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[Brasil] Governo sobe para R$ 3,4 bi preço mínimo de Cumbica

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Mensagem por Amilckar Qui 15 Dez 2011, 21:29

Governo sobe para R$ 3,4 bi preço mínimo de Cumbica

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Laryssa BorgesDireto de Brasília


Como forma de melhorar a infraestrutura dos atuais
aeroportos brasileiros e buscar atingir padrão internacional de serviços
na Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, a Secretaria de
Aviação Civil apresentou nesta quinta-feira novos valores mínimos para a
concessão dos aeroportos internacionais de Brasília, Campinas e
Guarulhos. Após recomendação do Tribunal de Contas
da União (TCU), o governo aumentou os patamares mínimos dos lances de
cada um dos três terminais e fixou a cifra de R$ 3,4 bilhões como preço
mínimo para a concessão do aeroporto de Guarulhos, R$ 1,5 bilhão para o
aeroporto de Campinas e R$ 582 milhões para a exploração do aeroporto de
Brasília. Os lances dos licitantes interessados serão feitos em leilão
no dia 6 de fevereiro de 2012.Até 2014,
informou o governo, cada concessionária dos três aeroportos terá de
realizar investimentos mínimos de R$ 1,38 bilhão em Guarulhos, R$ 873,05
milhões em Viracopos e R$ 626,53 milhões em Brasília. Para o Mundial de
Futebol de 2014, os vencedores do leilão terão de realizar obras
obrigatórias, como um terceiro terminal em Guarulhos com fluxo de 7
milhões de passageiros por ano, estando sujeitos a multas em caso de
descumprimento. A concessionária de cada aeroporto terá de concluir as
obras para a Copa no prazo máximo de 18 meses contados a partir da
assinatura dos contratos. Para os passageiros, não haverá qualquer
reajuste nas tarifas de embarque dos aeroportos, hoje no valor de R$
20,66.Os editais, que serão publicados em edição extra do Diário Oficial da União ainda nesta quinta, preveem ainda 20 anos de prazo de concessão para Guarulhos, 25 anos para Brasília e 30 anos para Campinas. No
último dia 7 de dezembro, o Tribunal de Contas da União (TCU)
determinou que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aumentasse os
valores mínimos das outorgas dos aeroportos de Cumbica, em Guarulhos, de
Viracopos, em Campinas, e Juscelino Kubitscheck, em Brasília, que serão
concedidos à iniciativa privada.De acordo
com a decisão do TCU, o governo superestimou, nos estudos básicos dos
terminais, os valores que deveriam ser aplicados em investimentos em
cada um dos aeroportos. Na avaliação do tribunal de contas, com o
diagnóstico de que não haveria necessidade de investimentos tão grandes
quanto era inicialmente previsto, não haveria razão para que o direito
de operar os aeroportos fosse tão barato.A
proposta original do governo previa que os lances mínimos para os
consórcios ganharem as concessões fossem de R$ 2,3 bilhões para Cumbica,
R$ 75 milhões para Brasília e R$ 521 milhões para Viracopos.Conforme
o governo, poderão participar dos leilões individualmente ou em
consórcios empresas brasileiras ou estrangeiras, fundos de pensão e
fundos de investimento. O edital exigirá ainda que a empresa interessada
em disputar a concessão ou um dos integrantes do consórcio terá de
comprovar experiência mínima de cinco anos na administração de
aeroportos com terminais com fluxo de pelo menos cinco milhões de
passageiros por ano. Na avaliação do diretor-presidente da Anac, Marcelo
Guaranys, a exigência de experiência em aeroportos para os integrantes
dos consórcios acaba por obrigar a participação de uma empresa
estrangeira entre as consorciadas. No Brasil, apenas a Infraero
cumpriria essa exigência. De acordo com a
Secretaria de Aviação Civil, o modelo de concessão dos três aeroportos
estabelece também que a Infraero, hoje operadora de 63 aeroportos no
País, terá necessariamente de ser acionista minoritária no
empreendimento com 49% do capital social na concessionária responsável
pela administração dos aeroportos.

Fonte: Terra

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Carlos Amilckar
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