Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Cálculo de combustível Gse_multipart13851

Cálculo de combustível

+3
Brentano
Bruno Bastos
Phil Santos
7 participantes

Ir para baixo

Cálculo de combustível Empty Cálculo de combustível

Mensagem por Phil Santos Seg 19 Dez 2011, 04:24

Olá colegas,

Eu gosto de voar 737, seja da Wilco ou NGX, porém há algo que ainda é uma dúvida pra mim. Eu aprendi na aviação real há muito tempo que o cálculo de combustível é A + B + C +10% de A-B + 45 min em órbita padrão em condições ISA a 5 mil pés. Só que quando eu usava o PMDG do FS 2004 eu tinha umas tabelas de consumo em FL que eu tinha que usar no cálculo. Eu na realidade não sei qual o consumo das aeronaves, principalmente o NGX que é o que uso mais, versão 800W principalmente. No final das contas eu não sei como devo proceder com o NGX para o cálculo porque não estou encontrando o fuel manager.
Outra coisa que eu não estava encontrando era o valor em % do CG e o valor numérico do trim no NGX, mas depois eu vi que o próprio CDU do FMC mostra quando clicamos, falo isso porque estou acostumado com o Level D, nele recebemos isso no configurator manager e inserimos.
Bem, se alguém puder me ensinar a fazer um planejamento certinho, sou rigoroso com simulação e sei que não está certiiiiinho, eu agradeço. Gostaria de simular melhor e mais precisamente.
Aqui ta no aguardo colegas.
Grato.
Phil

Phil Santos
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 27/05/2011
Mensagens : 58
Reputação : 3
Idade : 43
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cálculo de combustível Empty Re: Cálculo de combustível

Mensagem por Bruno Bastos Seg 19 Dez 2011, 21:48

Boa Phill, então, o consumo do 737-700NGX da pmdg é de (2.500KG/H) já do 800 é de 2.550KG/H, e por fim do 733 da wilco = 2.200KG/H. Espero ter ajudado abraço! thumbsup


Bruno Bastos
Bruno Bastos
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 07/07/2011
Mensagens : 393
Reputação : 14
Idade : 29
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante de Piloto Privado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cálculo de combustível Empty Re: Cálculo de combustível

Mensagem por Brentano Ter 20 Dez 2011, 20:08

Se você quer fazer um planejamento realmente certinho conforme falou, das páginas 369 a 373 e 751 a 758 do FCOM v.1 (NGX) estão os dados de despacho e performance para o 800 no que concerne ao abastecimento.
APU tem consumo aproximado de 115Kg/h em operação normal, somando taxi e a reserva você tem o combustível necessário. thumbsup

Brentano
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/10/2010
Mensagens : 1624
Reputação : 168
Idade : 45
Emprego/lazer : Cervejeiro - (Papai-Noel em dezembro)
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cálculo de combustível Empty Re: Cálculo de combustível

Mensagem por Braconi Qua 21 Dez 2011, 09:01

Phil,

Existem vários tipo de planejamento de voo.
Para fins de calculo vc chegara ao seu combustível somando (A_B+10%ab) + (B_C) + (30 min c/ o FF equivalente a 1500ft AGL no Altn AD no regime de máxima autonomia)

Na pratica você chegara ao seu combustível minimo somando seu Trip Fuel que é a quantidade queimada entre A e B + contingencia de 10% do valor que vc obteve em tempo e kg/lbs de combustível ficando assim (A _ B + 10% )

Depois que vc obteve seu Trip Fuel que é o combustível da etapa, vc precisara do seu Alternate Fuel que é a etapa (B_C).

Por fim vc vai caçar combustível Holding Fuel. Nele vc usa obtem o fuel flow e tira o equivalente a 30 minutos a 1500ft sobre o aerodromo de alternativa.

Deste conceito de combustível básico à um despacho completo que pode ser posto em prática em Addons do nível do NGX, existe uma vasta gama de dados que precisamos ter para finalizar o planejamento. Eu gosto bastante do manual dos NGX, o manual de performance e planejamento de voo deles é basicamente o dos NGs reais. thumbsup

Braconi
Braconi
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 41
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cálculo de combustível Empty Re: Cálculo de combustível

Mensagem por Phil Santos Dom 19 Ago 2012, 01:59

Olá colegas,

Eu nenhuma vez trouxe algum tópico parado novamente a ativa. Neste meu tópico, apesar de muito tempo depois, estava habilitada a opção de postar mais mensagens, então, estou eu aqui postando de novo.

Eu fiz uma pesquisa no forum e li alguns posts como Combustivel! por Paolo, Quantidade de combustivel para voo por Hermes,
Consumo de combustivel de algumas aeronaves por Barites
Setar peso e combustivel por m.malakiam, mas eu ainda tenho algumas dúvidas.

O que eu na realidade gostaria mesmo é de fazer os procedimentos certinhos como um dov, 99% próximo ao real. Eu não estou dizendo que não é possível ou que é, mas peço para os colegas, por gentileza, me darem mais uma ajudinha até eu aprender.

Eu já ouvi que o calculo é A + B + C + 40 min, que é A + B + C + 45,
li o que o braconi disse, muito bom. Apesar disso ainda não sei como calcular.

Eu estudei em desde o PP a usar computador e fazer A+B+C+45 min, só que apartir do multi-motor e PLA eu não sei nada.

Quanto ao que o braconi disse, eu gostaria de saber se ele se refere a Above Ground Level com AGL, ou seja, altura e não altitude, e o que seria caçar combustível. Seria o caso em que não calculamos a holding antes de decolar?
Gostaria muito de saber trabalhar com os detalhes do calculo dos dov's como por exemplo entender a influencia do vento e fatores meteorológicos neste calculo todo de combustível, porque o que eu sei são os calculos de PP e PC, como por exemplo que com o vento calculado na régua do computador mais a altitude, mais a velocidade no solo mais o fator tempo e o consumo/h encontramos o abastecimento considerando A+B+C+45 min.

Agradeço antecipadamente a todos que me ajudarem e aos que já o fizeram com os posts passados.

Phil






Phil Santos
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 27/05/2011
Mensagens : 58
Reputação : 3
Idade : 43
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cálculo de combustível Empty Re: Cálculo de combustível

Mensagem por Paulo Stavis Dom 19 Ago 2012, 11:19

Phil, observe as regras do fórum quanto a reviver tópicos...

O combustível para aeronaves depende da regra que ela está seguindo. Segue a relação:

RBAC 91 (geral) diurno/noturno: A+B+45
RBAC 121 não-regular: A+B+C+45
Anv turbohélice/estrangeira: A+B+15% A/B + C + 30
RBAC 121 regular: A+B+10% A/B + C + 30' a 1500' agl do AD de alternativa

Pra calcular 99% corretamente você precisaria das tabelas de performance da aeronave, coisa que a Boeing não disponibilizou junto com a aeronave. Portanto não dá pra calcular sem ter as tabelas, sendo que o mais próximo que podemos chegar é calcular com as médias que os colegas fizeram.

Você pega a distância de A para B, calcula o quanto tempo demorará esse trecho usando a TAS, que é por volta de 440kt. Faz o mesmo entre B e C. Calcule agora 10% desse total entre A e B. Para os 30' você pode fazer em cima desse consumo médio. Não vai ficar 100% corretamente mas é o mais próximo que consigamos chegar.

A influência do vento é compensada por estes 10% de A até B. Mas conforme já falei em outro tópico aqui as cias tem uma média do combustível gasto nas rotas incluindo tempo de táxi, APU, manobras na aproximação (vetorações/STAR longas). Pra você ter uma noção, segue o combustível de um voo real entre Curitiba e Congonhas com alternativa em SBGL e SBKP:

A+B = 1800kg/40'
10% A/B = 150kg/4'
Manobras destino = 100kg/1'
B+C = 1870kg/43'
Espera em C = 1090kg/30'
O mínimo requerido então seria 5010kg (que é a autonomia mínima regulamentar, a soma dos comb. acima).
Extra = 800kg/22'
Taxi = 200kg
Total = 6010kg/2h 21'

Dá pra fazer uma média por hora com esses combustíveis acima.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cálculo de combustível Empty Re: Cálculo de combustível

Mensagem por Cristiano Ferreira Dom 19 Ago 2012, 11:33


_________________
Cálculo de combustível Cristiano%2520Ferreira%252FVV170

Cristiano Ferreira
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 13/01/2011
Mensagens : 105
Reputação : 3
Idade : 51
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cálculo de combustível Empty Re: Cálculo de combustível

Mensagem por Braconi Dom 19 Ago 2012, 11:59

Então Phil eu disse que o holding é obtido com base no FF a 1500ft sobre o AD o termo mais correto seria AAL ao invés de AGL.

Caçar o combustível é termo que usei para "encontrar" o combustível pinch que é sempre calculado "antes" do voo com dados estimados de peso no momento da espera e as condições sobre o ad de alternativa.

Só tenha cautela com este material do youtube, pois mesmo sendo feito com a melhor das intenções, tem algumas definições incorretas e falta bastante coisa que não é simplesmente "achada" como parace no video, mas sim encontrada com base em outras N variáveis.

No tipo de aeronave que você citou, a autonomia mínina é exatamente como disse na mensagem inicial.

Braconi
Braconi
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 41
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cálculo de combustível Empty Re: Cálculo de combustível

Mensagem por Phil Santos Seg 20 Ago 2012, 01:36

Olá colegas,

Agradeço ao Pulo Stavis, ao Cristiano Ferreira, ao Braconi e a todos.
Continuo nos estudos.

Phil

Phil Santos
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 27/05/2011
Mensagens : 58
Reputação : 3
Idade : 43
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cálculo de combustível Empty Re: Cálculo de combustível

Mensagem por José Augusto Lima Seg 20 Ago 2012, 10:50

Eu uso esse:

Um Calculo simples para não errar muito: A(orig)+B(dest)+10%+C(altn)+30 min. Cálculo de combustível 652185
José Augusto Lima
José Augusto Lima
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 21/05/2009
Mensagens : 1920
Reputação : 79
Idade : 72
Emprego/lazer : Empresário
Nacionalidade : Brasil

http://tecnojato.jau@bol.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Cálculo de combustível Empty Re: Cálculo de combustível

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos