Fixos em aeronaves sem fmc
5 participantes
Página 1 de 1
Fixos em aeronaves sem fmc
Opa!
Pois bem, tenho uma dúvida que me deixa com receio de voar com aeronaves analógicas: como saber onde estão os fixos sem o GPS? Por ex.: vou fazer alguma saída PALA 1 de SBCT, nela tem q se chegar ao fixo PALA para então usar uma das transições, mas como saber se já cheguei no fixo? Se bem que, o GPS nem tem os fixos corretos mesmo, então...
E essa é minha dúvida, estou louco para voar o breguinha ou o 27 mas, ta difícil
Té+
Pois bem, tenho uma dúvida que me deixa com receio de voar com aeronaves analógicas: como saber onde estão os fixos sem o GPS? Por ex.: vou fazer alguma saída PALA 1 de SBCT, nela tem q se chegar ao fixo PALA para então usar uma das transições, mas como saber se já cheguei no fixo? Se bem que, o GPS nem tem os fixos corretos mesmo, então...
E essa é minha dúvida, estou louco para voar o breguinha ou o 27 mas, ta difícil
Té+
evandro_H- Aspirante
-
Inscrito em : 22/11/2011
Reputação : 0
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudos e FS xD
Nacionalidade :
Re: Fixos em aeronaves sem fmc
todas as referencias pra encontrar os fixos estao nas cartas
manda msn que eu do uma mao la
isso é tao facil que depois tu vai sai dando risada kk
manda msn que eu do uma mao la
isso é tao facil que depois tu vai sai dando risada kk
Inscrito em : 17/03/2010
Reputação : 11
Nacionalidade :
No caso você precisaria assistir alguns tutoriais para aprender a interpretar as cartas aéreas. Nas cartas existem fixos, entre eles hà uma linha e dois números, ex: 097 e 15. 097 seria o curso em que você irá voar a partir do VOR selecionado e 15 é a distancia entre os fixos. Procure no goggle ou you tube tutoriais sobre cartas aéreas que você irá encontrar muita coisa.
Inscrito em : 01/02/2010
Reputação : 26
Emprego/lazer : Industria Farmacêutica, cerveja, aviação e automodelismo.
Nacionalidade :
É o que já foi dito e a acrescentar que caso se trate de um procedimento "RNAV" (ou seja, os fixos são apenas pontos GPS) a aeronave não está habilitada a executar esse procedimento. Já tenho visto cartas de procedimentos que dizem mesmo para o piloto reportar ao controlo caso a aeronave não esteja habilitada para RNAV.
Se esteja errado, queiram corrigir pff.
Inscrito em : 25/02/2010
Reputação : 34
Nacionalidade :
ricardo_r escreveu:É o que já foi dito e a acrescentar que caso se trate de um procedimento "RNAV" (ou seja, os fixos são apenas pontos GPS) a aeronave não está habilitada a executar esse procedimento. Já tenho visto cartas de procedimentos que dizem mesmo para o piloto reportar ao controlo caso a aeronave não esteja habilitada para RNAV.
Certíssimo, inclusive a capacidade de se executar um procedimento é de decisão do piloto, que deverá informar ao órgão atc sua possibilidade ou não.
No plano de vôo deverá ser preenchido a capacidade de utilizar procedimentos RNAV, mesmo assim, fica ainda sob critério do comandante optar por cumprí-lo ou não pois o equipamento pode falhar e o objetivo maior é garantir a segurança do vôo.
Portanto quando se depararem com controladores da IVAO/VATSIM tentando obrigar a utilização do procedimento RNAV (o que já ví acontecer) pode solicitar vetoração sem medo, com o único cuidado de saber seguir corretamente as instruções passadas pelo controle, porque aí sim, o piloto é obrigado a saber operar a aeronave e navegar conforme radios auxílios, proas e vetores.
[]s
BeriloJr- Capitão
-
Inscrito em : 28/03/2011
Reputação : 23
Nacionalidade :