa que eu não estava encontrando era o valor em % do CG e o valor numérico do trim no NGX, mas depois eu vi que o próprio CDU do FMC mostra quando clicamos, falo isso porque estou acostumado com o Level D, nele recebemos isso no configurator manager e inserimos.
Bem, se alguém puder me ensinar a fazer um planejamento certinho, sou rigoroso com simulação e sei que não está certiiiiinho, eu agradeço. Gostaria de simular melhor e mais precisamente.
Aqui ta no aguardo colegas.
Grato.
Phil
Eu gosto de voar 737, seja da Wilco ou NGX, porém há algo que ainda é uma dúvida pra mim. Eu aprendi na aviação real há muito tempo que o cálculo de combustível é A + B + C +10% de A-B + 45 min em órbita padrão em condições ISA a 5 mil pés. Só que quando eu usava o PMDG do FS 2004 eu tinha umas tabelas de consumo em FL que eu tinha que usar no cálculo. Eu na realidade não sei qual o consumo das aeronaves, principalmente o NGX que é o que uso mais, versão 800W principalmente. No final das contas eu não sei como devo proceder com o NGX para o cálculo porque não estou encontrando o fuel manager.
Outra coisa que eu não estava encontrando era o valor em % do CG e o valor numérico do trim no NGX, mas depois eu vi que o próprio CDU do FMC mostra quando clicamos, falo isso porque estou acostumado com o Level D, nele recebemos isso no configurator manager e inserimos.
Bem, se alguém puder me ensinar a fazer um planejamento certinho, sou rigoroso com simulação e sei que não está certiiiiinho, eu agradeço. Gostaria de simular melhor e mais precisamente.
Aqui ta no aguardo colegas.
Grato.
Phil
Phil Santos- Primeiro-Tenente
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Re: Cálculo de combustível
Boa Phill, então, o consumo do 737-700NGX da pmdg é de (2.500KG/H) já do 800 é de 2.550KG/H, e por fim do 733 da wilco = 2.200KG/H. Espero ter ajudado abraço!
Bruno Bastos- Major
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Re: Cálculo de combustível
Se você quer fazer um planejamento realmente certinho conforme falou, das páginas 369 a 373 e 751 a 758 do FCOM v.1 (NGX) estão os dados de despacho e performance para o 800 no que concerne ao abastecimento.
APU tem consumo aproximado de 115Kg/h em operação normal, somando taxi e a reserva você tem o combustível necessário.
APU tem consumo aproximado de 115Kg/h em operação normal, somando taxi e a reserva você tem o combustível necessário.
Brentano- Coronel
-
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Re: Cálculo de combustível
Phil,
Existem vários tipo de planejamento de voo.
Para fins de calculo vc chegara ao seu combustível somando (A_B+10%ab) + (B_C) + (30 min c/ o FF equivalente a 1500ft AGL no Altn AD no regime de máxima autonomia)
Na pratica você chegara ao seu combustível minimo somando seu Trip Fuel que é a quantidade queimada entre A e B + contingencia de 10% do valor que vc obteve em tempo e kg/lbs de combustível ficando assim (A _ B + 10% )
Depois que vc obteve seu Trip Fuel que é o combustível da etapa, vc precisara do seu Alternate Fuel que é a etapa (B_C).
Por fim vc vai caçar combustível Holding Fuel. Nele vc usa obtem o fuel flow e tira o equivalente a 30 minutos a 1500ft sobre o aerodromo de alternativa.
Deste conceito de combustível básico à um despacho completo que pode ser posto em prática em Addons do nível do NGX, existe uma vasta gama de dados que precisamos ter para finalizar o planejamento. Eu gosto bastante do manual dos NGX, o manual de performance e planejamento de voo deles é basicamente o dos NGs reais.
Existem vários tipo de planejamento de voo.
Para fins de calculo vc chegara ao seu combustível somando (A_B+10%ab) + (B_C) + (30 min c/ o FF equivalente a 1500ft AGL no Altn AD no regime de máxima autonomia)
Na pratica você chegara ao seu combustível minimo somando seu Trip Fuel que é a quantidade queimada entre A e B + contingencia de 10% do valor que vc obteve em tempo e kg/lbs de combustível ficando assim (A _ B + 10% )
Depois que vc obteve seu Trip Fuel que é o combustível da etapa, vc precisara do seu Alternate Fuel que é a etapa (B_C).
Por fim vc vai caçar combustível Holding Fuel. Nele vc usa obtem o fuel flow e tira o equivalente a 30 minutos a 1500ft sobre o aerodromo de alternativa.
Deste conceito de combustível básico à um despacho completo que pode ser posto em prática em Addons do nível do NGX, existe uma vasta gama de dados que precisamos ter para finalizar o planejamento. Eu gosto bastante do manual dos NGX, o manual de performance e planejamento de voo deles é basicamente o dos NGs reais.
Braconi- Coronel
-
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Re: Cálculo de combustível
Olá colegas,
Eu nenhuma vez trouxe algum tópico parado novamente a ativa. Neste meu tópico, apesar de muito tempo depois, estava habilitada a opção de postar mais mensagens, então, estou eu aqui postando de novo.
Eu fiz uma pesquisa no forum e li alguns posts como Combustivel! por Paolo, Quantidade de combustivel para voo por Hermes,
Consumo de combustivel de algumas aeronaves por Barites
Setar peso e combustivel por m.malakiam, mas eu ainda tenho algumas dúvidas.
O que eu na realidade gostaria mesmo é de fazer os procedimentos certinhos como um dov, 99% próximo ao real. Eu não estou dizendo que não é possível ou que é, mas peço para os colegas, por gentileza, me darem mais uma ajudinha até eu aprender.
Eu já ouvi que o calculo é A + B + C + 40 min, que é A + B + C + 45,
li o que o braconi disse, muito bom. Apesar disso ainda não sei como calcular.
Eu estudei em desde o PP a usar computador e fazer A+B+C+45 min, só que apartir do multi-motor e PLA eu não sei nada.
Quanto ao que o braconi disse, eu gostaria de saber se ele se refere a Above Ground Level com AGL, ou seja, altura e não altitude, e o que seria caçar combustível. Seria o caso em que não calculamos a holding antes de decolar?
Gostaria muito de saber trabalhar com os detalhes do calculo dos dov's como por exemplo entender a influencia do vento e fatores meteorológicos neste calculo todo de combustível, porque o que eu sei são os calculos de PP e PC, como por exemplo que com o vento calculado na régua do computador mais a altitude, mais a velocidade no solo mais o fator tempo e o consumo/h encontramos o abastecimento considerando A+B+C+45 min.
Agradeço antecipadamente a todos que me ajudarem e aos que já o fizeram com os posts passados.
Phil
Eu nenhuma vez trouxe algum tópico parado novamente a ativa. Neste meu tópico, apesar de muito tempo depois, estava habilitada a opção de postar mais mensagens, então, estou eu aqui postando de novo.
Eu fiz uma pesquisa no forum e li alguns posts como Combustivel! por Paolo, Quantidade de combustivel para voo por Hermes,
Consumo de combustivel de algumas aeronaves por Barites
Setar peso e combustivel por m.malakiam, mas eu ainda tenho algumas dúvidas.
O que eu na realidade gostaria mesmo é de fazer os procedimentos certinhos como um dov, 99% próximo ao real. Eu não estou dizendo que não é possível ou que é, mas peço para os colegas, por gentileza, me darem mais uma ajudinha até eu aprender.
Eu já ouvi que o calculo é A + B + C + 40 min, que é A + B + C + 45,
li o que o braconi disse, muito bom. Apesar disso ainda não sei como calcular.
Eu estudei em desde o PP a usar computador e fazer A+B+C+45 min, só que apartir do multi-motor e PLA eu não sei nada.
Quanto ao que o braconi disse, eu gostaria de saber se ele se refere a Above Ground Level com AGL, ou seja, altura e não altitude, e o que seria caçar combustível. Seria o caso em que não calculamos a holding antes de decolar?
Gostaria muito de saber trabalhar com os detalhes do calculo dos dov's como por exemplo entender a influencia do vento e fatores meteorológicos neste calculo todo de combustível, porque o que eu sei são os calculos de PP e PC, como por exemplo que com o vento calculado na régua do computador mais a altitude, mais a velocidade no solo mais o fator tempo e o consumo/h encontramos o abastecimento considerando A+B+C+45 min.
Agradeço antecipadamente a todos que me ajudarem e aos que já o fizeram com os posts passados.
Phil
Phil Santos- Primeiro-Tenente
-
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Re: Cálculo de combustível
Phil, observe as regras do fórum quanto a reviver tópicos...
O combustível para aeronaves depende da regra que ela está seguindo. Segue a relação:
RBAC 91 (geral) diurno/noturno: A+B+45
RBAC 121 não-regular: A+B+C+45
Anv turbohélice/estrangeira: A+B+15% A/B + C + 30
RBAC 121 regular: A+B+10% A/B + C + 30' a 1500' agl do AD de alternativa
Pra calcular 99% corretamente você precisaria das tabelas de performance da aeronave, coisa que a Boeing não disponibilizou junto com a aeronave. Portanto não dá pra calcular sem ter as tabelas, sendo que o mais próximo que podemos chegar é calcular com as médias que os colegas fizeram.
Você pega a distância de A para B, calcula o quanto tempo demorará esse trecho usando a TAS, que é por volta de 440kt. Faz o mesmo entre B e C. Calcule agora 10% desse total entre A e B. Para os 30' você pode fazer em cima desse consumo médio. Não vai ficar 100% corretamente mas é o mais próximo que consigamos chegar.
A influência do vento é compensada por estes 10% de A até B. Mas conforme já falei em outro tópico aqui as cias tem uma média do combustível gasto nas rotas incluindo tempo de táxi, APU, manobras na aproximação (vetorações/STAR longas). Pra você ter uma noção, segue o combustível de um voo real entre Curitiba e Congonhas com alternativa em SBGL e SBKP:
A+B = 1800kg/40'
10% A/B = 150kg/4'
Manobras destino = 100kg/1'
B+C = 1870kg/43'
Espera em C = 1090kg/30'
O mínimo requerido então seria 5010kg (que é a autonomia mínima regulamentar, a soma dos comb. acima).
Extra = 800kg/22'
Taxi = 200kg
Total = 6010kg/2h 21'
Dá pra fazer uma média por hora com esses combustíveis acima.
O combustível para aeronaves depende da regra que ela está seguindo. Segue a relação:
RBAC 91 (geral) diurno/noturno: A+B+45
RBAC 121 não-regular: A+B+C+45
Anv turbohélice/estrangeira: A+B+15% A/B + C + 30
RBAC 121 regular: A+B+10% A/B + C + 30' a 1500' agl do AD de alternativa
Pra calcular 99% corretamente você precisaria das tabelas de performance da aeronave, coisa que a Boeing não disponibilizou junto com a aeronave. Portanto não dá pra calcular sem ter as tabelas, sendo que o mais próximo que podemos chegar é calcular com as médias que os colegas fizeram.
Você pega a distância de A para B, calcula o quanto tempo demorará esse trecho usando a TAS, que é por volta de 440kt. Faz o mesmo entre B e C. Calcule agora 10% desse total entre A e B. Para os 30' você pode fazer em cima desse consumo médio. Não vai ficar 100% corretamente mas é o mais próximo que consigamos chegar.
A influência do vento é compensada por estes 10% de A até B. Mas conforme já falei em outro tópico aqui as cias tem uma média do combustível gasto nas rotas incluindo tempo de táxi, APU, manobras na aproximação (vetorações/STAR longas). Pra você ter uma noção, segue o combustível de um voo real entre Curitiba e Congonhas com alternativa em SBGL e SBKP:
A+B = 1800kg/40'
10% A/B = 150kg/4'
Manobras destino = 100kg/1'
B+C = 1870kg/43'
Espera em C = 1090kg/30'
O mínimo requerido então seria 5010kg (que é a autonomia mínima regulamentar, a soma dos comb. acima).
Extra = 800kg/22'
Taxi = 200kg
Total = 6010kg/2h 21'
Dá pra fazer uma média por hora com esses combustíveis acima.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Cristiano Ferreira- Capitão
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Re: Cálculo de combustível
Então Phil eu disse que o holding é obtido com base no FF a 1500ft sobre o AD o termo mais correto seria AAL ao invés de AGL.
Caçar o combustível é termo que usei para "encontrar" o combustível que é sempre calculado "antes" do voo com dados estimados de peso no momento da espera e as condições sobre o ad de alternativa.
Só tenha cautela com este material do youtube, pois mesmo sendo feito com a melhor das intenções, tem algumas definições incorretas e falta bastante coisa que não é simplesmente "achada" como parace no video, mas sim encontrada com base em outras N variáveis.
No tipo de aeronave que você citou, a autonomia mínina é exatamente como disse na mensagem inicial.
Caçar o combustível é termo que usei para "encontrar" o combustível que é sempre calculado "antes" do voo com dados estimados de peso no momento da espera e as condições sobre o ad de alternativa.
Só tenha cautela com este material do youtube, pois mesmo sendo feito com a melhor das intenções, tem algumas definições incorretas e falta bastante coisa que não é simplesmente "achada" como parace no video, mas sim encontrada com base em outras N variáveis.
No tipo de aeronave que você citou, a autonomia mínina é exatamente como disse na mensagem inicial.
Braconi- Coronel
-
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Re: Cálculo de combustível
Olá colegas,
Agradeço ao Pulo Stavis, ao Cristiano Ferreira, ao Braconi e a todos.
Continuo nos estudos.
Phil
Agradeço ao Pulo Stavis, ao Cristiano Ferreira, ao Braconi e a todos.
Continuo nos estudos.
Phil
Phil Santos- Primeiro-Tenente
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Re: Cálculo de combustível
Eu uso esse:
Um Calculo simples para não errar muito: A(orig)+B(dest)+10%+C(altn)+30 min.
Um Calculo simples para não errar muito: A(orig)+B(dest)+10%+C(altn)+30 min.
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