[Brasil] Avião que ia de SP para o RJ faz pouso de emergêngia em Campinas
+14
Abner
D4nt3
Amilckar
andre_sp
Duley
harmach
Guilherme Aufer
Alvega
rodrigo mago
cafejava
vitor
Gabriel Seabra
Casanova
Augusto Sposito
18 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
[Brasil] Avião que ia de SP para o RJ faz pouso de emergêngia em Campinas
SÃO PAULO - Um avião da Gol, que fazia o voo G3 1536, entre o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e o o Santos Dumont, no Rio de Janeiro, teve que fazer um pouso não programado neste domingo no aeroporto de Viracopos, em Campinas. Segundo passageiros que estavam na aeronave, o piloto chegou a anunciar estado de emergência e que faria um pouso forçado.
De acordo com a advogada Daniela Baccas, que estava no voo, o piloto fez dois avisos. No primeiro, cerca de 15 minutos após a decolagem , o piloto disse que havia problema com o "flight control". Depois, ele avisou que o avião estava com problemas no altímetro e no velocímetro e que seria necessário um pouso forçado em Viracopos. Além disso, passageiros reclamaram que tiveram que esperar por muito tempo até a empresa colocar um voo extra para o Rio de Janeiro.
A Gol confirmou através de nota que o avião teve seu trajeto desviado para Viracopos. Segundo a empresa, o desvio foi necessário para uma "manutenção não programada". Segundo a nota da Gol, havia 95 passageiros a bordo e o pouso foi feito com tranquilidade. A empresa disse que prestou todo o atendimento aos passageiros e que uma operação extra foi feita com destino ao Rio de Janeiro.
Leia a íntegra da nota da GOL
"Nota à Imprensa
A GOL informa que a aeronave que realizava o voo G3 1536, partiu na tarde de ontem do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com destino ao Rio de Janeiro, Santos Dumont, teve seu trajeto alterado para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. O procedimento foi necessário para a realização de uma manutenção não-programada na aeronave. A companhia esclarece que o pouso ocorreu normalmente e, para melhor atender os 95 passageiros do voo, providenciou uma operação extra com destino a capital carioca. A GOL ressalta que prestou todo o atendimento necessário aos clientes, conforme o que determina a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A GOL lamenta pelo desconforto, mas salienta que a segurança de seus clientes e colaboradores é item prioritário em sua política de gestão.
Atenciosamente, GOL Linhas Aéreas Inteligentes"
Fonte: O Globo
Áudio da torre:
De acordo com a advogada Daniela Baccas, que estava no voo, o piloto fez dois avisos. No primeiro, cerca de 15 minutos após a decolagem , o piloto disse que havia problema com o "flight control". Depois, ele avisou que o avião estava com problemas no altímetro e no velocímetro e que seria necessário um pouso forçado em Viracopos. Além disso, passageiros reclamaram que tiveram que esperar por muito tempo até a empresa colocar um voo extra para o Rio de Janeiro.
A Gol confirmou através de nota que o avião teve seu trajeto desviado para Viracopos. Segundo a empresa, o desvio foi necessário para uma "manutenção não programada". Segundo a nota da Gol, havia 95 passageiros a bordo e o pouso foi feito com tranquilidade. A empresa disse que prestou todo o atendimento aos passageiros e que uma operação extra foi feita com destino ao Rio de Janeiro.
Leia a íntegra da nota da GOL
"Nota à Imprensa
A GOL informa que a aeronave que realizava o voo G3 1536, partiu na tarde de ontem do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com destino ao Rio de Janeiro, Santos Dumont, teve seu trajeto alterado para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. O procedimento foi necessário para a realização de uma manutenção não-programada na aeronave. A companhia esclarece que o pouso ocorreu normalmente e, para melhor atender os 95 passageiros do voo, providenciou uma operação extra com destino a capital carioca. A GOL ressalta que prestou todo o atendimento necessário aos clientes, conforme o que determina a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A GOL lamenta pelo desconforto, mas salienta que a segurança de seus clientes e colaboradores é item prioritário em sua política de gestão.
Atenciosamente, GOL Linhas Aéreas Inteligentes"
Fonte: O Globo
Áudio da torre:
_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito- Banido
-
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Avião que ia de SP para o RJ faz pouso de emergêngia em Campinas
Acredito que o problema tenha sido no painel velocidade informada tava errada pelo que entendi posso estar errado
_________________
Casanova- Banido
-
Inscrito em : 01/02/2011
Mensagens : 1440
Reputação : 84
Idade : 35
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Avião que ia de SP para o RJ faz pouso de emergêngia em Campinas
Casanova escreveu:Acredito que o problema tenha sido no painel velocidade informada tava errada pelo que entendi posso estar errado
Pode ter sido o Pitot... alguém esqueceu algo lá...
_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito- Banido
-
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Avião que ia de SP para o RJ faz pouso de emergêngia em Campinas
esqueceu ? o cara desse jeito tu me deixa com medo de viajar na gol
mas sei lá quem sabe não seja isso mesmo
mas sei lá quem sabe não seja isso mesmo
_________________
Gabriel Seabra
Gabriel Seabra- Banido
-
Inscrito em : 18/06/2011
Mensagens : 1504
Reputação : 121
Idade : 28
Simulador preferido : FS9 forever
Emprego/lazer : estudante
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Avião que ia de SP para o RJ faz pouso de emergêngia em Campinas
Erro de altimetria e velocidade pode ter sido o pitor mesmo co
Alguma coisa obstruindo o mesmo
Alguma coisa obstruindo o mesmo
vitor- Capitão
-
Inscrito em : 12/04/2010
Mensagens : 158
Reputação : -5
Idade : 28
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Avião que ia de SP para o RJ faz pouso de emergêngia em Campinas
A sincronia entre o controlador e o piloto no final é impressionante.... eu me senti no cockpit deste avião.
cafejava- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 01/03/2011
Mensagens : 655
Reputação : 22
Idade : 42
Emprego/lazer : Analista de Sistemas / Ciclismo e Aviação
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Avião que ia de SP para o RJ faz pouso de emergêngia em Campinas
Muito precisa essa vetoração! Com certeza, deve ser sempre assim, não poder haver erros. Quanto ao problema, só analisando! Pode ser uma bobagem,como pode ser algo mais complexo!
Última edição por rodrigo mago em Seg 28 Nov 2011, 18:40, editado 1 vez(es)
rodrigo mago- Moderador
-
Inscrito em : 27/01/2010
Mensagens : 5227
Reputação : 429
Idade : 55
Simulador preferido : Prepar 3D
Emprego/lazer : comerciante
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Avião que ia de SP para o RJ faz pouso de emergêngia em Campinas
Belo trabalho do controlador.
_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Re: [Brasil] Avião que ia de SP para o RJ faz pouso de emergêngia em Campinas
" Mayday-Mayday" é um alerta que de perigo imediato de vida. "Pan-Pan" é um alerta que nao há perigo imediato.
Analisando a situação, não foi exagerado o "Mayday" ao chamar o controle?
Analisando a situação, não foi exagerado o "Mayday" ao chamar o controle?
_________________
PC - I5/16gb/gtx 970 4gb/Saitek
X-Plane 11 - B737-800 Zibo / Carenado Cessna Citation II / JustFlight Piper Arrow III/IV
Guilherme Aufer- Capitão
-
Inscrito em : 25/07/2011
Mensagens : 224
Reputação : -2
Idade : 35
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Azul Linhas Aéreas
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Avião que ia de SP para o RJ faz pouso de emergêngia em Campinas
Cmte Barros escreveu:" Mayday-Mayday" é um alerta que de perigo imediato de vida. "Pan-Pan" é um alerta que nao há perigo imediato.
Analisando a situação, não foi exagerado o "Mayday" ao chamar o controle?
Não achei exagero... Pois ele teve uma falha nos sistemas de voo...
Lembra do MD-11 da Swiss??
Eles declaram Pam-Pam-Pam, e o controlador entendeu que era de menor risco, e não coordenou eles de imediato a um aeroporto, e o que aconteceu? Caiu...
No cado do May-Day, o controlador se "livra" de todos os demais tráfegos, ficando concentrado apenas no que declarou a emergência.
Abraços!!
_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito- Banido
-
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Avião que ia de SP para o RJ faz pouso de emergêngia em Campinas
Cmte Barros escreveu:" Mayday-Mayday" é um alerta que de perigo imediato de vida. "Pan-Pan" é um alerta que nao há perigo imediato.
Analisando a situação, não foi exagerado o "Mayday" ao chamar o controle?
Acho que não... existem vários casos na aviação em que uma indicação errada de velocidade e altitude terminou em tragédia. Tenho certeza que um piloto lembrou de alguns destes casos quando viu os indicadores de velocidade se contradizerem.
Nota-se claramente que ao declarar emergência a tripulação estava bem tensa, e com o passar do tempo eles foram se acalmando e fazendo o que realmente tinham que fazer.
Meus parabens para toda a tripulação e principalmente para o controle de trafego aéreo muito profissional.
cafejava- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 01/03/2011
Mensagens : 655
Reputação : 22
Idade : 42
Emprego/lazer : Analista de Sistemas / Ciclismo e Aviação
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Avião que ia de SP para o RJ faz pouso de emergêngia em Campinas
e o APP solou o bixo, heim!
_________________
Luiz Machado
IVAO 166553 VATSIM 880797
LATAM Virtual (LATAMv Brasil) TAM3004 (CEO e Fundador)
FlightsimBrasil - Live Flightsim Experience (Twitch)
FlightsimBrasil - Live Flightsim Experience (Youtube)
FlightsimBrasil - Live Flightsim Experience (Facebook)
Re: [Brasil] Avião que ia de SP para o RJ faz pouso de emergêngia em Campinas
Barros, o Mayday inicialmente veio pq o problema parecia ser bem maior e então a tripulação notou que não era tão grave.
Pelo menos foi essa a minha interpretação.
Pelo menos foi essa a minha interpretação.
_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3969
Reputação : 325
Idade : 38
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Avião que ia de SP para o RJ faz pouso de emergêngia em Campinas
Concordo com o DuleyDuley escreveu:Barros, o Mayday inicialmente veio pq o problema parecia ser bem maior e então a tripulação notou que não era tão grave.
Gostei da vetoração do controlador
_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp- Moderador
-
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12022
Reputação : 1271
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Avião que ia de SP para o RJ faz pouso de emergêngia em Campinas
andre_sp escreveu:Concordo com o DuleyDuley escreveu:Barros, o Mayday inicialmente veio pq o problema parecia ser bem maior e então a tripulação notou que não era tão grave.
Gostei da vetoração do controlador
São dois
Controlador consciente, tranquilo, comandou com maestria
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
-
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Avião que ia de SP para o RJ faz pouso de emergêngia em Campinas
Acabaram de informar pelo Facebook, que vai passar a notícia do ocorrido no Jornal da Globo de hoje.
Edit: Link da matéria: http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2011/12/controlador-de-voo-ajuda-evitar-tragedia-com-boeing-em-sao-paulo.html
Edit: Link da matéria: http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2011/12/controlador-de-voo-ajuda-evitar-tragedia-com-boeing-em-sao-paulo.html
Última edição por Augusto Sposito em Qui 08 Dez 2011, 14:21, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Correção do Jornal.)
_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito- Banido
-
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Avião que ia de SP para o RJ faz pouso de emergêngia em Campinas
Creio eu que Mayday Mayday não foi exagero não, e como o Augusto falou, esses problemas com Pitot é complicado. Penso eu que seja algum problema com os mesmos!!
Abraços!
Abraços!
D4nt3- Aspirante
-
Inscrito em : 05/12/2011
Mensagens : 10
Reputação : 0
Idade : 34
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Cursando Piloto Privado
Nacionalidade :
Abner- Coronel
- Inscrito em : 26/03/2011
Mensagens : 1750
Reputação : 90
Re: [Brasil] Avião que ia de SP para o RJ faz pouso de emergêngia em Campinas
Para mim, simplesmente fantástico.
O trabalho do controlador foi excelente... O comandante (ou o co-piloto, não sei... o que tem a voz mais jovem) me pareceu um pouco mais nervoso. Talvez apenas impressão, sei lá.
Mas definitivamente um show. A o mais importante: sem nenhuma pessoa ferida.
Augusto Sposito, "conterrâneo" de Osasco, parabéns pelo post.
Abraço a todos.
O trabalho do controlador foi excelente... O comandante (ou o co-piloto, não sei... o que tem a voz mais jovem) me pareceu um pouco mais nervoso. Talvez apenas impressão, sei lá.
Mas definitivamente um show. A o mais importante: sem nenhuma pessoa ferida.
Augusto Sposito, "conterrâneo" de Osasco, parabéns pelo post.
Abraço a todos.
_________________
Humberto Lima Jr
HLimaJunior- Aspirante
-
Inscrito em : 12/11/2011
Mensagens : 7
Reputação : 0
Idade : 51
Simulador preferido : FSX - Atualment
Emprego/lazer : Analista Programador
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Avião que ia de SP para o RJ faz pouso de emergêngia em Campinas
HLimaJunior escreveu:Augusto Sposito, "conterrâneo" de Osasco, parabéns pelo post.
Obrigado!!
Opa, mais um de Osasco!!
Abraços!!
Edit: O site do G1, ficou sem a notícia durante a tarde, então abaixo segue a reportagem no Youtube.
Abraços!!
_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito- Banido
-
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Avião que ia de SP para o RJ faz pouso de emergêngia em Campinas
Uma pergunta...
O controlador recebe a velocidade e altitude pelo tcas da aeronave certo? Se a aeronave enviar os dados errados pro controle, ele tbem vai ter leituras irreais (isso ja vi no mayday desastres aereos), logo nao sei como ele "acredita" nas informações do controle.
SNME aconteceu isso em um aviao que se chocou contra o mar, eles tinham leitura de 6000-8000 ft e cairam, o controlador tbem recebia informações erradas da altitude do aviao e repassava aos pilotos piorando ainda mais a situação..
O controlador recebe a velocidade e altitude pelo tcas da aeronave certo? Se a aeronave enviar os dados errados pro controle, ele tbem vai ter leituras irreais (isso ja vi no mayday desastres aereos), logo nao sei como ele "acredita" nas informações do controle.
SNME aconteceu isso em um aviao que se chocou contra o mar, eles tinham leitura de 6000-8000 ft e cairam, o controlador tbem recebia informações erradas da altitude do aviao e repassava aos pilotos piorando ainda mais a situação..
duka- Capitão
-
Inscrito em : 09/12/2010
Mensagens : 126
Reputação : 9
Idade : 38
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Avião que ia de SP para o RJ faz pouso de emergêngia em Campinas
Duka, vamos diferenciar algumas coisas.
O TCAS é apenas um equipamento dentro do avião que informa a posição de outras aeronaves, informa caso esteja em rota de colisão com outra aeronave e sugere a melhor opção de evasão quando a colisão é eminente.
O transponder é um equipamento essencial a bordo para voos por instrumento e em determinadas terminais. O TCAS trabalha unico e exclusivamente junto com o Transponder modo S. Os aviões se comunicam através do transponder em sinais interrogadores.
Os radares tambem utilizam o sinal interrogador para conversar com o transponder e descobrir a posição, altitude e velocidade da aeronave. Estes radares geralmente são empregados nas terminais.
Mas hoje no Brasil o sistema SISCEAB, que junta a informação de vários poderosos radares ao mesmo tempo e consegue calcular com precisão a posição de uma aeronave, mesmo se ela não possuir transponder. Esse radares hoje são os nossos 4 CINDACTAs. Provavelmente o controlador que vetorou este GOL, estava diante uma tela com informações vinda dos radares do SISCEAB, pois ele possuia a informação precisa da aeronave e não a enviada pelo transponder.
O TCAS é apenas um equipamento dentro do avião que informa a posição de outras aeronaves, informa caso esteja em rota de colisão com outra aeronave e sugere a melhor opção de evasão quando a colisão é eminente.
O transponder é um equipamento essencial a bordo para voos por instrumento e em determinadas terminais. O TCAS trabalha unico e exclusivamente junto com o Transponder modo S. Os aviões se comunicam através do transponder em sinais interrogadores.
Os radares tambem utilizam o sinal interrogador para conversar com o transponder e descobrir a posição, altitude e velocidade da aeronave. Estes radares geralmente são empregados nas terminais.
Mas hoje no Brasil o sistema SISCEAB, que junta a informação de vários poderosos radares ao mesmo tempo e consegue calcular com precisão a posição de uma aeronave, mesmo se ela não possuir transponder. Esse radares hoje são os nossos 4 CINDACTAs. Provavelmente o controlador que vetorou este GOL, estava diante uma tela com informações vinda dos radares do SISCEAB, pois ele possuia a informação precisa da aeronave e não a enviada pelo transponder.
_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3969
Reputação : 325
Idade : 38
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Avião que ia de SP para o RJ faz pouso de emergêngia em Campinas
Estive quarta feira no APP SP em visita e esqueci de perguntar sobre esse caso!
Mayday é quando a aeronave sofre risco iminente de queda e não é garantia que ela consiga sustentar seu vôo ou quando o acidente já se consumiu ou está em vias de. Tanto que os dados solicitados pelo controlador ao piloto incluem o possível local de pouso forçado ou aonde ele pretende realizar o mesmo caso ele não consiga chegar a um aeroporto.
Pan Pan é para uma situação que a aeronave não tem sua aeronavegabilidade afetada de um modo que conduza um risco de queda ou pouso forçado.
Falta de confiabilidade na instrumentação da aeronave é caso de mayday sim, tanto que o controlador e o piloto fizeram crosscheck direto da altimetria, proa e velocidade para ter certeza que a aeronave estava voando em condições normais!
Excelente trabalho do colega. Nestas situações é fundamental que o controlador mantenha a calma e a voz em um tom normal para passar tranqulidade para a tripulação com o intuito de não piorar a situação deixando-os mais nervosos!
Mayday é quando a aeronave sofre risco iminente de queda e não é garantia que ela consiga sustentar seu vôo ou quando o acidente já se consumiu ou está em vias de. Tanto que os dados solicitados pelo controlador ao piloto incluem o possível local de pouso forçado ou aonde ele pretende realizar o mesmo caso ele não consiga chegar a um aeroporto.
Pan Pan é para uma situação que a aeronave não tem sua aeronavegabilidade afetada de um modo que conduza um risco de queda ou pouso forçado.
Falta de confiabilidade na instrumentação da aeronave é caso de mayday sim, tanto que o controlador e o piloto fizeram crosscheck direto da altimetria, proa e velocidade para ter certeza que a aeronave estava voando em condições normais!
Excelente trabalho do colega. Nestas situações é fundamental que o controlador mantenha a calma e a voz em um tom normal para passar tranqulidade para a tripulação com o intuito de não piorar a situação deixando-os mais nervosos!
Julio Giunti- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 19/08/2011
Mensagens : 528
Reputação : 59
Idade : 47
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Controlador de tráfego aéreo - Infraero
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Avião que ia de SP para o RJ faz pouso de emergêngia em Campinas
Obrigado pela perfeita explicação Julio.
_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito- Banido
-
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Avião que ia de SP para o RJ faz pouso de emergêngia em Campinas
Duley escreveu:Duka, vamos diferenciar algumas coisas.
O TCAS é apenas um equipamento dentro do avião que informa a posição de outras aeronaves, informa caso esteja em rota de colisão com outra aeronave e sugere a melhor opção de evasão quando a colisão é eminente.
O transponder é um equipamento essencial a bordo para voos por instrumento e em determinadas terminais. O TCAS trabalha unico e exclusivamente junto com o Transponder modo S. Os aviões se comunicam através do transponder em sinais interrogadores.
Os radares tambem utilizam o sinal interrogador para conversar com o transponder e descobrir a posição, altitude e velocidade da aeronave. Estes radares geralmente são empregados nas terminais.
Mas hoje no Brasil o sistema SISCEAB, que junta a informação de vários poderosos radares ao mesmo tempo e consegue calcular com precisão a posição de uma aeronave, mesmo se ela não possuir transponder. Esse radares hoje são os nossos 4 CINDACTAs. Provavelmente o controlador que vetorou este GOL, estava diante uma tela com informações vinda dos radares do SISCEAB, pois ele possuia a informação precisa da aeronave e não a enviada pelo transponder.
Perfeito Duley!
Só adicionando que, dentro de uma FIR existem vários radares espalhados. Os mesmos enviam as informações para os Centros de Área e Controles de aproximação e o sinal é tratado vindo dos diversos radares, provendo assim uma informação muito precisa e confiável. Tanto que no alvo do radar, na ultima linha tem um número que significa a qualidade daquele alvo, vai de 1 a 7 aonde o 7 indica um alvo perfeito.
Como a aeronave não saiu da TMA-SP os radares de terminais são bem mais rápidos que os radares de centro. Os de centro atualizam a cada dez segundos em média enquanto os de terminal atualizam em quatro. Portanto as indicações de altitude, prova e velocidade eram atualizadas constantemente dando assim ao controlador uma informação completamente confiável da situação no momento.
Para conhecimento, a parte de baixo do radar (a antena grande) é a que pega o alvo primário, que é apenas o sinal indo e rebatendo na aeronave, e a parte de cima (como se fosse uma segunda antena menor acima da primeira) é o responsável por captar os sinais provindos dos transponders das aeronaves que dão as informações de altitude proa e velocidade. Aeronaves sem transponder ou com o mesmo desligado apenas aparecem o plot radar sem nenhuma informação que são captadas pela antena primária, enquanto as aeronaves com transponder em funcionamento aparecem o plot primario e também as informações que o transponder envia para os radares.
Augusto!
Não precisa agradecer! Estamos ai para ajudar a galera a ter conhecimento sobre o assunto! Inclusive coloquei uns links em outro topico sobre o ILS de Uberlandia sobre a nova navegação aérea que está sendo introduzida no pais neste exato momento. O CNS\ATM, Navegação baseada em performance entre outras novidades. Leitura muito interessante!
Julio Giunti- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 19/08/2011
Mensagens : 528
Reputação : 59
Idade : 47
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Controlador de tráfego aéreo - Infraero
Nacionalidade :
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» [Brasil] Avião faz pouso forçado na 'PI' que liga Simplício Mendes a Campinas
» [Brasil] Avião faz pouso forçado no Campo dos Amarais em Campinas; veja vídeo
» [Brasil] Problema em avião da Gol desvia rota de voo de Congonhas para Campinas
» [Brasil] Devido ao mau tempo, avião que ia para Natal faz pouso em Fortaleza
» [Brasil] Problema em trem de pouso faz avião da Azul retornar para Viracopos
» [Brasil] Avião faz pouso forçado no Campo dos Amarais em Campinas; veja vídeo
» [Brasil] Problema em avião da Gol desvia rota de voo de Congonhas para Campinas
» [Brasil] Devido ao mau tempo, avião que ia para Natal faz pouso em Fortaleza
» [Brasil] Problema em trem de pouso faz avião da Azul retornar para Viracopos
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos