[Internacional] Peças de avião serão fabricadas com jatos de água
Página 1 de 1
[Internacional] Peças de avião serão fabricadas com jatos de água
Peças de avião serão fabricadas com jatos de água
Usinagem com água
Engenheiros espanhóis estão desenvolvendo uma nova tecnologia que permite que peças de ligas
metálicas avançadas sejam usinadas utilizando apenas água.
Embora seja fácil trabalhar com o alumínio e suas ligas, as coisas ficam mais complicadas no caso das
peças aeroespaciais, que frequentemente precisam ser feitas de titânio ou de Inconel®, uma superliga à base de níquel e cromo.
O corte de peças com água está bem desenvolvido, já sendo utilizado industrialmente.
Mas Amaia Alberdi e seus colegas da Universidade do País Basco querem mais.
Eles estão desenvolvendo a usinagem a água, visando a substituição de fresas, tornos e máquinas de polimento.
Superligas
As superligas são materiais leves e muito resistentes, o que torna sua usinagem particularmente
difícil e cara, sobretudo pelo elevado desgaste das ferramentas.
Os engenheiros partiram de uma máquina de corte a água disponível comercialmente e foram ajustando-a
para que ela pudesse desbastar o material de modo uniforme e preciso.
"A diferença entre o corte com jato de água e a usinagem a água está no tempo de exposição do material
ao jato de água," explicou Alberdi.
Uma máquina de corte com jato de água permite a configuração dos parâmetros apenas do início da
operação, o que é inadequado para a fabricação de formatos complexos e para o desbaste superficial seletivo.
Por isso os engenheiros desenvolveram modelos de resistência para os diversos tipos de superligas, usando-os em um novo sistema de controle que ajusta o jato de água em tempo real, seguindo o desenho CAD da peça.
Primeiro desbaste
Os engenheiros estão convencidos que a usinagem com jato de água tem um grande potencial, sobretudo em
materiais para aplicações aeronáuticos, ainda que a usinagem ou a fresagem convencionais não sejam totalmente dispensadas.
"A vantagem é que a usinagem com água será capaz de realizar um primeiro desbaste a um custo muito baixo
em comparação com o processo atual," concluem eles.
Fonte: Site Inovação Tecnológica - Foto: CIC marGUNE
Via: Aviationnews
Usinagem com água
Observe que esta não é uma peça cortada - trata-se de um desenho preciso traçado na superfície de um bloco de superliga, usando somente o processo de usinagem com jato de água |
metálicas avançadas sejam usinadas utilizando apenas água.
Embora seja fácil trabalhar com o alumínio e suas ligas, as coisas ficam mais complicadas no caso das
peças aeroespaciais, que frequentemente precisam ser feitas de titânio ou de Inconel®, uma superliga à base de níquel e cromo.
O corte de peças com água está bem desenvolvido, já sendo utilizado industrialmente.
Mas Amaia Alberdi e seus colegas da Universidade do País Basco querem mais.
Eles estão desenvolvendo a usinagem a água, visando a substituição de fresas, tornos e máquinas de polimento.
Superligas
As superligas são materiais leves e muito resistentes, o que torna sua usinagem particularmente
difícil e cara, sobretudo pelo elevado desgaste das ferramentas.
Os engenheiros partiram de uma máquina de corte a água disponível comercialmente e foram ajustando-a
para que ela pudesse desbastar o material de modo uniforme e preciso.
"A diferença entre o corte com jato de água e a usinagem a água está no tempo de exposição do material
ao jato de água," explicou Alberdi.
Uma máquina de corte com jato de água permite a configuração dos parâmetros apenas do início da
operação, o que é inadequado para a fabricação de formatos complexos e para o desbaste superficial seletivo.
Por isso os engenheiros desenvolveram modelos de resistência para os diversos tipos de superligas, usando-os em um novo sistema de controle que ajusta o jato de água em tempo real, seguindo o desenho CAD da peça.
Primeiro desbaste
Os engenheiros estão convencidos que a usinagem com jato de água tem um grande potencial, sobretudo em
materiais para aplicações aeronáuticos, ainda que a usinagem ou a fresagem convencionais não sejam totalmente dispensadas.
"A vantagem é que a usinagem com água será capaz de realizar um primeiro desbaste a um custo muito baixo
em comparação com o processo atual," concluem eles.
Fonte: Site Inovação Tecnológica - Foto: CIC marGUNE
Via: Aviationnews
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
-
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» [Internacional] Jatos de água 'criam' arco-íris em lançamento de avião
» [Internacional] Empresa americana faz móveis de peças de avião recicladas
» [Internacional] Peças de avião reformadas viram de adega à porta-revistas
» [Internacional] Após 127 mortos em desastre aéreo, peças de avião caído viram brinquedo
» [Internacional]Passageiros ficam retidos por horas em avião nos EUA, sem água e sem ar condicionado
» [Internacional] Empresa americana faz móveis de peças de avião recicladas
» [Internacional] Peças de avião reformadas viram de adega à porta-revistas
» [Internacional] Após 127 mortos em desastre aéreo, peças de avião caído viram brinquedo
» [Internacional]Passageiros ficam retidos por horas em avião nos EUA, sem água e sem ar condicionado
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos