[Brasil] Tail Strike com Avião da Gol em POA
Página 1 de 1
[Brasil] Tail Strike com Avião da Gol em POA
Tail Strike com Avião da Gol em POA
Conforme divulgado pelo site The Aviation Herald um avião da Gol Boeing 737-800
PR-GTN bateu a cauda ao pousar no aeroporto internacional de Porto
Alegre SBPA no último dia 16. Segundo relatos de outros pilotos que
viram o incidente, a aproximação parecia um pouco desestabilizada, após
tocar o solo a aeronave acabou flutuando novamente e na tentativa de se
evitar um pouso brusco, o piloto aumentou o Pitch da aeronave, que provavelmente acabou
fazendo ela bater a cauda com força no solo e abrindo um buraco na mesma.
Resumindo, geralmente quando se pousa com vento de proa ou sofre uma rajada, pode
acontecer do avião flutuar após tocar o solo se o pouso não for "seco",
sem alisar muito. A tentativa de se aumentar o ângulo de ataque da
aeronave é para evitar uma batida forte contra o solo, este procedimento
acaba gerando maior sustentação. Porém se estiver com pouca velocidade,
ou levantar de mais o "nariz" do avião, fará o mesmo voltar para o chão
com mais força devido a rápida perda de sustentação nas asas e aumento do arrasto.
Ninguém ficou ferido no incidente da Gol e a aeronave fez o taxi normalmente para o pátio após o pouso.
Fonte: mundoaviacaobrasil.com
Via: Direto da Pista
Conforme divulgado pelo site The Aviation Herald um avião da Gol Boeing 737-800
PR-GTN bateu a cauda ao pousar no aeroporto internacional de Porto
Alegre SBPA no último dia 16. Segundo relatos de outros pilotos que
viram o incidente, a aproximação parecia um pouco desestabilizada, após
tocar o solo a aeronave acabou flutuando novamente e na tentativa de se
evitar um pouso brusco, o piloto aumentou o Pitch da aeronave, que provavelmente acabou
fazendo ela bater a cauda com força no solo e abrindo um buraco na mesma.
Resumindo, geralmente quando se pousa com vento de proa ou sofre uma rajada, pode
acontecer do avião flutuar após tocar o solo se o pouso não for "seco",
sem alisar muito. A tentativa de se aumentar o ângulo de ataque da
aeronave é para evitar uma batida forte contra o solo, este procedimento
acaba gerando maior sustentação. Porém se estiver com pouca velocidade,
ou levantar de mais o "nariz" do avião, fará o mesmo voltar para o chão
com mais força devido a rápida perda de sustentação nas asas e aumento do arrasto.
Ninguém ficou ferido no incidente da Gol e a aeronave fez o taxi normalmente para o pátio após o pouso.
Fonte: mundoaviacaobrasil.com
Via: Direto da Pista
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
-
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» [Internacional] United Airlines B744 Tail Strike
» Comair B734 com "tail strike" na descolagem
» [Brasil] TAM: "bird strike" em Vitória
» [Brasil] ATR da Total: Anta Strike
» [Brasil] Esquadrilha da fumaça: "urubu strike"
» Comair B734 com "tail strike" na descolagem
» [Brasil] TAM: "bird strike" em Vitória
» [Brasil] ATR da Total: Anta Strike
» [Brasil] Esquadrilha da fumaça: "urubu strike"
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos