Pilotagem: de tabu a prazer
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Pilotagem: de tabu a prazer
Pilotagem: de tabu a prazer
Para quem está se iniciando no aeromodelismo, o começo pode ser difícil. Mas veja como estrear com segurança e sem prejuízos
Ilustrativo
Por Antonio Carlos Martins
Realmente para o iniciante a pilotagem de um aeromodelo é algo tão cheio de mistérios e melindres que faz muita gente apenas construir aeromodelos e nunca voá-los, por medo de quebrar ou perder o aparelho, ou sofrer algum desapontamento no manuseio da aeronave.
Ilustrativo
O segredo de tudo é método, ou seja, seguir uma sequência lógica para curtir a plenitude de seu hobby. Então vamos lá:
- Escolha o seu modelo. Se você está iniciando agora essa prática, fuja dos tipos de escala de aviões verdadeiros; prefira os semi-escala ou réplicas sem compromisso com o equivalente real.
- Escolha aviões de maior tamanho, algo em torno de 2 m de envergadura, leves e fáceis de construir. Dê preferência aos que tem fácil acesso ao motor e ao tanque de combustível.
- Busque um campo ou clube de aeromodelismo. Pode paracer que não, mas a maior causa de acidentes é voar em locais inadequados. Em um clube de aeromodelismo você encontrará veteranos que irão ajudá-lo em seus primeiros voos.
Ilustrativo
- Procure controlar sua ansiedade. É incrível, mas esta é a maior causa de quebra de modelos, rádios, acidentes com motor e uma gama enorme de insucessos que levam a prováveis frustrações.
- Seja metódico, construa sua caixa de ferramentas e equipe-a com todas as colas e instrumentos utilizados na construção de seu aeromodelo. Se possível, instale uma bateria de moto e um painel eletrônico na caixa, de forma a ter starter (partida) de motor, bateria de vela, tanque de combustível e bomba de abastecimento na mesma unidade.
- Em seu primeiro voo, nunca tente sair sozinho. O resultado será um acidente que destruirá seu modelo. Procure ajuda de um instrutor, que dará auxílio na partida do motor e na regulagem fina.
- Cheque todo o aeromodelo, avaliando os comandos invertidos, se não há nada solto (como superfícies e paineis), se todos os parafusos estão bem apertados, se o rádio tem alcance e, principalmente, se não tem ninguém utilizando a sua frequência.
Ilustrativo
Com todos esse requisitos acima satisfeitos, e o motor acionado, e sua carburação totalmente revisada. É o momento de iniciar um táxi, para sentir a sensibilidade dos comandos no chão; não se envergonhe de ir e vir várias vezes, até certificar-se de estar familiarizado com as reações, principalmente no chão.
Decole e procure trimar seu aeromodelo de forma a voar reto e horizontalmente, sem tendências de picar, cabrar ou sair para os lados.
Depois de alguns turnos de pista, com toques e arremetidas, pare o modelo e reavalie se não existem folgas, comando soltos, aperto de parafusos, aperto do motor e seus componentes. Faça sempre uma revisão geral após cada voo.
- No início realize no máximo cinco voos num dia; se você não está acostumado, o estresse será grande e será fácil notar o cansaço.
Ilustrativo
- Finalmente, nunca voe sob efeito de bebidas alcoólicas. Seus reflexos ficarão muito lentos e o resultado poderá ser desastroso.
- Limpe seu aeromodelo com uma mistura de limpa-vidros e álcool meio a meio, utilizando papel-toalha e após isso, passe uma flanela.
Com certeza você verá que seu modelo é objeto de lazer e diversão, que durará muito tempo.
Fonte: aviaorevue.com.br
Imagens: Google
Para quem está se iniciando no aeromodelismo, o começo pode ser difícil. Mas veja como estrear com segurança e sem prejuízos
Ilustrativo
Por Antonio Carlos Martins
Realmente para o iniciante a pilotagem de um aeromodelo é algo tão cheio de mistérios e melindres que faz muita gente apenas construir aeromodelos e nunca voá-los, por medo de quebrar ou perder o aparelho, ou sofrer algum desapontamento no manuseio da aeronave.
Ilustrativo
O segredo de tudo é método, ou seja, seguir uma sequência lógica para curtir a plenitude de seu hobby. Então vamos lá:
- Escolha o seu modelo. Se você está iniciando agora essa prática, fuja dos tipos de escala de aviões verdadeiros; prefira os semi-escala ou réplicas sem compromisso com o equivalente real.
- Escolha aviões de maior tamanho, algo em torno de 2 m de envergadura, leves e fáceis de construir. Dê preferência aos que tem fácil acesso ao motor e ao tanque de combustível.
- Busque um campo ou clube de aeromodelismo. Pode paracer que não, mas a maior causa de acidentes é voar em locais inadequados. Em um clube de aeromodelismo você encontrará veteranos que irão ajudá-lo em seus primeiros voos.
Ilustrativo
- Procure controlar sua ansiedade. É incrível, mas esta é a maior causa de quebra de modelos, rádios, acidentes com motor e uma gama enorme de insucessos que levam a prováveis frustrações.
- Seja metódico, construa sua caixa de ferramentas e equipe-a com todas as colas e instrumentos utilizados na construção de seu aeromodelo. Se possível, instale uma bateria de moto e um painel eletrônico na caixa, de forma a ter starter (partida) de motor, bateria de vela, tanque de combustível e bomba de abastecimento na mesma unidade.
- Em seu primeiro voo, nunca tente sair sozinho. O resultado será um acidente que destruirá seu modelo. Procure ajuda de um instrutor, que dará auxílio na partida do motor e na regulagem fina.
- Cheque todo o aeromodelo, avaliando os comandos invertidos, se não há nada solto (como superfícies e paineis), se todos os parafusos estão bem apertados, se o rádio tem alcance e, principalmente, se não tem ninguém utilizando a sua frequência.
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Com todos esse requisitos acima satisfeitos, e o motor acionado, e sua carburação totalmente revisada. É o momento de iniciar um táxi, para sentir a sensibilidade dos comandos no chão; não se envergonhe de ir e vir várias vezes, até certificar-se de estar familiarizado com as reações, principalmente no chão.
Decole e procure trimar seu aeromodelo de forma a voar reto e horizontalmente, sem tendências de picar, cabrar ou sair para os lados.
Depois de alguns turnos de pista, com toques e arremetidas, pare o modelo e reavalie se não existem folgas, comando soltos, aperto de parafusos, aperto do motor e seus componentes. Faça sempre uma revisão geral após cada voo.
- No início realize no máximo cinco voos num dia; se você não está acostumado, o estresse será grande e será fácil notar o cansaço.
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- Finalmente, nunca voe sob efeito de bebidas alcoólicas. Seus reflexos ficarão muito lentos e o resultado poderá ser desastroso.
- Limpe seu aeromodelo com uma mistura de limpa-vidros e álcool meio a meio, utilizando papel-toalha e após isso, passe uma flanela.
Com certeza você verá que seu modelo é objeto de lazer e diversão, que durará muito tempo.
Fonte: aviaorevue.com.br
Imagens: Google
Última edição por Amilckar em Ter 29 Nov 2011, 09:59, editado 2 vez(es)
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
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Nacionalidade :
Re: Pilotagem: de tabu a prazer
Exclente tópico, Amilckar!
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A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp- Moderador
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Nacionalidade :
Re: Pilotagem: de tabu a prazer
Isso é uma coisa que eu ainda hei-de fazer.
Uma dica boa que me disseram,é que no início fica um pouco difícil a habituação aos controlos do rádio.Então há um programa que se instala no PC e com o mesmo rádio do aparelho simula-se no PC os movimentos numa aeronave virtual.Quando se for voar pela primeira vez ,as pessoas já estão treinadas para trabalhar com o aparelho...
el_lopes- Major-Brigadeiro
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